As grandes idéias
Hoje cedo acordei com uma grande idéia. Dois minutos depois, percebi que não era tão boa assim. Durante sessenta segundos fui tomado por um otimismo contagiante e por aquela sensação de euforia presente nos momentos especiais da vida. Aqueles que provocam a ilusão de que estamos vivendo cenas de um filme, e nos faz pensar que dali para frente nada mais será como antes. Mas depois passou.
Quando poderia imaginar que num dia de semana qualquer teria uma grande idéia, e, ainda mais, que em tão pouco tempo já teria desistido de colocá-la em prática. Seguindo a lógica, nesse exato instante podem estar nascendo ou morrendo pensamentos que teriam a real capacidade de transformar o mundo, os quais muito provavelmente nunca chegaremos a conhecer.
Será que Einstein ou Thomas Edison tinham plena consciência da dimensão que suas teorias e inventos assumiriam? E quantos gênios como eles deixaram de se consagrar e foram esquecidos no anonimato por um mínimo ajuste, um detalhe que faltou. Mais do que originalidade, a boa idéia demanda uma enorme dose de estudo, persistência e sorte. Porque muitas vezes, no início, são apenas impulsos criativos dissociados que, ao não receberem o devido estímulo, se esvaziam e fenecem à margem da história.
Imagino que sete mil anos atrás, quando a roda foi inventada na Mesopotâmia, certamente existiam os que discordavam de sua eficiência; os primeiros modelos não eram círculos perfeitos, possuíam arestas, e muitas quebraram até que se encontrasse a correta relação entre peso de carga e a espessura do material. E os criadores ainda precisavam lidar com aquele espírito de porco que insistia em dizer “tá vendo? Isso nunca vai dar certo, porque você não tenta o losango ao invés do círculo?”. Felizmente o anônimo inventor aperfeiçoou sua idéia para que tivéssemos carros e colunas vertebrais saudáveis.
Numa entrevista, perguntado sobre o século XX, Luis Fernando Veríssimo resumiu que aquele foi o século em que as melhores idéias foram derrotadas. Não é de se estranhar que justamente ao longo das últimas décadas a propaganda acabou virando um ingrediente imprescindível nessa história, quem diria… Porque, convenhamos, uma grande idéia só é realmente grande se todos a conhecerem, e isso pode demorar. No caso do avião, desde os primeiros rascunhos de Leonardo da Vinci ao protótipo do 14 Bis foram necessários quatrocentos anos.
A fim de possibilitar um desenvolvimento mais ágil e contribuir para a causa de jovens inventores carentes de incentivo, fiz uma breve pesquisa e essas foram três idéias que, na minha opinião, merecem ser divulgadas:
Máquina de programação de sonhos – invenção japonesa que consiste em pré-determinar o tema dos sonhos. Introduz-se uma foto na engenhoca e a máquina se encarrega de repetir durante toda a noite frases e músicas que remetam a imagem escolhida.
Carteira anti-roubo – invenção australiana. Confeccionada em aço inoxidável e dotada de dispositivos que esguicham uma tinta azul capaz de inutilizar seu conteúdo caso seja violada por alguém que não detenha a senha.
Mochila dínamo – desenvolvida pela Universidade da Pensilvânia. Converte passos de uma caminhada em uma carga elétrica de até 7 watts. Isso teoricamente seria o suficiente para alimentar um MP3 player e um telefone celular.
fonte: Guia dos Curiosos
Quem sabe você não é dono da idéia que falta para que uma dessas invenções se torne um grande sucesso? Essa era a minha idéia: criar um banco virtual de idéias, em que o conhecimento pudesse ser compartilhado e permitisse o surgimento de grandes invenções. Alguém tem um projeto mas não sabe com desenvolvê-lo? Basta inseri-lo no banco e esperar até que outro o complemente ou aprimore o raciocínio.
Acabei desistindo porque considerei que o projeto esbarraria em empecilhos envolvendo questões relativas a patentes e direitos autorais. Além disso, quem possui uma boa idéia não tem o costume de dividi-la com estranhos e com freqüência espera lucrar alto com ela. Foi um sonho bonito, possível por apenas dois minutos.
Agora, se você quer ser realmente útil para a humanidade encontre um substituto para o papel higiênico. Não é possível que o homem pretenda construir bases fora do planeta mas se contente em continuar… bem, você entendeu. Ou então, inspire-se nos versos de Caetano, que diz que “Se você tem uma idéia incrível / É melhor fazer uma canção”.
eu me dou por satisfeita em saber de onde saem as suas idéias… hehhe
texto genial
beijão
Sua idéia não seria algo parecido com a idéia de OpenSource ou o Copy Left de músicas?
Só não sei se existe um banco de idéias para o open soruce, hehe
Só uma correção de português no texto: losango.
Não existe losângulo…
eu, como penso em cursar cinema, às vezes tenho algumas idéias pra roteiros e tal. Já tive algumas que considerei ótimas, dignas de um gênio dos roteiros….mas….elas sempre aparecem à noite, quando estou deitada tentando parar de pensar nas coisas que aconteceram para dormir. Acho que só me levantei duas vezes para fazer anotações…
Falando em idéia, alguns poucos textos que você faz, principalmente esse, já passou por minha cabeça. Até frases inteiras tão aí. Não sei se é o limite humano que chegamos ou o mundo tá precisando de mudanças mais significativas. Mas como eu não sei escrever tão bem, jamais vc verá algo parecido, com o seu, Feito por mim. Mas aqui na cabeça eu só posso jurar, já vi idéias parecidas.
valew
Imagina o quão bonito seria, pessoas unindo suas idéias e botando suas cabeças para funcionar em prol do avanço da sociedade!
É de uma poesia e beleza extrema a sua idéia, o único problema real q vejo, não é na sua idéia e sim no egoísmo humano, tds querem tudo pra si e se esquecem q um mais um, é sempre mais q dois, que duas cabeças pensam melhor q uma…Mas amei a sua idéia…linda, linda, linda….Parabéns….
Eu já tive idéia que revolucionariam o mundo. Mas eu nunca lembro direito dos meus sonhos, então, o mundo terá que esperar mais algumas noites para viver a revolução.
algumas idéias semelhantes:
https://www.instructables.com
ou
https://makezine.com/blog
abs
sua ideia realmente foi um sonho mt bonito.
se todos nós tivemos por apenas 2 minutos sonhos com ideia bobas aprenderiamos a viver com mais alegria nos corações..
sonhos bobos é o que estamos precisando..
kem nunca teve um sonho assim?!
=*
mas essa tua idéia eu tive antes(ehehehe), só que na minha concepção a parte virtual não constava!!! na verdade era uma outra versão da mesma idéia…. mas a idéia era a mesma… ou não…. ainda dá pra registrar hein…
Sempre tenho essas idéias relâmpagos… Isto é algo que me persegue constantemente, mas comecei a escreve-lâs em um bloco de anotações. Quem sabe um dia, alguém , por acaso ou não, tome conhecimento desse caderninho e minhas idéias tornem-se chuvas, temporais, risos!!!!!!!!
Seus companheiros de banda fazem jus ao que dizem os versos de Caetano.
Nem me fale, todo santo dia tenho idéias, mas geralmente a realidade de não poder aplica-la me ocorre no outro dia.
E eu fico sempre partindo do mesmo ponto, esperando por uma idéia realmente viável, todo dia.
Gostei muito do seu texto. Espero que continue Bruno. Coloca um Rss/Feed e comentários dos leitores no seu outro blog, fica melhor pra acompanhar num agregador de conteúdo, se quiser ajuda pode me escrever [email protected]
bom, realmente, o papel higiênico precisa ser ultrapassado o mais rápido possível. já estou pensando em algo, rs.(pensem vcs tb,vale por todos).
Tava lendo um dia desses, um cara tava querendo dormir e o seu celular estava descarregando e fazendo aquele barulho característico… por estar com sono e por ser físico, o cara simplesmente inventou uma forma de transmitir energia sem cabos (algo relacionado com harmonicas) e agora automaticamente quando o celular e o notebook atingem a carga mínima simplesmente começam a carregar automaticamente, o equipamento ainda está em fase de protótipo mas já atinge um raio de 12m. Incrível ideia…
Todos os dias, somos cercados por essas ideias.
Que p nos, seriam as melhores..
São momentos de empolgação..que nos faz sonhar por minutos..
O que seriamos de nos sem esses momentos?
Ontem mesmo antes de dormir, tive uma ideia, que me fez perder o sono, fazendo planos…Já esqueci de tudo hoje quando acordei…. =)
Cada vez mais apaixonada pelos seus textos!
Bjão!
ok. próximoooo.. blog batido, idéias tolas.
geralmente qndo buscamos as ideias elas parece terem um surto de timidez e se escondem em um local dificil de encontrar . mas no locais e situações mas adversa sao onde elas se manifestam.. assim não é facil compreender como chegar ao ponto em q o outro pensou. podemos ter as mesmas intençoes mas nao realizamos da mesma maneira.. bem o certo é q temo muitas pessoas alem das medias q estao peridos com seus projetos devido a falta de oportunidade. pois qm eve realmente jugar um evento em uma feira de exposição. a final certo dia ouvi essa frase- ” a diferença da loucura pra genialidade é somente o suesso de seus atos” bem e se diz q de cientistas e loucos todos temos um pouco entao vamos realizar o movim,ento pro invençoes cada um com seu espaço . o q vcs me dizem?
Adorei o texto, será útil ao professor da disciplina de Qualidade e Criatividade, do curso de Moda.
Muito bom mesmo!
Beijos
Oi Bruno!
Estou precisando conversar com você,depois se der me mande seu e-mail! O meu está aqui.
Obrigado! Abço.
Papel higiênico? Nunca ouviu falar em ducha d’agua? É muito melhor…
Adorei o texto. Inteligente, divertido, leve.
Beijo
Maginifico!
Gostei do texto
agora quando aparecer uma boa ideia vo tentar fazer ela vigorar pra quem sabe um dia dar certo
Abraços medina!
Muito bom! Outro dia acordei com uma melodia lindíssima, só que em poucos segundos ela se foi. Talvvez seja esta a diferenca entre nós seres comuns e os gênios; Mozart, por exemplo. Sendo o universo uma sinfonia de cordas vibrando, porque nao captá-la; nao é mesmo? O único problema é conseguir memorizá-la. Mozart costumava surfar em uma dimensao, que nós às vezes conectamos em sonhos.
Acho que viajei nessa. Rsss….
Um Abraco.
Bom, seguindo a frase do Caetano, gosto dos seus textos, apesar de nunca ter comentado (acho) sempre estou passando por aqui, e acho que deveria fazer uma canção ( ou seja, vocês nunca falaram seriamente o porque do hiato) ma sestamos sentindo falta do grupo.
*ouvindo Primeiro Andar
Ou continue escrevendo e tocando sei lá, mas …
Muito bom!!!!!
É, eu sei que não sou o mais velho leitor desse blog, mas dos textos q eu li, este na minha opinião é um dos melhores!
Eu realmente gostei dessa sua idéia de criar um banco de idéias, pq vc não tenta criar um só de experimento pra ver no que vai dar!?
Parabéns pelos seus textos, desde que que li o primeiro não deixei de ler mais nenhum.
Abraço!
Ótemo!
Como sempre um excelente texto. Parabéns… Gostei das invenções mencionadas, mas, a que mais me chamou a atenção foi a máquina de programação de sonhos… Como seria bom poder escolher o tema dos nossos sonhos… Mas, será que cobrariam por isso?!?! -rs- Hoje, os sonhos ainda são de graça… Talvez seja melhor contar com a sorte ou com o nosso subconciente. Quem sabe não dá mais certo?!?! Um super beijo no coração!!! Fui!
Olá Bruno.
É uma idéia ótima! Creio que a primeira iniciativa neste sentido que há na internet é o wikipédia, onde cada um pode ir acrescentando informações sobre todo e qualquer assunto.
Já com relação a invenções, quem sabe um dia algum site se prontifique a fazê-lo, e dividir os direitos autorais por igual entre todos aqueles que colaboraram de forma significativa a idéia?
Isso só o tempo dirá.
Abs.
LiNdOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO³
To sem ideias hj..mas vc teve uma ideia incrivel! Excelente texto
Digníssimo Bruno, acabei de recordar de algo, você uma vez, mais precisamente a uns anos atrás colocou um post no seu antigo blog, uma crítica, por não ser lembrado como uma personalidade de Copacabana, como anda esse processo, seu nome já foi adicionado na lista dos notáveis de Copacabana? Se por acaso ainda não estiver com o seu nome por lá, coloco-me a disposição para reivindicarmos a inclusão de um nome tão forte e importante como o nome de Bruno Medina e se sobrar espaço para outros que aparecerem por aí… Foi bom recordar, até fui lá para reler antigas histórias, como eu ri… Você é bom nisso! E por mais que achem, você não é antipático, é um dos Hermanos mais gentil e solícito, não desmerecendo os outros é claro, aliás um enorme beijo para o maravilhoso Rodrigo e para você também… Fui!!!
quando eu era criança, tinha ideias otimas, como construir uma maquina que pudesse fazer as unhas e pinta-las, e não é quem inventaram a pouco tempo uma maquina assim, vi outro dia, eles instalando num carro nos EUA no Pimp my ride. Foi até estranho hahaha, eu tive essa ideia quando brincava de boneca com minhas primas a 15 anos atras
;**
Uma grande idéia é vc e sua banda deixar de sombra e água fresca e voltar ao trabalho..hehe.
abraço.
Se tem uma pessoa que sempre aproveita ótimas idéias… esta sou EU. Normalmente visões do dia-a-dia e o som industrial da cidade se transformam em canções. É a SUPRA Vida para sempre…
Bruno, leio sempre que possível teu blog e acho muito interessante o que escreves. Estou te adicionando no meu blog. Espero que não tenha problemas.
Belo texto. Tenho uma idéia: textos diários de Bruno Medina q tal????
Ora, que se faça em Creative Commons.
Geralmente tenho umas idéias boas quando meu cérebro é anestesiado por galhos. quando estou sóbrio essas idéias diminuem devido as preocupações com trabalho/dinheiro/futuro/mulheres
Ah, eu não tenho tantas idéias assim, mas confesso que essas engenhocas são um grande avanço para mais tarde vários jovens se tornarem grandes inventores. Eu adoro as feiras de ciências e física onde encontro várias máquinas e robôs que fazem coisas que eu mesma sei fazer! Confesso que também me sinto um pouco limitada por não ter a mesma capacidade que essas máquinas. HEHEHE… mas ninguém é perfeito, né?! Pelo ao menos eu tenho sentimentos!
Um cheiro!
olha teu amigo
https://www.fotolog.com/ca_hermana
HAHAH.
(camilla elizabeth)
adoro ele.
beijos!
idéias… Sim elas….escrevo canções quando tenho grandes idéias…é assim que sobrevivo, de minhas idéias, é assim que sinto fome….é assim que fico feliz….é assim que morrerei…tendo idéias…. e buscando por em pratica o imaginável…só não sei se foi uma grande idéia…. Estar nesse momento aqui, lendo….talvez seria melhor a décadas atrás, numa outra situação quem sabe?! ….a de surgir a grande idéia, aquela que anuncia o todo, tudo que nos rodeia. So falta essa, uma idéia e que sirva para todos e tudo, que possa se usada de igual para igual, sem diferenças sociais, intelectuais, etc e tal….
enquanto escrevo aqui, desiste de 90% das idéias que tive, mas sei que os 10% por cento que me sobra, me servira como um afago, como um kit de … preciso sair agora
pois tenho uma idéia a executar!
Abraço!
Li em uma revista há uns 5 anos o sucesso q um Banco de Horas estava fazendo na Europa (Alemanha principalmente), onde as pessoas dariam horas do q saberiam fazer como crédito e trocariam essas horas por coisas q elas precisavam, como encanador, aula de conversação em outro idioma, reforço escolar, etc. Achei a idéia excelente mas não mais consegui localizar a informação. Se alguém souber mais sobre isso, por favor mande pro meu email algum detalhe. Acho muito prático e barato implantarmos isso aqui no Brasil. Obrigada por quem puder me ajudar. Christiana.
eu tive uma ideis mas acho muito dificil de se realizar pois seria um investimento muito alto. nas grandes hidreletricas e preciso uma grande quantidade de algua para gerar eletricidade. no mar tem muita agua e pressão sulficiente para gerar uma grande quantidade de energia pois teria de ficar no fundo do mar.seria possivel