O dia do quase nunca
Deitado em meu sofá da inspiração – como já se tornou costume antes de escrever os posts – pensava sobre que tema desenvolver nessa bela sexta-feira que se insinua. Recapitulando os acontecimentos da semana (não, eu não tenho um caderno de anotações), quase me escapou que hoje é 29 de fevereiro, o dia que só acontece a cada 4 anos.
A percepção previsivelmente aguçou meu senso de oportunidade, afinal, não haveria outra chance de abordar o assunto antes de 2012. E, por via das dúvidas, melhor garantir. Pois bem. Antes de mais nada cabe esclarecer a razão pela qual, às vezes, os anos precisam ter 366 dias: a medida visa corrigir uma discrepância entre nosso calendário e o tempo de translação da Terra em volta do Sol.
Como descrito no esquema acima, um ciclo completo em torno do astro rei é feito em exatos 365 dias e 6 horas, ou seja, a cada 4 anos, 24 horas. O que pouca gente sabe é que a regra possui exceções; o ano é bissexto apenas se o número for divisível por 4, a não ser que termine com dois zeros, ou então se, no dia 31 de dezembro do ano anterior, cair menos do que 32 milímetros de chuva sobre o topo do Monte Sinai. Tá bom, essa última eu inventei.
O chato é que quem nasce justo nesse dia – e não tem nada a ver com os movimentos do universo – acaba quase sempre privado de comemorar o aniversário como deveria. Talvez não menos chato do que isso seja passar a vida agüentando piadinhas sobre não envelhecer. Indo mais adiante, acredito que a maioria deva estabelecer uma data extra-oficial para festejar o dia do nascimento.
28 de fevereiro ou 1º de março? Quando devem ser dados os parabéns? Ou será que a praxe é mesmo esperar pela data certa? Agora imagine que gafe, por falta de hábito, acabar esquecendo de parabenizar um ente querido que aniversaria no bendito dia. O jeito é esperar quatro anos para se redimir.
Fora tudo isso, como ficam as questões legais? Porque, teoricamente, carteira de motorista só a partir dos 72 anos. Gratuidade nos ônibus, apenas para os que provarem ter 240 anos ou mais! Pelo menos uma vantagem é não ter que receber todo ano cartinhas do dentista e do gerente do banco, ou aqueles telefonemas amando de pessoas que você mal conhece proferindo mensagens de aniversário padronizadas. Mas será que também nesse caso não ocorre uma “adequação”?
Bom, se algum de vocês conhecer ou encontrar hoje por aí alguém comemorando aniversário, por favor, não perca a rara oportunidade de esclarecer essas dúvidas. Aproveite também para abrilhantar com sua visita a página dedicada à data na Wikipédia.
Não espere, no entanto, encontrar fatos históricos marcantes ou dados muito atualizados. Por motivos óbvios, tudo se mantém exatamente do mesmo jeito desde 2004. Ninguém sabe dizer qual é o dia de São Nunca, mas garanto que 29 de fevereiro é próximo.