Formulário de Busca

Dicas muito úteis

sáb, 30/06/12
por dofaccioli |

Se animou para começar a reforma na sua casa? Veja mais dicas para facilitar a obra.

Clique aqui e veja a matéria deste sábado (30).

Lareiras para todos os gostos

sex, 29/06/12
por daniel cruz |
| tags

Ainda falando de inverno! Sentar-se à frente de uma lareira, tomando um bom vinho, comendo um queijo, tomando chocolate quente ou comendo marshmallow entre amigos, ainda que seja um momento raro nos dias de hoje, pode se tornar um momento inesquecível.

Hoje em dia, além das lareiras convencionais à lenha, existem várias opções que podem se adaptar a qualquer tipo de projeto. Existem também opções de combustíveis, hoje podemos escolher entre lareiras à gás ou biofluído – que já falamos aqui no blog.

As opções a gás ou biofluído excluem a necessidade de construir uma chaminé e podem ser colocadas até mesmo sobre a mesa de centro de uma sala. Isso facilita para quem não quer ter problemas com quebra-quebra ou sujeira. Essas inovações permitem versatilidade na escolha dos mais variados formatos e design.

A LCZ Lareiras, de São Paulo, acaba de de lançar a opção à gás com controle remoto e além desta facilidade algumas opções possuem um sistema óptico de segurança que consiste em detectar a luminosidade da chama para que a lareira funcione, ou seja, se esta se apaga o sistema corta a emissão de gás. É o máximo!

Já pensou que delícia chegar em casa, apertar um botão e sua lareira ficar acessa só te esperando? Além do item de segurança, que sinceramente me deixa muito mais à vontade em utilizá-las nos meus projetos.

Curtam essa imagens inspiradoras de lareiras de todos os tipos.

E amanhã no Hoje em Casa.com, a Cris vai dar dicas de como reformar a casa com menos trabalho e menos poeira! Fiquem ligados!

 

Inverno pede mais aconchego…

qui, 28/06/12
por Cris Maia |

 

 

Usar a estampa xadrez também é uma boa opção para deixar a casa mais elegante e no clima do inverno. Este quarto é um dos cantinhos criados pela arquiteta Denise Barreto para a Casa Cor SP 2012. Ela usou almofadas e uma manta de lã xadrez nos pés da cama e fez uma boa composição usando outros tons sóbrios com tecidos quentinhos.

Uma manta de tramas largas jogada sobre a poltrona dá um toque descontraído ao cantinho de leitura. Basta uma luz direcional, apoio para os livros e o chá quente pra passar a tarde inteira entregue à literatura.

 

O arquiteto Rogério Pandolfo preferiu usar o xadrez para revestir as duas poltronas do living deste apartamento em Porto Alegre, RS. Para trazer mais aconchego ao ambiente ele abusou da madeira nos móveis e no painel em cima da lareira. Pandolfo aproveitou e criou apoio para os futons e almofadas com o mesmo material.

 

 

Neste outro living, o aquiteto preferiu um sofá retrátil com tecido em camurça marrom. O destaque maior ficou por conta da chaise em chenile amarelo colocada bem pertinho da lareira. O revestimento da parede em placas de casca de coco além de trazer aconchego para o espaço, também ajuda a esconder os fios dos equipamentos que estão do outro lado da lareira.

 

 

 

 

E para deixar o quarto do casal quentinho, cabeceira estofada em tecido, manta e colcha de veludo.

Cantinhos de inverno

qua, 27/06/12
por Cris Maia |

 

 

Mostramos na reportagem que foi ao ar no Jornal Hoje de sábado alguns cantinhos preparados para a chegada do inverno. Como muita gente pede detalhes dos ambientes, seguem fotos e algumas informações a mais dos espaços.

