O Vencedor
Que atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ser famoso. Experimentar no cotidiano os mimos e as regalias reservados às grandes estrelas, cercar-se de conforto, sorrisos e privilégios por onde passa e viver os dias como quem flana por uma interminável área VIP. Sonho de muitos, realidade para poucos, diriam os mais sensatos, ou ainda aqueles que não conhecem o ‘Cidade dos Famosos’. O lançamento, de nome sugestivo, é um jogo 100% nacional, desenvolvido para Facebook e concebido aos moldes de Farmville, exceto pelo fato de que, ao invés de plantar abóboras e presentear os amigos com unicórnios, cultiva-se o sucesso. Na prática, o jogador assume o papel de um empresário de celebridades que tem como missão conduzir seus pupilos (modelos, apresentadores, atores, atletas, etc.) ao estrelato. As chances de atingir este objetivo dependem da habilidade para definir estratégias e explorar a cidade virtual onde os personagens buscam as melhores oportunidades para despertar a atenção da mídia, seja dando pinta no shopping, frequentando o point da praia ou deixando-se fotografar pelos paparazzi numa ida ao salão de beleza.
Para escolher as tarefas mais adequadas aos objetivos profissionais de cada um dos aspirantes à fama, é possível contar com o luxuoso auxílio de celebridades do mundo real, ou seja, gente que realmente entende do assunto, tal como a atriz Giovanna Lancellotti, a apresentadora Adriane Galisteu e o hair stylist Antônio de Biaggi. Segundo os responsáveis por ‘Cidade dos Famosos’, a receita para obter êxito foi escolher um tema que se associasse à realidade do país, neste caso, a obsessão generalizada por alcançar a fama. Estão previstas ainda ações promocionais e concursos exclusivos, que propiciam aos participantes acesso a eventos em que terão a possibilidade de sentir-se na pele de um famoso de verdade. Nos próximos meses, estará disponível também uma boutique voltada a oferecer roupas e acessórios para customizar os personagens, e assim aumentar seus apelos diante das lentes. Atualmente, pouco mais de 50.000 usuários estão inscritos no jogo, entretanto a meta dos realizadores é a de que, em 12 meses, sejam nada menos do que 2 milhões de jogadores.
Longe de ser novidade a utilização de games para emular ambientes virtuais de aprendizado, ou mesmo servir como plataformas para captura de potenciais consumidores de produtos ou serviços ofertados na vida real; o que, no entanto, salta aos olhos em ‘Cidade dos Famosos’ é a percepção bastante acertada de seus idealizadores de que a busca incessante pela fama, para muitos brasileiros, assumiu ares de obsessão. Se toda brincadeira tem um fundo de verdade, os flagelos de nossa época estão expostos nas atividades previstas pelo jogo, ou seja, na premissa de que alcançar notoriedade é a justa recompensa para quem, por exemplo, sabe escolher com maestria os lugares que precisa frequentar para ver e ser visto. A fama, portanto, não seria a medalha de ouro ao fim da jornada, o reconhecimento por empenho ou talento, mas sim o objetivo em si, desprovido de qualquer mérito que não o senso de oportunismo. Ok, ok, não é preciso lembrar que trata-se apenas de um jogo sem maiores ambições além do presumível entretenimento, mas não se pode deixar de notar que aí está mais uma evidência do potencial que o tema em questão tem de mobilizar, sobretudo o público mais jovem.
Sempre me intriga a célebre frase – normalmente entoada por uma parente emocionado – que serve como alento para aqueles que porventura são eliminados dos reality shows.“Fulano é um vencedor”, dizem com voz embargada e lágrimas nos olhos, sem deixar claro exatamente o porquê do elogio. A mim parece que a vitória a que se referem é a de, em meio a milhares de inscritos, terem conseguido atrair a atenção dos selecionadores do programa, ou então por terem sabido deixar prevalecer suas melhores porções na frente das câmeras. Seja por qual razão for, a convicção de que muitos são os que pensam dessa maneira respalda minha certeza de que ‘Cidade dos Famosos’ possui todos os elementos para transformar-se num enorme sucesso. E quem duvidaria disso?