O Despertar do Gigante

seg, 17/06/13
por Bruno Medina |

Na última quinta-feira, dia 13, eu estava em São Paulo a trabalho, mais precisamente dentro de um táxi que se arriscava na inglória missão de tentar cruzar a Marginal Pinheiros de ponta a ponta durante o horário de rush. As duas horas que o trajeto me tomou foram tempo suficiente para conhecer toda a história de vida do motorista e, para minha surpresa, descobrir que o simpático condutor do veículo era na verdade um ex-boxeador, campeão paulista na categoria peso-pesado. Em nossa nau – irremediavelmente à deriva naquele mar de veículos que davam a impressão de estar enraizados no asfalto – relatos de combates épicos se equilibravam com outros, não tão glamorosos, da dureza que é ser profissional de um esporte que está à margem da grande mídia no Brasil. Nos períodos em que a conversa cessava, a TV no painel do carro nos mantinha atualizados sobre o agravamento do protesto que ocorria a poucos quilômetros dali e não deixava restar dúvidas de que rumávamos para o olho do furacão.

Quando chegamos à Paulista, ao invés da habitual paisagem composta por bares, lojas e calçadas abarrotadas de gente, encontramos uma serenidade aterradora, ornada por barricadas de metal, lixo espalhado pelo chão e policiais montados a cavalo, que mais pareciam desfilar sobre a valorosa conquista de um território inimigo, no caso, um dos mais emblemáticos cartões-postais da cidade. Aos carros que cruzavam a avenida, independente do destino pretendido, o único caminho permitido era seguir adiante, e foi aí que desaguamos sem aviso no leito de uma espécie de estado de exceção, a razão pela qual, naquela quinta-feira, São Paulo foi dormir de pernas para o ar, para nunca mais acordar a mesma. Com um pouco de atenção era possível ouvir, de longe, o coro de vozes clamando por não-violência, e não demorou muito para que a pequena multidão, uma partição do grupo de manifestantes original, alcançasse o local em que estávamos.

Eram estudantes, de perfis diversos, que marchavam tranquilamente por entre os carros, entoando palavras de ordem e exibindo cartazes que resumiam suas reivindicações. A insólita condição de encontrar-se dentro de um protesto sem de fato estar nele remetia à sensação de assistir a um filme 3D, apenas com a diferença de que o enredo em questão nada tinha de ficcional. “Sobe o vidro!”, alertavam um a um os manifestantes que passavam por nós, pouco antes do gás lacrimogênio envolver tudo com seu manto branco. O espocar de tiros se aproximava, sem que eu ou o motorista tivéssemos a menor ideia de como proceder. O instinto determinou que seguíssemos para fora daquela nuvem, e foi então que avistamos, poucos metros a frente, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo. Numa situação como esta, qualquer pessoa sensata optaria por sair do “front de batalha”, e essa foi, claro, a estratégia adotada pelo motorista, muito embora o que ocorreu ali estivesse muito distante do que poderia ser descrito como uma batalha de fato.

Independente do que tenha se dado naquela noite em outros pontos da cidade, a cena que testemunhei foi a de um grupo de policiais atirando bombas de efeito moral e balas de borracha em cidadãos que caminhavam tranquilamente no sentido contrário. Não havia qualquer indício físico ou verbal de resistência, nem mesmo a insinuação de um clima mínimo de insurgência que levasse o mais paranoico dos integrantes daquela tropa a reagir contra a massa por sentir que a ordem pública ou a própria segurança estivessem ameaçadas. A despeito do aumento das tarifas dos ônibus, da imobilidade urbana nas grandes cidades, do descontrole da inflação, da opulência do orçamento empregado pelo Governo Federal na estrutura dos grandes eventos esportivos, da costumeira afronta imposta pela classe política, de tudo isto junto e do que nem chegou a ser listado aqui, o que tem realmente transformado os recentes episódios de conflito numa discussão em que somente um dos lados parece ter razão é a inabilidade do Estado em lidar com os protestos. Somente isto explicaria como uma manifestação pontual, de alcance localizado e sobre a qual recaíam inclusive dúvidas quanto à legitimidade ou o comprometimento dos envolvidos pode transformar-se numa revolta generalizada que se alastra por todas as regiões do país.

Neste momento em que há mais indagações do que respostas, sobretudo quanto à dimensão histórica a ser assumida pelos protestos ou mesmo um argumento que seja capaz de representar ao menos a maioria dos manifestantes, a única certeza que desponta no horizonte é a de que a causa com mais potencial para atrair simpatizantes é justo essa que me motivou a relatar a cena que presenciei: a incontestável truculência que se impôs ao direito de protestar. Hoje, milhares de pessoas estarão de novo nas ruas de várias cidades, um contingente seguramente bem mais expressivo do que o que foi visto na última quinta-feira e durante o fim de semana. Sem dúvida, uma excelente oportunidade para as autoridades demonstrarem que aprenderam em tempo recorde o que não foi possível aprender nos últimos 49 anos. Pois é, você não acreditava, mas o gigante finalmente despertou…

compartilhar

43 comentários sobre “O Despertar do Gigante”

  1. Rebeca disse:

    Esse mês vai entrar pra história, não de São Paulo, mas do Brasil. O fato dos protestos começarem em São Paulo são explicados por essa cidade ser o maior polo cultural e econômico do país, a luta é dos brasileiros, por todos os brasileiros. Não é os 20 centavos, não é a homofobia, não é o desemprego, não é a saúde, não é os índios Guarani Kaiowá, não é o saneamento básico, não é greve de professores, não é Feliciano, não é o desmatamento da Amazônia, não é o estatuto do nascituro, não é a Pec 37, não é a educação precária, não é o Belo Monte… É TUDO isso, e olha que bonito, o estopim foi mesmo uma minúscula gota d’água.

  2. Fio da Navalha disse:

    Interessante a sua observação da polícia atingir quem trafegava no sentido contrário. Já cansei de ver a polícia em ações nas favelas do Rio se protegendo enquanto a população transita tranquilamente. Se eu estivesse no meio de uma baderna dessas que aconteceu em São Paulo, como já ocorreu há anos atrás, me refugiaria em qualquer lugar e nunca transitaria em direção à polícia.

  3. Taiane Só disse:

    É lindo ver todo mundo se mobilizando como pode e como nem podia. Não achei que um dia ia ver isso.

    Parabéns pela iniciativa de postar sobre isso, Bruno.

  4. JOSE disse:

    Tôda manifestação tem lá seu caráter político. Brigar por 0,20 na passagem, deve ser algo pelo qual valha a pena matar ou morrer. Só não entendi, que depois de tantas corrupções denunciadas dos governos do Pt. vcs não tenham saído às ruas como fizeram os caras pintadas no governo COLLOR. Afinal, fizeram estádios até no amazonas para saquear os cofres públicos e vcs só fizeram merda agora ? Afinal, qual a filosofia ? 0,20 ou pacotes e mais pacotes de corrupção ? Sem escolas, sem saúde, sem transportes, inflação, corrupção e vcs brigam por 0,20 ?

  5. Alves disse:

    Na realidade começou em Porto Alegre. Excelente texto!! E que acorde o Brasil!

  6. Nerly Saad disse:

    Indignação. essa é a palavra chave. Este país está mesmo entregue nas mãos incompetentes. Morei muitos anos em São Paulo e ainda tenho irmãos, sobrinhos, primos lá. Fiquei rezando para que a manifestação não virasse tumulto. Você descreveu bem o cenário. Que pena que a nosa democracia não existe mais.

  7. Camila disse:

    Na verdade começou em Porto Alegre, mesmo! Aqui a tarifa foi aumentada e depois dos protestos, e do apoio do de alguns vereadores, conseguimos que a tarifa voltasse ao que era antes! FORÇA BRASIL, O GIGANTE ESTÁ ACORDANDO AOS POUCOS!!!

  8. Michella disse:

    Não foi SOMENTE pelos 0,20, como muitos dizem! Acredito ter sido sim, a gota d’água.

  9. Fernanda disse:

    Parabéns a todos os brasileiros que têm a força, vontade e coragem de lutar por mudanças. Espero que esse espírito contamine cada vez mais jovens país a fora.
    Pena que vivemos num país em que protestos são vistos como arruaças e protestantes tratados como vândalos.

  10. rodrigo disse:

    brasil precisa acordar! é muita roubalheira, é muito imposto e zero retorno, voce veja quanto a dilma gastou para visitar o papa, o enriquecimento do lulinha, maioridade penal nunca é votada pois não há intere$$e em ter presidios publico e privado, como é na maioria no mundo onde o preso trabalha para pagar sua estadia na prisao, esse pt é uma quadrilha comunista, mas mesmo assim o golpe não é a solução para os problemas atuais, pois a corrupção esta no dna dos brasileiros do jeitinho, talvez nao no dna dos generais, mas no dna de muito ministros nessa epoca, sim. nao vejo luz no fim desse tunel, acho que fim da corrupção é quase uma utopia, mas se existir uma luz, nossos descendentes agradecem.

  11. Romário disse:

    Os protestos começaram em Natal/RN, ainda no ano passado, mais precisamente no mês de outubro, quando os estudantes conseguiram derrubar o aumento da passagem. Mas enfim, o que importa é que todo o Brasil está unido hoje em busca de uma causa. Avante!

  12. Tami Espinosa disse:

    Caros amigos, desinformados preciso confessar algo para vocês formadores de opiniões da \"Rede Globo de Televisão\"sim é pelos 0,20 centavos.ACREDITEM!Foi os 0,20 centavos que transbordou o copo e nós fez perceber tamanha imprudência nossa Brasileiros dos \"seus 0,20 centavos\" que tanto incomoda vocês que estão indo para suas casas assistirem suas novelas e acostumados com jornais policiais.Sim a cada 0,20 centavos um politico fica mais rico,a cada 0,20 centavos um menor mata um pai de família,a cada 0,20 centavos os estádios ficam mais lotados e tenho certeza que você não se conforma quando esse \"novo estadio\" está em fase de melhorias quando já era para estar pronto,a cada 0,20 centavos alguém morre pela saúde precária ou a cada esses 0,20 centavos uma criança perde o direito de estar em uma escola pois os 0,20 centavos não paga professores a darem qualidade de ensino melhor.A cada 0,20 centavos um policial é manipulado ou corrompido pois os que realmente prezam o que fazem e amam suas vidas não estão ao lado de vocês.Por 0,20 centavos pessoas que faziam seu trabalho foram alvejadas pela policia e por esses 0,20 centavos pessoas de má fé se aproveitaram e fizeram uma imagem que deram a vocês margem para questionar nossos 0,20 centavos.Agora não compreendo o que vocês questionam os danos do patrimônio publico???Danos esses que são causados faz tempo por poderes maiores que tem contas bilionárias em ilhas fiscais(…não é Sr. Maluf e CIA)Sim, atrapalhamos suas novelas e até o direito de vocês chegarem no aconchego do lar de vocês,mais não queremos ser igual a vocês que estão acostumados com historias e finais felizes que não são os seus.Os seus 0,20 centavos deixa impostos mais caros,inflação em alta e políticos sujos e ladrões impune.
    Não, não se junte a nós afinal você nem anda de transporte publico mais paga a conta no final,pois de 0,20 em 0,20 centavos o Pais se transformou nisso e hoje os \"VINTE CENTAVOS\" foi a gota d´aguá para poucos pois somos muitos e ainda poderemos fazer mais.E se você não quiser vestir a camisa dos \"NOSSO VINTE CENTAVOS\" pelo menos seja Brasileiro e pense nas mudanças e barulho que esses protestos poderam fazer!!!

    Sim,meus caros a culpa de tudo isso é dos \"VINTE CENTAVOS\"e iremos arranjar muitos vinte para questionar e colocar na balança o que está errado nesse brasil pois o Meus VINTE CENTAVOS NÃO PAGA MEU CONFORMISMO

  13. Daniel disse:

    CAMPANHA POLITICA SEM DOAÇÃO SEJA DE EMPRESÁRIO, SEJA DE PARTIDÁDIO, SEJA DE LADRÃO. POLÍTICO RABO PRESO NUNCA MAIS, VIVA FICHA LIMPA!!!!!!!!!!!

  14. João Vitor disse:

    “JOSE:
    17 junho, 2013 as 3:01 pm
    Tôda manifestação tem lá seu caráter político. Brigar por 0,20 na passagem, deve ser algo pelo qual valha a pena matar ou morrer. Só não entendi, que depois de tantas corrupções denunciadas dos governos do Pt. vcs não tenham saído às ruas como fizeram os caras pintadas no governo COLLOR. Afinal, fizeram estádios até no amazonas para saquear os cofres públicos e vcs só fizeram merda agora ? Afinal, qual a filosofia ? 0,20 ou pacotes e mais pacotes de corrupção ? Sem escolas, sem saúde, sem transportes, inflação, corrupção e vcs brigam por 0,20 ?”

    Caro José,

    “Vcs só fizeram merda agora?” Acorda, quem ainda não fez nada foi você! Quer criticar quem está lutando pra mudar o SEU país usando “vcs” não soa bem.
    “Sem escolas, sem saúde, sem transportes, inflação, corrupção e vcs brigam por 0,20 ?” Concordo parcialmente sua afirmação inicial mas sua sua conclusão foi muito desajustada. Os 20 centavos foram o estopim para toda essa indignação com falta de segurança, saúde e educação. A mesma policia elogiada pelos políticos por sua truculência com os manifestantes não cumpre seu dever quando se trata de criminosos de verdade. Quanto ao descaso com a educação, oque atenua a pobreza dos seus argumentos é que, pelo nível do seu texto, você também é uma grande vítima. Desligue a novela e vá buscar informação de verdade antes de sair por aí falando besteira.

  15. sérgio torres disse:

    O gov. Sérgio Cabral Filho, RJ, aquele que gosta de passear nos jatinhos e helicópteros dos amigos (que nada pedem e nada recebem em troca, bem sabemos), ontem ficou com inveja do Gov de São Paulo e jogou bombas de gás lacrimogênio nas famílias (crianças, inclusive) que estavam em um parque. Triste ter aturar gente assim, inconsequente e irresponsável, governando um estado tão lindo. Não esqueceremos, governador.

  16. ismael disse:

    Pela primeira vez na minha vida senti vontade de ir para as ruas. Pela primeira vez, penso que algo irá mudar pela consciência de uma ação da sociedade. Muita corrupção vinha se acumulando, acredito que é um momento Histórico e que iremos nos orgulhar dele… estou indo para as ruas.

  17. Rafael Oliveira disse:

    E ai estamos nós brasileiros, protestando simplesmente pelo direito de protestar.
    E se der tempo abaixem a passagem do ônibus.

  18. leo cavalcanti disse:

    Só uma ressalva: os protestos começaram em natal, depois que a capital nordestina conseguiu diminuir o valor das passagens de ônibus na cidade e o resultado serviu como exemplo. Apos, através das redes sociais, o movimento se espalhou por outras capitais. Está no site do ‘el pais’ , só pra citar como exemplo.

  19. guilherme disse:

    Eu comentava com a minha esposa, há cerca de um mês atrás, sobre a falta que fazia uma mobilização social que traduzisse a insatisfação do povo. Meu contexto neste papo eram as bandas de rock nacional da década de 80 surgidas em Brasilia – que inspiraram gerações e gerações – cujo contraponto contemporâneo não existia. Até o surgimento destes movimentos contra o aumento do custo de vida, ou a “gota d´agua”. Confesso que não esperava que um dia essa “Gota d´agua” caísse e confesso estar esperançoso de que vários Gigantes tenham sido despertados nestes últimos dias.

  20. arthur sobreira cardoso disse:

    Enfim
    Vejo e sinto o que a bastante tempo anseio, poder se juntar e fortalecer uma voz, a da indignacao, e de nao so ficar em casa assistindo na tv enquanto tudo acontece, pois , esta contecendo e com a gente e nao com os outros.
    nao paremos, nunca, o que comecamos hoje.

  21. Irley Araújo disse:

    Contraditório e paradoxal um governo que se diz ou se dizia popular e lutava contra a opressão de um estado militar tempos atrás e que hoje tem postura de modo análogo, truculento, opressor, covarde. Um ícone da luta das classes trabalhadoras Luiz Inácio (Lula) que foi preso e a Presidente Dilma que foi torturada agora assistem a manifestantes serem tomados de modo avassalador pela força militar. Realmente, as forças da polícia é para guardar aos interesses do Estado, independente de qual bandeira de partido esteja no poder. A vontade tem que ser popular e não de um grupo pequeno, que nem de perto representa o ensejo de quem manifesta.

  22. Julio disse:

    O despertar do gigante poderá ensejar uma mudança jamais pensada pela nossa “elite política”, pois a tomada de consciência nos levará a questionar a péssima qualidade dos serviços públicos prestados aos brasileiros. Ficará claro a incompetência na gestão de tudo que é público. Quem sabe não conseguiremos transformar a CORRUPÇÃO em crime hediondo e mais do que isso, vermos os corruptos cumprindo pena e tendo os seus bens sequestrados. Bom, foi dado o primeiro passo …

  23. Helaine disse:

    Na hora de investir na educação, economizam ate não poder mais. Depois se manisfestam a midia para ressaltar o atos de vandalismos..Haaaa, por favor néh, sinto muito informa que a gente colhe o que a gente planta…

  24. gleydson sao luis disse:

    boa noite eu sou um jovem de 27 anos e estou aqui para solidarizar a todos aqueles que estao lutando por um objetivo pois sei muito bem oq e lutar por algo q vc acredita no ano de 2006 aqui no maranhao elegemos o dr jackson lago a governador fomos as ruas festejamos e demos um grito de liberdade pois o nome da coligacao eu nunca vou me esquecer chamava-se FRENTE DE LIBERTACAO DO MARANHAO e mais no dia seguinte a eleicao aconteceu no meu trabalho um fato curioso ao conversar com um amigo com uma certa idade 61 anos e que votava com sarney desde quando comecou a votar ele me disse algo que eu nunca vou me esquecer ele disse nao sei pra que essa alegria tu acha mesmo q o velho vai deixar ele terminar o seu mandato e eu reponde e logico que sim pois nos vivemos num pais democratico pois e ele tinha razao dois anos depois um governador eleito pelo foi cassado e e desde entao esse dia passou a ser conhecido aqui como a volta da nossa dependencia pois nao somos um estado independete.

  25. Sheila JM disse:

    Protesto do BRASIL .
    Brasileiros estamos certo em manifestar-nos, mas por favor não procure confronto, vandalismo, violência e sem quebra quebra…
    Se manifestem em cima da LEI o susto vai ser grande para o GOVERNO, mas não é só R$0,20, R$3,20, R$3,40 que devemos brigar e SIM, temos muito mais motivos para reclamar, não vamos mostrar para o GOVERNO vandalismo é isso que eles querem! e NÃO VIEMOS AQUI PRA ISSO E SIM PELO MOTIVOS JUSTO PARA UM BRASIL MELHOR.
    Motivos à brigar por eles:
    Corrupção
    Imposto
    Educação
    Escola
    Saúde
    Salario absurdo dos deputados,senadores, vereadores e os outros que estão no planalto e não fazem nada por nós BRASILEIROS.
    Tem muito coisa errada nesse mundo..

  26. DIEGO disse:

    CAROS,
    QUE ESTE MOMENTO VÁ ALÉM DOS “20 CENTAVOS” E QUE SE TRANSFORME NO MOVIMENTO CONTRA O MAIOR MAL DO NOSSO PAÍS: A CORRUPÇÃO.

    A CORRUPÇÃO É O MAL QUE ORIGINA TODAS AS MAZELAS DO NOSSO PAÍS: SERVIÇOS PÉSSIMOS NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA, ETC.
    O BRASIL TEM DINHEIRO SUFICIENTE DEVIDO À ARRECADAÇÃO ABSURDA DE IMPOSTOS, MAS O PROBLEMA ESTÁ NA FORMA COMO É UTILIZADO. GRANDE PARTE DESSE DINHEIRO VAI PARA O ESGOTO DA CORRUPÇÃO. E QUE ESTÁ POR TRÁS DA CORRUPÇÃO?
    SEM DÚVIDA ALGUMA, DOS 3 PODERES O MAIS CORRUPTO É O LEGISLATIVO. É LÁ QUE TODAS AS LEIS SÃO MANIPULADAS PARA ATENDER AOS ANSEIOS DE POLÍTICOS CORRUPTOS. A FIGURA DO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO JÁ DIZ TUDO: RENAN CALHEIROS, INDICIADO POR VÁRIOS CRIMES E AINDA ESTÁ LÁ. HOMEM DE CURRÍCULO MANCHADO POR SAFADEZAS. E O QUE DIZER DE UM CONGRESSO QUE INSISTE EM MANTER LÁ DENTRO CORRUPTOS JÁ CONDENADOS PELO STF (GENUÍNO E AQUELE JOÃO SEI LÁ O QUE)???

    CHEGA! CHEGA!
    A HORA É AGORA!!! TODOS NA RUA!!! TEMOS QUE INVADIR AS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS, SEM VIOLÊNCIA, PARA QUE NOSSA VOZ SEJA OUVIDA. O POVO É QUEM MANDA NO BRASIL. REFORMA POLÍTICA, JÁ!!! CHEGA DE DEPUTADOS E SENADORES SE PERPETUAREM NESSES CARGOS ATÉ O FINAL DE SUAS VIDAS ENRIQUECENDO ILICITAMENTE. CHEGA DE SARNEY, COLLOR, MALUF!!!! CHEGA!!!!

    A REFORMA POLÍTICA TEM QUE LIMITAR UM TEMPO MÁXIMO PARA DEPUTADOS E SENADORES OCUPAREM ESSES CARGOS. 513 DEPUTADOS PARA QUE? PARA GASTAR MAIS DE NOSSO DINHEIRO????? 50% DELES SÃO INÚTEIS. CHEGA DE MORDOMIAS EXAGERADAS PARA OS CONGRESSISTAS QUE GASTAM MILHÕES PARA EMPREGAR SEUS AMIGOS E FAMILIARES INCOMPETENTES.

    REFORMA POLÍTICA, JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Alex disse:

    Excelente crítica! contundente! É exatamente isso! FINALMENTE O GIGANTE DESPERTOU! ACORDA BRASIL! VAMOS PROTESTAR! SEM VIOLÊNCIA! CHUPA DILMA! E SUA CORJA PETISTA DESGRAÇADA! O PT É A VERGONHA E A ESCÓRIA DO BRASIL!!!

  28. Renato C disse:

    Não são R$0,20 a mais na conta, são os 20 centavos que sobraram no seu bolso depois de pagar caro por serviços de péssima qualidade….

    20 centavos é o que sobrou depois de bilhões de gastos públicos para uma Copa de prioridade e importância duvidosas…

    José, sobre sua dúvida a respeito das corrupções do PT, este povo que está agora manifestando e comandando/puxando este bonde talvez nem tivesse idade para fazê-lo na época do mensalão.

    Trata-se de uma nova geração que repudia tudo isto que está aí, isto é, um sistema político que não representa o povo e não apresenta nenhuma perspectiva de mudança pelas vias do voto, pois a estrutura é falha (voto proporcional e obrigatório num país semi-analfabeto e sistema público educacional horrendo).

  29. Mirela disse:

    O que pensam estas pessoas?

    Gastam milhões em coisas desnecessárias, mandam dinheiro para países pobres… roubam muito…

    Estes são os nossos políticos.

    Frise-se que foram escolhidos pela maioria. Ou podemos pensar que as urnas eletrônicas são uma fraude… quem garante?

    Se o brasileiro hoje “tem” dinheiro para o celular, a roupa de marca, o tablet e não tem saúde, DE QUEM É A CULPA?

    Esse povinho recebeu pão e circo e ficou feliz…

    Agora tem que protestar nas ruas, e buscar o que já devia ter sido buscado a muito tempo.

    PATRIOTISMO, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, TRABALHO, HONRA.

    Espero que o Brasil aprenda com seus erros!

    Abraço,

  30. Márvio F. Chedid disse:

    O copo transbordou, foi isso! Ninguém aguenta mais tanta corrupção e tanta falta de moral e civismo de nossos representantes… 0,20 centavos pesam e tranbordam o tamanho da roubalheira destes que nos governam e criam suas próprias regras para se beneficiarem do poder! Uma vergonha o que fizeram com a educação e saúde de nosso povo, temos que agora dar uma resposta nas urnas, já que somos obrigados a isso também. Muda Brasil!!!

  31. Igor disse:

    Reforma política e tributária já!!!

  32. Arthur disse:

    Contra uma forma de agir contra a corrupção, vamos reforçar a petição do Avaaz sobre o foro privilegiado. Devemos também, se possível, iniciar um projeto de lei de iniciativa popular.
    https://avaaz.org/po/petition/Fim_do_Foro_Privilegiado_JA

  33. Thiago disse:

    26 de Junho – Passeata dos cem mil 2.0 – Reforma política e tributária já. – “O que nós queremos é que as ideias voltem a ser perigosas”

  34. eron disse:

    Pq vc só cita são paulo?

  35. Realmente o gigante acordou, como estou feliz, nem um evento esportivo tão importante quanto este foi capaz de minimizar os anseios do povo Brasileiro por justiça, respeito e desprezo pelo maior patrimônio do Brasil o povo brasileiro.

    Enquanto jogadores, deputados, ministros, presidentes forem mais importantes que os professores estaremos cada vez mais afundados nesta falsa democracia hipócrita. Vamos abdicar o povo brasileiro desta oligarquia corrupta.

    O GIGANTE ACORDOU……..

  36. MAGALI T. Fumioka disse:

    Ontem, pela primeira vez depois de muito tempo provei de um sentimento que a muito tempo não sentia e que acreditava nem lembrar mais, senti orgulho do Brasil , do povo brasileiro e melhor , de pertencer a essa nação. Obrigada a todos que saíram as ruas ontem e deram um exemplo de cidadania manifestando-se sem violência , com argumentos mais do que justos e em prol de um Brasil maior. A imagem de vcs caminhando sobre a ponte foi linda e ficará guardada em nossa memória e em nossos corações por muito tempo. Espero que esse movimento se fortaleça cada vez mais e que seja cobrado do de nossos governantes os vinte centavos que a muito tempo é roubado do povo brasileiro, principalmente daqueles que trabalham, pagam impostos e nada usufruem. Parabéns e que os protesto continuem.

  37. Laís Santos disse:

    É isso , juntos somos mas fortes. Que lutemos por nossos direitos ,não é favor .É DIREITO.
    Impostos abusivos, tarifas caras , salário verdadeiramente mínimo, saúde publica precária, falta de segurança…Eis que chegou o tempo de mudança… Vamos juntos , vamos todos para as ruas fortalecer a massa , com objetivo de melhoria em nossa Pátria Amada Brasil…

  38. Fabio Nery disse:

    Caros compatriotas:

    Inicialmente é preciso eliminar das nossas cabeças aquela inadequada percepção noveleira de “bem e mal”. Diferentemente das novelas, a vida real não é composta por pessoas boas e pessoas más. Todos praticam atos corretos e atos inadequados durante qualquer situação da qual participe.
    Partindo daí, precisamos ter a consciência de que em confrontos entre manifestantes e polícia há erros e acertos de ambas as partes!! Chega de achar que um lado é coitadinho e o outro é opressor!
    É preciso, até mesmo para que o protesto seja válido, que o movimento extirpe de suas entranhas os baderneiros, depredadores e vândalos, que nada mais são do que BANDIDOS covardes, que se usam da “proteção” que a camuflagem do povo lhes fornece, para infringir a lei e fazer aquilo que sempre tiveram vontade de fazer.
    Por outro lado, é necessário que o comando da polícia efetivamente puna exemplarmente aqueles policiais mal preparados, que possuem a autorização do estado para utilizar armas e, covardemente, as utilizam de forma inadequada. Da mesma forma estes indivíduos são BANDIDOS e não policiais.
    Então, precisamos entender que a polícia precisa fazer o papel dela, qual seja, garantir a ordem e evitar que QUALQUER pessoa infrinja a lei. O direito de protesto não autoriza ninguém a infringir a lei, que garante o direito a manifestações PACÍFICAS e quando a manifestação deixar de ser pacífica, com depredações, pichações e incêndios, a polícia não só pode, como tem o dever de agir.
    Da mesma forma, o povo tem o direito, e o dever, de se manifestar, de forma pacífica, sem limitações de ordem política, não sendo dispersada a manifestação que fizer sem um motivo amparado pela legislação vigente.

    Vivemos em um estado democrático de direito, que como o nome diz, pressupões a PARTICIPAÇÃO DO POVO e o RESPEITO ÀS LEIS. Sempre que algum destes pressupostos for suprimido, não haverá manifestação e sim baderna; bem como não haverá restauração da ordem e sim abuso de autoridade!

    Assim, meus caros, para todos os que tiverem paciência para ler o que aqui escrevi, peço apenas que entendam que por muito tempo esperei que o “GIGANTE” acordasse. Agora além de estar muito feliz em ver meus compatriotas agindo para mudar o país, tenho a total consciência de que somente mudaremos para melhor se fizermos a nossa parte dentro do Estado democrático de direito, respeitando as leis. Fora bandidos!! vocês não nos representam, e não tem o direito de nos oprimir! Viva o povo Brasileiro.

  39. Denison disse:

    OH! COMO É GOSTOSO VER OS ESTUDANTES NOVAMENTE NA VANGUARDA , BRIGANDO PELOS DIREITOS DOS SEUS PAIS E FILHOS MESMO SEM OS TER , NOS FAZ ACREDITAR QUE SEMPRE TEREMOS QUEM PINTE Á CARA EM DEFESA DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, E MOSTREM A ESSES URUBUS DE PLANTÃO, QUE O GIGANTE DESPERTOU E QUE O BOI NÃO TÁ MORTO

  40. Gabriel Neves disse:

    Demorou para acontecer, mas agora não pode parar, agora tem que aumentar esses protestos cada vez mais em numero de pessoas e na intensidade dos protestos, claro que sem violência, as coisas irão mudar.
    E não só tarifas de ônibus, muitas outras coisas…..
    E como você disse, FINALMENTE despertou… e espero, que não volte a adormecer.

  41. Cris disse:

    É isso aí ! Vamos nos mobilizar. Qdo a chapa esquenta pro lado dos políticos, é só botar a turma do porrete em cima pra acalmar a situação loguinho, mas … mas… mas… qdo eles vem que o eco brada ainda mais forte, esses mesmos políticos recuam rapidinho. Nós já conhecemos essa tática há mto tempo… é hora de arrumar outra mais moderna. Aliás, seria uma excelente oportunidade de levantar a bandeira da desmilitarização das polícias em âmbito nacional. Como diria o Giovane: Vamu lá moçada ! ! !

  42. josé Ribamar Alves da Silva disse:

    Vou te contratar pra fazer um filme,mas só se for do chapeuzinho vermelho pois vc tem uma imaginação doentia.E bom ser jornalista pois escreve só besteiras.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade