Formulário de Busca

Flores de tecido para fazer em casa

sáb, 30/07/11
por Cris Maia |
categoria Passo a passo

Uma boa ideia para decorar a mesa e enfeitar a sala é fazer objetos artesanais sem sair de casa. A sugestão aqui são flores feitas de tecido, que formam arranjos delicados e alegram o ambiente.

É super fácil de fazer e não precisa nem de máquina de costura. Separe um pedaço de tecido (de acordo com o tamanho da flor que deseja), linha, agulha, 1 pincel, 1 lápis e um pedaço de arame ou palito. Não se esqueça de escolher um vidro para servir como vaso para as flores. Pode ser vidro de azeite ou de leite de coco. Agora, assista ao vídeo e aprenda com a artesã.

Quer mais dicas para decorar a mesa e receber os amigos em casa? Veja a matéria que foi ao ar no Jornal Hoje deste sábado.

Como receber amigos

sex, 29/07/11
por Cris Maia |
| tags ,

Compartilhar nosso cantinho com pessoas queridas é um imenso prazer… Receber amigos em casa garante uma noite de boas gargalhadas, histórias pra contar e o tempo passando rapidinho! Tão bom quanto o encontro e a preparação dele. Arrumar a mesa, preparar o clima é uma espécie de ritual delicioso! E para que nada saia errado é preciso planejar. Pra te ajudar a ter idéias de como arrumar a mesa e deixá-lá aconchegante para o seu jantar o Hoje em Casa.Com deu um pulinho em Fortaleza e Porto Alegre. A gente dá dicas de como decorar a sala com um toque regional ou com um custo bem baratinho. Seus amigos vão se sentir ainda mais especiais quando perceberem que você parou pra pensar em como deixar a noite mais agradável. Um carinho feito neles. Não perca o Jornal Hoje deste sábado!!!

Aprenda a customizar um mural de recados

qua, 27/07/11
por Cris Maia |

Estive na casa da artesã Tânia Lobato e não resisti quando vi os murais de recados que ela tem pendurado no atelier. Fotografei dois para mostrar pra vocês.

O primeiro ela fez aproveitando uma lousa de brinquedo, aqueles quadrinhos negros… A moldura ela pintou de branco, deu uma lixada e deixou em estilo provençal. O quadro negro ela forrou com tecido de poá.

Para fazer um acabamento nas laterais maiores, ela usou rendinha branca, fita e também colou botões coloridos. Para fazer o seu, use o que tiver em casa. Nas duas pontas ela colocou uma abóbora e um tomate de tecido.

Tânia cortou um pedaço de cortiça no formato de uma maçã e colou no centro do mural para deixar recados. O cabinho da maçã ela fez com canela em pau. Isso deixa um cheirinho gostoso no ambiente e para folhinha, um laçinho de tecido.

Para pendurar o mural na parede, ela retorceu um arame com a ajuda de um lápis e pregou atrás, arrematando com mais laçinhos de tecido. O custo deste mural foi de R$ 5,50.

Para fazer este outro mural, você pode aproveitar janelas antigas ou comprar uma moldura de MDF em lojinhas de artesanato. Tânia pintou a madeira de marrom, depois de branco e lixou um pouco nas beiradas, para dar este estilo envelhecido da pátina provençal.

Com um grampeador de estofado, ela pregou na moldura a tela de galinheiro. Para enfeitar, ela usou sianinha, botões colados na moldura e umas almofadinhas de coração que ela mesma fez. Os mini pregadores dão um charme ainda maior ao mural.

Recados no mural de bastidor e tecido

sex, 22/07/11
por Cris Maia |

Ter um escritório em casa requer, no mínimo, organização. Para facilitar a sua vida, a gente te ensina a fazer um mural de recados. Quem ajudou nessa tarefa foi a artesã Maró Blanco, que bolou uma peça simples e fácil de montar: um mural com bastidor. É uma ótima opção para quem gosta de trabalhos manuais.

Então, separe isopor, um pedaço de tecido, tesoura, estilete, cola branca, pincel, um giz de costureira para riscar o tecido e alfinetes variados. No vídeo, veja como montar o seu mural de recados.

Confira sugestões de decoração para o home office

Home office simples e funcional

sex, 22/07/11
por Cris Maia |
categoria Escritório

Ficar longe do chefe, mais perto da família, poder flexibilizar o horário são alguns dos motivos que estão levando muita gente a montar um home office. E essa está cada vez mais fácil.

Os negócios, os clientes e todas as ferramentas para trabalhar agora são móveis. Estão no computador e podem ser levadas para qualquer lugar.

Quer montar o seu espaço em casa? Então, vamos planejá-lo juntos. Neste sábado, o Hoje em Casa.com dá dicas de como montar um escritório em casa num ambiente inteiro e em pequenos cantinhos. Não perca no Jornal Hoje.

Reaproveitamento: Madeira, usada até o toco

ter, 19/07/11
por Daniel Cruz |

Como dissemos anteriormente, o reaproveitamento não deveria ser moda e sim tendência, obrigação.

Com esse pensamento, resolvi mostrar outras possibilidades para reaproveitar materiais.

Hoje falaremos sobre o reaproveitamento de pedaços de madeira de duas formas diferentes, ambas bem inusitadas.

Nos dois últimos anos da mostra Campinas Decor resolvi mostrar que esse tipo de material pode sim virar tendência e que  não só as novidades de lojas têm essa oportunidade.

Em 2010, eu e a designer de interiores Audrey Bruno, de Mogi Mirim, em São Paulo, trouxemos para a mostra pedaços de caixa de fruta como revestimento, aquelas que não são aceitas nem como reciclável (mostramos aqui também uma estante feita com esse material inteiro).

As caixinhas foram pacientemente coletadas em feiras livres. A Audrey adorava essa tarefa! Amigos guardavam a caixaria pra gente mesmo sem saber o motivo. Era surpresa. Depois de juntar boa quantidade, começamos a tarefa de cortá-las em pedaços de diversos tamanhos. E iniciamos a colagem nos pilares do nosso gazebo e em volta da praça da Magnólia, que vocês já conhecem por causa das luminárias de garrafa apresentada num post mais antigo.

O resultado segue abaixo, as fotos são de Leandro Farchi:

Esse ano ano, a história se repetiu. Não gostaria de utilizar materiais já conhecidos ou inovações de show rooms de lojas de revestimento.

Num momento em que a natureza precisa de iniciativas mais conscientes e não menos bonitas e estéticas, é necessário botar a cabeça pra pensar.

Trouxe para a mostra um piso feito com pedaços de madeira proveniente de restos de projetos de decks e painéis, entre outros projetos do meu carpinteiro Anderson Bessa.

Foram criados módulos que quando fixados criavam um mosaico gigante. Confiram o resultado:

Espero que a criatividade de vocês seja aguçada pelas idéias apresentadas!!!

Um abraço,

Daniel Cruz

Uma rede preguiçosa pra deitar…

sáb, 16/07/11
por Cris Maia |
categoria Jardim

Inicialmente, a gente precisa definir qual será o estilo do jardim. Se a escolha for por um jardim sem muita marcação, o recomendável é usar folhagens e forrações definidas, mas sem marcar. Para isso, basta delimitar os pontos e selecionar elementos vegetais.

Outra dica para fazer as composições é escolher grupos específicos de plantas. Por exemplo, não é recomendável colocar uma bromélia com cactos. São plantas completamente diferentes, que não ornam. E mesmo em jardins contemporâneos é possível acrescentar pedras ou forrações.

No espaço de relacionamento e lazer, que faz suporte à área da piscina, a sugestão é delimitar com um piso cimentício e usar um pergolado. A trepadeira faz a sombra e a integração com o jardim.

Outra dica é montar um espaço de relaxamento. Os dois dormentes seguram a rede e formam um ambiente bem mais despojado.

Jardim de páginas de revista na sua casa

sex, 15/07/11
por Daniel Cruz |
categoria Jardim

O Hoje em Casa.com deste sábado te ensina a montar um jardim parecido ao das páginas de revista. E isso sem gastar muito. Você vai fazer um passeio por jardins com cantinhos para relaxamento, pomar e horta. E tem dicas também para quem mora em apartamento.

Respondendo…

qua, 13/07/11
por Daniel Cruz |
categoria Respondendo

Oi pessoal!!!

Hoje contaremos com a Arquiteta e Designer de Interiores Ana Maria Coelho que vai tirar dúvidas e mostrar alguns exemplos nas suas respostas!

Temos vários profissionais complementando nosso “Respondendo…”, continuem ligados!!!

Abraços,

Daniel Cruz

 

A Elza está em dúvida de como decorar um quarto de 2.70m x 3.50m, que será usado por um menino de 7 anos e uma menina de 3 anos, que tem janela em uma das paredes de parede 2.70m e na parede oposta a porta abre e perde-se 0.60 m.

Ana Maria faz as sugestões abaixo:

  1. Arrumar a cama dos seus filhos em paralelo, com um baú na extremidade. Desse modo a circulação fica livre;
  2. Entre as camas, colocar um apoio, para abajur, copos e livros de leitura;
  3. Decorar cada lado com um tema, no da menina de 3 anos, que tal a fadinha Sininho e o mobiliário branco;

  1. Do lado do menino, podemos ter um tema de esporte, com madeira e preto.

 

A Darlene tem uma estante fechada e repleta de livros. Sua pergunta é: “como recolocá-los?” E ainda acrescenta que não pode colocar em prateleiras ou nicho aberto porque tem alergia e daria muita poeira. Pensou em comprar armários do tipo desses de cozinha em madeira, mas acrescenta “tem cara de cozinha e os de aço também não ficam legais”

Ana Maria diz:

Ter livros é um charme, deve ficar a mostra, mas não aberto.

Minha sugestão é fazer uma estante com prateleiras robustas, com fundo em madeira e portas em vidro. Desse modo ficariam prontos para serem admirados e livres de poeira e umidade, assim vão durar muitas relidas.

 

A Talita diz que tem uma parede de sala de 6 metros de comprimento, com janela e duas portas uma de cada lado e pergunta: “Como ficaria melhor, cortina na parede toda ou separada nas portas?

Ana Maria responde:

O importante é que a cortina é sempre usada para aconchegar o ambiente.

As janelas e portas externas devem ser protegidas de insolação, mas as cortinas não devem pesar no ambiente.

Uma parede de 6m, toda forrada vai ficar demais, minha sugestão:

  1. Separar as portas, mas acrescentar pelo menos 10cm de cada lado no tecido;
  2. Onde é janela, fazer a cortina até o piso, como a das portas;
  3. Usar tecido leve, como voal, gaze de seda ou xantungue de seda .

 

Jéssica nos enviou a seguinte mensagem:

“O quarto de solteiro de um apartamento é sempre o menor, e quando é de uma adolescente como o meu, eu tenho grandes duvidas de como decora-lo pra passar algo bem moderno e jovem. Mais dificuldade ainda tenho no meu novo apartamento que tinha uma decoração de papel de parede pra um bebê”

Sugestões da Ana Maria para otimizar o espaço:

  1. Encostar a cama em uma parede e forrá-la com um painel de madeira laqueada, fica bem contemporâneo;
  2. Atenção ao detalhe de cor em apenas uma parede, e também ao espelho que abrange do  roda-teto ao roda-pé;

  1. Outra opção é cabeceira em tecido e guarda roupa com portas de espelho;
  2. Se precisar de espaço para trabalho, o apoio da cama pode ser a estrutura da mesa.

 

A Aline nos disse que tem um sofá amarelo, o chão também é “amarelinho” e o rack é cinza. Nos pergunta quais  seriam as cores ideais para combinar e ampliar sua sala.

A sugestão da arquiteta é que você use uma cortina bem leve e com transparência. “Poderá ser em tecido de  gaze de linho na cor offwhite”, explica.

Quanto ao tapete, diz que o preto fica sofisticado e neutraliza o amarelo do sofá e do piso.

Ana Maria sugere ainda: “outra opção, seria usar um Kilim  tribal, que tenha a cor predominante azul cian, para ser complementar ao amarelo” e acrescenta: “esta segunda opção, daria mais alegria e despojamento ao espaço”

Decoração por todos os cantos

ter, 12/07/11
por Cris Maia |

O vaso de vidro e pedriscos brancos podem perfeitamente incrementar aquele cantinho da casa esquecido e que parecia sem utilidade. A designer de interiores Rosani Gomes coloca no vaso grande galhos secos que são enfeitados com flores artificiais. Tanto o vaso como as flores são facilmente encontrados nas floriculturas de sua cidade.

A cestinha de flores dentro da gaiola dá o colorido ao cantinho. E o charme vem com o pedrisco branco, que serve para iluminar o ambiente e fazer a forração do piso.

Essa composição pode ser feita em qualquer canto vazio da casa. Mas esses elementos podem ser trocados. Vai da criatividade de cada pessoa e dos objetos os quais ela dispõe em casa.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade