Vou te deletar…

sex, 06/07/07
por Bruno Medina |

Não há consenso entre pesquisadores e estudiosos sobre o fato de Donga (não confunda com o técnico da nossa seleção) ser conhecido como o primeiro compositor a gravar um fonograma desse gênero. A letra de “Pelo telefone” é um marco na fundação do samba, também por um feito inédito que denota sua relevância: pela primeira vez, clubes carnavalescos cariocas abriram seus desfiles na Avenida Central tocando a mesma música. O sambista, que em sua época popularizou o advento do telefone, oitenta anos mais tarde, inspirou Gilberto Gil na composição de “Pela Internet” (criar meu web site/fazer minha home-page…) a fazer o mesmo pela web.

Em 1997, esses termos tecnológicos “cabeludos” que hoje estão na ponta da língua de qualquer criança, eram tão pouco difundidos que o ministro – fascinado pelas possibilidades de interação através da grande rede – resolveu ilustrar a relatividade da distância e a rapidez de informação, que seriam as premissas do novo milênio. A música caiu na boca do povo e estabeleceu-se como o mais referido e fiel retrato musical dos primeiros anos da internet. Não é difícil ouvir seus versos associados a situações do cotidiano, mesmo uma década após o lançamento.

Por coincidência ou senso de oportunidade (acredito mais na primeira opção), um até então desconhecido cantor sertanejo foi o responsável pelo terceiro capítulo dessa história. Dez anos depois de Gil, o atendente de telemarketing Ewerton Assunção, compôs a pérola tecnológica da atualidade:

Posso até admitir que o clipe e a letra são de gosto um tanto duvidoso, e que é totalmente plausível discordar da sua importância, mas é fato que esse cara, no ano passado, foi o primeiro a realizar no Brasil, quiçá no mundo, um registro musical sobre a segunda revolução da internet. “Eu vou te deletar do meu orkut” decreta a obsolescência de “Pela internet”, e é na própria rede (sim, com boa ajuda da regravação de Frank Aguiar) que se espalhou com a velocidade prenunciada por sua antecessora.

É provável que quando composta, seu autor não tivesse ciência do feito; deve ter se inspirado em uma situação real, protagonizada por ele próprio ou por um amigo, e esse é justamente o seu grande mérito. Não se trata de um estudo musicado, ou de uma profecia metafórica, mas sim de um tema que remete ao presente, e, querendo ou não, faz parte do nosso cotidiano. No mais, quando você imaginou ouvir a palavra “powerpoint” empregada nesse contexto? E a carga emocional que transborda em “no msniiiiiii!”? Esse cara é um gênio!

Pode ser que para você o “sertanerd” ou o “Cybersertanejo” não seja novidade. Para mim era, pelo menos até semana passada. Esse fato só comprova que tenho passado menos tempo do que devia (ou não?) bisbilhotando na internet, além de me trazer a constatação de como é volátil a validade do “novo”. Por conta disso, creio que nossa época não mais possa ser sintetizada através de uma só música, porque os acontecimentos são tão rápidos que escapam a qualquer tentativa de registro.

Se você não se contentou em ouvir o refrão apenas duas vezes nesse clipe, recomendo cautela porque, numa escala de zero a dez de perigo de grudar na rádio cabeça, “Eu vou te deletar do meu orkut” é onze, com louvor. Para quem gostou, aqui vai um trecho da letra e da cifra:

C F C
Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
G
Eu vou te bloquear no msn
F C
Não me mande mais scraps nem email power point
G F C G
Me exclua também e adicione ele

Não me espanto se, como manda a regra da criação instantânea de celebridades, Ewerton emplacar nos próximos meses um novo sucesso nos palcos dos principais programas de televisão, ou se alguma de suas músicas for executada em versão remix no próximo carnaval fora de época. Isso se outro melhor vídeo da temporada no Youtube não assumir seu posto.

compartilhar

50 comentários sobre “Vou te deletar…”

  1. Paulera disse:

    essa música é muito boa!
    fica aqui o link das pessoas do D.F. que fazem paródias de músicas como essa… e também “ai wilson vai” (música famosa, paródia de I will survive)
    https://www.vaivc.com (clips)

    Primeiro comentário, oba!

  2. Raphael Oliveira disse:

    Eu estava até comentando com um amigo essa semana que o orkut hoje virou quase que uma segunda indestidade. Esta sendo usado até na seleção para emprego em alguns lugares para saber mais sobre a personalidade da pessoa.
    Pessoalmente tenho a historia de uma amiga minha que toda vez que termina com um namorado muda seu statu no orkut de namorando para solteira para informar o ex.

  3. Ana Paula Fagundes disse:

    lalalah..
    primeiro comentário!
    =)
    Tu lês os comentários?
    o.O
    Talvez esse não seja teu melhor texto,mas,em geral, gosto mesmo de ler tuas produções.
    ^^
    Não que não tenha gostado desse texto,li os ultimos cinco ou seis e fiquei meio cansada..:p
    De qualquer forma, satisfeita que tu “mantenhas contato” com os desconhecidos..
    =]

  4. Van disse:

    Oooo Bruno, essa foi a febre do ano passado… Tá atrasado hein!

  5. Talita Campos disse:

    eu como uma pessoa que nasceu no ano de 1977, fiquei de boca aberta com a letra. acho que vou sair do orkut hahahaha
    beijo pra vc

  6. bruno disse:

    essa coluna ja foi boa, mas os ultimos 2 textos… very moro

  7. Lays disse:

    Bem verdade, esse aparato musical é de longa data. Entre 2005-2006. Mas, como vc mesmo disse que tem passado menos tempo do que devia bisbilhotando na internet.
    Mas, por sorte sua, vc fica cada vez menos.
    Enfim, gostei da linguagem.

  8. Dani disse:

    Gênio é vc, meu caro Bruno Medina!!!! A sacada do tal sertanejo ( me pergunto o que vc estaria procurando no Youtube pra encontrar “isto” !!!) foi hilária!!! Tem gente se matando (de raiva) por causa do orkut!!! Acho um sarro…

  9. Salli disse:

    rssrrs..ótima abordageem!
    …coisas hilarias* que ganham vários ouvidos, hoje em dia.

  10. Anônimo disse:

    Não se espante, pois tudo que é ruim nesse país, faz “SUCESSO”, isso é, enquanto não aparece um pior para derrubá-los. Aconteceu com “Tiririca”, ” Sei lá o quê dos seus teclados” e por ai vai…

    Mais fazer o quê?????

  11. Gabriela V. disse:

    um amigo debochou de mim com essa musica pq um ex-namorado me excluiu do orkut e do msn dele menos de 24 horas depois de levar o pé na bunda… foi a primeira vez q ouvi essa pérola, q atualmente soa como uma ameaça à alguns jovens internetados: “olha, olha, vou te excuir do meu orkut…”

    uma coisa te digo, até o proximo carnaval as coisas evoluirao para hits muito piores (ou melhores, perante a sagacidade do compositor)

    p.s.: adicionei-te a meus favoritos, hhauihauhaihau… há tempos! Acho q vou trair meu hermano preferido, e eleger você como o novo. =D

  12. Eluana disse:

    Se eu fosse a “musa” dessa música (sempre tem né?) eu ficaria feliz de ser deletada do MSN e excluída do orkut dele…Que figura!!!
    Bruno, adorei seu blog!

  13. Dom disse:

    Caro Bruno, creio que seja menos por sua dedicação do que pela posição geográfica em que se encontra que não soubera antes desta música e, como você diz, do “Cybersertanejo”. Moro em Feira de Santana-BA, e desde abril de 2006 que ouvi no rádio a tal canção (que por aqui, tenha certeza, já está defasada). Prova disto é um post que confeccionei no meu blog em 27/04/2006: https://cafedodom.blogspot.com/2006/04/excluir-do-meu-orkut-muitas-so-as.html

    Um abraço…

  14. mariana dias disse:

    nossaaaaaaaaa
    ha qase um mes tive o “prazer” de ouvir essa musica
    e tenho q admitir
    aow chiclet!
    hahaahaahahah
    cada um reage às situaçoes de uma forma ne?
    ele compos essa perola
    eu deletei orkut, restringi msn……….
    ai ai ai

  15. ester disse:

    C F C
    Eu vou te deletar te excluir do meu orkut
    G
    Eu vou te bloquear no msn
    F C
    Não me mande mais scraps nem email power point
    G F C G
    Me exclua também e adicione ele

    Sou mais Banda Calypso!
    ahahahahaha

  16. Nilton disse:

    A possibilidade de rede é o que mais me fascina em épocas de novas tecnologias de comunicação. Se Gil estava certo, mais certo ainda está o “cibersertanejo”. Concordo com você. Aliás, a possibilidade de interação, do faça você mesmo e com outras pessoas ainda vai ser descoberto pelos “músicos populares” e suas novas poesias deverão ser tão hits como esse sertanejo. Aí sim, com uma tal nova cultura de participação na boca do povo, algo há de mudar. E na própria música, quem sabe. Talvez um refrão da net 2.0 ou escrevemos juntos nossa história de amor num blog.

    Afinal, aqui no meu bairro [Boca do Rio, bairro popular de Salvador, sobre o qual o próprio Gil já falou em suas composições], o que não faltam são as lan houses a moda da vez, e muitos j´andam com seus players de mp3 carregando nos seus bolsos.

    Para novo mundo: novas poesias em música!
    E que venham outros… aliás, já deve ter outro rolando na rede agora.

  17. Thiago disse:

    “Sertanerd” e “Cybersertanejo” é muito bom!!! hehehehe
    Ainda não tinha ouvido, mas depois e de ler seu texto e ouvir aqui, fiquei muito ansioso pelo “novo sucesso” que deverá surgir nos próximos meses!!
    Abraço

  18. kayo tulyo disse:

    Já tinha ouvido essa pérola transcendental por aqui!
    É, mas é fato indiscutível a genialidade do dito cujo autor, criou (ou quiçá, pariu) o gérmen da evolução, mesclando elementos antropológicos com a excluída (ou quiçá, bloqueada) no “emiessieniiiii”.
    Desta mesma linha criativa se encontram também a libidinosa Joelma (com seu “Isso é Calipsuuuu…”- recriando a Teoria do Caos), a “animalesca” Kely Key (com seu “…vem meu cachorrinho teu dona tá chamando…”- recriando uma nova ética sexual com animais) e, por fim, os gênios da Furacão 2000 (com “ai um tapinha não dói..”- liberando duma vez as sessões de sadomasoquismo e as espancamento caseiro).
    Todos são visionários vanguardistas, até o Medina com esse bigode (que nada mais é do uma representação da imagem sociológica marxista, provando que mesmo com toda giletada social, o socialismo (ops!) o bigode, continuará intacto e invicto!).

  19. José Farina disse:

    Bacana, Medina. O universo das possibilidades que a internet eatá descortinando é tão vasto que dificilmente a humanidade irá perder algum (qualquer) talento, doravante, por falta de “sorte”ou “oportunidade” na vida.

  20. Felipe disse:

    Lamentável esse clip…rsrsrs

  21. lucas santos disse:

    Bruno aqui no ceará essa música foi regravada por várias bandas de forró, imagine só vc ter q ouvir por osmose essa antológica( referente a anta) letra. ainda bem que eu n desgrudo meus fones do ouvido escutando los hermanos.

  22. Anônimo disse:

    Bom texto Medina!

  23. Juliana Pedreira disse:

    Quando ouvi essa música pela primeira vez me embolei de rir… mas esse clipe não tinha vistoa ainda, não… hahahahaha

    Abs, medina!

  24. patricia disse:

    realmente, o msniii é irresistível.

  25. George M. disse:

    Medina, relaxa que nesse período de recesso da banda você ainda vai ver muita bizarrice por aqui!

  26. Deborah disse:

    hauhuahuahuahuahahu…
    O pior é quando vc percebe q já falou ou fez isso várias vezes… ficou chateado com alguém e como “castigo” pelo erro da pessoa vc exclui do orkut, bloqueia no msn.
    Q grande castigo! huahauhuahua
    Medina, mta saudade do LH =[

  27. Anônimo disse:

    Fantástico! Essas inovações são bem a nossa cara, brasileiros. Bem que você disse que a música gruda na cabeça! Eu mal acabei de ler o texto e já chamei toda a minha família para ler também. Que doideira! Agora, não sei se com você é assim, mas comigo as músicas que são bizarras simplesmente são as que eu absorvo mais rápido e as que ficam me fazendo cantar até nas horas que eu acho que já deu!
    Ai ai ai… se só lendo esse texto a mísica já cria essa loucura, quem dirá quando cair nas rádios do Brasil. Vai ser um terror! Em cada esquina terá um carro com um bando de jovens corneados ouvindo cantando, sem contar quando chegar no carnaval de Salvador(ah…eu sou soteropolitana). Certamente a Ivete Sangalo vai cantar para as massas, da Barra à Ondina, sem penar! Mas de uma coisa tenho certeza:o esquecimento da mídia, quando essa febre passar vai ser inevitável e então as nossas vidas terão novamente um pouco de sossego. Abraços!

  28. Fernando Zaccardo Junior disse:

    Hey, Bruno! Como vaí, cara?
    Já viu esse link? https://www.animamundi.com.br/web_galeria.asp?ano=2007&cod=141
    Muito legal!

  29. Aline disse:

    o comentário número 28 é meu, tá! é que eu esqueci de colocar meu nome! Foi mal!!! Abraços.

  30. Joana Poltronieri disse:

    Bizarrice!!!!

  31. Jana disse:

    Hahha..realmente hilário. Rs.
    Parabéns pelos ótimos textos, Bruno!

  32. Renata disse:

    Você tá só um “pouquinho” atrasado com essa notícia.

  33. Eduardo disse:

    Pra falar a verdade nunca ouvi essa música, só uns amigos meus cantando.
    Mas deve ser uma ótima música chiclete, mas na minha radio cabeça ultimamente só tem tocado
    The Police ao vivo do Live Earth.
    Abração Bruno ^^
    vc é o cara

  34. Cristiana Oliveira disse:

    meu caro, assim caminha a humanidade…
    me espanta vc ter reservado seu tempo para tal apontamento…mas td vale…

  35. Anônimo disse:

    Desculpe-me valer deste espaço para fazer uma pergunta referente ao grupo, mas é que isso representa uma necessidadecom urgência!! O Amarante tem orkut?

    Ficaria feliz se me respondesse.
    Grata

  36. Anônimo disse:

    Cara! Como vcs são exigentes, hein!? Eu até diria , chatos e desagradáveis! O negócio aqui e ler, comentar ou não, mas pô, ficar inumerando quantos textos melhores ou piores já tiveram, convenhamos gente! Que coisa mais desagradável.
    Medina, eu gosto mais de uns do que de outros, super normal isso, mas saiba que todos são bem escritos e super engraçados. Valeu!! Parabéns
    Abraços

  37. Joselito Kfouri disse:

    Olá. Seus posts são longos demais. Raramente consigo ler até o final.

  38. Amanda disse:

    Tudo bem que vc chegou atrasado 1 ano, né… esse sucesso já está defasado!
    Mas tá valendo… bjsss…

  39. Anônimo disse:

    Po, Bruno,você anda meio por fora da net mesmo…
    Porque essa musiquinha já é velha faz um bom tempo…hahahahah

    Beijos e adoro seus posts

  40. Anônimo disse:

    Camilla Elizabeth
    [email protected]
    -

    No mínimo engraçado!

    -
    tens orkut? Adorei ‘nossa’ foto, olha lá
    (Cá Hermana, meu “nick”) huehueeuhe,

    Beijos.

  41. Denise Roratto disse:

    Sinto informar, mas tendo em vista o teeeempo que a música existe e a velocidade da informação virtual , os ” 15Mb ” de fama do Ewerton já se foram…
    hehehe!!!

  42. Rafa disse:

    Não era novidade pra mim, mas ótimo e engraçado texto mais uma vez!!

    To aprendendo a tocar violão agora, essa vai ser sucesso!!! Valeu Brunão!!! hehehehe

  43. Livia disse:

    é êmeéssiiiêêêêniiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    rsrsrs

    ja deletei “n” pessoas do meu orkut!! rsrs

    beijos Bruno … Adoro sua fase “blogueiro”

  44. Gabriel disse:

    Já tinha visto, mas valeu pra lembrar… Sensacional qdo ele grita “powerpoint”.

  45. Anônimo disse:

    JESUS QUEIMA TUDO, QUE CARA E ESSA DE GALÃ DE NOVELA MEXICANA COM UM TERNINHO XADREZ, CREDO NUNCA TINHA VISTO GRAÇAS A DEUS.

  46. Sonia Palhares Marinho disse:

    Bruno: A-D-O-R-E-I!!! Sensacional!!!

  47. Rebeca Casemiro disse:

    Não se espante mesmo pq isso já aconteceu!!! aqui no nordeste as bandas de “forró”, que agora são todas elétricas (isso significa que agoram arrastam multidões atras dos trios elétricos como o carnaval da Bahia e com o ritmo meio forroxé) já fizeram mil versões, todas elétricas vale ressaltar, do sucesso do orkut! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é a coisa mais engraçada do mundo! vcs sentiram a emoção que ele bota no powerpoint e como isso nao tem nexo com nada..o famoso “tapa buraco!!”

    ótima coluna!! como me fazem rir! hahahah

  48. davi disse:

    eu quero bota video no meu orkut



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade