Formulário de Busca

Deixe a casa mais charmosa para os hóspedes

sáb, 31/12/11
por Leticia Muzetti |

Para quem não pensou em nada, ainda dá tempo de correr atrás de uma decoração simples e barata pra receber os hóspedes nessas férias de verão. (Veja reportagem completa exibida neste sábado).

Garrafinhas de vidro.

Com muita criatividade, capricho e carinho em receber, vocês podem tornar estes dias inesquecíveis.

Comece por objetos simples, como garrafinhas de vidro vazias, dessas de azeite, de molho de tomate, ou até de uma bebida que o rótulo saia com facilidade.

Mesa floral

Garrafinhas separadas e lavadas. Reserve para as próximas dicas:

- Toalha de mesa: se for estampada, aproveite pra fazer uma grande mistura de cores e padrões. Funciona muito bem se não tiver medo de ousar. Vale misturar estampas florais, com xadrez e listras.Vale misturar estampa de frutas com flores! Se a toalha for lisa, não tem problema, tente agrupar tons, como por exemplo: sobre uma tolha branca, disponha louças brancas, mas brinque com guardanapos vermelhos e flores amarelas na garrafinhas.

Mesa Floral.

Muitas flores para as visitas!

-Louça: vale tudo, até misturar várias estampas de pratos. Sirva no estilo “americano”, ou seja, empilhe os pratos na mesa, deixando os convidados se servirem a vontade.

-Da mesma forma funciona para os talheres, disponha-os em caixas, podem ser caixas de papel forradas com tecido xadrez ou listrado, por exemplo. Coloque os talheres com os cabos pra cima, fica mais prático. Separe uma caixinha pra garfo, outra pra faca. Pra sobremesa, coloque as colheres e garfinho em tacinhas de sorvete.

talheres nos vasinhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

arrumando os talheres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Coloque-os amarradinhos dentro dos copos como essa ideia da Priscila Oliveira.

talheres no baldinho.

-Sirva mini saladinhas em copinhos desses tipo de extrato de tomate, amarre uma fita em um deles, coloque-os em uma bandeja de palha, até uma peneira serve muito bem!

- Boas férias!!!

Letícia Muzetti

saladinha

 

 

 

Se preparando para a chegada dos hóspedes nas férias…

sex, 30/12/11
por Cris Maia |

Eu adooooro férias!!! Não estou falando das minhas – porque isto é óbvio, a não ser que eu fosse uma louca! – mas dos meus sobrinhos. Todo ano eles vêm passar uns dias em casa comigo. Fico na maior ansiedade, contando a hora pra eles chegarem. A casa fica cheia, agitada, com muuuuito mais vida!!! Dias antes faço a lista de guloseimas que eles gostam, compro presentes, a intenção é mimar mesmo. Sou uma tia coruja. Este ano vou fazer ainda mais… Vou preparar toda a casa para receber a família. Descobri ideias sensacionais pra recepcioná-los à altura. Você vai receber parentes, amigos aí na sua casa? Quer fazer o mesmo? Pode deixar que eu divido com você o que aprendi produzindo uma reportagem especial para o Hoje em Casa.Com sobre como decorar a casa para receber hóspedes. É como se fosse um carinho demonstrar que você se preparou para receber sua visita. Pra saber o que fazer, assista ao Jornal Hoje de amanhã!!!

Cris Maia

 

Com a palavra, réveillon!

ter, 27/12/11
por Cris Maia |
| tags ,

O ano está chegando ao fim… passou tão rápido! E continua a galope…

Você vai passar a virada aonde? Em casa? Com amigos? O cardápio, a carta de bebidas (rs) ficam por sua conta. Agora, deixe a decoração com a gente!

O Hoje em Casa.com está no clima de réveillon com duas sugestões super legais e bem diferentes pra deixar a casa com estilo.

Fomos ao Ceagesp em São Paulo com a decoradora Suva Albuquerque e escolhemos as flores ideais para uma decoração trabalhada em cima de elementos naturais.

Em Campinas a arquiteta Vani Mazoni nos deu dicas preciosas para deixar a noite animada e cheia de símbolos e entrar em 2012 com alto astral.

Inspirem-se!

Cris Maia

Luminária de Pisca Pisca

sáb, 24/12/11
por Cris Maia |

Eu não poderia fechar o ano sem cumprir o que havia prometido: trazer pra vocês todos os detalhes de como se faz a luminária de pisca pisca e garrafa pet que chamou tanta atenção no Hoje em Casa.Com. Ela é criação da artista plástica mineira Laila Assef,  que gentilmente nos recebeu em seu atelier em Trancoso (BA) pra ensinar o passo a passo da luminária. Ainda dá tempo de fazer pro reveillon, mas se estiverem na correria agora no fim do ano não tem problema!! Esta luminária pode ser feita quando vocês quiserem, tanto pra deixar a casa com um charme todo especial ou dar de presente para um amigo. Agora espero que coloquem em prática as dicas e depois mandem uma foto pra gente mostrando onde ela foi parar. Combinado?

Ainda dá tempo de arrumar a mesa para o Natal

qua, 21/12/11
por Cris Maia |
| tags ,

Sábado está quase aí… mas ainda dá tempo de preparar uma mesa bonita pra sua família. Prepare cada detalhe como se fosse um ritual, você vai adorar isso! A arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, de Campinas, sugere uma decoração com toque tropical. “Devido à influência norte americana e européia, existe aqui a tendência de se usar no Natal elementos de inverno, mas na verdade estamos na estação mais quente do ano. Por isso minha proposta é ter uma mesa mais brasileira”, explica.

Ela escolheu pratos com estampas de frutas e folhas em verde e amarelo, uma fruteira verde e elementos com aspecto natural, como talheres em bambu e jogos americanos brancos e verdes feitos com fios de nylon.

O vermelho, cor tradicional do Natal, aparece nas taças, mescladas com outras transparentes, e em mini maçãs colocadas sobre os pratos. O dourado também vem em roupagem natural por meio de galhinhos de pinha.

Adriana Bellão também usou caixinhas de presentes espalhadas pela mesa e uma guirlanda como arranjo de centro.

“É muito simples preparar esse arranjo. Enrolei os galhos de hera com folhagens artificiais em dois círculos, como se fosse fazer uma guirlanda. Um dos círculos é maior, para contornar a fruteira. O outro, menor, ganhou um laço de festão e compõe o centro do arranjo, junto com outro círculo, formado por galhos dourados. Para encerrar, basta acrescentar algumas bolas vermelhas com detalhes em dourado”.

“O que importa, na verdade, é criar um clima onde todos se sintam à vontade e resgatem os melhores valores do Natal”, conclui a profissional.

Espero que tenham gostado das dicas. O melhor é estar em família.

Toda a equipe do Hoje em Casa.Com deseja a você um Feliz Natal!!!

Ainda dá tempo!

sáb, 17/12/11
por Cris Maia |
| tags

Se você ficou “preso” na correria de fim de ano e não teve tempo de pensar na organização da mesa de Natal, a gente te mostra como deixar tudo lindo e decorativo!

Natal chegando…

sex, 16/12/11
por Cris Maia |
| tags

A uma semana para o Natal o Hoje em Casa.Com vai te dar dicas de como deixar a mesa bem bonita para a ceia. A gente foi no mercado popular de São Paulo fazer umas comprinhas de produtos bem simples e baratos pra montar um lindo arranjo pra ceia. Deixe papel e caneta separados porque Vic Meireles, o decorador das estrelas, vai ensinar o passo a passo pra gente.
Não perca, amanhã no Jornal Hoje!!!
Cris Maia

Um cantinho verde

qua, 14/12/11
por Leticia Muzetti |
categoria Jardim
| tags ,

 

Para quem sonha com um cantinho verde, tenho algumas ideias muito sugestivas e bem fáceis de fazer em casa ou no apartamento. Confiram!

 

 

 

O cantinho ao lado foi feito com uma estrutura de arame  e bambuzinhos amarrados para dar suporte à hera, que forma uma proteção do sol. A grade da varanda foi coberta por uma esteira de bambu, encontrada em casa de artigos para jardinagem e amarrada também com arames. Uma parte do piso cerâmico foi coberto com grama sintética e, no fundo, um cachepô com lanças de São Jorge, vasos com espécies para sol e cadeiras laranjas completam o clima harmônico da varanda.

 

 

 

 

 

Uma alternativa para que tem uma varanda muito pequena é deixar o verde se esparramar por toda a extensão. Isso enobrece toda a fachada, como na foto deste projeto.

 

 

 

 

Já quem quer ter um cantinho verde dentro de casa, precisa escolher espécies que se adaptem ao local. A zamioculca, por exemplo, é uma planta linda que ainda está começando a ficar famosa aqui . Ela tem ótima resistência a pouca luminosidade e é um curinga para interiores. Só é bom lembrar que um arzinho renovado deve correr em qualquer ambiente com plantas, mas até sem ele, ela suporta. Essa planta também mantém o brilho das folhas sob pouquíssima luz.

 

 

 

 

 

Vejam que ideias bacanas de salas decoradas com zamioculcas:

 

Zamioculca no cachepô

Zamioculca para decorar a estante

Planeje o seu jardim

sáb, 10/12/11
por Cris Maia |
categoria Jardim

Desde pequena gostava de passear pelo bairro para apreciar as casas. As antigas sempre me atraíram mais. Era como uma espécie de brincadeira que eu estou resgatando agora. Estou me tornando uma pouco mais observadora, de olhar focado nos detalhes… E quando a gente acompanha a evolução de uma construção nova na vizinhança é surpreendente ver a transformação que a casa passa depois que recebe um toque de paisagismo.

O que eu costumo ver também é que muitas vezes as pessoas adoram plantas, enchem o jardim de uma variedade imensa de flores sem qualquer harmonia. As árvores são plantadas aleatoriamente no gramado com um círculo verde embaixo delimitando o espaço sem grama – eu particularmente, acho horrível! – mais a frente um canteiro de roseiras, logo ali outro de hortênsias, um caminho de pingo de ouro ou buchinhos podados… As folhas estão verdinhas, viçosas, demonstram que o dono gosta e cuida delas, nem por isso o jardim é mais bonito.

Fazendo esta reportagem com o paisagista Daniel Cruz descobri que um dos passos mais importantes pra deixar o nosso jardim saudável e charmoso é planejá-lo. É isso mesmo! Colocar no papel como a gente gostaria que fosse. Você pode buscar inspirações nas revistas, nos blogs… recortar algumas fotos e estudar sobre as espécies que quer ter em casa. Deve avaliar alguns aspectos técnicos como intensidade de luz e sombra nos locais onde quer fazer seus canteiros e até  composição do solo. Você pode começar a curtir seu cantinho verde desde o processo de criação.

Pedi pro Daniel me explicar como ele projeta um jardim pra que a gente consiga visualizar melhor como é o processo de criação. Que tal tentar seguir alguns destes passos pra repaginar o seu?

A primeira etapa, segundo ele, é entender o que você quer ver quando chegar em casa ou abrir a janela do seu quarto. Tente sintetizar e materializar seus gostos. Pode começar tentando responder a estas perguntas: quais suas cores prediletas? E os cheiros e sabores preferidos? Elas estão relacionadas diretamente às plantas que quer ter: floríferas, frutíferas, temperos, hortaliças…

Analise também que tipo de cliente é você. Aquele que não tem tempo, nem muita afinidade com o “colocar a mão na terra” e quer simplesmente um projeto paisagístico em que o jardim emoldura a casa ou do tipo que pretende acompanhar o desenvolvimento das plantas, sentir realmente este jardim?

O próximo passo é avaliar o espaço que você tem em casa. Tire fotos, analise os desníveis do terreno. Se ainda está construindo, a base pra você é o seu projeto arquitetônico. Agora é a hora de colocar o projeto no papel. Veja algumas fotos que o Daniel Cruz cedeu pra gente comparar o antes e o depois num mesmo ângulo.

As possibilidades são infinitas. Se gosta de desenhar rabisque algumas ideias no papel. Esta perspectiva artística a mão livre é o que o paisagista chama de ante projeto. Profissionalmente isso pode ser feito também na forma de maquete eletrônica ou planta baixa.

É a forma do cliente enxergar as ideias que estão sendo estudadas para o jardim dele. É a hora de corrigir, ajustar, refazer tudo ou tocar em frente. O mais importante é estar satisfeito. Se quiser algo mais elaborado, você pode mandar fazer análise do solo, detalhar posição do sol… para a partir daí escolher as espécies que pode usar.

Levantar custos é fundamental! Não só das plantas não, viu? O Daniel Cruz me explicou que a gente deve relacionar também insumos, vasos, móveis que você queira usar no ambiente, objetos decorativos… Só depois passe para a execução. Ela começa com alguns itens que dependem da parte construtiva como piscina, hortas, caminhos … por último o plantio sempre iniciando pelas plantas de maior porte, depois as de médio porte e por último as forrações que são as gramas, pedriscos, cascas de pinus.. o que você já definiu.

Agora é com você! Dá uma olhada em volta e veja o que você consegue fazer. Ah! Não se esqueça! Seu jardim nunca vai estar pronto e acabado! Ele vai se transformando todos os dias dependendo da forma como você interagir com ele.

 

Clique aqui e reveja a reportagem exibida no JH deste sábado (10).

Pra renovar!

sex, 09/12/11
por Cris Maia |
categoria Jardim

Comecei a arrumar gavetas, jogar uma pilha de papéis fora, tirar do armário o que eu não usei durante o ano. É apenas o início do processo que deve se estender até o fim do ano. Nesta época a gente também gosta de olhar mais em volta, desejar novas peças pra decoração da nossa casa, novas cores para as paredes… Que tal começar as mudanças pelo jardim? Se você não sabe o que fazer nele, espere até amanhã. O Hoje em Casa.Com vai trazer algumas ideias pra você colocar em prática ai no quintal da sua casa. Você vai aprender com a gente como projeto o jardim da sua casa. Ë amanhã, no Jornal Hoje!!!

Até mais!!!



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade