Os dez mais

ter, 02/12/08
por Bruno Medina |

raul.jpgEntramos na reta final de 2008 e, conforme dita a tradição, é chegado o momento de sucumbir ao incontrolável impulso de recapitular os últimos 12 meses. Está aberta a temporada de análises, previsões, retrospectivas e listas de toda sorte; a maneira mais eficiente (e preguiçosa?!) que há para resumir e empacotar o ano que passou. Quando no futuro torna-se conveniente acessar este arquivo de alguma estante empoeirada da memória, as tais listas servem como providenciais etiquetas.

No meio musical uma das mais famosas é a elaborada pelo semanário inglês New Music Express. A respeitada publicação costuma eleger aqueles que mais se destacaram durante o ano e, consequentemente, apontar quem serão os próximos a merecer nossa preciosa atenção. Em 2007, a brasileira(?) Lovefoxx, vocalista do CSS, apareceu entre as 10 figuras mais influentes da atualidade, o que, convenhamos não é pouca coisa.

Desta vez, além da lista convencional, a revista resolveu propor aos leitores uma votação diferente, dispobilizada em seu site; uma escalação dos 20 artistas tidos como mais “cool” de todos os tempos. As prévias tiveram nas cinco primeiras colocações os nomes de John Lennon, Jimi Hendrix, David Bowie, Bob Dylan e Kurt Cobain, nesta ordem.

Ao tomar conhecimento do ranking, talvez sugerido ainda pela pressão do calendário, não pude resistir ao comichão que me incitava a pensar em como seria a versão nacional desta competição. Afinal, quem seriam os ídolos brasileiros cujo estilo e carisma contribuíram verdadeiramente para a definição dos rumos seguidos por nossa música? Quem foram os que ditaram moda, os que inauguraram épocas, os que causaram inveja, enfim, aqueles que empataram ou até superaram o próprio talento em função de suas irresistíveis personalidades?

Que pepino! Agora não tem mais volta. A seguir, minha lista dos 10 mais “cool” da música brasileira. Antes de inaugurarmos o debate, que fique bem claro: o que está em julgamento não é apenas a matéria musical.

10o lugar: Marcelo D2 – Desde os idos do Planet Hemp, D2 trilha uma caminho bastante interessante e original. Sem a banda que o lançou, soube se reinventar na incessante busca pela “batida perfeita”. Samba e hip hop fundiram-se num novo estilo que ele inventou e soube tornar popular.

9o lugar: Paulo Ricardo – Verdade seja dita, este foi o cara mais cool dos anos 80. À frente do RPM, tornou-se o principal responsável pela explosão do rock nacional, o que rendeu a “Rádio Pirata ao vivo “ a maior vendagem de discos da história do segmento. A histeria de suas fãs não respeitava qualquer critério, era loucura mesmo. Que o digam a legião de namorados ciumentos que queriam sua cabeça num prato.

8o lugar: Marisa Monte – Marisa não dá bola fora. Em 20 anos de carreira soube criar uma trajetória linear de sucessos, em todos os campos. É um dos raros exemplos de artista que concilia boas críticas e público. Sabe se preservar e possui total domínio dos aspectos profissionais que a cercam. E, como se ainda fosse preciso, canta como ninguém.

7o lugar: Seu Jorge – É o mais competente e versátil cantor da atualidade. Dono de uma musicalidade fora do comum, sua voz faz jus aos grandes representantes da categoria. Seu Jorge garantiu espaço no primeiro pelotão da MPB pelas beiradas, de fora para dentro, primeiro no exterior, depois em seu país. Sua imagem é a própria definição do jeito brasileiro de ser cool.

6o lugar: Raul Seixas – Quem o via em ação corria o risco de esquecer o grande compositor que era. Como podia um maluco daqueles fazer músicas tão boas? Raulzito seguia dizimando hipocrisias e sem se importar com as classificações. Incrível como a sociedade alternativa por ele idealizada ainda hoje desperta seguidores. Um dos ídolos mais autênticos que o país já teve.

5o lugar: Chico Science – Liderou a banda que influenciou criativamente uma geração carente de referências válidas. Suas músicas, o manguebeat em si, e Pernambuco tornaram-se um alívio em meio a tanta bobagem. Este movimento trouxe à tona uma refinada combinação entre contemporâneo e tradicional, o rock associado às genuínas raízes brasileiras de uma forma que nunca havia sido feita antes. Longe de dar conta de toda a sua multiplicidade, as imagens de Chico Science emergindo do mangue no clipe “Da lama ao caos” são de uma força estética impressionante.

4o lugar: Ney Matogrosso – Em plena ditadura, Secos e Molhados pareciam mais uma invasão extraterrestre no melhor sentido do termo. Ney rebolava, cantava e se vestia de uma maneira que simplesmente não podia ser definida pelos padrões da época. Uma figura andrógina, idolatrada por idosos e crianças; suas performances derrubaram tabus. Fora que no quesito presença de palco até hoje não encontrou concorrentes.

3o lugar: Roberto Carlos – O que dizer de Roberto Carlos? Fenômeno juvenil, galã, ídolo da terceira idade, foram tantas as facetas assumidas pelo rei nestas quatro décadas que fica difícil comparar seu legado com o de qualquer outro artista no mundo. Ocupa a 3a posição desta lista pela excelência do conjunto de sua obra, que envolve as composições, os filmes e tudo mais que você já ouviu, viu e ainda verá.

2o lugar: Rita Lee – É cool e tantas outras coisas mais que nenhum termo sozinho conseguiria qualificar. Uma artista completa e complexa. A irreverência tornou-se marca registrada, porque não há quem consiga ter mais presença de espírito do que ela frente ao microfone. Nas entrevistas também não deixa barato. Do figurino aos refrões, passando pelos cabelos, nela quase tudo pode virar uma referência instantânea. O que pode ser mais cool do que isso?

1o lugar: Tom Jobim – Sem nenhum distanciamento crítico, indiscutivelmente é dele o primeiro lugar desta lista. Aos que discordam, que tal rever algum dos diversos vídeos disponíveis na web de sua antológica apresentação ao lado de Frank Sinatra no Carnegie Hall, em meados dos anos 60? Lá estava Tom, esbelto, num terno impecável, tocando para uma platéia absolutamente extasiada por suas músicas. Mais do que o embaixador fundamental de nosso país, Tom foi a personificação da bossa nova na época em que ainda éramos considerados o país do futuro. O jeito displicente e charmoso ao piano era arrebatador. E Tom ainda deu nome a um aeroporto!

Discordou da lista? Então me diga o porquê.

compartilhar

189 comentários sobre “Os dez mais”

  1. Manoel Proença disse:

    senti falta do Renato Russo e do Cazuza…

  2. Pedro H. disse:

    Nada contra, a sua lista, pelo contrário.

    Mas eu substituiria o Seu Jorge pela Cássia Eller e o Paulo Ricardo pelo Renato Russo.

  3. Eduardo Bergman disse:

    Falar em “cool” e não citar Chico Buarque? Mas que bola fora..

    Abraço!

  4. Gustavo disse:

    E o Chico?

  5. Matheus disse:

    “Andrógeno é o termo genérico para qualquer composto natural ou sintético, geralmente um hormônio esteróide, que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas em vertebrados ao ligar-se a receptores andrógenos.”

    será que ainda dá pra concertar, Bruno? acho que o certo é andrógino.

    Quanto à lista, acho que faltaram dois caras: Renato Russo e Caetano Veloso.
    Digo isso porque a principal ausência é hors concours: Uh, é LOS HERMANOS!

  6. kamila disse:

    faltou chico buarque, lutou contra a ditadura, bravamente
    e o los eh claro!!!
    eh uma época em que fikamos a mêrce, de loucos, sem criatividade, cantando m….
    e q são idolatrados como idolos o LOS trouxe conteúdo e inspirou mt gente..

  7. Junior disse:

    Olha a lista é boa, mas Paulo Ricardo e Rita Lee, não sei me deixam em dúvida, mas sinto falta de figuras como Vínicius de Moraes, Hermeto Pascoal ou até mesmo Jackson do Pandeiro, faltou representantes do rock nacional também, Replicantes, Ratos de porão, Sepultura, não esquecendo de bandas regionais como Cordel do fogo encantado, Mestre Ambrosio, as cantoras como Cassia Eller, olha sei lá pensando bem é um pepino mesmo, porque ai vem Heitor Villa Lobos as bandas como Legião, Paralamas, O Rappa etc…, bom se vira você que inventou mesmo.
    Abraços Junior de Floripa-SC.
    P.S.: A chuva não para.

  8. Brescia disse:

    Olha, Bruno… apesar do gosto pessoal brigar veementemente com algumas posições, devo concordar com quase todas. Menos com D2 que, apesar do bom argumento usado pela sua pessoa, acho que ainda tem muito o que “provar”, por assim dizer.
    Fico, no lugar dele, com Tom Zé que acredito mesmo ser um gênio desvalorizado por nós…
    Mas bela ousadia a sua. Definitivamente, eu não me atreveria a escolher dez…! Que miséria… rsrs
    bjo!

  9. clark disse:

    apesar de detestar alguns e mal conhecer a obra de outros, concordo com a lista, mas acho que tem espaço aí pro chico buarque. e que tal um artista mais alternativo? faltou aí, pensei em wander wildner…..

  10. Rogério Guimarães disse:

    Como pianista compreendo o pq do Tom em primeiro lugar, mas acredito que ele deveria ser de cartola e os fundadores da mangueira, afinal o samba é nossa identidade e até mesmo a bossa nova que tom imortalizo veio dele.
    Não consigo ver motivo para nomes como Renato Russo e Cazuza não entrarem nesta lista eles influenciaram uma geração e ainda influencia.
    abraços!

  11. Wagner disse:

    Discordo do primeiro lugar, mas como não pensei em ninguém para ocupar essa posição, dexa como tá. Talvez pra mim, Roberto Carlos seria o primeiro.Fora isso, assino embaixo.

  12. Daniel Ribeiro disse:

    Eu sugiriria a Cássia Eller. Se a Rita Lee é a Rainha do Rock, Cássia Eller é a princesa. Dona de um estilo próprio de cantar, mescla belas canções, com versões muito originais. Com certeza, foi a pessoa que melhor interpretou artistas muito diferentes com muita competência. De Legião a Riachão, passando por Cazuza e The Beatles. Depois chamar a atenção com a fantástica versão de Satisfation (I can´t get no), juntamente com Edson Cordeiro, os Rollings Stones pediram para Cássia Eller abrir os shows da turnê brasileira deles. É ou não é cool?

  13. Daniel Ribeiro disse:

    Eu sugiriria a Cássia Eller. Se Rita Lee é a rainha do rock, Cássia é a princesa.

    Dona de uma forma inigalável de cantar, Cássia reuniu belas canções e versões maravilhosas. Ela cantou divinamente músicas que iam de Riachão a Legião, passando por Cazuza e The Beatles.

    Depois do sucesso com a regravação da música Satisfaction (I can´t get no), Cássia foi convidada a abrir os shows da turnê brasileira dos Rollings Stones. É ou não é cool?

  14. Pimenta disse:

    Sem puxar a sardinha para o lado pimenta, mas já puxando…Faltou a Elis…

  15. Carlos Vin disse:

    Eu não gosto muito de listas não, mas parando para pensar sobre isso, eu acho que minha lista seria mais ou menos assim:

    1 Raul seixas
    2 Gilberto Gil
    3 Tom Zé
    4 Luis Gonzaga
    5 Cassia Eller
    6 Chico Science
    7 Tom Jobim
    8 Rita Lee
    9 Ney Matogrosso
    10 Dorival Caymmi

  16. Josy disse:

    Bruno

    E o Caetano onde entra nesta lista???

  17. Carol disse:

    Eu não saberia fazer uma lista dos 10…

    …mas o Tom Jobim seria certamente o primeiro.

    E o Chico Buarque? Tem que aparecer na lista, ele é cool em qualquer lugar do mundo, como escritor, cantor, compositor. Seria o segundo.

    Como terceiro seria mesmo o Roberto Carlos. Se eu fosse mais imparcial poderia até falar que seria o segundo, um ícone de várias épocas. Mas vai ficar em terceiro mesmo na minha lista.

    Não necessariamente neste ordem os demais seriam: Raul Seixas, Renato Russo, Ney Matogrosso, Chico Science, acho q o Cazuza também entraria, provavelmente a Elis Regina também, talvez até a Ivete… Difícil essa tarefa.

    Gostei da proposta!!!!

  18. Diego Cruz disse:

    Bruno, esse excesso de modéstia compõe uma falsa “humildade”. Você esqueceu de citar o Los Hermanos, por que não? Talvez ficasse ai entre o terceiro e o primeiro lugar… Talvez uma das mais representativas bandas da década… mas enfim, eu não vou ficar puxando o saco não. Mas na sua lista faltou Caetano veloso, João Gilberto, Gilberto Gil e Chimbinha do Calypso.

    Abraço Bruno!

  19. Carol disse:

    Adorei a lista, mto coerente dos listados o único q eu relamente conheço pouco o trabalho eh o Chico, tipo todo mundo fala da genialidade dele mas até não me dediquei a descobri-lo….
    Quanto ao primeiro lugar sem duvida Tom Jobim eh f…., e sem dúvida o fato de vc ser tecladista influenciou um pouco da escolha neh… hisss

  20. Iza Q. disse:

    Olá Bruno,
    Muito Prazer.

    Achei o post muito bom. Só discordo do seu décimo lugar. Pra mim, Marcelo D2 só cismou em uma coisa que seria feita mais cedo ou mais tarde. No lugar dele eu colocaria alguém como Arnaldo Baptista, Sérgio Dias, Cássia Eller, Caetano Veloso, ou, por que não, Rodrigo Amarante.
    Mesmo assim, você argumentou e montou o top 10 tão bem, que convenceu facilmente.
    p.s. Demais os comentário do Seu Jorge, Raul, Rita e Tom Jobim.
    Abraços da sua nova leitora,
    Iza Q.

  21. Bruno Coutinho Cansanção disse:

    Bruno,

    sei que é impossível elencar apenas 10 artistas “cool”, mas senti falta de dois artistas que estariam no topo da minha lista: JORGE BEN e TIM MAIA!

    Abraço

  22. Thais Durval disse:

    Bem, confesso que sua lista me deixou bem confusa. Seus argumentos são muito bons, mais ainda não sei se o Roberto Carlos está bem posicionado. Concordo que ele tenha feito a grande diferença como galã, compositor e etc mais ao passar o tempo ele parou com tudo, lançou vários cds parecidos. Hum… será que ele ainda merece o terceiro lugar????

  23. Maristelly disse:

    Troco boa parte dos citados em sua lista por uns tais “Los Hermanos”, conhece??

  24. fernando disse:

    na minha lista eu nao consigo deixar d fora nomes como o do renato russo
    racionais
    seputura
    cazuza
    caetano veloso

  25. Thais Durval disse:

    bla, blá, blá! Renato Russo grande compositor ok, mas cool?????? preciso de argumentos rs

  26. Paulo Jr disse:

    Bruno,

    Por favor, Os Mutantes não poderiam ficar fora desta lista!!!

    Abraço.
    PJ

  27. Débora disse:

    Na minha lista esses com certeza estariam inclusos:

    Cássia Eller
    Chico Buarque
    Renato Russo
    Cazuza
    Nando Reis

    não saberia dizer a ordem (muito difícil!)!
    mas o PARA MIM o primeiro com certeza é LH!
    música boaaaaaaa……………………….

  28. bicalho disse:

    eu senti falta da joelma do calipso… ela dança pra caramba…!

  29. Roberto Mafra disse:

    A lista está ótima, mas realmente o Chico Buarque, o João Gilberto e o Jorge Ben podem tranquilamente tirar alguns do pódio (o Seu Jorge ainda tem serviço para mostrar; o Paulo Ricardo só numa lista restrita aos anos 80 e o Chico Science numa dos 90).

  30. Israel Ben Herald disse:

    Esse negocio de lista sempre dá assunto!!!
    Inacreditavel não ver Chico Buarque de Hollanda nessa lista,Bruno!
    Acho que vc até pensou nele, pois o seu primeiro lugar foi o Maestro Soberano, daí minha curiosidade em saber o porque de Chico não entrar na sua lista!Fatos pra que ele estivesse não faltam…O próprio Tom, se fizesse essa lista, com certeza, colocaria o Chico nela, pois não conheço ninguém que admirava tanto o Chico com Tom Jobim.No livro “Chico Buarque – Tantas Palavras” de Humberto Werneck (Cia. das letras) basta abrir as primeras páginas e verá uma carta escrita por Antonio Brasileiro quando o mesmo estava em New York em outobro de 1989 destinada ao “herói nacional,gênio da raça e salvação do Brasil”, Chico Buarque.
    Sem falar da admiração de Tom pelo Chico, acredito que dos 10 listados por você, pelo menos a metade, cederiam seu posto ao Chico, inclusive o primeiro lugar!!!
    Chico Buarque além de ser cantor, compositor, escritor, dramaturgo e intérprete, faz tudo isso com extrema maestria e competência.Pra qualquer um que se predispõe a entrar em uma dessas áreas e fazer algo que mereça atenção, irremediavelmente, terá que render-se à obra de Chico Buarque.
    Bom, pra falar a verdade, entendo sua posição.Imagino que deve ser duro fazer uma lista dessas, em rápidas horas e não cometer nenhum deslize mais grave!Acho que o nome do Renato Russo faltou também, assim como Cartola e Noel Rosa pra não entrar muito mais no pessoal do samba que, não sei por qual razão, não tem representante algum chegando perto apenas com Seu Jorge e tangeciando com Marisa Monte.Faltou também o pessoal que inventou um movimento, não sei se você conhece, chamado Tropicalismo.Sem esquecer d’Os Mutantes – Rita Lee não vale – que foram parar até no ouvido do quinto colocado da lista dos gringos, Kurt Cobain, acredita?!Se não, é só ler a biografia do próprio que agora não lembro o nome, mas posso colocar depois.
    Enfim, ficou longo meu comentario, mas vc que pediu pra gente dizer o por quê que a gente discordava!Paciência!
    Mas ótima a sua iniciativa!
    Abraço!
    (Com certeza, faltou o Chico…)

  31. Thigu disse:

    Acho que faltou Cazuza… E depois se desse renato russo…
    Cassia eller tbm seria uma boa pedida…

  32. Sandro Valente disse:

    Cool?

    10 – Renato Russo (sai P.Ricardo RPM cujas músicas sobreviveram tanto quanto as do Tiririca).
    09 – Marisa Monte (faz sucesso e ainda salva artistas em apuros).
    08 – Lobão (só fez umas 3 ou 4 boas músicas, mas é marrento e entra só para dar entrevistas, caso não aceite a homenagem, chamem o Bezerra da Silva, representado por Magal e Falcão, sem esquecer da Gretchen).
    07 – Martinho da Vila e Mart’nália, com seu Zeca Pagotinho, para representar Cartola (sem esquecer a comunidade do samba, Jamelão e tantos outros).
    06 – Daniela Mercury (se não aceitar o convite, chamem a Ivete Sangalo e a Xuxa).
    05 – Teixeirinha (representado pelos amigos do Leandro & do Leonardo, Xitãozinho & Xororó, Zezé & Luciano e toda a nossa gauchada amiga).
    04 – Caetano, Gil e Milton (juntos, com o Chico assistindo a Banda passar e o Tom Zé para discursar na hora do prêmio, com direito a Preta Gil, Baby Consuelo, Ângela Rorô, Zizi Possi – Vai ser um camarote animadíssimo).
    03 – Pelé ou Roberto Carlos, com Erasmo e Wanderléia (precisamos de um rei e de uma corte).
    02 – Carmem Miranda, Xico Science e Raulzito (representados por Rita Lee, Pitty, Seu Jorge e Waldick Soriano).
    01 – O Síndico, Tim Maia, acompanhado, por Tom Jobim e Benjor (só para sacudir o elevador).

  33. Josh Barros disse:

    O pessoal da tropicália ficou de fora?
    Desde quando o D2 influencia mais que Gil, Caetano, Luiz Gonzaga?
    Até acho que vc fez justiça em relação ao Paulo Ricardo, mas não era só ele. Na época foi o RPM que fez tudo o que vc disse.
    Faça justica novamente!

  34. Raphael disse:

    Bruno,

    Cade o Chico Buarque?? hehe Eu acho muito difícil fazer uma lista dessas, nos temos muita diversidade e qualidade musical. Tom é o máximo da nossa musica, o cara que ensinou tudo a todos! Acho que poderia dividir isso por estilo musical para agradar a todos, ai poderia entrar Cartola, Herbert Vianna, Arnaldo Antunes, Amarante, mas é mais legal pensar e fazer só de dez mesmo. Rita Lee é genial, e Marisa alé de tudo ela ainda canta muito não? é isso, gostei da lista, mas faltou o Francisco, talvez ele mereça um post só com comentários sobre ele!

    Abs

  35. Douglas disse:

    Com essas escolhas não tem erro.

  36. Lilian Pessoa disse:

    Adorei, a Marisa é maravilhosa e Seu Jorge merecia mesmo estar na lista…Mas fora todas as outras pessoas que a gente sempre sente falta, tipo o pessoal dos anos 80, como o Arnaldo Antunes e tudo o mais que as listas sempre causam…O Chico Buarque não poderia faltar, de jeito nenhum…existe algo mais cool que o Chico? Além de ser filho do Sérgio, o que em si já é massa, o Chico é quase mágico, não fala nada que não valha a pena ser dito depois de tantos anos de carreira, e aos 64 anos ainda arranca suspiros de meninas de 20…Acho que ele merecia mais o primeiro lugar…Ou pelo menos o lugar do Paulo Ricardo, (histeria por histeria, prefiro gritar pelos belos olhos do “Meu guri”…). Ótimo texto, parabéns.

  37. Gulis disse:

    Muito bom o post, mas faltou o TIM!

  38. Nilson disse:

    Na minha lista com certeza não faltaria Renato Russo, Cássia Eller e Cazuza, mas, qual tirar? Eu tiraria o D2 e o Seu Jorge, o terceiro teria que pensar mais.

  39. Renata disse:

    Todos sempre lembrando do mais lembrado.
    hahahahaa..
    Chico Buarque.

  40. Daniel disse:

    D2 è brincadeira…

    Tenho alguns amigos que começaram a se drogar por influência desse marginal viciado.

  41. Alexandre disse:

    Não vou mentir…não faltou ninguém. Agora eu tremi quando vi Marcelo D2 no começo…pensei q fosse logo o 1° Lugar…mas o décimo tá muito bom pra ele. Roberto Carlos, Rita Lee e Tom Jobim, no pódio não tem igual…perfeito.

  42. Parabens pela coragem em formar uma lista dessa. Mas me desculpe, faltou mais criterio. Nossa musicalidade e muito extensa e precisa de muito tato para enumerar apenas 10 melhores. Um abraço e parabens pela coragem de novo….

  43. carol disse:

    me surpreendeu ver o paulo ricardo na lista, mas concordo. faltou augustinho licks =)

  44. Mario Cruz disse:

    Mais uma lista, heim!? Classificar assim é injusto de qualquer forma. Cool no sentido americanizado que dizer soft, legal, tipo Miles Davis, Charlie Parker, Stan Getz.
    Aqui no Brasil misturaram tudo. Até que ficou legal………..mas injusto.
    Se João Gilberto não é o símbolo Cool nacional, então passa a régua e fecha a coluna.

  45. HIggo disse:

    Lista coerente e bem explicadinha…Mas a tentativa de torná-la ‘atual’ a deixou menos ‘cool’. Imperdoável colocar Marcelo D2 e Seu Jorge em lugares que são de Tim Maia e Caetano Veloso. (apesar de concordar com suas explicações para os 2 primeiros).

    :) )) O ruim – ou bom – de se fazer uma lista é que ela é sempre, por natureza, imperfeita.

  46. Mateus Valli disse:

    e Los Hermanos?

  47. HIggo disse:

    putz. Esqueci de Tom zé!

    tah vendo..? que imperfeição…

  48. Regis disse:

    Está faltando Milton Nascimento nesta lista.

  49. Agnaldo Matos disse:

    Li os vinte comentários. Somente um cita Cartola, que pena. Quanto ao Chico Buarque, faz falta sim.
    abs,
    Agnaldo

  50. Eliane disse:

    bom acho q deveria ter incluído nessa lista tb o Tim Maia Elis regina e refazre essa ordem pq em primeiro acho q deveria ser de Rita Lee

  51. Duda disse:

    Cazuza e Chico, certamente. Chico é o ápice do cool. Cazuza dispensa apresentações.

  52. Bruno Albertini disse:

    Eis a lista de alguns renegados pelo grande público, exclusivamente, por falta de acesso ou gosto. Mas que fique como “dica” àqueles que o desconhecem:

    01. Noel Rosa
    02. Tom Zé
    03. Itamar Assumpção
    04. Jorge Mautner
    05. Arrigo Barnabé
    06. Moreira da Silva
    07. Carlos Careqa
    08. Adoniran Barbosa
    09. Nelson Cavaquinho
    10. Chico Science

  53. Dayanna Monteiro disse:

    Olá Bruno!

    Sua lista foi muito bem definida. Axo q só faltou 1 nome: Adriana Calcanhoto. Ela merece estar entre os DEZ mais. Quanto à Cássia Eller, pelo amor de God, artista que só canta música emprestada dos outros não merece estar aí!
    Me desculpem os demais, mas é verdade!

    Bjs

  54. Cleviton dos anjos disse:

    Medina ,cara a minha lista tem haver com meu gosto musical que e o rock pesado mais sei destinguir os coll brasileiros ai vai a minha lista :
    1-Roberto Carlos
    2-Chico Boarque
    3-Max Cavaleira
    4-Renato russo
    5-João Gordo
    6-Raul Seixas
    7-Cazuza
    8-Kiko Loreiro
    9-Rita Lee
    10-Arnaldo Antunes

  55. moraes disse:

    Ah, Bruno, o Camelo é cool, vai!

    abs

  56. kmila ferreira disse:

    Hué kd o Renato Russo?

  57. Ramonn disse:

    Po, achei a lista boa, mas eu faria algumas substituições. Creio que há nomes da música brasileira mais relevantes que Chico Science ou Seu Jorge por exemplo. Faltaram pelo menos Caetano, Tim Maia e Chico Buarque.

  58. Menezes disse:

    Pois é, Manoel: Cazuza e Renato Russo andam um pouco sumidos. Onde estarão?

  59. amanda disse:

    Eu gostava do seu Jorge, mas essas últimas músicas que estão tocando nas rádios ( burguesinha e outras) estão bem fracas, apelo puramente comercial…

  60. frederico franco disse:

    E Elis Regina, faltou como Caetano tambem e colocar Marcelo D2, Seu Jorge e ainda o do RPM Paulo Ricardo, pelo amor de Deus, ñ houve muito critério.

  61. marcos disse:

    po bruno, faltou o joão gilberto, só um cara muito cool, pra dizer que não faz bossa nova, faz samba, sendo o inventor dessa, deu um bolo no sartre sem falar no senso de humor refinadissímo que ele tem. o cara é demais, super aberto, ao contrário do que dizem.

  62. Diêgo Cesar disse:

    Olha, gostei da lista, mas também senti falta de um pessoal bacana, como Elis e Chico Bu. Eles são demais!! Na minha lista Lita Ree ficaria em primeiro, implesmente por ela ser mutante — e cadê Os Mutantes na lista???

    Adorei o blog; nunca tinha parado pra lê-lo, de fato. Gostei mesmo. O que me chamou a atenção foi a imagem do Raulzito, um dos meus heróis (acho que não é assim tão ruim ter heróis…).

    Virei fã do blog. Novo leitor procê, rapa’.

  63. Adriano C. Batista disse:

    Realmente muito difícil citar apenas dez em toda música brasileira, mas Marcelo D2 é um pouco demais. Se a lista é dos mais influentes, acho que Raul Seixas ficaria acima de Chico Science, pois misturar Rokc com Baião era coisa de Raulsito que, com certeza, influenciou muito o Malungo. Outra coisa: dá pra falar de Rita Lee, sem falar de Mutantes?

  64. Diêgo Cesar disse:

    Olha, gostei do post, bacana ao quadrado. Contudo, também senti falta de umas pessoas, tais como a Elis e o Chico Bu. Eles são demais. Lita Ree ficaria, em minha lista, no primeiro lugar, só elo fato de ela ser mutante — e cadê Os Mutantes na sua lista hein?

    Adorei o blog; nunca tinha parado pra ler, de fato. O que me atraiu foi a imagem do Raul, um dos meus heróis.

    Novo leitor procê!

  65. Mana disse:

    Concordo em gênero e grau com o Junior, de Floripa e reitero suas palavras quando diz que, já que você inventou esta lista, se vira e resolva este impasse. Abraços.

  66. sandrus disse:

    O problema é que 10 é pouco. Faltou gente emblemática como:

    Chico Buarque
    Renato Russo
    Luiz Gonzaga
    Elis Regina
    Zé Ramalho
    Toquinho
    Gonzaguinha
    Maria Betânia
    Guilherme Arantes
    Ivete Sangalo
    Gilberto Gil
    Adriana Calcanhoto
    Milton Nascimento

  67. Floz disse:

    Desculpa, mas Marcelo D2? Pára cara, vai estudar…

  68. Victor disse:

    Pois é, lista quase sempre só serve pra fazer as pessoas virem ver o post…

  69. Jairo Costa disse:

    Caro Medina,

    Raul Seixas é um gênio inconteste, grande compositor, impossível de ser rotulado, embora muitos o chamem de “pai” do rock brazuca. Mas cool, definitivamente, é um adjetivo que não cabe no cara mais porra-louca do Brasil entre os 70′s e 80′s. E, sinceramente, acho que deixar de fora João Gilberto da lista dos 10 mais cool é, sem sombra de dúvida, atitulde anti-cool.

  70. Aline C. disse:

    Gostei da tua lista pelos teus argumentos. Mas, se eu tivesse que fazer uma lista igual, tiraria Marcelo D2 e colocaria Cazuza, tiraria Chico Science e colocaria Renato Russo.

  71. Faltou um ser muito importante cara: Renato Russo…não digo a posição, ou quem deveria sair dessa lista, mas faltou a presença desse gênio aí com certeza. No mais, muito boa a matéria, parabens.

  72. Lívia Vargas disse:

    Onde está o Chico Buarque, Cássia Eller, Cazuza, Renato Russo (que facilmente eu colocaria no lugar do Paulo Ricardo)?

  73. Selma Pinheiro disse:

    Meus dez são:Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Vinicius de Morais, João Gilberto, Jorge Ben, João Bosco.

  74. Phoebe disse:

    nooossa, que pepino ter que fazer uma lista dessas viu…
    já vou logo dizendo que nunca me atreveria a propor uma classificação dessas, até por que acredito que cada cantor tem uma personalidade, um talento e uma atuação tão singular que se torna impossível estabelecer comparações desse tipo.

    mas já que é pra comparar, vamos em frente.

    primeiro, o que eu não colocaria na lista: Paulo Ricardo foi, sem dúvida, um nome importante pra década de 80, mas eu nunca o colocaria numa lista de “os mais cool de todos os tempos”, até porque o que a carreira dele reverberou no cenário musical foi muito mais fruto do poder da mídia em geral do que dele próprio. (sem querer desqualificá-lo, mas já que é pra julgar…)
    tenho minhas dúvidas tb sobre D2 e Seu Jorge, que são caras INCRÍVEIS, mas não tenho certeza se dignos de uma lista como essa.

    o que eu senti falta: cadê Cazuza (vem me dizer que ele não marcou época?), Renato Russo (eu vejo ele tão vivo nos dias de hoje quanto o Raulzito), Chico Buarque (um artista completo: cantor, escritor, poeta pela própria natureza, militante e ator nos anos de chumbo) e Cartola (simplesmente o sambista mais lembrado nos nossos dias)?

    é, definitivamente, não teria coragem mesmo de publicar uma lista assim.

  75. Victória disse:

    O q faltou????
    LOS HERMANOSSS

  76. diego disse:

    caraca lista 10 mais da musica nacional é fogo

    não vou nem criticar sua lista,
    vou colocar a minha

    1 milton nascimento ( uma da vozes mais fenomenais e de uma poesia e musicalidade invejável)

    2 chico buraque ( poesia e musica de primeira)

    3 tom jobim

    4 legião urbana ( falar de rock nacional sme falar deles é ate sacanagem acho que foram muito, mas muito mais influentes ate pela constância do que o RPM)

    5 paralamas do sucesso ( banda fantástica)

    6 chico Science

    7 gabriel o pensador, se é pra falar de reivenção esse é o cara, do eletronico ao humano com letras bárbaras

    8 raul seixas — veio é o cara e pronto

    9 mutantes a grande banda de rock nacional

    10 roberto carlos não gosto do estilo mais é sim um figurão da musica e inclusive tem musicas bonitas!!!

    hi… mas é complicado… tem um monte de gente que colocaria no lugar de qualuer um ae como lo borges, beto guedes, rafael rabelo, yamandu costa, vagner tiso, ti maia, ed mota, elis regina, ney matogrosso, cazuza e por ae vai. ate uma lista separando por generos ficaria dificil….

  77. Max Olivete disse:

    não constar maysa, nara leão, elis regina, ed motta, sérgio dias, chico buarque, tim maia, tom zé quer coisa mais cool que tom zé???
    chiquinha gonzaga 1000 anos luz frente ao seu tempo…
    se paulo ricardo esta xuxa tb tem q estar ai!

    aproveitando o espaço:

    Para quem quiser e puder ajudar, esses são os pontos de arrecadação de doações para os desabrigados em Santa Catarina:
    - na Sede da Defesa Civil, na Rua Visconde de Santa Isabel no. 32, próximo
    da Parmê
    - Núcleo da Defesa Civil em Bangu, Rua Silva Cardoso, nº 349 – Bangu- Núcleo
    da Defesa Civil em Bangu
    - Núcleo de Defesa Civil na Barra da Tijuca (XXIV R.A.) – Avenida Ayrton
    Senna, nº 2001 – Barra da Tijuca
    - Núcleo da Defesa Civil em Irajá (XIV R.A.) Avenida Monsenhor Félix, nº 512 – Irajá

  78. Mario disse:

    Hum, boa lista, mas faltou Renato Russo, Humberto Gessinger, e por que não, Los Hermanos.

  79. Teresa racquel disse:

    Chimbinha do Calipso ….
    hauhuahuahuahu.. pessimo :P ..!
    É a Lista dele ( do Medina), não tem como desmerecer..
    Mas discordar é fato !
    Muita coisa poderia ser mudada.. Enfim.
    O bom de tudo é que o Brasil é o melhor em que se pode tirar da música, e se faz isso tudo com notas musicais, poderia sim fazer com muitas outras outras coisas.

    “Brasil….meu Brasil brasileiro…. O Brasil samba q dá…”
    até breve Medina

  80. andré_BH disse:

    muito legal a lista, mas deixar chico buarque e tim maia de fora é lamentavel… tem que arrumar um lugar pra esses dois!

  81. nina disse:

    puxa, a noção de “cool” aqui passou longe… a não ser que se trate da personalidade do artista e não do seu som. excetuando Marisa Monte e Tom Jobim, o resto não é “cool” nem a pau.

  82. Júlio disse:

    Pô!

    Tim Maia do Brasil!

    \o/

  83. Bruno meu filho cadê Cássia Eller???

    Abração!

  84. Paulo Figueroa disse:

    Marcelo D2 é um grande picareta musical. A única “batida perfeita” que ele faz é a que ele toma! Agora chamar Seu Jorge de “o mais competente e versátil cantor da atualidade” é descer aos porões da cretinice e homenagear uma farsa que irá se autodecompor!

  85. Livania disse:

    gostei + Renato Russo esse vc ñ podia esquecer…
    ta certo que vc olhou o lado historico + um motivo p/ ñ esquecer dele…Nisso vc pecou…
    Há!!! e o d2 como ja foi dito por um colega tem muito q prova.
    ha minha seria…
    1 Raul seixas
    2 Roberto carlos
    3 Renato Russo
    4 Luis Gonzaga
    5 Tom Jobim
    6 Dorival Caymmi
    7 Paulo Ricardo
    8 Marisa Monte
    9 Ney Matogrosso
    10 Rita Lee

  86. Carol Maria disse:

    Concordo com quase tudo. Tiraria Raul e colocaria Chico Buarque em primeiro.

  87. júlia disse:

    lista fantástica. mas concordo com o diego cruz ai em cima. los hermanos deveria também estar na lista. afinal, não estamos tratando das melhores bandas? ser barbudo também é cool.

  88. Bruno Prieto disse:

    Acho que entre D2 e Paulo Ricardo tem o Renato Russo, tão poeta quanto o “poetinha”. E que entre a Marisa Monte e o Chico Science tem o Cazuza. Tom Jobim é número um indiscutível, mas ao lado do poetinha novamente.

  89. Lina disse:

    Sempre acho listas ,dos melhores, meio “injustas”, mas acredito que há artistas, que serão sempre unamidades, pois são atemporais, um desses, é a cantora ELIS REGINA, com sua forma de interpretrar, ela dava vida, a música. Outra sem comentários é a CÀSSIA ELLER, gosto desses artistas, que realamente sabem fazer acontecer e nos deixam enncantados com o que fazem. Cara, mas , Paulo Ricardo,??? discordo completamente, se vamos inserir alguém que representou uma geração, porque não RENATO RUSSO?????

  90. Mônica disse:

    só faltou um hermano :P ah, a fã babona tinha que vir falar isso. a lista tá ótima, concordo com quase todos os nomes, só senti falta do chico buarque e do renato russo. beijos

  91. Erico disse:

    Esse critério de “importância” é sempre muito complicado, é preciso distanciamento, imparcialidade, e essas listas sempre acabam manifestando simplesmente o gosto pessoal.
    Adorei os nomes dos maravilhosos Tom Jobim, Ney Matogrosso e Raul Seixas, indiscutivelmente importantes por inúmeras razões. Mas qto aos nomes da história mais recente da música brasileira que entraram na tua lista… hum, discordo de quase todos. Paulo Ricardo, Marcelo D2, Seu Jorge, Marisa… todos talentosos, claro. Mas estarem entre os dez mais de todos os tempos…. Sei não.

  92. Thiago Borges disse:

    CAZUZA pelo amor de DEus, q isso.

  93. Sari disse:

    A lista está boa, mas faltaram Elis Regina e Chico Buarque!!!! (Acho que o motivo é óbvio, dispensa justificativas). O trabalho do D2 é admirável, mas na minha opinião não estaria entre os 10+.

    Adorei ver o nome da Marisa!! Eu a colocaria entre os 5 primeiros. Concordo com tudo que vc disse sobre ela e ainda acrescento os adjetivos: sensacional, fantástica, soberana.

  94. Alexandre disse:

    Os comentários dos seus leitores representam o nível cultural e educacional dos “Discípulos de Los Hermanos”, essa nova seita de fanáticos que se anuncia e promete tomar o poder das mãos dos evangélicos. Vocês dos Los Hermanos despertaram forças sinistras que, se bem direcionadas, podem levar ao poder e à gloria definitivos. Já pensou em se candidatar à sucessão de Lula? Não é tão fácil quanto elaborar listas que estejam em conformidade com os interesses do patrão, mas certamente é bem mais lucrativo. Forte abraço!

  95. Renata Fern disse:

    A lista é boa, os argumentos também! Mas acho a música brasileira tão rica… resumir tudo em dez posições é muito injusto! Senti falta de um monte de gente que também fez história! Vou pensar numa lista.. depois eu volto.

    beijos

  96. Renata Fern disse:

    Ah!!! Adorei o primeiro lugar!!! O Tom é imbatível!

  97. Virginia disse:

    Concordei demais com a sua lista Bruno! Parabéns pelo post!

  98. Thiago disse:

    Considerando não envolver apenas o aspecto musical – e também o levando fortemente em consideração – acho que D2 e Seu Jorge não passam muito perto dessa lista não. O Vinícius faz falta: de poeta renomado e depois diplomata, o cara vira compositor e cantor de sucesso da MPB, tendo feito parte do movimento Bossa Nova no seu cerne. João Gilberto, de personalidade musical forte, influenciou quase todos os que vieram a tocar violão depois dele. O Raul pode ficar mais no topo do ranking, é o grande ícone do Rock Nacional. A Cássia podia ter saído na lista também. O Paulo Ricardo, apesar de medíocre musicalmente, de fato foi um ícone dos anos 80, cabe na proposta. O Cazuza, apesar de muitas vezes ser superestimado, poderia entrar na seleção. E muito boa a lembrança do Ney Matogrosso.Chico Buarque, apesar de caladão e talz, era o galã rebelde da ditadura, além de ser um dos compositores populares de maior talento que já vi….eita, lista tá grande demais. Falous.

  99. Elton Raville disse:

    Não concordo com essa lista não. Até porque é pessoal, né?
    Não gosto de muitos desses sons que andam na mídia. Principalmente os que (por intenção ou não) inspiram ‘muito doidos’. D2? ¬¬
    Faltou Luiz Gonzaga; O ícone da música nordestina!
    E se fosse pra tirar alguns dessa lista aí entraria o Renato Russo, o Chico Buarque, o Tim Maia…
    E cá pra nós; em algum lugar dessa lista (segundo seus critérios, não sei onde) caberia Los Hermanos. Aliás, tenho certeza que você pensou em colocar. Mas como integrante, ficaria meio forçado (segundo certas convenções de não reconhecer o próprio trabalho pra não ser taxado de presunçoso, etc).
    E causaria uma polêmica danada entre os idiotas que passam por aqui! rs

  100. Fernanda disse:

    Faltou o Chico…..

    Como muitos, acho q o marcelo D2 tem muito q provar ainda.

    Adoro o seu blog!

  101. Rafael Jannuzzi disse:

    Cadê o síndico????? E Jorge Ben????

    Eu os substituiria por Marisa Monte e D2.

    Abs!

  102. jaime disse:

    vc só escreve bobagem….como pode ainda estar querendo fazer lista disso, lista daquilo,etc,…..pare de se fazer de inteligente e cool….vc é uma lástima!!colocar Paulo Ricardo/Ney,etc, e esquecer de Chico/Caetano,para não citar outros, é de matar!! Vc quer criar polêmica mas te falta conteúdo.Vá se catar!!

  103. Júlio Soares disse:

    Bruno,

    Colocaria na lista ainda: Chico Buarque, Ivan Lins e um gaúcho (nada de bairismo, o cara é bom mesmo) o Vitor Ramil.

  104. Felipe disse:

    Lamentável a situação da música atual. Não há ídolos que prestem neste país.
    Uma lista de 10 mais cool tem praticamente um terço de defuntos e outro terço de semi-defuntos.

  105. Jorge André disse:

    Lista boa e muito bem pensada (e comentada)

    Porém, vejo que Cazuza e Renato Russo realmente nasceram na época errada e deveriam estar na lista. ;)

    Abraço

  106. Andressa Minucci disse:

    Sem duvida alguns dos nomes citadas são dignos de serem lembrados pela eternidade… Mas no lugar de Rita Lee acho que Arnaldo Batista se destaca bem mais como cool, sendo ele um artista nato. Colocaria tbm como disse o Bruno Coutinho Tim Maia e Jorge Bem. Sei lá, temos tantos artistas cools que fica dificil definir em uma lista com apenas 10 nomes.

  107. Rodrigo disse:

    Bem, gostei muito da lista do Bruno.
    E diferentemente dos colegas que responderam a baixo. Acho que LH não entraria nessa lista. E olhem que sou um fã fervoroso dos caras. O problema é que LH nunca foi uma banda muito conhecida, e muita gente hoje em dia não a conhece… só sabe que é “aquela banda de anna júlia”… o som do LH não é do tipo que todos gostam.. por isso acho que não modificou muito o quadro da musica brasileiro. Sei sim, que LH influenciou muitas bandas, assim como tb foi influenciada… mas essas bandas são do cenário mais underground. Sei que muita gente vai dizer algo do tipo “sái daí, underground nada…” mas não podemos achar que as bandas que nós conhecemos, e admiramos, tem que fazer bem aos ouvidos de todos… gosto não se discute… por isso acredito que LH infelizmente não estaria nessa lista…

  108. Paulo Roberto Ramos disse:

    Ficou faltando João Gilberto. Com todo o respeito que devemos a Tom Jobim, que merece (e muito) estar nessa lista, João é o nome mais importante da MPB surgido nos últimos 50 anos. Ele inventou uma forma de cantar, como até então não se conhecia no país. Além do repertório irretocável, que mistura Ari Barroso, Tom Jobim, Cole Porter, Caetano Veloso, Lobão e Noel Rosa, entre outros. Simplesmente perfeito

  109. Paulo Roberto Ramos disse:

    Ficou faltando João Gilberto. Com todo o respeito que devemos a Tom Jobim, que merece (e muito) estar nessa lista, João é o nome mais importante da MPB surgido nos últimos 50 anos. Ele inventou uma forma de cantar, como até então não se conhecia no país, além do repertório irretocável, que mistura Ari Barroso, Tom Jobim, Cole Porter, Caetano Veloso, Lobão e Noel Rosa, entre outros. Simplesmente perfeito.

  110. joão paulo disse:

    A minha lista seria
    10°cazuza
    9°caetano veloso
    8°nelson gonsalveis
    7°humberto gessinger
    6°chico science
    5°roberto carlos
    4°mano brown
    3°tim maia
    2°renato russo
    1°luiz gonzaga

  111. Roberto disse:

    Uma lista com Seu Jorge é sacanagem. Não dá pra levar a sério.

  112. Priscilla disse:

    Faltou Chico Buarque de Holanda , Caetano Veloso e Vinícius!!!!
    Faltou também Jorge Ben e Tim Maia, mas aqueles 3 ali em cima não podem faltar em lista alguma…Muito difícil fazer uma lista com 10 apenas…

  113. Kennedy disse:

    Por motivos óbvios mereciam estar na lista: Renato Russo, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Los Hermanos e Ivete…
    E fora dela estaria a Rita Lee, Marcelo D2, Seu Jorge e Paulo Ricardo! Não que estes não tenham seus méritos, mas se a lista fosse de 20 nomes eles até que fariam parte!

  114. marko disse:

    Não existe nada cool citado. E sim compositores, que fizeram, e fazer parte de algo … desnecessaria a lista

  115. Daniel Travassos disse:

    Bruno, que coragem hein… enumerar os 10 músicos/interpretes mais cool da música brasileira não é trabalho pra qualquer um não.

    Mas vamos lá, concordo em 70% das posições porém trocaria:

    1. Paulo Ricardo, por Cazuza. O segundo tem até um filme; e além do mais não teria derrapado em alguma curva pós-sucesso por aí como o primeiro. E o que é aquele disco baitola romantico dele lançado lá por meados dos anos 90?!?!?!;
    2. apesar de curtir pacas a Marisa Monte, acho que a Elis foi maior e mais cool, já viste as entrevistas dela? E a interpretação de Alô Alô Marciano então? A definição de cool no dicionário deveria ser: 1. anglicismo. Significado para descolado, in; 2. Interpretação de Alô Alô Marciano por Elis Regina
    3. Seu Jorge?!?! Tim Maia cara!!!!! TIM MAIA!!!!!! O síndico do Brasil!!!!!!!!!

    Grande abraço

  116. Minha lista de “cools” é um pouco diferente, Roberto Carlos não passa nem perdo , (pelo menos nessa categoria) Viníus e Baden são muito mais cool.
    Mas acho que pra ser justo seria preciso fazer pelo menos um top 20 e não 10.

    Grande abraço.

  117. Daniel Travassos disse:

    Não dá pra montar os 20 não?

    Eu tomo a liberdade:

    1. Tom Jobin
    2. Rita Lee
    3. Roberto Carlos
    4. Ney Matogrosso
    5. Chico Science
    6. Raul Seixas
    7. Tim Maia
    8. Elis Regina
    9. Cazuza
    10. Marcelo D2
    11. Chico Buarque
    12. Caetano Velloso
    13. Cartola
    15. Nelson Gonçalves
    16. Jorge Ben
    17. Wander Wildner
    18. Renato Russo
    19. Cássia Eller
    20. Arnaldo Antunes

  118. Daniel Travassos disse:

    Ki doideraaaaaaa.

  119. Júlia disse:

    Colocaria Caetano e Gil também. Não podemos esquecer da Tropicália.

  120. Eu acho que faltou Elis e Caetano nessa lista, só que aí teria que ser top 12 porque a sua lista foi completíssima.

  121. Mateus disse:

    Bem montada a lista. Talvez trocaria a ordem de alguns e com certeza incluiria Chico Buarque e Tim Maia. O Chico, nem vou comentar, geral já fez isso… o Tim, mesmo nos momentos mais bizarros e alucinados de sua vida, tocou o que, quando e com quem quis, sempre produzindo discos maravilhosos, com um ritmo matador.
    Abraço!

  122. wilker disse:

    bruno,vc ja ouviu falar num tal de luiz gonzaga?esquece luiz e lembra de paulo ricardo,ai é demais!!!!!!

  123. Felipe Gueller disse:

    Chico Buarque o cara mais Cool de todos os tempos !!

    Faltou ele na lista heim, mas não dá para agradar a todos.

    Ótima Lista !!

  124. mick disse:

    Eo Milionário e o José Rico?
    Em uma época em que nem se falava em globalização os caras quebravam tudo na China !!
    Sem falar na estética do Milionário (ou do Zé Rico?)

  125. leo seabra disse:

    Senti falta do Carrapicho e do É o Tchan!

  126. Luciana disse:

    descordo (apesar de minha opinião ter mudado recentemente) sobre marisa monte não ter dado bola fora! com essa nova música que tá rolando nas rádios ela deu uma bola muuuito fora!!! quando ouvi nem acreditei que era a marisa cantando aquilo… mas enfim, ainda acho ela maravilhosa…

  127. Denise disse:

    Senti falta de Renato Russo, Cazuza, Cassia Eller, e não concordei com o D2, Rita Lee, Seu Jorge e Paulo Ricardo…

    Mas cada um com sua lista… rsrsr

    Beijos…

  128. Tatiane Romeu disse:

    deixar de fora o Noel, o Cartola e o Chico? Vou te dar uma segunda chance…

  129. Vitor disse:

    Tarefa dificílima!
    Ao meu ver o mais interessante de tentar elencar uma lista dessas é parar e pensar na diversidade cultural e musical que o Brasil possui.
    Nenhum outro lugar do mundo tem tanta coisa legal e misturada como aqui. As influências vêm de todos os lugares do mundo, inclusive de dentro do país, que acabam numa mistura interessantíssima,dando vida a tais artistas que você elencou e tantos outros!

    parabéns pela escolha, mas admito que eu não teria coragem para fazê-la.

    Sds.

  130. wellington disse:

    bruno muito bacana sua lista , pra mim so faltou o nome de renato russo nisso tudo , ele foi um icone como cantor e compositor! e ate hj nao surgiu ninguem a altura .

  131. C! disse:

    Chimbinha do Calypso? Me poupe querido, Diego Cruz ..
    Ah, achei que faltou Chico Buarque e a duplinha ‘ Rodigo Amarante e Marcelo Camelo ‘

    beijos.
    ;)

  132. Leandro disse:

    E o Renato Russo?

  133. Larissa disse:

    Cadê Chico? Cadê Cazuza? Cadê Adriana Calcanhotto???

  134. Rômulo disse:

    E uma tarefa muito difícil fazer uma lista assim ,principalmente sendo aqui no Brasil, um reduto de tantos talentos, faço a minha lista aqui.

    1-Roberto Carlos
    2-Tom Jobim
    3-Cartola
    4-Chico Buarque
    5-Chico Science
    6-Raul Seixas
    7-Arnaldo Baptista
    8-Maria Betânia
    9-Tom Zé
    10-Caetano Veloso.

  135. Luiza Alves disse:

    É…
    Tanta gnt boa nesse país que nem sei quem colocar na lista…

    Senti falta do Pepeu Gomes, Gil, Cássia Eller…

    Quanto ao primeiro lugar…eu discordo!
    Diferente das outras pessoas que costumam “idolatrar” o senhor Jobim, eu não vejo a mínima graça nele…
    Depois que eu comecei a estudar história perdi um pouco do meu encanto por ele…
    Que fique bem claro que não estou duvidando da capacidade musical dele…longe de mim! Com certeza ele é umas das figuras mais importantes musicalmente na música popular brasileira!
    Só não concordo com outras coisas…

    bjus*

  136. André Anderson disse:

    Oi Bruno,

    Concordo com muitos leitores que reclamaram a ausência do Chico Buarque. Tudo bem que Paulo Ricardo, nos anos 80, deixou sua marca. Mas depois disso, tudo que ele tinha de “cool”, foi por água abaixo ao tentar ser um “menudo sertanejo”. Colocar Paulo Ricardo (que na minha opinião, hoje representa tudo que não é cool) e deixar de fora o Chico (unanimidade entre as mulheres de 12 aos 87 anos) ou mesmo o Hermeto Pascoal (tem barba mais cool que aquela?) foi grave.
    Abraço.

  137. Flavia disse:

    Acho que faltou o Rodrigo Amarante. Ele ditou moda sim, era possível ao caminho de um show do los hermanos perceber quem estava indo para o show, meninos sempre de barbas, camisas quadriduladas e tenis baixos…
    Além de todo o estilo, todos o imitavam..!

  138. Gostei da lista, mas se o critério principal é ser “cool”, acho que não poderíamos esquecer João Gilberto. Ame-o ou odei-o, sempre foi um cara “cool”. Mas, para mim, o mais “cool” de todos foi o incomparável Dorival caymmi. Fez músicas belas, singelas e ao mesmo tempo simples e complexas. Viveu uma vida pacata e tranquila, sem stress. Agradou a crítica, sem fazer força e sem adotar uma postura “pseudo-intelectual” como Marisa Monte e Arnaldo Antunes, por exemplo.

  139. Gente, o dicionário afirma que “cool” pode ser adjteivo de calmo e sereno, mas também de ousado e audacioso. Depois de lê-lo, não tive dúvidas de que o caymmi foi mesmo o mais “cool” de todos.

  140. Edna Castro disse:

    Adorei a lista Bruno, principalmente suas justificativas, mas confesso sentir falta de Cartola e Luiz Gonzaga, grandes referências em nossa música!!
    P.S: Saudades do LOS HERMANOS!!!
    Abraço!

  141. Carlos disse:

    Faltou CHICO BUARQUE e JOÃO GILBERTO.

  142. Felipe Eiras disse:

    Bem, como muitos já falaram, é complicado ordenar uma lista de mais influentes, etc… Mas creio que um nome que faltou foi Renato Russo ou Legião Urbana… Mesmo não sendo grande fã deles, creio que foram o ícone de uma geração e, fazendo uma comparação muito simplória, eu diria que Legião Urbana está para o rock brasileiro assim como Nirvana está para o cenário internacional… Ou seja, um “pseudo-divisor-de-águas”…

  143. Marcus Vinícius disse:

    Caro Bruno,

    A lista proposta é interessante. Concordo com muitos dos nomes que lá estão e a dificuldade de citar apenas 10 é cruel.
    Mas, ao meu ver, esses nomes não poderiam faltar: Chico (sem comentários); Vinícius (pela riqueza dos poemas e pelo próprio estilo de vida que levou) e Carlinhos Brown (pela versatilidade, inteligência musical – notadamente na percussão, que beira a genialidade -, criatividade com que faz música).

    Parabéns.

    Abraços.

  144. Tatiane Romeu disse:

    outra coisa: você mudou o conceito de cool?

  145. A lista aqui é individual e fica gente aí falando em “bandas”; e, cá pra nós, alguém aí falou em “Ivete” ? (!)

  146. Bruna. disse:

    Caetano e Gil?

  147. Nathalia disse:

    Bom… Eu discordo de Marisa Monte. Não discordaria caso ela não tivesse lançado a última música e caso ela não tivesse tentado aquele lance com os Tribalistas. Sim, “eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”. Parece-me letra da Kelly Key.
    Enfim… No lugar dela, mas não necessariamente na mesma posicção, deveria estar Chico Buarque. Sem dúvida nenhuma.
    O cara foi politizado, tem as melhores letras que já ouvi…
    E Cássia entraria em 11°. apesar de não ser compositora, o que era a voz daquela mulher?

  148. Ricardo Ferreira disse:

    Roberto Carlos cool?? O cara virou um poço de neuroses, odeia biografias que não sejam a versão dele, e sua música há décadas não avança nem um milímetro… Seu Jorge é um bom sujeito e agora tá no momento dele de mídia mas, com toda certeza, não roubaria o lugar de Chico Buarque, Renato Russo ou Cazuza.

  149. Rodrigo disse:

    Eu não gosto de legião urbana, mas não citar o Renato Russo beira o bizarro. Não citar o Chico BUarque também é grave. Tim Maia também. No mais, acho que forçou muito a barra com Marcelo D2, Paulo Ricardo e Marisa Monte.

  150. Antônio disse:

    Cadê o Renato russo?? Cara, vc está de brincadeira.rs

  151. Patty Carvalho disse:

    Chico Buarque? Caetano Veloso? Cássia Eller? Renato Russo? Cazuza?
    adorei você ter incluído o Marcelo D2

  152. ana disse:

    tiraria seu jorge e colocaria chico…

  153. Quando me deparei com este post, antevi a inevitável polêmica… É óbvio que com a riqueza e diversidade musical que temos, seria impossível citar uma lista de dez sem cometer nenhuma injustiça… Não me atreveria…

    Na minha opinião, a maioria dos citados nos coments merecem lugar de destaque.

    Como não falar de Chico? todo mundo falou, e achei que foi provocação sua Bruno. Queria talvez ver a reação dos seus inteligentes leitores.

    Falando de maneira histórica, sinceramente não classificara ainda os Los Hermanos, apesar de reconhecer toda a construção realizada, acho que ainda falta um pouco quando se fala dos dez.

    Fiquei decepcionado mesmo com a ausencia do Rei do Baião. O grande mestre Gonzagão. A sua obra serviu e serve de referência para muitos outros ritmos. Sem falar na riqueza cultural das suas letras, talvez entendido em mais profundidade por quem vive e conhece bem o nordeste.

    Sem protecionismos… Caimmy, Caetano Veloso e o próprio Gil…

    Como falar em cool sem citar Cássia Eller ou Cazuza…??

    Vamos esquecer do Cartola??? Ary Barroso??? E outros contemporâneos??

    Renato Russo, foi cool sim senhor… É preciso apenas mudar a perspectiva… E a sua influência ainda paira sobre os músicos atuais…

    Arrisco ainda, sem colocar entre os dez, em falar do Mamonas Assassinas. Mas é preciso saber fazer a viagem da maneira correta pra compreender…

    Enfim, Bruno… Acho que depois dessa você vai precisar voltar a esse assunto em outro post… Mas adimiro a sua coragem!!

  154. Denis disse:

    Acho que a lista ficou ótima Bruno, por ser uma lista que cita as pessoas mais cool de nossa musica, acho que o chico buarque é uma figura incrivel porém não o acho tão cool quanto os que estão na lista mesmo, do mesmo modo que joão gilberto é uma lenda, influenciou até o tom mais não é nada cool, por visão pessoal tiraria alguem para colocar Bezerra da silva que influenciou musicos do samba ao rock e era cool até de sobra.

    abraços

  155. Lela disse:

    Sendo Cartola uma grande influência dos Los Hermanos (nas declarações dos próprios) me admira não vê-lo na lista, assim como Mutantes e, acima de tudo, Chico.

    Mas é aquilo que no fim todo mundo diz: gosto não se discute!

    Abraço.

  156. Joseane disse:

    Tim Maia não podia ter ficado d fora..tô d cara :/

  157. Paulo Pilha disse:

    É…sem dúvida faltou o Chico, mas a lista tá muito boa!!

  158. Danilo Melo disse:

    Tim, Jorge Ben e Chico.
    “Se a parada é cool”

  159. Fábio Catein disse:

    Concordo plenamente com a lista, mas tem alguns nomes na qual estaria faltando.Como o mestre Cartola,Noel Rosa,Tim,e logico Chico Buarque e Caetano.
    Não existe colocar Cassia Eller, ela nunca escreveu um letra se quer, tudo era de outros compositores, era uma eximia cantora mas nada alem de uma voz bela.

  160. Lud Oliveira disse:

    No geral, eu concordo com a sua lista, bons argumentos…Tom Jobim no primeiro lugar, realmente, é dificil de questionar…mas senti falta do Wilson Simonal!…um cara q regeu platéias, idolatrado por multidões, um músico de extremo conhecimento musical, além de uma presença de palco fantástica!…não podia ficar de fora, sem dúvida…mas o ostracismo ao qual ele foi renegado, não permitiria q uma lista dessas incluisse o nome dele…então, a lista acaba deixando um pouco a desejar, pelo menos pra mim…mas, parabéns pela iniciativa!…listar 10 músicos brasileiros, realmente é uma tarefa bastante dificil, sempre vai sobrar alguém né…fazer o q…
    bjs

  161. Lara Coêlho disse:

    Medina,
    não há como chegar a um consenso …
    mas faltou com certeza os genais Agenores : Cazuza e Cartola.
    adicionaria ainda Marcelo Camelo e Humberto Gessinger

    mas tudo de bom a tua lista…

    xêro

  162. Bruno Tol disse:

    Gostei da lista do Bruno, principalmente por Marisa, Paulo Ricardo e, claro, Tom.
    Mas faltou, realmente, o Chico Buarque. No lugar do Seu Jorge, colocaria o Jorge Ben.
    Vlw

  163. É, concordo com alguns que disseram que faltou o Chico, o Renato, mas também o Caetano, o Cartola, o reperesentante máximo do retirante nortista, o fabuloso Belchior, mas enfim, como é ponto de vista…Respeitemos ! rs
    Abraço

  164. Guilherme disse:

    Esse povo fica falando de Chico Buarque e a Tropicália…
    mas o Bruno Medina falou das mais influentes.
    Convenhamos que Chico, Caetano e Gil são ouvidos por grande minoria da população em si.
    Creio que faltou encaixar Legião Urbana, Cazuza e Tim Maia.
    Talvez tivesse que ter um representante do forró e por que não do sertanejo?… é dificil fazer uma lista tendo uma música tão diversificada quanto a brasileira.

  165. Luide disse:

    Medina, algum motivo em especial para deixar de lado seus ex companheiros de banda Camelo e Amarante de fora não apenas de sua lista, mas de seus posts? Eu gostaria muito de saber a opinião da única pessoa em que eu levo em conta a mesma sobre os dois. Abraços!

  166. Bernardo disse:

    Eu colocaria Chico Buarque no lugar de Seu Jorge que apesar da simpatia faz “samba pra gringo ver” e Tom Zé na posição de D2.

  167. Marcelo Bonfá disse:

    PRA CADA MUSICO NORTE AMERICANO HÁ UNS TRÊS BRASILEIROS, COM PODER ARTISTICO COMPARAVÉL OU/ EM MUTAS VEZES ATÉ MELHOR.

  168. Marcelo Bonfá disse:

    Os: EU TAMBÉM APOIO O FATO DE R. AMARANTE E M. CAMELO (CAMPELO RSRS) NÃO SEREM COLOCADOS NA LISTA… NÃO POR SUAS
    ARTES, MAS, PRO CRIADOR DO POSTO NÃO SER TAXADO OU CRITICADO “NO MESMO POR ‘PRENTENSÃO”

  169. Diego disse:

    Faltam os seus amigos, Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, que inovaram o Rock brasileiro, com os metais na banda Los Hermanos, incentivandos outras mil bandas, como Móveis, Canastra e cia.

    Chico Buarque é peça chave de toda lista.

  170. Fernanda Nepomuceno disse:

    Só discordo dá ordem dessa lista.

  171. Geovane Gramagol disse:

    Faltou mesmo CHICO BUARQUE e LEGIÃO URBANA. Colocaria o CARTOLA também.
    Gosto da banda dos Hermanos, mas não dá para adicioná-lá nesta lista.
    Tiraria o Marcelo D2.
    Rita lee é extrovertida mas não convence, deixa muito a desejar.
    Paulo Ricardo fez história com o RPM mas sozinho é sem graça.
    Gosto muito do Seu Jorge, mas ainda não entraria na minha lista.
    Ney Mato Grosso sabia mesmo rebolar e era ousado, mas eu prefiro o JAIR RODRIGUES e ELIS REGINA.
    TIM MAIA e JORGE BEN são cool pá carai também.
    Caraca faltou o rei do baião LUIZ GONZAGA.
    Li comentários dos RACIONAIS, também concordo, suas letras não ficaram só na periferia, mas são cantadas por muitos playboys filhinhos de papai em faculdades, não sei o porquê, mas é fato.
    TOM JOBIM é o melhor mesmo!!!

  172. Suzana disse:

    Sempre seria injusto enumerar 10 apenas.
    Mas Chico, Elis, Renato Russo, Tom Zé, Camelo e Amarante seriam nomes indispensáveis!

  173. BERG MENEZES disse:

    Gostei da lista Bruno mas eu excluiria a Marisa Monte, o Seu Jorge e a Rita Lee. Em seus lugares (não necessariamente
    na mesma ordem) entrariam Chico Buarque, Caetano e dupla Amarante e Camelo. Sim, se o D2 e o seu Jorge merecem destaque por sua influência, seu companheiros de banda também o merecem pois abriram um espaço novo na cena roqueira nacional: fizeram com que engolissemos nossos preconceitos e amadurecêssemos no que tange a música brasileira e as possibilidades de uso dela. Nada de construir um estilo, apenas achar as identificações com o samba (como chico fizera), com o brega (parecido com o que faz caetano) e com o que mais atravessasse a mente fervilhante de quem ouve música não como estilo mas como experiência. O rock ganhou seus ares de rock genuinamente brasileiro, para mim, apenas com o “Bloco”, mesmo que hajam muitos predecessores nesta tentativa.

    Ah… poderia entrar também o Tim Maia. Venhamos e convenhamos…

  174. Diego Paz disse:

    Acho que dez é muito pouco, mas mesmo assim entre os 10 deveria estar o grande TIM MAIA!

  175. Maraísa Cruz disse:

    Esse seu post juntamente com os comentários feito para ele, veio para corroborar com um velho ditado popular : “gosto é que nem…. cada um tem o seu!” Verdade!!! Mas pura verdade! É IMPOSSÍVEL, em meio a tantos deuses e deusas da nossa música, fazer uma lista com APENAS 10 NOMES! I.M.P.O.S.S.Í.V.E.L! E dificilmente, para não dizer nunca, vc encontrará alguém que concorde 100% com a sua lista, sem tirar, colocar ou trocar pelo menos um nome que seja! Eu, particularmente, já tiraria/trocaria pelo menos uns 4 a 5 nomes kkkkk…MAs gostei do seu gosto…
    Ps.: Mas tenho que concordar que faltou Los Hermanos…Ah isso Faltou!!!!!!!

  176. Fernando Martins disse:

    Não se esqueçam que a enquete é sobre músicos cools e não somente se o músico foi bom ou não.A lista é muito boa e concordo com praticamente toda ela.A polêmica fica em torno do Roberto.O cara é meu ídolo, mas tenho dúvidas se realmente ele é um cara cool.Ele já foi cool,quando falava em brotos ,calhambeques e quando aparecia com uma guitarra em capa de vinil ( lembre-se que na época isso era uma revolução) e comandava a jovem guarda.O mesmo Roberto deixou de ser cool quando ficou teve todos esses problemas psicológicos : tirar músicas famosas do seu repertório,usar somente roupas de determinadas cores,proibir biografia e outras inúmeras esquisitices.
    Eu acho que o Seu Jorge cool,mas com certeza ele aprendeu com o Jorge Ben ,que é muito mais cool.Jorge ben é um cara faz sucesso há quase 40 anos com as mesmas música e consegue agradar todos os públicos e fazer sucesso até hoje.Sua músicas são exemplos de swing e alto astral (como é próprio do samba-rock que ele é o pai).Genteeeee, o cara teve seu pé beijado e foi idolatrado naquele famoso evento da Philips pelo Caetano Veloso.Se isso não é cool…
    Tem gente que tá viajano : Tim Maia????Adoro Tim mas ele foi o cara mais barraqueiro da música brasileira….po leiam o livro!!!
    E Chico Buarque…adoro Chico…musicalmente ele é perfeito.Mas cool?O cara é super reservado.Não fala nada.Avesso à mídia.Ninguém conhece a “pessoa” Chico.Então,poderíamos afirmar que ele é cool?Seria cool somente pelo critério que ele fez música contra a ditadura.Mas aí,colocaríamos 50 nessa lista!!

  177. jose disse:

    tim maia

  178. Hévila (Fortaleza) disse:

    A pensarmos que esta é uma lista dos mais “cool”, já a restringe, mas se formos pensar em todos mesmo fico feliz em me dar conta que moramos num país enorme de uma cultura extremamente variada e que nunca vai caber em lista alguma. Sempre vai ficar alguém muito bom de fora. Viva a diversidade cultural, viva a livre escolha, VIVA O BRASIL!!!

  179. IVETE SANGALO fora de uma lista de mais cools é questionável.

  180. disse:

    Meu! O Brasil é muito rico de talentos diversificados, os 10 mais pra nós é muito pouco.

  181. Pedroo disse:

    Seria necessário um top 100, para colocármos todos os brasileiros musicalmente importantes em nossas décadas e gerações. Mas a lista foi bem feita, se não entrou todos, entrou pelo menos os mais invejáveis!

  182. Marília Sá disse:

    realmente, falta o nome de muitos artistas bons, mas esses também são ótimos!
    Mas isso eh a visão dele e cada uma tem a sua,mesmo assim está bem selecionado os cantores e suas posições.
    Achei muito justo do 1ºlugar do Tom!

  183. Vitor Abinajm disse:

    Concordo com a lista… mas também senti falta de Renato Russo e Cazuza.

  184. Jessie disse:

    santa teresa costa rica

    This enables authors to keep track of who is linking to, or referring

  185. Wanderson Batista disse:

    Ah! Tá faltando gente cara.
    Não sei se tiraria, ou se fosse você, divulgaria essa lista bem maior…

    Onde está o nosso grande compositor Cazuza?
    Ou qual de nós (brasileiros) que não lembramos de Exagerado ou Bete Balanço?
    O que seria do rock brasileiro se não fosse nossas influências por Renato Russo?
    Ou tem coisa mais cool do qe só querer chocolate? ( Tim Maia)

    Tenho apenas 16 anos, sou um simples estudante. Porém, um grande admirador da boa música.

    Não deixaremos de lembrar de Gilberto Gil, que apesar de ter sdo mnidtro de um ”país” como esse, já lutou por nossa liberdade há muito tempo atrás.
    Lembro muito de Nando Reis, João Gilberto, Caetano Veloso.
    Mais, pelo amor de Deus, porque não citar os Los Hermanos!?
    Cara, (sem puxar saco rsrs) mas pra mim é uma das melhores bandas de todos os tempos, por ter pessoas tão inteligentes que, sei lá, na minha opnião poderiam até ser cientistas, ao invés de músicos.

    Que em 2009 você não deixe se levar por uma opnião própria, e sim, pela verdade.

    É isso.

  186. Luiz Eduardo disse:

    Raul Seixas podia estar mais bem colocado nessa lista. mas fora isso a lista esta perfeita. Renato Russo e Cazuza ficam de fora exatamente pq:
    ” que fique bem claro: o que está em julgamento não é apenas a matéria musical.”

  187. Lucas disse:

    CHICO (buarque) eh chato pra kct.

  188. Estrela disse:

    Concordo que os artistas tenham sido bem escolhidos, ainda que não os classificasse exatamente na mesma ordem que você. Embora goste do Paulo Ricardo, creio que ao selecioná-lo você deixou de fora nomes como o de Renato (Russo) e Cazuza que, em minha opinião, representam (e o verbo é no presente mesmo!) muito mais o Rock brasileiro. Tenho ressalvas quanto à escolha e, principalmente, quanto à classificação do Roberto Carlos. Ainda que reconheça o seu sucesso, penso que muito do mérito de suas composições acabam sendo injustamente não atribuídas ao Erasmo (Carlos), o que acabou, inevitavelmente, por favorecer o seu sucesso (de Roberto), uma vez que é ele que interpreta as músicas tão bem escritas. No entanto, enquanto cantor, com todo respeito, ele não é lá essas coisas. Como muitos senti falta de Chico (Buarque), Gil, Elis, Caetano e Luis Gonzaga que também marcarm gerações e firmaram um estilo próprio. Mas em todo caso, você deixa tudo muito claro quando coloca os seus critérios de escolha e classificação, o que faz com que qualquer pessoa que queira discordar de você ou mesmo, injustamente, lhe criticar, Bruno, pense duas vezes.
    Gosto muito da forma como você se coloca e da sua imparcialidade. Percebo que não necessariamente você elege todos estes artistas meramente porque gosta deles ou porque lhe é conveniente, mas sim, porque considera o conjunto de toda a obra como você mesmo diz. Gosto ainda do fato de você se importar em interagir com a gente, de querer saber a nossa opinião e da coragem de permitir que discordemos de você…e eu te acho ainda mais lindo por isso…
    Mais um ponto pra você!
    Parabéns
    Beijos =)



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade