A voz da razão

qua, 09/10/13
por Bruno Medina |

Quem convive com crianças sabe o privilégio que é poder testemunhar de perto o surpreendente e encantador processo através do qual tentam constantemente decifrar o mundo que as cerca. A sinceridade e a inocência inerentes ao olhar de quem não se deixou ainda endurecer pelo passar dos anos consiste num valioso e quase sempre ignorado aprendizado para nós, adultos, que gostamos de pensar saber de quase tudo – quando, na verdade, sabemos a cada dia menos.

Em tempos nebulosos como estes em que vivemos, quando a incidência dos acontecimentos parece sugerir uma lógica absolutamente imprevisível, nada mais natural do que recorrer à clareza e à sensibilidade das crianças, a fim de que nos ajudem a responder a uma pergunta bastante objetiva: afinal de contas, o que está de fato acontecendo?

E foi isso mesmo que eu fiz; na semana do dia em que são homenageadas, resolvi submeter a um pequeno grupo de crianças com idades entre 3 e 6 anos imagens emblemáticas que colhi do noticiário recente. Abaixo de cada foto, os comentários dos miniespecialistas:

“A moça magrinha é amiga do homem do olho azul. Eles estão felizes porque venceram…”
“Venceram quem?”
“Os monstros com olho de fogo, ué?”

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

“Eu conheço ela, é a dona do Brasil!”
“Dona não, diretora…”
“Esse moço é namorado dela, mas ela não quer namorar com ele.”

(Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

 

“Ele é o mágico da festa, só que sem varinha, sem chapéu e de gravata rosa. Ele tá rindo porque fez o coelho desaparecer…”

(Foto: Reuters)

 

“Eu sei, eu sei, o homem de laranja é o lixeiro! Ele tá triste olhando pra bagunça porque ele não quer arrumar tudo sozinho.”
“Tem que chamar a mãe de quem fez essa bagunça!”

(Foto: Fernando Quevedo/Agência O Globo)

 

“Ele tá muito, muito bravo.”
“Ele é amigo do Batman, porque também tem capa preta.”

(Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo)

Ou seja, em caso de dúvida, prefira sempre consultar quem realmente entende das coisas…

e Feliz dia das crianças!

compartilhar

12 comentários sobre “A voz da razão”

  1. Gabriel Neves disse:

    Ótimo! Muito bom!

    Engraçado de que ao mesmo tempo faz e não faz, sentido!

    Por exemplo, a do Gari olhando o estrago, a da Marina e do Campos… até a da Dilma e do Obama, se for olhar por um outro lado.. hahaha…

    Mas a melhor é a do “Batman de mentira”…

  2. Helciana disse:

    A voz da razão!
    Me divirto com o que minha irmã mais nova diz, a cada dia uma frase melhor.

    Feliz dia das crianças para a minha bebê e a todos as outras crianças!

  3. Pedro disse:

    Medina, que mentirada foi esse post.

    Tudo para calhar com o dia das crianças.

    Conviniente demais.

  4. Neco disse:

    Que blz ver de que maneira as crianças inocentes enxergam o mundo dos adultos. Pena que os dias dessa inocencia estão sempre contados e logo logo eles entram para nosso mundo real e mau.

  5. Francisco disse:

    Caramba! Que massa! Que saudade desse tempo que eu era tão inocente! :}

    Mas hoje eu ainda tento manter meu lado criança, é muito proveitoso viver sendo criança! As pequenas coisas tomam proporção universal em nossa imaginação… Que massa! \o

    Fazia tempo que não me identificava com nenhum post teu, esse superou as expectativas! o/

  6. Ana Maria disse:

    Ótimos!
    Aproveito pra contar uma das minhas preferidas de criança, que li num livro do Mario Prata. Segundo o autor, ocorreu com uma amiga dele e sua filhinha.
    A mãe precisava ir fazer compras na 25 de Março e, não tendo com quem deixar a filha de uns três ou quatro anos, a levou junto. Chegando no meio daquela confusão, gritaria, gente correndo prum lado e pro outro, ela pergunta: “Mamãe, é aqui a puta que pariu?”.
    Feliz Dia das Crianças pros pequenos e também para aqueles adultos que, apesar da dureza da vida, alimentam as crianças que têm dentro de si com brincadeira, fantasia e encantamento diante das pequenas descobertas.

  7. Diogo disse:

    cadê a foto da “festa”? do “Batman de mentira”? foi retirada?

  8. Thais disse:

    Tão bacana ver a simplicidade de uma criança, e ao mesmo tempo a influência de suas experiências para explicar o mundo que as cerca. Como no caso do lixeiro : ” Tem que chamar a mãe de quem fez essa bagunça!’
    E se as crianças estão perdendo essa ingenuidade cedo, isso se deve ao modo com que os pais lidam com elas! Ou seja, é de nossa única e grande responsabilidade o modo com que essas crianças entenderão o mundo, desde pequenas.
    Este post é um bom exemplo para que as deixemos imaginar um mundo onde os vilões são “os monstros com olhos de fogo”, pois como Shakeaspeare citou em “O Menestrel ” : “[...]nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens”.

  9. Thayná disse:

    Muito inteligente a coluna. Uma visão ilusória, certa forma muito fundamentada. O Batman está bem longe de ser esse super heroi, parece mais o Felix, amoroso,filho dedicado e no final muito falso e perigoso.

  10. Andreia disse:

    De nove comentários já postados, tenho certeza que um destes, veio de uma pessoa que certamente não convive com crianças.

    Belíssimo post. Eu e meu esposo (que aina não pretendemos ter filhos) adoramos. São encantadoras as respostas das crianças.

  11. Rafael Oliveira disse:

    Simples e genial Bruno!

    Agora, concordo que agente não deve ouvir o que o povo dos comerciais, mas vi um comercial de um banco com simbolo azul e resto laranja e tals, enfiim, que no final aconselhava a nos lermos para crianças.

    Fiz isso, li uma historia para minha sobrinha de 6 anos, mas a parte boa não foi ler, foi sim ouvir ela explicar a historia para outras pessoas.

    Mto legal, parabens pelo Post e por todo blog, que sou fã diga-se de passagem!

  12. Wander Ferreira disse:

    Parabéns, muito bom tudo isso. Ainda bem que estava conectado…



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade