Bom Dia, 1964
- Na Presidente Vargas, no Rio, não eram 300 mil, podem ter certeza, mas algo próximo de 1 milhão
- Suspeita-se que a confusão em frente ao prédio da prefeitura da cidade tenha começado por causa de uma briga entre dois militares infiltrados na manifestação.
- No Hospital Souza Aguiar, houve relatos de policiais ameaçando médicos e pacientes para que não fizessem boletins de ocorrência. Supostamente, entre os feridos, havia pessoas com membros amputados por causa das bombas.
- No Congresso, na surdina, uma proposta de realização de eleições indiretas em 48 horas, em caso de abandono da presidência
- Estudantes cercados pela polícia no prédio de uma instituição de ensino, o IFCS
- A Seleção da Itália pediu pra abandonar a Copa das Confederações
Bom dia pra você que acordou em 1964.
(Crédito da foto: Christophe Simon/AFP)
A disposição de São Paulo e dos brasileiros de todos os recantos da patria para defender a Constituição e os principios democraticos, dentro do mesmo espirito que ditou a Revolução de 32, originou ontem o maior movimento civico já observado em nosso Estado: a “Marcha da Familia com Deus, pela Liberdade”.
Com bandas de musica, bandeiras de todos os Estados, centenas de faixas e cartazes, numa cidade com ar festivo de feriado, a “Marcha” começou na praça da Republica e terminou na praça da Sé, que viveu um dos seus maiores dias. Meio milhão de homens, mulheres e jovens – sem preconceitos de cor, credo religioso ou posição social – foram mobilizados pelo acontecimento. Com “vivas” à democracia e à Constituição, mas vaiando os que consideram “traidores da patria”, concentraram-se defronte da catedral e nas ruas proximas.
Ali, oraram pelos destinos do país. E, através de diversas mensagens, dirigiram palavras de fé no Deus de todas as religiões e de confiança nos homens de boa-vontade. Mas, tambem de disposição para lutar, em todas as frentes, pelos principios que já exigiram o sangue dos paulistas para se firmarem.
Ontem, São Paulo parou. E foi à praça publica – porque “a praça é do povo” – numa mobilização que envolveu meio milhão de homens, mulheres e jovens, tambem de outros Estados: a “Marcha da Familia com Deus, pela Liberdade”.
Durante hora e meia, com a cidade adquirindo aspectos de feriado, um caudal humano correu, ininterruptamente, da praça da Republica para a praça da Sé, passando pela rua Barão de Itapetininga, praça Ramos de Azevedo, Viaduto do Chá, praça do Patriarca e rua Direita, até se represar ante as escadarias da catedral metropolitana. Foi a maior manifestação popular já vista em nosso Estado.
O repudio a qualquer tentativa de ultraje à Constituição Brasileira e a defesa dos principios, garantias e prerrogativas democraticas constituiram a tonica de todos os discursos e mensagens dirigidos das escadarias da catedral aos brasileiros, no final da passeata.
– Sexta-feira, 20 de março de 1964
Você tem razão! Como em 1964 o povo brasileiro se manifesta contra o hediondo paraiso vermelho, como aquele que existe em Cuba, Venezeula, Bolívia, Equador e outros refúgios populista-escravoctatas,
GLOBO NEWS SÓ FALA DE CONFRONTOS COM VÂNDALOS…EU FUI CAÇADA PELO BOPE E CHOQUE DA RUA DE SANTANA ATÉ A GLÓRIA. EU SOU PROFESSORA, SERVIDORA PÚBLICA FEDERAL, SEM PASSAGEM PELA POLICIA. TIVE QUE FUGIR DA POLICIA QUE DEVERIA ESTAR CONCENTRADA NOS VÂNDALOS E GARANTIR MEU RETORNO PARA CASA. GALERA, TEMOS QUE PUBLICAR MUITO PARA DESCONSTRUIR O DISCURSO DA GLOBO. EM TODO O TRAJETO QUE FIZ, TENTANDO CHEGAR A UMA ESTAÇÃO DE METRÔ, NÃO VI UM VÂNDALO, NÃO VI NENHUM ATO DE DEPREDAÇÃO. o QUE ELES ESTAVAM FAZENDO ATRÁS DE NÓS ENQUANTO EM OUTROS LUGARES PARDAIS FORAM JOGADOS AO CHÃO, LOJAS ARROMBADAS, AGÊNCIAS DE BANCO DESTRUÍDAS. AQUELE CONTINGENTE COM DO QUAL TIVEMOS QUE FUGIR NÃO DEVERIA ESTAR ATRÁS DE NÓS.
