2 + 2 = 4
Apesar de pouco me dedicar ao cinema neste espaço, subitamente senti vontade de palpitar sobre os indicados para as principais categorias do Oscar 2009. Longe de ser um especialista no assunto e desprovido de qualquer preparo além da intuição, me aproprio do senso comum na tentativa de indicar (sem hesitar) os vencedores deste ano.
Mesmo não tendo assistido a nenhum dos filmes em questão –a exceção de “A Troca”- , e ainda sim mais por força das circunstâncias do que propriamente por interesse genuíno, de cara antecipo aos curiosos que Angelina Jolie não será agraciada com a estatueta de melhor atriz por este papel. Nada contra a moça, mas convenhamos que aqueles lábios demasiadamente carnudos por vezes chegam a comprometer a credibilidade em seu talento.
Além disso me parece cristalino, assim como também deve parecer à maioria dos cinéfilos, que sair vitorioso de uma cerimônia da tradicional premiação tem menos a ver com atuações e mais com o cruzamento de critérios tais como hierarquia e política. Os resultados dificilmente contrariam esta lógica cartesiana, e quando se dá algo próximo de uma surpresa, por assim dizer uma “zebra”, era uma com a qual todos já contavam.
A verdade é que no Oscar nunca houve espaço para o imponderável, e isto eu afirmo com igual certeza de que no dia 22 de fevereiro Jack Nicholson estará sentado na primeira fila do Teatro Kodak, aparentando ter tomado “umas a mais”. Na mesma noite testemunharemos o ataque histérico do vencedor emotivo, as piadas meio sem graça do apresentador da cerimônia, o discurso longo do cara pouco importante, os números musicais cafonas/apoteóticos e a fina ironia dos que sabem não ter nenhuma chance de ganhar.
Nada do que foi citado, no entanto, é capaz de ofuscar o brilho da festa. Afinal que graça teria o Oscar caso fosse um prêmio constantemente concedido aos azarões? O sucesso de público que justifica uma audiência de bilhões de telespectadores no alto de sua 81a edição não seria possível sem um perfeito consentimento de todas as partes envolvidas quanto às regras do jogo. O Oscar é o lastro da indústria cinematográfica, o glamour que enche os olhos, a vitrine para quem vive de Hollywood, a matemática que nunca falha. E você ainda espera que esta seja uma premiação acima de qualquer suspeita?
Minhas apostas:
Melhor atriz coadjuvante: Marisa Tomei – “The wrestler”
Melhor ator coadjuvante: Heath Ledger – “Batman – o cavaleiro das trevas”
Melhor diretor: David Fincher – “O curioso caso de Benjamin Button”
Melhor atriz: Meryl Streep – “Doubt”
Melhor ator: Sean Penn – “Milk – a voz da liberdade
Melhor filme: “O curioso caso de Benjamin Button”
O que os críticos já previam realmente aconteceu. Temos esse ano um Oscar mais popular. Segundo eles, a tendência é ser cada vez mais “pop”. Porém, isso pode atrapalhar um pouco nas escolhas dos filmes, levando em conta a
quantidade de bilheteria ao invés do filme por si próprio.. transformando mais ainda a festa em um grande evento de moda, comédia e etc. doque uma premiação do cinema.
Quanto aos seus palpites, só discordo quanto a melhor atriz. A Meryl Streep já ganhou duas estatuetas e já foi indicada outras 15 vezes, acho que a queridinha do Globo de Ouro, Kate Winslet, vai ganhar. O Caso de Benjamin Button realmente é um filme muito bom e diferente, merece todas as indicações.. há tempos não assisto um filme longo sem sentir o tempo passar.
“O Curioso Caso de Benjamin Button” tem que ganhar ao menos um prêmio,é fantástico!
Não sei o que acontece comigo. Gosto da Sétima Arte. Às vezes até converso sobre ela. Mas nunca um filme, que eu realemnte gostasse, foi indicado ao Oscar. Até gosto de assistir à premiação. Ver os filmes, que nunca sei de onde saem, ganharem premios e palavras bonitas. Será que não tenho um gosto requintado para filmes? Ou será que os melhores filmes nunca têm o reconhecimento que deveriam ter?
ei, bruno.. errou feio por aew hein? huahuahua
os vencedores serão (eu me achando):
Melhor atriz coadjuvante: Amy Adams ou Viola Davis (se os votos entre elas se dividirem, que leva é Penélope Cruz).
Melhor ator coadjuvante: Heath Ledger – “Batman – o cavaleiro das trevas” (esse já ganhou desde o velório).
Melhor diretor: David Fincher só perde pra Danny Boyle. (bem capaz disso acontecer…)
Melhor atriz: Meryl não leva. Kate tb não leva, pois o filme dela não ajuda. (talvez leve, mas…) Anne Hattaway tá na pole.
Melhor ator: Sean Penn perde pra Mickey Rourke (mt difícil o wretler perder essa).
Melhor filme: “O curioso caso de Benjamin Button” (esse deve ganhar sim, apesar de não merecer).
HJAHUAHUAHUAHUAHUAHHAUA
vamo ver se acertei.
faz um bolão, Bruno e dá um prêmio pro vencedor. que tal?
bejamim button é um filmaço em todos os sentidos. dica.
Mais um ano, mais uma edição do Oscar!
Mais uma vez dormirei após a segunda piada sem graça ou a entrega da segunda estatueta…
ZzZzZzZz…
Sempre achei extremamente entediantes essas cerimônias. Até gosto de saber quem são os vencedores, porém por simples curiosidade, pois sei que não se vota no melhor.
Quero ver “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Vejo muita gente elogiando. Um filme, também com o Brad Pitt, que é interessante, é “O Assassinato de Jasse James pelo covarde Robert Ford”. Pitt vem fazendo boas escolhas e bons papéis nos últimos tempos.
Assisti O Curioso Caso de Benjamin Button, The Wrestler e Slamdog millionare esta semana e acho que O Curioso Caso de Benjamin Button vai rapar quase tudo, e com mérito. O roteiro de Slamdog Millionare é bem interessante e a atuação de Heath Ledger também é muito difícil que não leve a estatueta. Na minha opinião, cada ano que passa, o Oscar tem melhorado o nível de suas escolhas, prova disso é a escolha de um filme pouco comercial como o dos irmãos Cohen ano passado (este, obviamente, soberbo).
faço minhas as perguntas de Murta…
Eu tenho saudade dos seus textos que contavam historias…
Quero ver “O Curioso caso…”, mas ando meio afastado dos cinemas ultimamente.
Certo mesmo é que Heath Leager ganha. Não que não mereça – seu Coringa foi histórico -, mas é bem aqueles outros critérios que citaste, nesse caso, a comoção. Ao que me parece, todos querem que ele ganhe, como uma forma de homenageá-lo.
Esse é meu palpite mais forte.
Concordo que cerimônia previsível não será diferente esse ano, sem dúvida alguma! Acho também que, com um toque extra de emoção, e com certeza um pouco de drama, dois assuntos que também serão destacados é Heath Ledger, e claro, Obama! Já nas categorias, acho que a Kate Winslet leva o Oscar de Melhor Atriz…depois de dois Globos de Ouro, e da beleza e carisma da atriz, a veterana Meryl Streep vai ficar somente na indicação. Enfim, que vençam os melhores, ou..os mais “privilegiados”!
Eu acho que o Oscar, como muitos outros eventos, é uma premiação injusta e hipócrita, onde os “queridinhos” da América, vão a uma festa onde todos sabem o que acontecerá. Os programas de TV aproveitam para criticar, especular quem foi e quem deixou de ser os estilistas das “estrelas” e outras babozeiras que não acrescentam nada a vida de um cidadão comum, quwm tem mais dinheiro e fama leva a estatueta, tanta importância dada a uma estátua, que um dia irá se acabar e ninguém lembrará(como o caso dos oscr q Angelina perdeu…). Ao invés de gastar tanto dinheiro e tempo com esse evento, deveriam investir em eventos para premiar pessoas que fizeram algo por alguém, quem sabe assim não haveria um insentivo para o Homem deixar de ser tão egoísta e deixar de olhar para o prório umbigo!!!
A promessa era de ser mais pop, mas a caretice acabou afastando o The Dark Knight da Estatueta-Mo. Achio que está mais do mesmo. O Oscar está se especializando em ser a premiação mais chata de todas, e os canais abertos deveriam começar a considerar a exibição ao vivo do Globo de Ouro. Vai ser no Domingo de Carnaval e o Grande Canal Aberto, deve exibir numa janelinha no meio do desfile da Mangueira, ou nos intervalos os flash. Não teremos Oscar esse ano na tv aberta.
SOBRE SUAS DICAS E MINHA HUMILDE OPNIÃO
Melhor atriz coadjuvante: Marisa Tomei – “The wrestler” NÃO
Melhor ator coadjuvante: Heath Ledger – “Batman – o cavaleiro das trevas” SIM
Melhor diretor: David Fincher – “O curioso caso de Benjamin Button” SIM
Melhor atriz: Meryl Streep – “Doubt” SIM
Melhor ator: Sean Penn – “Milk – a voz da liberdade NÃO
Melhor filme: “O curioso caso de Benjamin Button” SIM
Fatal é um filme excelente, pena que não concorre a quase nada… O Clint não consegue errar.
Acho que falar dos lábios da angelina jolie ao julgar a atuação dela é algo altamente infantil e espero que vc tenha se espressado mal! =)
Quanto a melhor filme, não sei quem vai ganhar pois só o Benjamin ta passando … Slumdog ganhou o globo de ouro, e o filme do Sean penn fala sobre direitos dos homossexuais (um tema que costuma ser premiado, por motivos óbvios).
Eu achei Benjamim Button excelente, mas recomendo ALTAMENTE a quem estiver lendo isso que leiam o conto original do Fitzgerald, em inglês. NÃO TEM NADA A VER!! É sensacional também, o fitzgerald explora mais o lado cômico da situação, e a história não tem NADA em comum com a do filme! Vale a pena ler!!
Não entendi. Como o articulista emite opinião sobre filmes a que não assistiu? E seus argumentos são tão simplórios, como lábios carnudos que conferem descrédito ao trabalho de atriz…. Não sou fã da jolie, apenas estou sempre à espera de ler algo mais substancial de um articulista ou blogueiro. Como é a primeira vez que o leio, vou esperar pela próxima leitura, dessa vez falando de música…
Sou uma cinéfila, e concordo com o comentário de Caio Sávio, nunca nenhum dos filmes que vejo e acredito ser bom é indicado ao Oscar. Como em todo lugar existe muita política, até meus professores da faculdade que não sabem dar aula estão lá por política. Isso é um exemplo pequeno, por que algo maior, ou melhor, bem maior como o Oscar não haveria de ter? Sem falar dos indicados do ano passado, alguns filmes que assisti, no final eu parava e pensava: Como isso pôde ser considerado o melhor filme, ou o melhor texto? O comentário sobre Angelina Jolie foi engraçado.
Grande Medina, Vim aqui para te agredeçer por ter me dado atenção no show da Adriana [ em salvador ]
Fiquei Bastante Feliz por ter dado umas palavrinhas contigo!
Eu sou o Moço que deu o endereço do blog a vc, Lembra de mim né?
Pow, Espero te ver outras vezes, ou com a Adriana, LH.. Ou até num Projeto só teu!
Novamente agredeço o carinho!
Tchau..
Ah.. Acessa Lá o Blog Okay ? Espero q vc goste, se quiser comentar, tb pode.. [ nossa, ai eu morro de felicidade ]
Se Puder amostra ao teus amigos!
heim bruno poderia ter sido legal com o brad, o cara enfim merece levar o premio para casa.
O curioso caso de Benjamin Button mereceu tais indicações, muito bom!
boa semana Brunooo!
:*
hauhauahuahuahuahhaua
eu acho que meus palpites estão piores que os de Bruno.
huauauauhauhaha
Concordo com o que foi dito acima. A premiação hoje, e talvez sempre, já é mais voltada para o pop do que para a qualidade em si. A grande maioria dos filmes são de onde mesmo?…pois é …
O Curioso Caso de Benjamin Button, é um filme excelente, e é minha modesta aposta.
A premiação já não tem lá muitas novidades. E ao que parece o senso comum deve mais uma vez ganhar.
Concordo com seu palpite para melhor ator coadjuvante, aliás, nem é questão de concordar. Esse, já está marcado e ganho. “O Curioso Caso de Benjamin Button” de fato, merece algum prêmio, filme brilhante! Ainda não vi “A Troca” mas estou pra assistir, depois palpito.
Concordo com seu palpite para melhor ator coadjuvante, aliás, nem é questão de concordar. Esse, já está marcado e ganho. “O Curioso Caso de Benjamin Button” de fato, merece algum prêmio, filme brilhante! Ainda não vi “A Troca” mas estou pra assistir, depois palpito.
Concordo com os palpites, mas acho que o “Slumdog Millionaire” será premiado como melhor filme.
Antes de escreve bobagens, procure se informar melhor, viajar, ir ao cinema…
Anets de escrever sobe Oscar, vá ver o “Slumdog millionaire”.
Abraços,
César
Concordo que o Brad Pitt não ganhará como melhor ator. Mas o filme, esse sim irá.
Meryl Streep de novo?
será?
Ah, a festa do Oscar sempre é meio sem graça, principalmente no começo, quando o apresentador ensaia uma stand-up comedy que sacaneia os artistas de plantão. Só artistas de segunda, claro, porque ninguém pode armar uma palhaçada com a cara da Meryl Streep, lógico.
Mas eu não resisto em assistir a cerimônia, nem que seja para ver as atrizes preferidas.
Eu também não assisti a todos os filmes, pelo contrário, apenas assisti “A troca” e “O curioso caso de Benjamin Button”. Mas para mim, quem ganha é “Slumdog millionaire” por ser o super favorito. E só torço para a Angelina Jolie amargar uma derrota para a ótima Kate Winslet. Kate sempre é injustiçada e Angelina está fraca na atuação. Quanto a Sean Penn, torço também para ele, vamos ver. Pelo o que estou vendo, “O curioso caso…” só vai ganhar em maquiagem e efeitos visuais. Bem, fico por aqui.
Obs: O César Leite aqui em cima está meio revoltado, né? Será um fã da Angelina?
Benjamin Button só merece levar o de maquiagem e talvez melhor ator. O roteiro pecou pelos excessos e não é um filme tão grandioso.
Hm… Eu concordo… Mas ainda acho que quem leva melhor atriz coadjuvante é a Kate Winslet… isso está muito evidente… A sua opção seria a zebra… ^^
=*
Aos que acham que Oscar é sempre um jogo de cartas marcadas: alguém esperava que Robert Downey Jr. fosse indicado por Trovão Tropical?
esse ano nao teremos mtas piadas… o apresentador vai ser o hugh jackmanpq ele era amigo do heath ledger!
O velho e o moço do Los Hermanos cai como uma luva para o Benjamin
Bruno, gostei das suas apostas. Só acho que, mais uma vez, Meryl Streep só concorrerá. Creio que kate Wislet vencerá, por ‘O Leitor’.
O Hugh Jackman vai apresentar o Oscar pq ele é um ator MUITO talentoso, já apresentou VÁRIAS premiações por aí e sempre mandou muito bem, e não pq ele era amigo do Heath Ledger (coisa q eu nunca soube). Vai te catar, meu filho.
Pra mim Slumdog não ganha melhor filme de jeito nenhum! O filme é bom, mas COM CERTEZA Benjamim Buton ganha. Se Slumdog ganhar vai ser uma grande suspresa pra mim.
2 de 6… Parece que o Oscar não é tão previsível assim…