O quarto mostrado pela arquiteta Ana Bartira é a Suíte Master montada na Casa Cor São Paulo deste ano. Um ambiente multifuncional que abriga espaço de dormir, de convivência com a família, de lazer e trabalho com soluções personalizadas, como a lona adesivada que faz a vez de porta do closet. É uma porta-rolô de três metros de largura, que enrola de baixo para cima por um comando automatizado. A foto da floresta com as folhas caídas no chão tem ou não tem a cara de outono, inverno? (Mesmo que a estação não seja tão marcada assim aqui no Brasil. rs!).

Um painel de vidro Sunguard, espelhado dos dois lados serve como divisória, separando o closet e a cama. Quando desligada, a televisão embutida fica imperceptível e o painel transforma-se em uma “escultura” no meio do quarto.

O ponto de partida foi a cama estofada com tecido em cores vibrantes, com uma estampa que imita corda (Think Surface). Uma das laterais avança e funciona como apoio para livros e bandejas ou serve como um sofá pra gente se esparramar em cima com as crianças. Ao fundo, há um cantinho para um jantar mais íntimo e outro de leitura.

Numa das cabeceiras da cama, Ana criou um espaço de trabalho e estudo. Para dar continuidade, ela fez uma bancada com o mesmo material usado no criado mudo. A estante ao lado serve de apoio.

 

 

A saleta criada por Flávia Gerab, também pra Casa Cor, homenageia a estilista Costanza Pascolato. Para revestir o sofá, pufe, cadeiras e almofadas a profissional usou tecidos quentinhos como o veludo e, para dar um tom ainda maior de aconchego, jogou uma manta sobre o sofá.

 

     

 

Para dar um toque de requinte ao espaço foram usados objetos de antiquário do século XIX e revestimento de mármore na lareira. A saleta conta ainda com uma escrivaninha e duas enormes estantes de livros. A sustentabilidade do projeto é evidente nos painéis de MDF, no piso de demolição, na iluminação de LED e na cortina em tule tramado, criada com exclusividade pela estilista Cecília Echenique do projeto Libélula (idealizado por Constanza).

 

 

 

Já o home teather criado por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli é um convite a esquecer do mundo gelado lá fora e passar horas a fio na frente da telona assistindo filmes e comendo pipoca. As profissionais priorizaram os tons claros e neutros para os revestimentos. Nas laterais foram usadas grandes poltronas de apoio.

 

 

As arquitetas escolheram um sofá próprio para o home teather, com revestimento removível e lavável e o encosto elevado.  Os futons com recheio em espuma especial garantem o conforto da peça, deixando a sala aconchegante com clima de cinema em casa.  No parte central fica uma grande lareira de fluido. As velas colocadas em pontos estratégicos dão um ar romântico ao ambiente.

 

Paredes aquecidas

ter, 26/06/12
por Cris Maia |

 

O Inverno chegou! O que fazer no jardim?

sáb, 23/06/12
por daniel cruz |
categoria Jardim
| tags

Temperaturas mais baixas nas regiões sul e sudeste, chuvas no nordeste, entre outras mudanças no clima, demonstram que o inverno chegou. No Brasil não temos estações muito bem definidas, principalmente nas regiões mais próximas do Equador, mas em grande parte do país as mudanças são visíveis.

A vontade de ficar quieto no aconchego do lar é uma das mudanças que acontecem conosco, nosso corpo fica mais preguiçoso. Com a maioria das plantas a coisa não é diferente. Muitas delas entram em estado de dormência, literalmente, se poupando para colorir nossa vida na primavera, seja pelas flores ou novos brotos que surgirão na próxima estação.

 

Em compensação espécies como o ipê-rosa e o jasmim-manga abusam da beleza das flores no inverno, preparando as sementes para a primavera. Alguns cuidados com as regas, adubação e podas são necessárias na estação atual.

Falarei abaixo de alguns cuidados com esses itens, porém cabe lembrar que essas dicas se aplicam apenas às regiões onde o inverno realmente aparece em forma de temperaturas mais baixas e estiagem.

Então, vamos às regrinhas básicas para o inverno:

 

 

 

Regas – Em dias mais frios, a água evapora com menos intensidade, fazendo com que o solo fique mais tempo molhado. A recomendação nesse caso é que as regas sejam feitas pela manhã, pois durante o dia ela pode evaporar mais. Isso evita que as raízes fiquem muito tempo úmidas, o que poderia acarretar uma série de problemas, como por exemplo, a proliferação de fungos.

