ter, 25/08/09
por Bruno Medina |

É, essa história do sumiço do Belchior tem tudo para assumir contornos ainda mais folhetinescos. Desde a exibição da reportagem, no Fantástico de domingo passado, especulações e enredos mirabolantes têm sido cogitados como possíveis explicações para o mistério. Não demora e alguém dirá que o cantor foi abduzido por uma civilização extraterrestre aficionada por música brasileira, ou que ingressou numa seita religiosa, cujo profeta o convencera a abdicar da vida pregressa.

Teorias menos fantásticas, no entanto, relacionam sua ausência ao súbito desejo de cair na estrada sem dar satisfações ou, quem sabe, à tentativa de atrair um pouco de atenção para a própria carreira. A despeito da justificável preocupação de familiares, amigos e fãs, o que realmente intriga a maioria das pessoas é o fato de que Belchior desapareceu sem deixar vestígios.

Como todos sabem faz uns quinze anos que não é mais permitido a qualquer pessoa pública escafeder-se. Por mais obscuro ou longínquo que seja o rumo seguido, e por menor que tenha sido o período de exposição na mídia, há sempre uma câmera fotográfica, de celular que seja, disposta a revelar paradeiros improváveis. Informações atualizadas associam a aparição mais recente de Belchior ao relato de alguns conterrâneos que estavam de passagem por Colônia de Sacramento, Uruguai, em junho último.

Na ocasião o compositor cearense comentou seus planos de produzir um DVD com imagens da América Latina (?), o que teria soado inconsistente aos ouvidos do grupo de promotores com quem conversou. Talvez a prática do ofício, que os obriga a colher depoimentos com frequencia, tenha corroborado para que levantassem suspeitas sobre a veracidade do que lhes era dito. Mas, afinal, que motivação teria Belchior para mentir?

Estaria ele fugindo de alguém? Afogado em dívidas que o obrigaram a deixar tudo para trás, ou será que, após tantos anos, cansou-se de lutar por um lugar ao sol da MPB? A elucidação do caso ainda parece distante, mas tenho razões de sobra para acreditar que um dia iremos rir disso tudo. Visto que a aparição “papagaio de pirata” no Fantástico me qualifica como testemunha, eis o que penso:

As duas vezes em que estive com Belchior – na gravação do Altas Horas, em 2003, e num show que fizemos juntos no Rio três anos depois – foram suficientes como prova de que trata-se de um sujeito extremamente espirituoso. Um piadista nato, conversador, daqueles que sempre tem um “causo” para contar. Não me espantaria descobrir que seu desaparecimento é na verdade um grande sarro, uma bem-humorada tentativa de concentrar olhares e angariar novas plataformas de divulgação para o período “pós-sumiço”. A estratégia seria semelhante à adotada por Joaquim Phoenix, aquele galã hollywoodiano que tenta nos convencer de que surtou.

Se estiver vivo, e Deus permita que sim, a essa altura o bigodudo já deve saber que está sendo procurado. Mesmo que não tenha querido sumir de maneira intencional, se não veio até agora a público esclarecer os boatos é porque também não lhe interessa encerrar as buscas por notícias suas. Vai ver que Belchior apenas decidiu brincar de Wally, aquele andarilho de blusa listrada e gorrinho que adorava se esconder pelos quatro cantos do mundo, lembram? Assim sendo, ganha o jogo quem estiver atento as pistas; a começar pelo carro abandonado, há quase um ano, no estacionamento do Aeroporto de Congonhas: pô, o maior sucesso do cara se chama “Medo de Avião”!

compartilhar

25 comentários sobre “”

  1. Oca Oca Herta disse:

    “civilização extraterrestre aficionada por música brasileira” hahaha ótimo.

    Poxa, mas que pobre isso. Se o Belchior resolveu sumir só pra fazer piadinha e burburinho eu vou ficar decepcionado. Ele não precisa disso. Seu trabalho é consistente e profundo. O mérito dele já foi reconhecido. Como interprete, compositor e artista visual.

    Mas se ele queria realmente ressurgir chamando atenção, ele poderia é fazer um disco muito bom de inéditas, talvez ao vivo, talvez acústico, talvez na MTV. Com boas participações, cenários inspirados na suas obras plásticas. Sofisticado e jovem. Dar uma de Caetano, sacou? Ele tinha tudo pra estar na moda. Belchior é cult.

    Agora, se ele queria sumir ele deveria ter liquidado seu patrimônio e não ter dado uma cabeçada no vidro e deixado pra trás carros, dívidas e dúvidas.

  2. LU disse:

    OI BRUNO!!!!!!!
    DE REPENTE ESSA E UMA FORMA DE REAPARECER, OU SIMPLESMENTE DA UMA FUGIDINHA, ALIÁS, E QUEM NUNCA TEVE ESSA VONTADE?
    BJU BRUNO!!!!!!!!!!

  3. Será uma caça-ao-tesouro? HAHAHAHA! Só sei que eu tava achando que era um pagodeiro qualquer que tinha sumido e quando vi, era o Belchior! Mas acho que o motivo mais plausível é de chamar atenção pra carreira mesmo… Bom, espero que sim :)

  4. Renato disse:

    VOLTA LOS HERMANOS

    parabens pelo blog
    muitos posts massa

    VOLTA LOS HERMANOS

  5. Renato disse:

    Teu blog ta foda kra
    parabens volta los hermanos
    que tenho certeza que vai melhorar

  6. Flávia disse:

    Se você vier me perguntar por onde andei
    No tempo em que você sonhava
    De olhos abertos lhe direi
    Amigo eu me desesperava..

    Beijos

  7. Tiago Medina disse:

    Belchior por Belchior: “Se você vier me perguntar por onde andei no tempo em que você sonhava…”

    Deixa ele dar uma banda! E que o Fantástico arranje pauta melhor do que fazer sobre o ‘sumiço’ de alguém que não dá as caras há dois anos…

  8. Larissa Quixabeira disse:

    Desde que vi a matéria no Fantástico de domingo, estava só a espera do seu post.
    :)

  9. ana carolina de lima albertino disse:

    Tenho só 18 aninhos, mas herdei do meu pai a paixão pelas letras fantasticas de Belchior, ja fui a 2 shows dele, e a tempos procura notícias de shows aqui pelo Rio, mas nda!
    qndo vi a reportagem no fantastico nem acreditei, mas não sei pq algo me faz sentir que ele está na França, rsrsrs
    pq? Não faço a menor idéia, espero decobrir logo o paradeiro deleeeeeee

  10. Tahyana disse:

    Medina,

    Eu infelizmente, não consigo pensar de uma forma positiva sobre esse sumiço.O mundo está de um jeito, que é mais fácil se pensar o pior. Tomara que não. Eu gosto demais do trabalho do Belchior.

  11. Kamila disse:

    Não acho que ninguém suma para chamar a atenção para a sua carreira. Acredito que Belchior cansou de alguma coisa! Algo foi o estopim para ele sumir, para ele desaparecer sem deixar algum rastro ou sem entrar em contato com os entes queridos!

  12. belchior passou em minha rua semana passada..
    ele teve na casa de um tio meu…não sabia dessa estória..muito estranho..agor anão sei pr aonde ele foi

  13. kmila disse:

    Semana passada antes da matéria do fantastico, estava comentando justamente sobre o Belchior com uma amiga de trabalho, falando que fazia muito tempo que ñ se tinha noticias dele, chegamos até cogitar sua morte. De certa forma eu o entendo as vezes estamos tão cheios de tudo, que chega-se ao ponto de fugir, ñ no sentido figurado da questão, no sentido literal mesmo. Talvez ele estivesse querendo se encontrar. Só que ai ele se perdeu de todo mundo enfim.

  14. Manuel disse:

    Nem uma coisa, nem outra!
    Não é Belchior que está querendo “aparecer”, desaparecendo!
    A mídia tá querendo pauta pra semana, ou pro mês inteiro…
    Simples!

  15. Rafael S. disse:

    Provávelmente ele não foi pra muito longe, afinal, tem medo de avião…. ou então finalmente perdeu o medo!
    Que é um genio da mpb ninguém pode negar.

  16. Diego Cruz disse:

    Belchior está em Recife, pra ser mais específico… Hospedado em minha casa compondo músicas novas.

  17. Carmen Reis disse:

    Excelente cantor da MPB, logo, logo ele estara de volta.

  18. Poliana disse:

    Só estou passando aqui, pra dizer q to assistindo pela milésima vez o DVD do Los Hermandos.
    Adoro muito!!!!!!!
    Conversa de Botas Batidas neste DVD é perfeita, toda vez que vejo dá vontade de chorar!!!!!!
    Show!!!!!! Como eu queria ter estado lá neste dia….

  19. raquel disse:

    ócio criativo!!!!kkk

  20. André disse:

    Existem rumores de que essa longa ausencia é para cultivar além daquele imenso bigode, uma barba proeminente e assim ao voltar propor a sua entrada no Los Hermanos com uma turnê em todo Brasil. Imagina o Camelo e ele cantando em dupla? “Foi por medo de avião, que segurei a primeira vez a sua mão”

  21. Caetano disse:

    O Belchior foi no Programa do Jô no ano passado. Lembro-me de ter visto a entrevista. Conferi agora na página do Programa do Jô na globo.com e lá consta que a entrevista foi exibida em 12/09/2008.

  22. Oca Oca Herta disse:

    Realmente eu lembro de tê-lo visto no Jô com cabelo acaju há pouco tempo. O programa deve ter sido gravado lá pelo dia 09/09/08. Então na verdade não tem nem um ano da última aparição na TV dele. Acho que esse burburinho é muito impreciso beirando a irresponsabilidade. As informações não estão claras, acho que rolou um furo – no mal sentido. Não posso falar muito sobre isso. Será que ele sempre teve um contato tão próximo com a família pra eles darem tanta falta? E com esse empresários? Rapaz latino-americano sem dinheiro do banco e vindo do interior é o que não falta no Brasil. Acho que nem sumiço existiu. Só espero que ele não acabe na Sonia Abrão chorando pitanga.

  23. b morgado disse:

    AEEE! Bruno, fala a verdade! Vc já sabia onde estava o Belchior, né! auhauhauhauhauhuha

  24. Luciana disse:

    sAI FORA bELCHIOR! cERTAMENTE TA TD ARMADO… JA JÁ ELE LANÇA UM cD E tD MUNDO COMPRARÁ!! nÃO SE ILUDAM!



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade