Viúva ou vilã?

ter, 16/09/08
por Bruno Medina |

courtney-kurt.jpgPor trás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Concorde você ou não com esta frase o fato é que ela resiste ao tempo e as suspeitas quanto a sua aplicabilidade, afinal foram muitos, ao longo da história, os notáveis que tornaram também célebres suas esposas. Em alguns casos foram os próprios maridos que se incumbiram de atribuir a elas os louros da glória, desencorajando qualquer outra interpretação sobre a qualidade e a quantidade de contribuição das amadas para seu sucesso.

Mas se o ditado parece se comprovar na vida cotidiana, dificilmente pode se dizer o mesmo em relação aos ídolos do rock; no caso deles, a regra aponta justo para o contrário. Apenas para citar os exemplos mais conhecidos, basta considerar a fama da qual desfrutam Yoko Ono e Courtney Love perante os fãs de seus esposos. Se a primeira é considerada a principal responsável pelo fim dos Beatles, a segunda não deixa por menos: partiria dela o incentivo ao vício em heroína que culminou na morte de Kurt Cobain.

Pelo menos é o que afirma Danny Goldberg, ex-empresário do Nirvana que lança nesta próxima quinta-feira nos Estados Unidos “Bumping into geniuses: my life inside the rock n’ roll business”. No livro -ainda sem previsão de lançamento no Brasil-  Danny narra algumas passagens presenciadas durante os 40 anos em que atuou no cenário musical, e, pelo visto, tem tudo para acirrar a polêmica entre os órfãos do Grunge.

Em seus relatos o autor afirma que Courtney, ao assumir o papel de porta-voz oficial das opiniões do marido, corroborou para que fosse insustentável a relação entre os membros da banda. Por estar constantemente drogado, Kurt teria se tornado ainda mais vulnerável a sua nociva influência, o que inclusive poderia, em tese, se associar a depressão que o levou ao suicídio em abril de 1994.

Acusações à parte, cabe lembrar que Courtney e os ex-integrantes do Nirvana já protagonizaram diversos embates públicos. Como herdeira do patrimônio do vocalista e principal compositor, a viúva costuma criar dificuldades para liberar novas edições relativas ao legado deixado pela banda. Ano passado Dave Grohl deu o troco através da música “Let it die”, gravada pelo Foo Figthers.

A canção foi reconhecida por ela como uma crítica ao seu relacionamento com Kurt: “um homem simples e sua noiva vergonhosa, intravenosa, entrelaçada” e “você era tão considerado/alguma vez pensou em mim?” são alguns dos versos que puseram mais lenha na fogueira. Courtney, por sua vez, rebateu dizendo que o marido detestava Grohl, e que, em seu testamento, teria incluído uma cláusula atestando que o baterista não pertencia a banda que revolucionou o rock no início dos anos 90.

O barraco deve continuar rendendo trocas de farpas (e quem sabe até alguns processos) depois que o livro cair nas mãos dos fãs do Nirvana. Impossível, no entanto, não relacionar o episódio aos que volta e meia trazem Yoko à tona do noticiário musical.

As semelhanças entre Kurt e Lennon vão muito além das aparências. Ambos foram gênios em suas épocas, eternizados por suas músicas e, por assim dizer, vítimas da idolatria compulsiva. Suas viúvas nos sugerem ainda uma outra coincidência entre ambos: o que, aparentemente, seria um péssimo tino para escolher com quem se casar.

compartilhar

39 comentários sobre “Viúva ou vilã?”

  1. Junior Farias disse:

    Yoko e Courtney iniciaram o fim de seus maridos.

  2. vanessa lopes disse:

    Uma boa sacada Bruno, e uma velha discussão.
    Seria essa a “maldicão” de boas bandas, viver rachadas por mulheres?
    Como se sabe uma banda, é um casamento ‘grupal’. Onde cada um precisa dar sua contribuicão, quando em algum momento esse curso é alterado acontecem os rachas…
    Ainda temos o raimundos nesse contexto né, a namorada evangélica do Rodolfo, o ‘roubou’ pra igreja. Porém, de fato a Yoko e a Curtney são as mais polêmicas.
    Em tempo, o cd ao vivo tá muito bom, parabéns a vcs… e ainda espero um possível retorno.
    Felicidades

  3. Gabriel disse:

    A pergunta que não quer calar: A mulher de qual de vocês provocou o “tempo indeterminado do Los Hermanos”?

  4. Silveira Lacerda disse:

    Como está quase tudo virado de ponta cabeça – não escapou nem o “supremo” STF – agora vem mais essa de comparar Machado de Assis com Paulo Coelho. Explico: comparar Kurt Quem(?) com John Lennon? A propósito, como alguém com um perfil tão bonito, como esse do blogueiro Medina, só conseguiu ser músico de uma bandinha mequetrefe que atendia pela alcunha aborrecente de Los Hermanos? Saudades do Pink Floid…

  5. Jorge Andre disse:

    Postou em Pelotas!?
    Que achasse da terrinha!?

    Libera um convite pro show Bruno.. hehehehe

    Abração!

  6. Marco disse:

    Realmente, as semelhanças entre Cobain e Lennon são muitas. Ambos eram muito chatos (Lennon era chato, mas tinha talento e não era só um adolescente chato e entediado) e suas mulheres fizeram fama em suas costas. Sozinhas, simplesmente apoiadas nos seus “talentos” artísticos, já teriam sumido do mapa ou melhor, nem teriam aparecido nele.

  7. Lyzza disse:

    Realmente eles tem muitas coisas em comum, principalmente suas esposas.

  8. JONAS disse:

    Essa discussão só me faz acreditar que a mulher sempre que o melhor para seu marido!

  9. Anderson Fernandes disse:

    Bruno, mais um texto bacana….. realmente ser colocado (querendo ou não) como parte da história da música mundial deve transformar a cabeça dessas pessoas……. se as esposas tiveram participação direta ou indireta no término das duas bandas ou se participaram no inicio do vicio com as dogras não sabemos… na verdade acho que o importante foi a obra feita por Lennon e Cobain.

  10. Alessandra Batinga disse:

    Bruno, seus textos são muito bons!
    Ontem me diverti relendo suas peripécias como fã da Xuxa e do Bozo, fiquei imaginando as cenas e rindo sozinha.

    Pra mim, o grande problema de tudo não são as mulheres em si, mas a exposição que sofrem e essa mídia louca que pressiona além do normal! Isso que faz com que essa mulheres tomem certas atitudes, influenciando assim os seus maridos (ou não).

    Bom, meu dvd do Registro chegou ontem em minhas mãos. Só digo uma coisa: gostinho de quero mais. Ahh que nostalgia, vocês não podem acabar! (não é justo comigo)

    Grande abraço!

  11. Tahyana disse:

    O Caetano queria colocar uma música do Kurt no filme dele, mas acabou desistindo, pois a viúva do dito cujo, pediu uma verdadeira fortuna, para liberar a música para Cae.

    Esse povo perdeu a noção!

  12. Cooper disse:

    Silveira Lacerda!
    Não precisa falar mal dos Los Hermanos, só pq eles não tem talento…

  13. Luiza disse:

    Triste…
    Dois cantores que eu realmente gosto! (não posso dizer gostava porque tenho 18 anos só, rs.)

    O negócio agora é ouvir muito foo fighters (!) e torcer para que a esposa do Dave Grohl não faça o mesmo que a Love (blerg).

    bjus*

  14. Adriano disse:

    Valeu kurt.. “os anos 80 eram horriveis!” Ah.. em toda historia houveram reinados, os anos 90 é de Kurt Cobain!

  15. Luís disse:

    Eu não acho q Yoko tenha sido ruim pra Lennon. Podem dizer qualquer coisa, q ela influenciou na saída dele dos Beatles, que é uma artista meia-boca, mas tanto ela como a Linda McCartney, do Paul, ajudaram a salvar os maridos. No fim dos anos 60, Lennon estava viciado em heroína e o Paul tomando um Jack Daniels por dia. Foi a Yoko e a Linda que os ajudaram a não se tornarem o que Brian Wilson e Syd Barret viraram, oq acabou sendo um favor pra humanidade.

    Com Kurt e Courtney eu já não sei se foi assim..

  16. Carla disse:

    Oi Bruno.
    Leio regularmente seu blog e adoro.
    Vim manifestar meu apoio ao blog e ao post.
    É lamentável ver que muitas pessoas sequer se dão ao trabalho de ler o que você escreve, ou pelo menos, lêem e não entendem (vide comentário do Silveira Lacerda).
    O pior é ver que as pessoas também não se dão ao trabalho de fundamentar uma critica, opinião, o que seja, atacando o autor (no caso, você) com mensagens que seguem pro lado pessoal.
    Acredito que essa não é a primeira vez que acontece e não será a última e visto que você é uma pessoa “conhecida”, admiro sua paciência com esse tipo de coisa e boa vontade em continuar escrevendo pra uma minoria (ou maioria) que tem um real interesse no que você tem a dizer.

  17. Verônica disse:

    Concordo com a Carla. Se o blog ou o autor não agradam, não entrem. Fazer esses comentários pessoais agressivos que definitivamente não correspondem a opinião do público do blog, não tem nada a ver.

  18. Alessandra Batinga disse:

    pois eu discordo que Los Hermanos seja uma bandinha mequetrefe e sem talento, discordo completamente! :)

  19. Ana disse:

    Talento é uma coisa independente e que todo mundo deve adimitir, agora o uso de drogas deteriora qualquer familia ou relações humanas. Quando se pode escolher é melhor mesmo ficar longe dessas influências, mas quando não ai é fatalidade.

  20. Felipe Trigueiro disse:

    Também leio sempre o blog e acesso quase diariamente, concordando com o comentário acima (Carla, em 17 de Setembro de 2008 as 10:13 am), não entendo a falta de fundamentos nas críticas ao post e muito menos a banda LH, infelizmente no Brasil é assim, as pessoas repetem desenfreadamente todo besteirol que escutam ou lêem por ai, e ainda mantem isso como se fosse um “lema”. As críticas e protestos devem ocorrer sim, sendo que seria interessante que fossem construtivas ou pelo menos fundamentadas, sei lá..é uma crítica à critica!

    Acredito que Courtney Love foi uma influência “não natural” para Kurt. Negativa? não sei, mas Bruno acho que só profissionalmente, por que como mulher para ele, isso só cabia a ele decidir e ainda mais como são palavras de empresário, sempre duvidosas, a “certeza é incerta”, e além disso, Kurt não era criança, que se deixa influenciar, o cara permitiu muita coisa né..enfim.

    Belo Post! Abço

  21. É, a vida as veses não pode ser compreendida. Porque eles escolheram essas mulheres para passar o resto de suas vidas, ninguem saberá. Só podemos imaginar e continuar vivendo, sem nunca esquecer de quem foram e o que fizeram, suas contribuição para a música e para a sociedade.

  22. Alexandro Brandão disse:

    É tudo uma questão de cultura, porque Courtney teve uma vida conturbada e ela procurava algum rapaz que gostasse de diversão e que seria capaz de aceitar uma novata na sua vida, depois de conhecê-la veio o famoso “golpe da barriga”… foi aí que veio o convite: Eu tenho uma banda de rock viajo o mundo e ganho muita grana, casa comigo piranha? Não vou nem contar o final. Não é por acaso que ele entrou num buraco… vocês lembram quem era a vocalista do Hole?

  23. Borelis disse:

    ô loco, Lacerda!

  24. Djair disse:

    Não concordo que sejam só as esposas que dão fim a carreira dos maridos. Veja o nosso caso britânico … (Amy Winehouse) que devido as crises com seu marido fez a sua carreira subir e ao mesmo tempo noticiar fatos na mídia pelo seu gostinho a uma droga. Olha só querendo ou não ele ajudou !

  25. Gustavo Mello disse:

    Carla,

    Assino em baixo !!!

  26. fabio albuquerque disse:

    Parabéns Luís pelo comentário, concordo plenamente com sua opinião. Mil vezes melhor a banda perder o artista para a esposa à perde-los para as drogas, e invariavelmente o fim de uma banda se deve a este ou ao outro destes dois fatos citados.
    Salve Los Hermanos, e suas respectivas mulheres, rs

  27. Bruna disse:

    Muito bom, Bruno!! Principalmente o final. ^^

  28. Tahyana disse:

    Carla, CARLA !!!!!!!!

    Muito boa a sua colocação.Essa pessoa, só tem sobrenome, vc reparou? Pois é, ela não tem nome, como todas as pessoas, que gostam de se esconder atrás pseudos nomes.
    Eu acho, que se ele não vê talento na” bandinha ” Los Hermanos, e não curte o trabalho do Medina, o que é que ele está fazendo aqui???? Aqui é reduto do tecladista Bruno, que pertence, ou pertenceu, ainda não sabemos rs, a uma BANDA maravilhosa, chamada : LOS HERMANOS!!!!
    CARLA< seria ele, fã do fanfarrão Chorão, que veio aqui só para implicar??????? rs rs
    Bjos Carla. Abraços Medina

  29. Tahyana disse:

    Cooper,

    Amiguinho do SILVEIRA LACERDA, um abraço para q for da sua família ;)

  30. grunginha disse:

    Yoko e Lennon passam a impressão de terem vivido uma experiência intensamente profunda juntos, experiência tal que coincidiu com a sua sáida dos Beatles, mas ela não fez nada de mal pra ele…
    Agora a Courtney… realmente levou o cara pra destruição, e ela ainda é uma grande suspeita do assassinato dele! Bruxa!
    queime no Inferno!

  31. Cristiane disse:

    Não adianta botar culpa na mulher, ele se matou porque a droga leva à depressão e a vontade de se matar, num é a regra, tem gente que usa e é “normal”. Ela pode ser nojentinha(courtney), mas daí atribuir todo o mal que kurt se fez a ela já é demais.

  32. Bom eu acho que dizer que as mulheres deles tiveram culpa nas suas escolhas é tirá-los de idiotas, títeres, sem opinião própria… como fã dos caras eu não acredito que foi assim… eles não eram uns babacas… não ao ponto de serem manipuláveis… isso é uma visão de fora… e também acho estupidez colocar a culpa em terceiros já que os atos são de outra pessoa… na verdade as pessoas gostam de procurar culpados para acalentar suas frustrações…

  33. Lilian Pessoa disse:

    Primeiramente, acho muito estranho alguém dar-se o trabalho de ler um texto, de um cara bacana, que retrata um ponto de vista e não obriga ninguém a concordar com ele só para dizer que não gosta de Los Hermanos…Esse não é o assunto e ninguém é obrigado a partilhar da opinião do cara, então Sr. Silveira Lacerda, já que você é tão inteligente porque não faz um blog só de textinhos ácidos contra o Los Hermanos? Aí quem não gosta da banda pode ir lá compartilhar da sua opinião…Não seria mais legal que escrever no Blog do tecladista da banda? Elegância e educação sempre são bem vindas…Ha sim…sua saudade do Pink Floyd deve realmente ser muito grande porque nem a grafia do nome da banda o Sr. lembra mais…

  34. Marcel disse:

    Não encaro a Yoko como culpada da história no que se diz respeito ao Lennon não; já em relação a Curtney… basta olhar para a cara dela. Mas enfim, é aquela koisa (mershandising mesmo)

    =D

    Parabens
    Abracos

  35. luh disse:

    Love Courtney!!!
    salve!

  36. luh disse:

    outra coisa.
    Kurt não precisava de ninguém pra levar ele para o buraco, com esposa, ou sem esposa, ele iria pro buraco de qualquer jeito, só não vê isso quem não quer, e arruma alguém para colocar uma desculpa na fraquesa do outro.

  37. Misael Pereira disse:

    Concordo com o Luis.
    Yoko Ono queria o bem de Jonh lennon,Yoko se preocupava com Lennon e o amava.Agora o que esse puta fez foi estragar a vida de um génio da música.Descupem usar o termo mas é isso que ela é sim,uma puta.Vendia o seu corpo como Groupie para depois ter um destaque.Um lixo de ser humano,só fez a depressão e o vício de Cobain pioraren.Coutney Love você é uma vadia.

  38. danilo disse:

    sou um mega fã dos beatles em principal de jonh lennom, e arrespeito dele e yoko ono e beatles, tudo foi uma fase e um processo natural na vida de lennom, yoko colaborou muito com sua arriqueza artistica nos anos 70 nhi deu paz de espirito nos seus ultimos dias

  39. danilo disse:

    sou um mega fã dos beatles em principal de jonh lennom,e arrespeito do fim da banda tudo foi um processo natural na soma de varios fatores. a yoko só ajudou lennom, contribuiu muito para a sua riqueza artistica e nhi deu paz nos seus últimos dias de vida. portanto sou um mega fã de yoko também



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade