Casa nova!
O Hoje em Casa dessa semana foi visitar a Polo Design Show, mostra com as novidades e tendências de projetos de design de interiores. A exposição tem 45 ambientes assinados por arquitetos, designers e paisagistas com propostas e tendências para todos os ambientes de uma residência. Veja na reportagem exibida na edição de sábado (30) do Jornal Hoje.
Aqui no blog tem mais alguns ambientes dessa mostra, que podem servir de inspiração para decorar a sua casa.
O Hoje em Casa deste sábado mostrou que mudar a decoração da casa pode ser mais fácil e barato do que a gente imagina. Veja as sugestões criativas dos artesãos AQUI. Aprenda também o passo a passo de um mimo para a sua cozinha.
Quando vi este mimo na varanda da casa da Mega Artesanal fiquei encantada com a ideia e doida pra saber como é feito. Graças a Deus que no mundo das artes manuais tem muita gente de bom coração que ensina na boa como fazer…
As meninas que produziram o espaço, a Camila Camargo e Débora Príncipe, fizeram questão de mostrar cada cantinho do ambiente pra gente e pra facilitar a nossa vida a Camila fotografou um passo a passo pra não ter erro na hora de fazer a nossa escultura. Uma fofa! Obrigada! Vamos então aos materiais:
Xícara com pires, arame, cola quente, musgo desidratado, suculenta artificial
1- curve o arame na altura desejada, reservando alguns centímetros
2- cole o arame no pires e na xícara utilizando a cola quente
3- revista todo o arame com o musgo
4- cole a suculenta na base
Foi a Camila que inventou esta moda aí. Ela é artista plástica e tem um blog: www.camilacamargo.blog.br
Nunca foi tão fácil ter uma lareira como é hoje. Há alguns anos, ter uma lareira significava, em primeiro lugar, morar em uma casa, pois era necessário ter um duto de exaustão. Além disso, instalar uma lareira era super trabalhoso, tinha que quebrar alvenaria, prever a saída do duto e, em muitos casos, construir mesmo a lareira – quando não se usava um modelo pré-fabricado, como é o caso do modelo que foi usado no projeto abaixo. Nele, o duto foi escondido dentro da alvenaria e não fica aparente e o próprio modelo pré-moldado foi embutido dentro dessa mesma parede.
Só que há ainda uma outra questão complicada que as lareiras convencionais a lenha traziam: você tinha que comprar a lenha, fazer o fogo pegar e nem sempre esta logística se mostrava tão prazerosa quanto o afago de ter um calorzinho a mais em casa. Surgiram, então, as lareiras a gás, uma solução excelente para resolver esta questão logística: acionada por um botão (como num fogão), elas geram chamas que aquecem pedras vulcânicas e propagam o calor pelo ambiente.
Algumas delas até já prescindiam de um duto de exaustão, embora várias ainda tivessem ele como exigência, uma vez que na queima do gás ainda há emissão de carbono. Abaixo, vemos um projeto onde a lareira a gás foi colocada com um vidro ao fundo, na verdade uma janela, que quando aberta permite que o calor se propague também para a varanda da casa. Como se pode ver ainda temos o duto de saída de ar acima dela.
E não é que nos últimos anos fomos brindados com o presente das lareiras a álcool, as chamadas lareiras ecológicas? Além de não terem toda a trabalheira de acionamento e de ter que se deslocar e encher o porta malas de lenha, ela também não tem emissão de carbono e, consequentemente, não precisam de duto de exaustão. Melhor do que isso: muitas delas são ainda portareis e você pode levá-las para onde quiser! Realmente nunca foi tão fácil ter uma lareira!
Nos últimos cinco anos, a lareira portátil se tornou a preferida de muitos consumidores por ser uma opção mais rápida para aquecer diferentes ambientes da casa. Aprenda a montar a sua e veja dicas de modelos!
Para falar de paisagismo, o tema do Hoje em Casa desse sábado (clique aqui para ver a matéria), convidei a paisagista Cate Poli para dar dicas e inspirar vocês. Segundo Cate, o paisagismo deixou de ser supérfluo para suprir a falta de contato direto com o verde nas metrópoles. Varandas, coberturas, casas e prédios têm suas fachadas valorizadas pelos jardins.
Confira abaixo as dicas da Cate e alguns exemplos de valorização das fachadas pelo paisagismo. São soluções para não ficar com a fachada muito seca, “dura”, árida.
1 – Se tiver espaço junto à entrada da casa, vasos ao lado da porta sempre valorizam e convidam a entrar.
2 – Vasos com palmeiras junto à fachada sempre ajudam a dar volume e quebrar a rigidez da construção.
3 – Para quem tem mas espaço, árvores e arbustos ao lado do caminho de entrada criam um interessante caminho para quem chega.
4 – Uma floreira com arbustos pendentes sempre suaviza a fachada e vira um ponto de atração.
5 – Palmeiras altas são sempre uma boa opção, pois são fáceis de cuidar e podem ser transplantadas mesmo crescidas. Um pergolado com trepadeiras também valoriza a fachada e filtra o sol e o calor em excesso.
6 – Uma jabuticabeira sempre é bem vinda! Se puder ser rodeada por arbustos e estiver próxima a uma janela fica “emoldurada” e proporciona uma vista linda.
