Aonde os calos apertam
Essa semana um fato trivial da convivência doméstica ressaltou o que seguramente pode ser considerado como um dos mais evidentes aspectos capazes de diferenciar os gêneros masculino e feminino: a atenção que cada um destes dispensa ao que calça. Salvo pontuais exceções, não seria exagero afirmar que homens costumam se contentar em dispor de 4 ou 5 pares de sapatos, quando muito (inclusos chinelos e tênis), tidos como mais do que suficientes para conduzi-los a seja qual for a ocasião. Já as mulheres…
Bem, a minha, que está longe de poder ser classificada como consumidora voraz de tais acessórios, se dizia impossibilitada de comparecer a uma festa, visto que a roupa recém comprada não combinava com nada apresentável para cobrir os pés. A fim de solucionar o dilema, cogitou que, antes da festa, fizéssemos uma escala estratégica no shopping. Enquanto avaliava a proposta e cogitava alternativas menos emocionalmente dispendiosas, me senti como o Shrek chafurdando na lama ao constatar que, naquele instante, calçava o que julgo ser meu melhor par de sapatos, o mesmo, inclusive, que utilizara horas antes para ir ao supermercado.
Sim, porque homens, quando gostam muito de um determinado sapato, passam a usá-lo todos os dias, ao contrário das mulheres, que os poupam para situações especiais. Talvez por esta razão nunca se tenha ouvido falar de príncipe ou magnata que possuísse coleção de sapatos à altura sequer do closet de uma das integrantes da série “Sex and the City”. Muito menos de amigos, que a exemplo de Carrie Bradshaw e suas fiéis escudeiras, combinassem de ir juntos a uma sapataria em liquidação para afogar as mágoas.
Sendo pai de um menino e de uma menina, provavelmente não poderei estender aos meus filhos o saudável hábito que havia na casa dos meus pais, o de repassar, de um irmão para o outro, bons sapatos com pouco uso. Eu até tento investir em cores e modelos híbridos, muito embora o mercado de calçados infantis pareça sempre estar mais motivado a apostar no binômio azul e rosa. A despeito de pais preocupados em não torrar fortunas em sandalinhas que se perdem em poucos meses, me parece natural que a maioria das pessoas prefira não suscitar dúvidas sobre a que gênero se destinam os sapatos que usam.
A princípio não foi o que pensou minha mãe quando, anos atrás, resolveu me presentear com um modelo de calçado que poderia ser definido como impermeável e “unissex”. Dizia ela que o sapato se ajustava tanto ao solo pedregoso de recifes e cachoeiras, quanto a homens e mulheres. Acreditando na força da novidade, levei-o comigo para um final de semana em Mauá, de quando guardo vívidas na lembrança as sensações de fazer laminha entre os dedos e de ser observado com desconfiança pelos locais, aparentemente despreparados para compreender o conceito libertário do dito sapato anfíbio.
Para me confortar, minha namorada na época alegou que, na França, é comum se deparar com rapazes trajando suas Melissinhas, mas desconfio que isso não seja verdade. Ao menos quanto aos sapatos, continuarei acreditando que homens e mulheres habitam planetas distantes; a não ser, claro, que alguém me convença dos benefícios de se passar uma noite inteira com os dedos espremidos sobre o salto agulha de um scarpin.
Texto incrível! Muito engraçado ler uma observação tao suscita e verdadeira que partiu de um homem… srsrsr A igualdade dos sexos se encerra na distancia dos planetas de homens e mulheres em relaçao aos sapatos!
Acho que não existe benefício algum, mas boa parte das mulheres acha gratificante o esforço. Eu mesma não tenho um par de sapatos de salto alto. E acho isso muito mais gratificante do que bolhas nos dedos no final da noite. parabéns Bruno, textos cada vez mais criativos.
Adorei!! realmente as mulheres acabam comprando sapatos pela beleza… preferem passar a noite toda com dor, mas exibindo um belo par de “pisantes”. O pior de tudo é que nós mulheres nos arrumamos para outras mulheres e não para os homens…
Levante a mão quem nunca presenciou uma mulher, em frente as suas dezenas de sapatos, sandálias e suas variantes, dizer desesperadamente: Eu não tenho o que calçar!!!
Ás vezes acredito que calos nos pés causam cegueira…ou isso será olhos solidários tentando salvar os pés de serem esfolados uma vez mais?
Enfim…Valeu pelo post!
P.S.: Não aguentava mais os signos: “Serpentário Ser ou não ser? eis a questão!”(Isso é coisa de gente colorida)
Adorei, foi sensacional sua observação,!!
Nunca tinha analisado quantos pares de sapatos por exemplo, meu namorado tem, olhei no armário dele e vi apenas 2 pares de tênis, uma chuteira e 2 havaianas, sendo uma já bem surrada. Enquanto eu, que nem sou tão compulsiva assim, só de havaianas devo ter umas 6, mas uma mini-coleção de tênis, outra de saltos finos, outra de plataformas e assim vai…
Agora que percebi o quanto que os sapatos são tão importantes pra nós mulheres, e para os homens talvez seja menos importante que uma meia…
Nunca vou entender vocês! rs
Oii Bruno.
Muito bom o seu texto, como eu já disse aqui em outras vezes, você consegue transformar coisas e situações corriqueiras em “piadas”, pra gente rir de nós mesmos que passamos pelas situações.
Tenho que dizer que sou fissurada em sapatos. Se eu pudesse tinha um pra cada dia de trabalho. Adoro comprar e ter vários.
Não sou consumista voraz, mas gosto de ter vários. Meu namorado se sente que nem você, quando saímos pra comprar ou então dou pequenos chiliques dizendo que meu sapato não está combinando…
Bom, eu não sou mãe ainda, mas não pretendo passar esse “pequenino” defeito pra minha filha…
Mais uma vez, quero dizer que Te amo e que adoro seus textos. E que eu queria muito ouvir sua voz…
P.S.: Que meu namorado não leia. Ele tem ciúme de você e dos outros Hermanos.
Beijos.
Ameei o texto!Muito bem escrito e com ótimas observações muito verídicas por sinal.Mas só quem é mulher e ama sapatos sabe como é bom colocar novos e lindos pares de sapatos nos pés, a roupa pode ser simples que fica linda, vc pode ser feia que se senti a Gisele Budchen,é quase a mesma sensação de comer chocalates, um prazer imenso.Portanto é sim, muito gratificante usar sapatos de salto alto, aperta os dedos e tudo mais, não pelos outros, mas por nós! =]
Como sempre, excelente texto e mais uma verdade universal. Porém, quando gosto de alguma coisa, acho legal usar em uma ocasião especial…
Você deveria postar mais vezes Bruno. Muito bom começar a semana “lendo você”…
Abraços…
Realmente, homens são de Marte, mulheres são de Vênus. Um sapato não é somente um calçado. Ele proporciona FELICIDADE, poder em algumas situações. O salto que deixa as mulheres lindas, as cores combinando com a roupa e contrastando com a bolsa e o cinto, as tiras que envolvem os pés deixando-os mais sensuais, os novos saltos com amortecedores, as fivelas, até o cheiro de um sapato novo é delicioso. As botas então, nem se falam… quando chegam nas vitrines é um frenesi total. Qual o homem que não olha para uma mulher de botas? Os sapatos despertam olhares, as mulheres se sentem desejadas com um novo sapato. A questão não é o sapato, mas a sensação que ele proporciona!
Na minha infância o que eu usava era somente as famosas sandálias ortopé e o all-star preto! Ambos unisex!
Ontem minha namorada, após se queixar das dores nos pés por ter ido a um show de salto alto, me perguntou “porque que as mulheres teimam em usar salto alto?”
Eu me contive em apenas rir.
Mas já disse uma vez que os sapatos são as últimas coisas que um homem repara numa mulher, a não ser que goste de usar sapatos femininos!
Mulher de vestido e salto alto é bonito de se ver! Mas eu adoro ver minha namorada de sandália baixa, com os pés à mostra.
Bom, vocês entendem de combinação de roupa x sapato.
Eu, apenas de adimirá-las!
Bruno, excelente texto! Não é à toa que você é um Barba!
Que texto maravilhoso Bruno, muito engraçado, e com uma visão masculina incrivel. As vezes me pergunto pra que tanto sapatos se não vou usar nem a metade,não sou uma centopeia?? Mas se vou a uma sapataria acabo não resistindo e comprando mais um..É sina de mulher, não adianta!
Abraços!!
Sou traumatizada com sandálias de salto alto, plataforma ou agulha não gosto. Teve uma vez que comprei uma sandália de salto agulha especialmente para ir num aniversário de 15 anos. Aquela foi a unica vez q usei a sandália. Adoro usar rasteira apesar de não ser muito satisfeita com minha altura prefiro o conforto rsrs!Mas tenho que admitir que os saltos altos são bem mais lindos, e de vez em quando é interessante usar nem que seja por meia-hora para depois tirá-los ficando com os pés descalços até o fim da festa! hahaha
Adorei o texto, mas me senti assustada! Eu simplesmente detesto comprar sapatos (será que sou de outro plantea?), talvez por trabalhar (obrigatoriamente) de salto e em pé, não tenha desenvolvido essa paixão por pisantes.
Agora quanto ao seu post no twitter, não sei não mas tenho 99% de certeza que eu prefiro futebol aos domingos a um passeio no shopping atrás de sapatos! Alguns diriam sorte do sue namorado, outrros diriam, eu hein!
Texto massa!
Olá,
Legal o post ! E, vale a pena ficar com os dedos espremidos, só as mulheres sabem a sensação de usar um salto alto
Abraço,
Jú.
Sou fissurada em sapato, mas no meu caso apenas all star! Eu adordo um chinelo havaiana, uma rasteirinha e um all star. Não sou compulsiva, mas por isso sempre que preciso ir a algum lugar que exija um salto, fico desesperada, de ter que usar e de ter que comprar um….qse sempre pego emprestado com uma amiga! rsrs E como a Amanda prefiro um futebol aos domingos do que uma ida ao shopping comprar para sapatos.
Parabens Bruno, post maravilhoso como sempre!!!
Nem me fale em saltos!
Essas fotos q vc consegue são mto boas!
‘E como esse mundo feminino, em relação aos sapatos, é misterioso.’
Post bacana Bruno, parabéns.
Eu afogo as mágoas comprando sapato. É claro que não adianta. rsrsrrsrsrsrrsrs
Adorei o texto. Mulheres amam sapatos e amam homens que observam e elogiam seus sapatos. Este ultimo final de semana, fui com meu noivo e minha irmãs no Território do Calçado em Jaú/SP. Uma loucura, sapatos lindos e baratissimos – liquidação total. Somente eu, não resisti e comprei 7 pares. Ao todo compramos 24 pares!!!! Foi uma festa!!! Em julho voltares para a Liquidação de Inverno!!!
Po Bruno, aqui onde eu moro teve uma época que os caras todos usavam uma melissinha transparente….o ó.