https://www.facebook.com/telma.alves.9026?hc_location=stream
Trazendo alguns fatos pontuais dessa forma pode até parecer que a história se repetiu..Mas cenas parecidas nao significam que os filmes sejam identicos.Vivemos em outro contexto político,com outros fatores,outros elementos.Impossível comparar!
1964 sim. E diante da incapacidade de controlar essa fúria adormecida que vem a tona acabarão chamando os militares.. o resto será, infelizmente, uma repetição de nossa história. Fica como consolo o surgimento, talvez, de novos nomes da MPB com canções políticas de protesto.
Agir influenciados por boatos é perigosíssimo.
Discurso ultrapassado defendendo ideologia ultrapassada
O tempo de vocês já passou, acordem no mundo de hoje.
Os fascistas estão na rua infiltrados na manifestação defendo que o movimento seja apartidário, anti-socialista, nacionalista. Eles cantam o hino nacional, brandam contra a corrupção(quem não é contra a corrupção e a favor da familia?) e principalmente acabam com a ordem se vestindo de manifestantes e quebrando tudo,Eles são contra tudo e todos! Esse golpe está sendo anunciado, mas a população não vai permitir que ele seja concretizado !
As pessoas deveriam de se envergonhar de contribuir para a rede de boatarias…
O que adianta acordar como 1964 e depois dormir de novo, vivendo um pesadelo de 20 anos. Acorda cara, o teu discurso ultrapassado e anti-democrático nao tem mais vez na história do Brasil!!!
Prezado Medina, aqui vc tocou de ouvido, né? E quase acertou no ré mas a nota seria dó. Sem analogias, digo que seu texto é bem intencionado mas fraquinho como conteúdo. Até porque em 1964 vc ainda era um promissor espermatozoide, falei certo, cronologicamente? Pois saiba que em 1964 a ditadura tava comendo solta, rapaz. Não tinha manifestação e a que tinha era de radicais que não queriam democracia, isso era apenas disfarce. Eles queriam simplesmente assumir o poder, o que acabou acontecendo com o time do Lula. A presidenta assaltou bancos, o Genoíno era guerrilheiro, o José Dirceu (que era quintanista na PUC de S. Paulo quando eu era primeiro anista), enfim, não picas a ver as manifestações de hoje que estão descontaminadas de viés ideológico e político. Em 1964 só tinha ideologia. Ninguém faria manifestação na época pra ganhar uns centavos de troco de passagem de ônibus. Essa ausência de conteúdo é o mérito e, ao mesmo tempo, o desmérito das passeatas de hoje que vão apagar feito foguete de festa junina. Pode escrever. Quem viu 1964 ao vivo pode dizer isso. Modéstia à parte. Numa boa, não fique chateado.
As forças Armadas não entraram nessa, como querem os comunas. Desta vez o povo vai botar para correr os vermelhos de sapatenis, os menssaleiros, o apedeuta Lula e sua criatura Dilma. Os políticos vão se ferrar também. Tem que parar esta roubalheira a luz do dia. Tem que acabar com a impunidade e a inércia do judiciário. Tem que mudar o Código de Processo Penal. Tem que responsabilizar a OAB pelo derrespeito com as pessoas de bem. BASTA!!!!
1964? 1964 foi o golpe da direita desse país! 1964 foi o golpe da repressão! E agora você com essa, querendo comparar o incomparável…acredito que você deve achar lindo a corrupção, ou mesmo se sentir um pouco temeroso de que sua vida burguesa e sem sentido fique ameaçada! Parabéns, por ser honesto e revelar seu pensamento!
VOLTEMOS PARA O SOFÁ ENTÃO, DE ONDE O SENHOR DEVE ESTAR DIGITANDO AGORA EM FRENTE A TV, ESPERANDO A MORTE CHEGAR? SOCORRAM-NOS DESTE REAÇAS
Discordo.
Acreditar que acordou em 64, é distorcer a realidade, os fatos em si.
Exatamente!
64!
Golpe da direita!
Derrubem a Dilma, população ingênua!
Enquanto a mídia taca gasolina na fogueira, a mesma laia aprova eleições indiretas no caso de vacância da presidência.
A população acha que acordou, mas continua tão alienada quanto antes. Virou massa de manobra da melhor qualidade.
“Os fascistas estão na rua infiltrados na manifestação defendo que o movimento seja apartidário, anti-socialista, nacionalista. Eles cantam o hino nacional, brandam contra a corrupção(quem não é contra a corrupção e a favor da familia?) e principalmente acabam com a ordem se vestindo de manifestantes e quebrando tudo,Eles são contra tudo e todos! Esse golpe está sendo anunciado, mas a população não vai permitir que ele seja concretizado !”
==
Apartidário não, ANTI-PARTIDÁRIO. Muito pior. Não sigo nenhuma Bandeira, mas sou a favor da pluralidade e da livre manifestação. Se temos diversos pensamentos, diferentes ideologias, considero correto que isso tenha respaldo tambem em forma Politica. Defender partido nenhum é tomar partido, aliás, e por vezes acaba descambando para o conceito de totalitarismo. E lembramos bem que foram as pessoas que defenderam coisas como “Um unico partido”, não?
TODOS QUERENDO O QUE TODOS SEMPRE QUISERAM. PELA EDUACAÇÃO, PELA HABITAÇÃO, PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E CONTRA A CORRUPÇÃO. E TODOS PROBLEMAS QUE EXISTEM A 4 DECADAS. NÃO SE RESOLVE EM UMA SEMANA E NA PORRADA.
ACREDITO QUE NESTE PERÍODO AVANÇAMOS EM ALGUNS PONTOS. RAZÃO PARA RECLAMAR TEM MUITA, MAS NESTA INTENSIDADE E COM ESTA “CULTURA POLÍTICA” QUE SAIU NÃO SABEMOS DE ONDE. A MAIORIA DOS PRESENTES NÃO SABE EM QUE VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO. UM GIGANTE NÃO ACORDA E SAI CORRENDO, ELE SE ESPREGUIÇA, LAVA O ROSTO, TOMA UM CAFÉ, E VAI A LUTA.
TUDO MUITO ESTRANHO.
EM 1964 O GOLPE MILITAR TINHA UM “APOIO” POPULAR, E O GIGANTE LEVOU ALGUMAS DECADAS PARA SE LEVANTAR.
E assim falou Bruno Medina, um filhinho de papai, ex-estudande de universidade privada…
\" Suspeita-se que a confusão em\"…
Ah, sim… porque \"suspeita\" é confirnação.
\"Há relatos\"…
Onde, filhote?
Também, o quê poderíamos esperar de um cara que nunca batalhou na vida.
Só sei de uma coisa:
Há 18 anos, o mané do Herbet Vianna defendeu o sr. Luís Inácio \"Lula\" da Silva, lançando uma música chamada \"Luís Inácio (300 Picaretas)\" com o seguinte refrão:
\"Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou / São trezentos picaretas com anel de doutor / \"
Poucos anos depois, deu no que deu…
Viu como é burrice se basear em partidos que se dizem \"o bastião da honestidade\", \"guerrilheiros contra a corrupção\"?
Aprenda com a história, filhote.
Parabéns Medina, os militantes profissionais conduzidos e alimentados por quem está no Poder conseguiram implantar essa ideia ridícula de Golpe Militar em sua cabeça. Não existe Golpe, o que existe é Protesto! E isso vai culminar em mudança nos principais poderes, mas só em 2014.
Interpretação de texto é para poucos mesmo. “Aprovação na surdina” (sic) como, se até no site do G1 aparece? Vacância da presidência E da vice-presidência levaria a eleições indiretas caso a a vacância se dê nos dois últimos anos de mandato. Assim nosso querido Renan (e similares) não teria chances. Prefiro eleições indiretas que ele de presidente… E mais: brigamos tanto por eleições diretas (olá 1984!) que quando conseguimos, elegemos Fernando Collor…
Toda essa manifestação, parecia que as coisas iriam mudar… mas as pessoas não tem coerência.. não sabem nem o que estão fazendo lá.. você vê todos os tipos de reivindicações… eu cheguei a ver até gente com cartaz “pena de morte já!”
Sem sentido! as pessoas saíram na rua cada um defendendo causas próprias…. è o direitinha contra o PT, é o esquerdinha contra o direitinha.. e assim nada vai pra frente!
Agora que acabou os protestos pelo preço dos ônibus, deveriam se movimentar por outra causa, e não juntar todos os problemas do pais e protestar de uma só vez. Não adianta juntar tanta gente sem UMA causa, se não dá nisso: gente pedindo pena de morte, o outro “fora dilma!”, o outro contra copa, o outro só quer quebrar tudo e dar pedrada…
Agora, 1964? Acho que não!
Opa, Caio, só esclarecendo que a menção a 1964 que fiz é alusão à maneira truculenta como os protestos estão sendo reprimidos, e não as questões que motivam as manifestações. Claro que são contextos completamente distintos…
-Bombas de efeito moral ou de gas lacrimogeneo estao longe de conseguirem ampultar alguma coisa pois nao possuem carga explosiva suficiente.
-Esta suspeita de que o estado infiltre pessoas na manifestação para iniciar a briga é tao sem base quanto a ultima do “militar de camisa branca” que liderou o cerco aos policiais na alerj (que alias foi apurado que ele era estudante de arquitetura).
-Blablabla, projeto-secreto-no-senado-o-qua-nós-descobrimos-a-verdade
Por favor, mais fatos. Pedaços pontuais, testemunhas anonimas de relatos e conspiraçoes maiores tem tanta credibilidade quanto a história da loira do banheiro.
O movimento só representa insatisfaçao popular. Nao culpe os manifestantes por nao aceitar que partidos tentem se apropriar de um movimento que nao surgiu de nenhum deles
Adorei a matéria. O problema das manifestação é que muitos militares abusam do poder, e os bandidos se aproveitam do movimento para roubar , atirar pedras nos militares…
VEM PRA RUA
O GIGANTE ACORDOU
nos lutamos pelo que acreditamos e não só por 0,20 centavos
A manifestação é pacifica pois quem destrói não são manifestante são pessoas que não fazem parte do nosso pais são apenas vândalos.
Ei Cabral vai se fd
Se seu filho estiver doente leve ele pro estádio !!!
Eu gosto de futebol mais o dinheiro investido é muito alto e o brasil só investe nisso se um terço do dinheiro fosse investido em educação saúde e até em outros esportes tenho certeza que seria um pais melhor.
Que ideia infeliz essa de que “acordamos em 1964″. Quem tem um pouco de conhecimento de historia recente do Brasil sabe diferenciar a realidade daquela década com a atual. Entre estas cito a organização das entidades sociais e democráticas existentes na década de 60 e o caos q assistimos nas manifestações de agora por falta de organização da sociedade. abcs
Chega!Basta!Queremos mudanças já:
-Chega de corrupção e impunidade
-Imediato Impeachment dos corruptos
-Fim da obrigatoriedade de voto
-Redução da maioridade penal
-Cuidado com o dinheiro público
-Saúde e Educação descentes
-Reforma no judiciário. Fim da balburdia que é a relação d executiva e judiciária. Ministros da Justiça e outros servidores do poder judiciário nomeado pelo executivo.
Chega, chega…queremos um país justo.
Não entendo como o Exército protege hoje Dilma que, vale dizer, o atacou no passado e hoje ignora as suas reivindicações legítimas.
Voce como jornalista é um bom roteirista de filmes de aventura,vai te catar babaca,para de delirio ou crak?.
Realmente acordamos em 64. Restauraram a policia política(DOI-CODE, DOPS) a covardia desses animais já ultrapassou qualquer dimensão razoável.
Cade os direitos Humanos, anistia internacional estar na hora de voltar a olhar para o brasil, precisamos de você
Sob o regime de 64 não haveria movimento, protesto, manifestação ou coisa parecida. Haveria tanques nas ruas, cachorros e bala, de verdade. Prisões e tortura, para saber de onde começou o movimento. A memória daquela época é coisa triste. Hoje o golpe tem outro contorno, é sem coturno, feito como no Paraguai e em Honduras, e como se tentou muitas vezes na Venezuela e também aqui.