Não se esqueça de que frio não é sinônimo de chuva. Em São Paulo, principalmente, sofremos com a queda da umidade relativa do ar, portanto as regas são sim necessárias, porém com um cuidado maior para não encharcar.

 

 

 

 

Abubação – Como disse acima, a maioria das plantas entram em estado de dormência. Enquanto dormimos, não comemos ou acordamos de vez em quando pra comer um pouco. Pensando desta forma, é fácil entender como deve ser feita a adubação.

Adubos químicos (geralmente o NPK) estão prontos para serem “consumidos” pelas plantas e se adubarmos e elas não estiverem na época de consumir este adubo pode ser prejudicial, pois queimarão as raízes. Portanto, o ideal é adubar pouco com matéria orgânica, como húmus de minhoca, que é processado com a terra, liberando os nutrientes aos poucos e permitindo que, caso haja absorção, as plantas não sintam essa descarga de nutrientes.

 

 

Podas – A limpeza é bem vinda nesta estação. É hora de retirar galhos e ramos secos ou doentes, liberar espaço nos arbustos para a entrada dos poucos raios solares. Mas atenção: plantas que apresentem botões ou flores não devem ser podadas, pois é sinal que ela não está “dormindo” e sim em plena atividade. A poda neste caso deve ser feita após a frutificação, o que não compromete o ciclo da planta.

Lembre-se que se existir alguma dúvida na hora de podar, procure orientação, pois a poda com material inadequado ou até de forma errada, pode comprometer o desenvolvimento da sua planta, trazer doenças ou até mesmo descaracterizar a espécie. Acredito que “as plantas devem crescer naturalmente, por isso um jardim bem planejado é necessário para que exista a mínima necessidade de intervenções no futuro”.

 

Cuidem com carinho das suas plantas neste período, eu garanto que na estação seguinte este carinho será retribuído à altura.

Bom inverno a todos!!!

Clique aqui e assista à reportagem exibida no Jornal Hoje de sábado.

Bancadas com cavaletes

qui, 21/06/12
por Cris Maia |
categoria Escritório

 

Mais que um simples apoio para bancadas, os cavaletes se tornaram peça de design que dão um estilo mais despojado e até requintado aos cantinhos de estudo e home office, dependendo da combinação de móveis e objetos usada. A designer de interiores Christina Hamoui mostra pra gente um pouco da sua versatilidade.

No projeto da foto acima, ela usou o cavalete em madeira branca, que apoia uma bancada com três gavetas usadas como aparador, porém reversível para home office. A cadeira em estilo clássico, revestida com tecido de seda, dá um toque de sofisticação ao cantinho.

Sobre uma prateleira de gesso fotos em preto e branco emolduradas, apenas encostadas na parede, equilibram a composição. Spots de luzembutidos numa moldura com gesso garantem a iluminação para a área de trabalho. O carpete 17mm em fio de nylon deixa o ambiente mais aconchegante. Na parede revestimento em palhade seda.

Com a mesma bancada só que na cor preta, Christina criou outro ambiente com um estilo totalmente diferente. A poltrona estofada em botonê de linhas retas deu um ar mais sóbrio ao espaço. Sobre a bancada, objetos de prata e nas laterais folhagens.

 

Para criar um estilo mais moderno, neste outro home office foram usados cavaletes em aço inox e bancada em laca preta brilhante.  O banco de apoio também foi pintado de preto. A cadeira é uma peça de design que agrega valores também no quesito ergonomia e conforto térmico. De acordo com Christina, a borda curva e arredondada do assento reduz a pressão sob as pernas, ajudando a circulação. Além disso, ela é 94% reciclável.

As paredes foram revestidas com placas de madeira pintadas de cinza, num tom mais claro que o piso. Sobre elas foram agrupados quadros dispostos de maneira geométrica. O tapete 100% nylon também é quadriculado. Além de bancada de estudo, pode ser usada para apoio do barzinho. A luminária amarela quebra a sobriedade preto, prata e cinza.

Um toque especial à bancada

ter, 19/06/12
por Cris Maia |
categoria Escritório

 

Você já fez ou reformou alguma peça para decorar a sua casa? A gente não acerta de primeira e às vezes passa muita raiva com a tinta que escorre e precisa lixar de novo, com a cor que não ficou do jeito que queria, com o tecido que enruga ou não cobre toda a peça… Nesses casos, insistir é fundamental pra atingir a perfeição (ou quase ela! rs) e pegar amor.

Eu ainda estou na fase da conquista. Tá certo que meus projetos demoram muito mais tempo do que deveria pra serem concluídos, mas é uma delícia quando paro pra remexer no armário atrás dos meus tecidinhos. Herdei da última matéria o restinho que sobrou do tecido que serviu pra revestir a cúpula do abajour e a lixeira feitos pela designer de interiores Andressa Parquer.

Pintei um banquinho que eu tinha aqui em casa de branco e vou fazer um estofadinho para ele com o tecido provençal. Sabe como vou fazer? Bem parecido com o que a Fabiana Marzagão fez em uma das primeiras reportagens do quadro HojeEmCasa.com (veja aqui).

Ah! E ela continua experimentando lá na casa dela. Desta vez, Fabiana fez o mural das bancadas de estudo das filhas Rafaela, de dez anos, e Laura, de oito. Ela pediu para o marceneiro fazer um frontão na medida da bancada, apenas com uma moldura na volta, branca, com cinco centímetros de largura. A parte interna ficou no MDF cru.

Com a mesma técnica usada para fazer aquela cabeceira de cama, que a gente mostrou o passo a passo aqui no blog, Fabiana montou um painel misturando materiais como cortiça, espelho e tecido, fazendo composé com o revestimento do quarto, já que ela fez a cabeceira da cama das meninas com a mesma técnica. O centro da peça foi dividido em partes iguais e ela foi alternando os materiais. Dá pra fixar recados, fotos… Se vc quiser pode usar também chapas de metal com imãs.

Na parte de cima da bancada, nichos abertos e fechados ajudam a organizar a bagunça. E entre um livro e outro, ficam as bonecas do coração, porque ninguém é de ferro! A mesma ideia adotada pela arquiteta Lara Cocenza pra tornar o cantinho de estudo mais lúdico.

 

  

Reformando objetos

sáb, 16/06/12
por Cris Maia |

Gostou das ideias para montar um cantinho de estudos na sua casa? Então aprenda como forrar a cúpula do abajur e como mudar o armário, que mostramos na reportagem.

Mais projetos para inspirar um cineminha

sex, 15/06/12
por daniel cruz |
categoria Home theater

Vou compartilhar com vocês mais dois projetos de home theater também criados pelos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati, do último post. O home da foto acima também foi elaborado também para a mostra Campinas Decor e premiado pelo público como um dos melhores projetos de Arquitetura e Designer de Interiores.

Não é para menos, pois só o visual deste sofá e futon gigante já abraçam os convidados, que não conseguem se negar à uma sessão de cinema. Particularmente, gosto muito deste projeto e duas coisas que me agradam muito são as cores e contrastes utilizados e o design do gesso nas laterais e teto.

Infelizmente não é possível descrever a sensação de estar num ambiente totalmente automatizado onde a iluminação e som dão um show à parte, mas posso garantir que algumas boas horas eu passaria jogado neste lugar.

Já o home theater abaixo foi criado para um apartamento e conta com cores e texturas que tornam o ambiente muito aconchegante. A iluminação indireta e o carpete marrom, além de melhorar a acústica, são um convite ao “se jogar”, indispensável para um ambiente como este.

Clicando aqui você acessa mais imagens cedidas pelo arquitetos que projetaram estes espaços. É uma boa oportunidade para curtir cada detalhe deles. Ispirem-se e, em breve, preparem a pipoca!!!



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade