Formulário de Busca

Ideias para as paredes dos filhos

qui, 31/05/12
por Cris Maia |
categoria Pintura, Quarto

Dá para fugir dos tradicionais nichos para decorar as paredes dos quartos de bebê. Neste espaço decorado pelas designers Daniela Lobo e Priscila Iglesias, em Moema, SP, foi feita uma composição bem lúdica com círculos. A artista plástica Ana Luiza de Paula criou formas geométricas em MDF e fez pinturas à mão.

 

 

 

Formas circulares iluminadas e coloridas também inspiraram a designer Iara Kílaris na hora de criar esta brinquedoteca. Um dos circulos acomodou perfeitamente a televisão de tela plana.

Ao fundo, um armário ajuda a acomodar melhor os brinquedos e uma imensa lousa completa a diversão das crianças.

 

 

 

No quarto do menino Iara elevou a brincadeira. Rebaixando o teto, ela conseguiu criar um círculo no gesso e por baixo colocou um adesivo de bola. Uma ideia original para seu filho que adora futebol, não acha?

Ah! Dá uma olhada na estante também. Para dar uma tematizada, ela usou como decoração bolas de outros esportes…

Que tal um verde na parede?

qua, 30/05/12
por daniel cruz |
categoria Paisagismo

 

Por falar em paredes… Neste caso o verde não seria exatamente na cor.

 

 

Já falamos sobre jardins verticais e hoje gostaria de compartilhar uma nova forma de montar essa “parede verde”, que pode trazer conforto térmico para as edificações, purificar o ar de ambientes internos e, é claro, trazer vida para ambientes grandes ou pequenos.

O empresário Nicanor Vieira, de Campinas -SP, desenvolveu e patenteou uma técnica muito simples para a montagem de jardins verticais, que vem agradando bastante. Esta técnica consiste em instalar uma tela sobre a parede escolhida e, posteriormente, uma manta, onde são obtidas - através de costura - bolsas onde as plantas são instaladas. No caso de criar um jardim vertical sobre um alambrado, que é o caso deste projeto, o próprio alambrado pode servir de suporte para a manta.

Eu tive o prazer de conhecer seu trabalho tanto na execução dos meus projetos paisagísticos, quanto na montagem dos jardins verticais, e acabo de levar esta técnica para a mostra Campinas Decor 2012. Neste projeto do espaço de uma loja de decoração, assinado por mim e pela arquiteta Letícia Muzetti, a grande vedete é o jardim vertical, que faz pano de fundo para uma instalação com réplicas dos guerreiros de terracota ou de Xian, ladeados por tochas de fogo.

 

 

A parede verde ou jardim vertical idealizada possui cerca de 600 mudas de samambaias (Nephrolepis exaltata) e serve, além da função ornamental, para cobrir um alambrado já existente, que foi utilizado como suporte para a montagem. Além das plantas, o jardim recebe luminárias de metal em toda sua extensão.

Através da galeria de imagens a seguir falaremos um pouco sobre essa técnica para a criação da parede verde.

Clique aqui e veja a galeria com o passo a passo.

Um abraço!

Galeria de fotos!

ter, 29/05/12
por Cris Maia |
categoria Pintura
| tags ,

 

 

Quem gostou das ideias para inovar as paredes de casa que mostramos na reportagem de sábado, vai gostar de ver as fotos dos projetos. Todos estes ambientes estão expostos na Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Em seu 17º ano, o evento acontece até 17 de junho.

Clique aqui e veja as fotos.

Arte nas paredes

sáb, 26/05/12
por Cris Maia |
categoria Pintura
| tags

Dá pra acreditar que As fotos acima foram tiradas no mesmo ambiente? É uma transformação e tanto mesmo! Fiquei impressionada quando a arquiteta Sílvia Cabrino me mostrou como o espaço era antes da sua intervenção. Eu achei o trabalho feito na parede de uma delicadeza ímpar.

Primeiro foi retirada toda a cobertura que havia sobre o tijolinho e depois foi a vez da artista plástica Alzira Traeta fazer sobre eles o desenho do mapa mundi a lápis. Onde seriam os oceanos ela passou uma mistura de cal e água para dar a cor esbranquiçada. Para fechar a porta que havia no local, a arquiteta usou MDF pintado com tinta lousa preta. Para finalizar a parede, colocou um relógio por cima.

Você pode fazer algo semelhante, com outro desenho talvez, para dar um charme não só na sua sala de jantar, mas também no living ou no hall de entrada.

E que tal dar uma nova função àquele cinto de couro que você não usa mais? A ideia deu um ar ainda mais despojado às paredes da cabana criada pelo arquiteto Otto Felix. Ele usou três espelhos de tamanhos diferentes, fixados com uma certa simetria. Em outro exemplo, as designers Andréa Garcia e Érika Zamora criaram uma estante de design com pedaços de madeira rústica.

Este e os outros ambientes mostrados na reportagem fazem parte da mostra Campinas Decor, que acontece em Campinas, interior de SP, até o dia 16 de junho.

Clique aqui e assista a reportagem deste sábado (26).

Respondendo…

qui, 24/05/12
por daniel cruz |
categoria Respondendo

Olá pessoal,

Notaram que a busca por matérias e posts anteriores ficou mais fácil?
A nuvem de palavras, conhecida por tags, aqui do lado direito, serve para facilitar essa busca. Aproveitem!

Hoje quem aceitou nosso convite para esclarecer algumas dúvidas que selecionamos é a arquiteta Luciana Tavares, de Campinas!

Uma abraço!!!

 

A Nadia, de Bueno Brandão (MG), enviou a foto abaixo para a Cris e gostaria de saber que planta é esta.

Nadia, essa planta é conhecida como Pita ou Agave (Agave americana) e é uma espécie originária da América Tropical. Ela tem uma importância ornamental muito grande, por seu porte escultural. Deve ser utilizada com cuidado, pois seu crescimento é considerável, principalmente esta variedade da foto, que você nos enviou. Com o tempo, ela floresce, emitindo uma grande inflorescêcia de vários metros de altura, conhecida como mastro. Você pode formar diversas mudas através dos perfilhos que saem na base da planta.

 

 

A Ana Maria, de Londrina (PR), quer saber se existe outra forma de bloquear ou amenizar a incidência de sol num pergolado com cobertura de policarbonato ou vidro, a não ser as mais comuns que são com bambú ou tecido.

Existem outras formas sim, uma delas, que adotamos na galeria onde fica meu escritório, foi a criação de molduras de ferro que, neste caso, é o mesmo material do pergolado. A essas molduras foram colocadas esteiras de palha. Essa moldura, que podemos chamar de “quebra-sol”, foi posicionada logo abaixo da estrutura do pergolado, pendurada por ganchos. A foto abaixo mostra como alguns quebra-sóis foram colocados aleatoriamente, de forma que a luminosidade não fica comprometida.

Detalhe da fixação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Tamires, de Dois Irmãos – RS, quer uma dica do que fazer num antigo depósito de materiais agrícolas, de 5  x 7m. Ela diz que o depósito fica sob a copa de árvores e  que o piso interno é quase um metro abaixo do solo da área externa.

Tendo em vista que sua região é fria e que um vinhozinho, principalmente nesta época, é uma boa pedida, pensamos em sugerir que você transforme este espaço em uma adega. A arquiteta Luciana diz que a temperatura ideal para armazenamento dos vinhos fica entre 12ºC a 24ºC e que talvez você consiga essa temperatura sem a necessidade de uma refrigeração artificial.

A arquiteta acrescenta ainda que seria muito interessante avaliar a possibilidade de manter pisos e paredes já existentes, inclusive com revestimentos mais rústicos. “Caso tenha sido construído com tijolo de barro, você pode descascar uma das paredes para que o mesmo fique em evidencia”, completa Luciana.

Ela complementa que um toque na decoração com tampas de caixas de vinho (que já existem em laminados de madeira que imitam a tampa original) e um imponente móvel de madeira para armazenar suas garrafas podem criar um bela  área de degustação na própria adega.

Observem que charme este projeto da arquiteta.

 

 

 

Aline Abreu diz que recentemente fez mudanças em sua sala, mas não obteve o resultado esperado. Trocou as cores da parede que fica atrás da TV, de vermelho-tijolo para verde-musgo, e achou que a sala ficou um ambiente sem vida. Segundo suas palavras ela está desesperada!

Calma Aline, seguindo a descrição da sua sala, a arquiteta Luciana propõe um projeto de decoração, com layout de móveis e pequeno painel revestido com papel de parede, que ficará perfeitamente integrado ao ambiente! Ficou muito legal, dá uma olhada!!!

Influências nos nossos jardins

sáb, 19/05/12
por daniel cruz |
categoria Jardim

Complementando a matéria deste sábado, vamos pensar na influência dos jardins de outros países nos nossos jardins, especificamente no estilo naturalista, que utiliza espécies condizentes com a nossa natureza e clima.

Antes de falarmos dos estilos em si, uma pequena introdução sobre a história dos jardins é necessária. Nos primórdios da sociedade, os jardins eram exclusivamente funcionais, ou seja, as pessoas “domesticavam” plantas para consumir seus frutos, flores, folhas, cascas e raízes em diversas ocasiões: na alimentação, medicina ou até mesmo cosmética.

Mais tarde, o resultado estético que era obtido começou a ser explorado em diferentes formatos, nas diversas regiões do planeta. O jardim se tornou também uma forma contemplativa, para atrair os olhares, deixar o ambiente mais bonito, aconchegante e valorizar elementos arquitetônicos – basicamente o que fazemos hoje.

O desejo de agrupar plantas, tentando imitar a natureza, surgiu como um embrião do estilo inglês, que mais tarde influenciaria, em partes, Burle Marx, com seu estilo tropical, que prefiro chamar de naturalista.

Para falarmos sobre o estilo naturalista, que procuro aplicar nos meus projetos, compartilho com vocês um pouco de três estilos específicos de jardins: o inglês, o japonês e o francês, que de alguma forma influenciam esse estilo.

 

Jardim Inglês

crédito: jardineiro.net

Crédito: meumundocenico.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

A primeira coisa que salta aos olhos num jardim inglês são as formas orgânicas, chamadas assim por reproduzir os formatos curvos, sinuosos, encontrados na natureza.

Os diferentes níveis do terreno, com pequenas colinas, pedras, lagos e riachos, ladeados com árvores e arbustos de diferentes tamanhos e texturas são características marcantes deste estilo.  A forma mais natural de disposição das plantas foi, sem dúvida, a maior influência nos jardins naturalistas de hoje.

 

Jardim Japonês

crédito: expiracaoeinspiracao.blogspot.com

crédito: expiracaoeinspiracao.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para este estilo, a filosofia e espiritualidade estão presentes em cada elemento, que neste caso são bem específicos. Plantas, água, pedras e alguns acessórios como lanternas, tem simbolismo bem definido. A natureza é representada em miniatura, num ambiente pouco colorido e os contrastes existentes são sutis e aparecem em texturas e formas e sons.

O que extraio desse estilo, é aplicado nos cantinhos de relaxamento, onde apenas a contemplação da natureza e dos detalhes  mínimos é o mais importante.

 

Jardim Francês

crédito: jardineiro.net

crédito: jardineiro.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As formas geométricas e a simetria rígida são características marcantes deste estilo. As plantas são topiadas em formatos bem definidos, formando corredores, labirintos ou apenas esculturas pelo jardim. Estão sempre ligados à valorização das construções, muitas vezes dando continuidade ao desenho dos elementos arquitetônicos.

Sua influência no estilo naturalista é mínima, talvez apenas pela utilização de pedriscos em caminhos e caramanchões (utilizados para a condução de algumas trepadeiras).

O domínio do homem sobre a natureza, neste caso, o crescimento natural de cada espécie de planta, vai contra o que procuramos aplicar no estilo naturalista de projetar.

Podemos utilizar aspectos diferentes de cada estilo, com bom senso para que possamos criar um estilo próprio no nosso jardim. O clima e algumas condições como incidência de sol, entre outros fatores, nos ajudam a direcionar grupos específicos de plantas, são belos aliados para não errarmos. No final das contas, curta a natureza, respeite suas exigências mínimas e crie seu jardim, sem medo.

O mais fascinante no paisagismo é perceber diariamente que tudo que sei dessa arte, ainda não é nada, perto de tudo que a natureza me ensina gradativamente.

Veja aqui o vídeo com a matéria completa, exibida na edição de sábado do JH.

Contêiner sustentável

qui, 17/05/12
por Cris Maia |
| tags

Quatro contêineres formam o lar do arquiteto Danilo Corbas, que mostramos na reportagem de sábado. O projeto se transformou em uma casa de 196 metros quadrados, na Granja Viana, em Cotia, SP. A proposta não é nenhuma novidade em países como Japão, EUA, Holanda, França e Nova Zelândia, mas aqui no Brasil ainda é novidade e surge como alternativa para uma construção mais rápida, limpa, econômica e sustentável.

Como tudo que é novo e diferente gera muitas dúvidas, vou dividir com vocês mais detalhes deste projeto, inclusive com fotos da planta, para quem se animar com a ideia.

 

 

A sustentabilidade não está apenas na construção da casa, mas também na forma como o espaço foi decorado. O arquiteto gosta do aspecto estético meio industrial que se pode explorar com este tipo de material, combinando materiais como cimento queimado, aço, madeira e vidro.

 

A poltrona, o tapete e a mesinha são feitos de fibra de bananeira. O aparador foi revestido de bolhas de bambu. A cadeira verde da sala de jantar é de pet reciclado. E toda a iluminação é feita com lâmpadas de LED que chegam a economizar 90% da energia elétrica, se comparadas com as lâmpadas incandescentes. Uma sanca de gesso foi usada de fora a fora na sala o que permitiu embutir a iluminação.

 

Danilo também enumera mais duas vantagens na construção de uma casa contêiner. A primeira é a possibilidade de mobilidade de toda a construção. A segunda é que ela seja feita em etapas, como em um eventual crescimento da família.

Veja o vídeo onde ele explica melhor cada detalhe sustentável da casa.

Um em cima do outro

qua, 16/05/12
por Cris Maia |
| tags

Veja no vídeo abaixo como é montada a estrutura de uma casa contêiner de dois andares.

O banheiro do contêiner

ter, 15/05/12
por Cris Maia |
| tags

Detalhes da casa contêiner

sáb, 12/05/12
por Cris Maia |
| tags

Gostou da ideia de transformar um contêiner em uma casa? Então veja mais detalhes nesta entrevista completa que fiz com o idealizador do projeto que mostramos na matéria de sábado.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade