Pescadores e cientistas trabalham juntos para realizar censo das sardinhas
O repórter Ernesto Paglia acompanhou uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para descobrir o quanto de sardinha ainda há no litoral do Brasil. Este trabalho está sendo realizado por uma aliança que nunca navegou os sete mares. Pescadores e os cientistas estão trabalhando juntos para que o Ministério do Meio Ambiente determine quantas sardinhas poderão ser apanhadas na próxima safra.
28 maio, 2010 as 10:55 am
Maravilhoso o trabalha que o pessoal do Globo Mar vem fazendo. Parabens a todos mas, infelizmente como pescador amador e apaixonado por pesca no mar sinto-me na obrigação de dizer que nosso maior problema hoje e a pesca predatoria, o pesqueiro de sardinha apresentado neste programa só pesca sardinha e trabalha sozinho isto seria o correto pois procura uma unica especie em locais de abundancia. Tenho presenciado barcos de pesca pescando em duplas usando redes com malha fina trabalhando em paralelo cobrindo areas de 1 a 2 kilometros aonde não se perdoa nada pega-se todo tipo de peixe e o que não tem valor comercial e jogado ao mar depois de morto.
Temos um mar maravilhoso mas se as autoridades competentes não fizerem o seu papel logo isto pode acabar.
Abraços e parabens pelo programa mais uma vez.
28 maio, 2010 as 11:11 am
para mim sem duvida alguma, o melhor programa atualmente´,só uma pergunta, porque não mostram a pescaria na integra, será que iriam perder aldiencia?????????????parabens chou de bola………………
28 maio, 2010 as 11:11 am
Gostei muito do tema sobre a sardinha, inclusive foi uma das idéias que eu dei já a algum tempo. Só não consigo entender o porque que o horário é tão tarde, pesso a Globo que reveja o horário, pois o programa é muito bom, e também poderiam aumentar um pouco mais o tempo do programa. Seria perfeito.
Um grande abraço Ernesto você é dez.
28 maio, 2010 as 11:13 am
Ótimo programa! É de grande valia para a cultura da população brasileira conhecer o potencial que a nossa costa tem em relação a pesca e ao turismo. Deveriam existir mais programas como este! Parabéns!!
28 maio, 2010 as 11:48 am
Só a Globo mesmo pra fazer um programa tão lindo como esse. M A R A V L H O S O! assim como o Mar, cheio de perigos e encantos! mas uma vez Parabéns! Ernesto, Mariana e toda produção.
Bjos!
Margaret Valente
28 maio, 2010 as 11:56 am
O PROGRAMA E MUITO LEGAL…. PARABENS
28 maio, 2010 as 12:12 pm
Mais um programa fenomenal.
Sou de Cabo frio é fico feliz em ver essa fartura de pescados em minha cidade.
Vale lembrar que no ano passado o municipio de cabo frio bateu o recorde de captura da sardinha em todo o estado do Rio.
Porém fico triste pelos governantes não incentivarem as industrias de sardinhas se instalarem no municipio ,se é responsavel por 90%do abastecimento dessas industrias de sardinhas em lata.
Poderia trazer mais desenvolvimento e emprego para a cidade.
Parabéns pelo programa.
28 maio, 2010 as 4:06 pm
Ótimo Programa, parabéns a toda a equipe.
28 maio, 2010 as 5:22 pm
Ótimo programa! é muito legal ver todos os passos na pesca científica da sardinha. Parabens a todos!
28 maio, 2010 as 5:48 pm
Amo o programa, mas é evidente que esse horário não ajuda. Por favor, ponham A vida Alheia depois do Globo Mar . Quem sabe antes do Casseta e Planeta, nada contra o Casseta, mas ele é um programa mais adulto e o Globo Mar é super família, todas as idades. As crianças da minha família adoram.
Outro ponto importante: coloquem mais tempo no programa, assim daria tempo para que o pesquisador Marcelo Vianna pudesse explicar melhor o lado científico. Por exemplo: no episódio anterior, mostrar mais detalhadamente o cerco às sardinhas, como elas são armazenadas, quanto tempo levou para que aquelas sardinhas que foram cercadas desembarcarem? Mostrar um pouco do beneficiamento desses peixes… Bem, muitas dúvidas…
O programa está ótimo, Super parabéns!!!!
28 maio, 2010 as 6:13 pm
PARABÉNS A TODA A EQUIPE. O PROGRAMA ESTÁ CADA VEZ MELHOR, MAIS EXPLICADO COM AQUELAS TARJAS AZUIS,( AZUL DA CÔR DO MAR…) QUE DE UMA FORMA BEM SIMPLES ELUCIDA O QUE FICA NO AR…
E AGORA O MELHOR:
FOMOS CITADOS COMO PROGRAMA EXCELENTE PELA MARAVILHOSA MAS SEMPRE TEMIDA PATRICIA KOGUT QUE APROVEITOU PARA DAR ‘nota zero” PARA O HORARIO DO PROGRAMA!!!
VAMOS LÁ PESSOAL QUE A GENTE ACABA CHEGANDO LÁ!
DEU PARA NOTAR QUE JÁ VESTÍ A CAMISA DO GLOBO MAR????
28 maio, 2010 as 11:19 pm
Excelente Programa! Bem elaborado, mas gostaria que a pescaria fosse mais detalhada.
O horário q não colabora muito.
29 maio, 2010 as 12:37 am
Cada vaz mais o Paglia vem se superando,com reportagens bem dinâmicas e de fácil aprendizado para seus espectadores. Parabéns por explicar tão muito em tão pouco tempo !!!!!
29 maio, 2010 as 9:36 am
É muito instrutivo as materias abordadas neste programa continuem nos enchendo de informações para aprendermos a lidar com este monstro infinito chamado de mar.Parabèns.
29 maio, 2010 as 8:13 pm
Muito bom, muito bom mesmo. Parabéns pelo programa. É isso que o Brasil precisa: informação de primeira qualidade. Pena que coisas boas, como esse programa, são colocadas em segundo plano. Porque não exibir mais cedo, antes de programas que nada acrescentam na vida dos brasileiros? Sucesso a todos. Carlos Moraes
30 maio, 2010 as 7:35 pm
Os alunos de ENGENHARIA DE PESCA estão amando o programa…PARABÉNS
1 junho, 2010 as 1:38 am
Boa noite: Acho mil ver o GLOBO MAR queria esta com vcs. Acho que vcs foca no meio ambienti valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
1 junho, 2010 as 9:58 pm
ola,
eu como futuro eng. de pesca, estou fascinado pelo programa, é muito bem elaborado, sou do ceará e estudo no rio grande do norte, e por aqui é cada vez maior o interesse por este assunto, sustentabilidade, produção X preservação! parabéns pelo ótimo trabalho!
6 junho, 2010 as 11:56 pm
Senhores, antes quem controlava a pesca da sardinha no Brasil era o Ibama, depois foi criado o Ministério da Pesca e Aquicultura, o qual passou a controlar tods as pescarias, e aí a coisa desandou, vide a farra do seguro-defeso dentro outros; o governo colocou os armadores para gerir a pesca no Brasil, para quem não entende, é o mesmo que botar a raposa para tomar conta do galinheiro. Dentro de pouco tempo não teremos mais peixe para pescar no Brasil, graças ao INCOMPETENTE MINISTÉRIO DA PEIXADA!
18 julho, 2010 as 4:34 pm
Eleva nossa auto-estima ver o nome da FURG (Fundação Universidade do Rio Grande) envolvida em um projeto de importância nacional.
Parabéns!