7 – Se tiver canteiro no chão, abuse dos arbustos e folhagens. Se não tiver, componha com sequências de vasos, o efeito é de um jardim contemporâneo.
8 – Cachepôs de madeira de demolição e vasos vietnamitas são elementos que ajudam a compor o paisagismo junto com a vegetação. Bambus vestem a fachada com volume mas com leveza.
9 – Para quem puder investir um pouco mais, painéis de madeira e paredes verdes são tendências que vieram pra ficar. Seixos e pedriscos no piso ajudam a dar acabamento em canteiros de sombra.
10 – Importante para a manutenção dos painéis verdes é ter um sistema de irrigação. Funciona muito bem para fachadas altas e pés-direitos duplos.
11 – Para quem quiser um efeito dramático e se animar a fazer uma pequena obra, espelhos d’água – com ou sem plantas – são uma ótima solução. Vale lembrar que precisam de filtro e bomba para manutenção, já que a água não pode ficar parada.
Chegou aquela época do ano aguardada por quem está reformando, mudando de casa ou simplesmente é apaixonado por decoração: as lojas de móveis estão liquidando os estoques.
O Hoje em Casa mostrou dicas para fazer boas escolhas nas liquidações. Aqui no blog, a gente dá mais sugestões para fazer boas compras.
O arquiteto Antônio Ferreira mostra detalhes e conceitos de um projeto especial de uma casa de campo de 80m². Para deixar o ambiente mais amplo, ele quebrou todas as paredes. Confira no vídeo abaixo!
E se você perdeu a matéria no Jornal Hoje ou quer revê-la, clique aqui e confira outras ideias e projetos de casas de campo.
Olá pessoal! Estou de volta ao blog do Hoje em Casa e muito feliz em poder compartilhar com vocês algumas ideias e projetos!
No sábado passado, a Cris mostrou como fazer uma adega sob medida. Hoje, queria mostrar outras soluções para quem quer ter uma adega, mas não tem tanta aptidão no famoso faça você mesmo. Claro que várias ideias que vou mostrar podem ser executadas por vocês, mas podem também ser compradas prontas ou construídas por um profissional.
No final, ainda mostro como encaixar uma adega climatizada em duas situações, na cozinha ou na sala, mas escondida. Ter um lugar apropriado para a adega num projeto é sempre uma aventura!
Veja abaixo um ambiente exterior, um terraço para refeições, onde a adega fica abaixo da bancada de trabalho. Aqui ela é composta por elementos hexagonais de cerâmica que servem perfeitamente para o armazenamento das garrafas na horizontal. Eles podem ser apenas empilhados, embora seja importante ter elementos de contenção para que não se separem.
Abaixo um detalhe deste projeto. Repare que algumas peças tiveram que ser cortadas para encaixar perfeitamente no avo disponível. Estas peças não terão nenhuma utilidade, mas compõe o conjunto. Aqui elas foram deixadas na sua cor natural, mas também podem ser pintadas.
Na cozinha abaixo, temos uma outra opção de adega. Este modelo em madeira é composto por várias peças e pode ser montado por você facilmente. Ele é bastante leve e pode ser colocado em qualquer espaço que você tenha disponível.
No detalhe, um close no modelo já pronto em madeira, que você pode encontrar em home centers e casas que vendam itens organizadores.
Se você optar por um modelo climatizado, há sempre a opção de colocá-la solta no ambiente, sem nenhum aparato especial. Alguns acreditam que expor a adega na área social pode soar um pouco pedante – uma forma de mostrar que você tem uma adega. Eu, particularmente, prefiro que ela esteja dentro de um armário ou então na cozinha.
Neste primeiro projeto, temos a adega dentro de um armário da sala, que faz as vezes de um bar. Importante frisar que por se tratar de um equipamento que gera calor, a adega precisa ficar em um local ventilado. Repare que temos na rodapé e no roda teto deste armário uns vincos que permitem que o espaço interno do armário tenha entrada de ar fresco por baixo e saída de ar quente por cima. Na lateral do armário também temos um rasgo que vai de cima abaixo com a mesma função.
Uma vez aberto o armário, revela a adega em seu interior, o que deixa a aparência do ambiente da sala mais leve e sem tantas interferências.
Já neste segundo projeto, um espaço na cozinha foi destinado para a adega. Trata-se de uma área da cozinha que pode ser integrada a área social, porém aqui ela fica mais preservada, embora não tenhamos fechado ela dentro de um armário desta vez – ela é apenas envolta por uma bancada de pedra.
Deu para ver que existem mil opções para que você tenha uma adega na sua casa. Agora é só encontrar a que se adequa melhor as suas necessidades e mandar ver! Boa sorte!
Depois de um período de recesso, por causa da Copa do Mundo, o quadro Hoje em Casa está de volta todos os sábados no Jornal Hoje e, claro, cheio de novidades aqui no blog também.
Na matéria de hoje, mostramos como montar uma adega dentro de casa. Para quem se animou com a ideia, aqui no blog vamos mostrar o projeto de um dos modelos apresentados no VT (aquele montado embaixo de uma escada e que aparece na foto ao lado). Ela foi projetada pela arquiteta Cristiane Bergesch. Perdeu a reportagem deste sábado (19)? Clique aqui para rever.
Confira tudo nas fotos abaixo.