A primavera chegou e com ela aquele desejo de comungar com a natureza, colocar flores nos vasos e sentir o perfume da terra molhada.
Aproveitando a sincronicidade da data com a abertura de uma nova mostra de decoração na cidade de São Paulo, vou apresentar para vocês algumas ideias inspiradoras do projeto de um espaço gastronômico coletivo, que demonstra que ter uma vida mais verde pode ser mais fácil e barato do que se imagina.
A melhor saída para tornar este sonho uma realidade é apostar em soluções simples. Acima vemos uma aplicação inusitada das malhas POP – telas metálicas usadas nas lajes de concreto. Várias telas sobrepostas, cada uma pintada de uma cor diferente, e fixadas por arames metálicos servem de suporte para vasos de fibra de côco com espécies de fácil manutenção.
Plantas tropicais como samambaias e renda portuguesa são bons exemplos que não vão te deixar na mão. Basta regá-las com regularidade e estarão sempre ali para agradar o olhar e refrescar o ambiente. Estas malhas podem ser fixadas ao muro ou mesmo estruturadas por pequenos pilaretes metálicos como neste caso (claro que estes podem ser de madeira, concreto, bambu, ou o material que você preferir).
Veja que este jardim vertical não ocupa muito espaço e ao mesmo tempo deixa esta área de refeições bonita, aconchegante e fresca . Você sabia que as plantas conseguem condicionar a temperatura de um ambiente? Sempre que fazemos jardins em nossas varandas ou mesmo em frente às nossas janelas – vasos pendurados por exemplo – e os mantemos úmidos, estes criam um micro clima mais ameno ao seu redor que através da ventilação natural é trazido para dentro de casa.
Outra opção para quem teme a trabalheira que um jardim pode trazer é optar por usar apenas plantas em vasos. Isto simplifica a implantação do jardim e permite que as plantas fiquem com dimensões mais controláveis. O uso de vasos, em alturas e tamanhos diferentes, agrupados pode nos dar a sensação de um jardim plantado na terra, em um aclive ou declive, e ainda conferir densidade e variedade à massa verde.
Já que a simplicidade é a alma do negócio, o reuso de peças como os pallets, que servem para carregamento e armazenamento de materiais estocados, pode ser uma ideia versátil que permite a execução de vários elementos de uma área de lazer. Abaixo vemos o exemplo de um sofá feito com 4 pallets e futons de tecido colocados sobre ele. Nas laterais, peças de concreto, que servem para elevar muros de jardim vertical, servem de “braço” para este divertido pufe, novamente permitindo uma maior aproximação da vegetação, aqui usada num lugar bem diferente.
O interessante do uso dos pallets, além do baixo custo, é a versatilidade. Repare que neste ambiente os pallets compõem o estofado e ainda permitem o armazenamento de toalhas de banho nos seus espaços vazados. Há também brises feitos de pallets e bancadas de peças empilhadas onde foram instalados o cooktop e a churrasqueira.
De novo, os objetos e utensílios podem ser guardados dentro dos pallets, que neste projeto foram todos pintados em cores bem vibrantes, mostrando que é possível colorir e verdejar nossas vidas com muito pouco. O mais gostoso de tudo é que podemos fazer tudo isto com as nossas próprias mãos!
Não dá vontade de sair correndo e começar agora mesmo?
Clique aqui e veja a reportagem exibida no Jornal Hoje.