Apenas posso lamentar o texto leviano e infundado, em uma torpe tentativa de desmerecer o protesto e insuflar a boataria.
De onde saiu esse Medina, ops Merdinha? Deve ter formado nessas faculdades fuleiras para pensar numa coisa dessas. Deve mesmo e também, deve ser filho de militar e por isso, apoiar a ditadura para poder aprovar a lei que assegura 25% das vagas nas universidades federais aos filhos deles e com isso, estudar numa para se tornar um jornalista de verdade. Golpista Filho da Globo!
O PT e que nem a torcida do Flameno, vai vai vai mas nahora de votar vota no PT.
Feice = Central de Boatos e Baixaria
Eu to fora desse esquema sem credibilidade, mas pelo que contam o que predomina por la são Boatos e Baixarias. P.ex. A Italia vai abandonar a Copinha (desementido pelo técnico Cesre Prandelli), a Copinha vai ser suspensa,não teremos Copona e por aí vai , alem de Baixarias de todo tipo.Isso é uma vergonha!
Politicos Corruptos = a razão maior da revolta do povo nas ruas. Nos nomeamos e pagamos nosso empregados – os politicos – portanto somos seus patrões, e devemos ter o direito de demiti-los quando não tem um bom desempenho, como qualquer patrão faz quando está insatisfeito com seu ~empregado. Os nosso politicos ganham muito, trabalham pouco e pensam só em corrupção e não tão nem aí pro povo!
Agora eles vão se lascar porque o ´povo foi pra rua protestar. Finalmente!
O Gigante acordou: https://ocinematografo.blogspot.com.br/
Quando José Dirceu, José Genoíno e João Paulo Cunha serão expulsos do PT, presidenta Dilma?
Caro Bruno, não podemos ter voltado a 1964, justamente porque não houve repressão alguma em março de 1964 contra qualquer cidadão. Muito pelo contrário, antes de 31 de março é que foram registradas manifestações gigantescas contra a baderna em que o Brasil estava vivendo – mais ou menos no mesmo tom das manifestações que hoje estão ocorrendo. Aliás, são recorrentes: movimentos contra a corrupção no Brasil, ao que eu saiba, vem da década de 20 do século passado.
Já agora se você se refere a 1968, é outro contexto histórico, aonde o regime de exceção que vivíamos enfrentava um movimento politicamente articulado para desestabilizá-lo, inclusive recorrendo a assaltos, sequestros, etc… Além do que era, mais ou menos, o mesmo cenário que se via na França, nos EUA, na Itália, e até na Tchecoslováquia.
Evidente, tão lá quanto cá a violência policial foi e é injustificada, desnecessária e abjeta.
Entretanto, cabe o registro de que me parece inteiramente fora de contexto tentar contextualizar os eventos de hoje com as questões de esquerda-direita tão evidentes na década de 60.
As manifestações hoje lembram muito mais as dos negros americanos, que sob a liderança de Luther King lutavam pelos seus direitos, muito lindamente registrados em lei mas nunca respeitados.
Como os nossos hoje. Esperemos que não surjam por aqui os Black Panthers.
Falar de combate à corrupção sem a expulsão de José Dirceu do PT não passa de historinha infantil para criancinha dormir…
Ainda consigo me impressionar com a quantidade de gente que não consegue ler um texto só pra curtir. E quantas não sabem o quão sacal são as que já chegam com vontade de dizer que “TÁ RUIM! TÁ RUIM!”… Ah, esses não são artistas… Se o fossem saberiam que o labor de fazer a arte já vale um diamante.
Parabéns, ótimo texto, Medina!
Não resta dúvidas de que a ideia de acordarmos em 64 é absurda, mas não de tudo, porque a policia já esta descendo o cacete, bala de borracha, bomba de gás e outras formas de desmoralizar o movimento justo contra esta canalhada, logo logo a policia comprometida com a governança vai começar a matar, prende de fato e torturar esperem que os governantes assim como o povo quando acuados agem instintivamente para se manter no poder com muitos exemplos pelo mundo afora, Venezuela, Argentina, Chile, Cuba e outros mais.
Que povo bravo. rsrs.