Acorda, Daniel Ellsberg! Eles enlouqueceram ! (Ou: quem grita, hoje, em favor dos dissidentes ? Em tempos medíocres, a Grande Marcha dos Indiferentes avança)

sáb, 03/09/11
por Geneton Moraes Neto |
categoria Entrevistas

A partir de hoje, sábado, a Globonews levará ao ar, diariamente, sempre às 20:05 ( com reprise à meia-noite e meia), o DOSSIÊ GLOBONEWS; SEGREDOS DE ESTADO – uma série de oito entrevistas inéditas com personagens pouco conhecidos do público. Durante três semanas, o locutor-que-vos-fala percorreu os EUA, em companhia do cinegrafista Eduardo Torres, no encalço de espiões, ex-agentes da CIA, pilotos militares, diplomatas.  Haverá reprises extras, às 8:30 e às 16:30.     

O primeiro personagem a entrar em cena na série DOSSIÊ GLOBONEWS : SEGREDOS ESTADO é um soldado americano que viveu um drama inesperado na Guerra do Iraque : ao se aproximar de um carro atingido por um bombardeio, ele descobriu que havia duas crianças dentro do carro. O que fazer ?

Se fosse cumprir rigorosamente os códigos militares, o soldado não teria socorrido as crianças. Afinal, não é papel de um soldado socorrer feridos do “lado inimigo” – ainda que sejam crianças,  atingidas “por acaso”. Mas o sentimento de solidariedade fez com que o soldado tentasse salvar as duas crianças que, por um grande azar, tinham ido parar no meio de um bombardeio. As duas estavam a bordo de uma van dirigida pelo pai.

Depois de socorrer as crianças, o soldado passou a ter pesadelos. Pior: chegou a ser admoestado por seus superiores. Virou motivo de piada entre os colegas. Logo depois, teve de voltar aos EUA, por ter sido ferido numa explosão. De volta para casa, tentou se matar porque não conseguia conviver com o chamado “stress pós-traumático”. A lembrança das crianças feridas o atormentava. Terminou se engajando numa campanha contra a Guerra do Iraque. Nome do soldado que virou pacifista: Ethan McCord.

A história terminaria aí : um veterano de guerra convivendo, em casa,  com seus fantasmas. Mas o caso teve uma reviravolta espetacular. Toda a operação militar – que resultou no bombardeio da van que conduzia as crianças – tinha sido gravada pelo Exército americano. Ao ver as imagens, um outro soldado resolveu passar o vídeo, secretamente, para o Wikileaks ( a organização que se especializou em divulgar documentos secretos de governos ) . Tornadas públicas, as imagens provocaram choque, indignação, pavor. São – de fato –  impressionantes. Ninguém fica indiferente a elas. 

 Um novo drama começou: o autor do vazamento foi imediatamente identificado pelo Exército. Era um soldado de vinte anos chamado Bradley Manning. Preso, ele foi imediatamente retirado do Iraque, levado ao Kwait e, afinal, “recambiado” para os Estados Unidos, onde chegou a ser submetido a um regime de isolamento numa prisão militar.  Agora, aguarda julgamento.

É provável que o autor do vazamento vá passar os próximos anos atrás da grades, por ter desobedecido a uma série de códigos militares. Afinal, divulgou imagens e documentos confidenciais das Forças Armadas. Em um e-mail, o soldado dizia que iria vazar o vídeo do bombardeio porque queria provocar um debate planetário sobre abusos cometidos na Guerra do Iraque. Ou seja: a intenção era a melhor possível. O problema é que, no mundo real, boas intenções podem ser passíveis de punição severa.

Um abaixo-assinado mundial foi lançado em defesa de Bradley Manning ( aqui:  www.bradleymanning.org ). Qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode assinar,pela Internet. A petição vai ser encaminhada ao Pentágono. Internautas postam, no site, fotos em que exibem para a câmera pequenos cartazes com os dizeres: “Eu sou Bradley Manning”.

A verdade é que a campanha não vem tendo a repercussão merecida. Não me lembro de ter visto, na nossa imprensa, nenhuma grande matéria sobre o tema. A pouca repercussão da campanha em solidariedade ao soldado que queria denunciar um absurdo cometido na Guerra do Iraque é um sintoma destes tempos despolitizados e medíocres em que vivemos. A dissidência virou uma flor rara. Ah, a Grande Conspiração da Mediocridade….Ah, a Grande Marcha dos Indiferentes….

Houve, no final dos anos sessenta, um caso parecido com o do soldado que virou dissidente. Um analista do Pentágono chamado Daniel Ellsberg vazou para a imprensa documentos secretos sobre o envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnam. Provocou um grande debate planetário sobre o tema, mas foi preso e levado aos tribunais. Houve uma grande mobilização em favor de Ellsberg. E agora ? 

Um detalhe: aos oitenta anos de idade, Daniel Ellsberg se engajou totalmente na campanha em solidariedade a Bradley Manning. Primeiro, assinou a petição no site. Posou para uma foto em que exibe um cartaz : “Eu era Bradley Manning” . Depois, participou de uma manifestação pública em defesa de Bradley Manning, em Washington, nas proximidades da Casa Branca. Terminou detido pela polícia. O octogenário Daniel Ellsberg parece não ter perdido aquela “chama de solidariedade” que, hoje, lastimavelmente, já não é capaz de incendiar corações e mentes :

https://www.youtube.com/watch?v=d8UL5aXBlsc

Quando as tropas soviéticas marcharam sobre a Tchecoslováquia, em 1968, para pingar um ponto final na Primavera de Praga – uma tentativa de criação de um “socialismo  com face humana” -, um estudante, ingênuo, escreveu num muro: “Acorda, Lênin ! Eles enlouqueceram”. 

Diante da Grande Marcha dos Indiferentes, a hora é de dizer :  “Acorda, Daniel Ellsberg ! Eles enlouqueceram”

 
 

Daniel Ellsberg : foto postada no site em defesa do soldado dissidente

 

——————-

Aqui, trechos da entrevista que a Globonews levará ao ar. O soldado Ethan McCord – que, depois de socorrer crianças, virou pacifista – nos recebeu em casa. O programa exibirá as imagens que Bradley Manning vazou para o Wikileaks. Os dois – McCord e Manning – vivem dramas diferentes. Manning continua numa prisão militar, à espera da hora de ir para o tribunal. McCord convive, em casa, com os fantasmas que o atormentam desde o dia em que descobriu que, dentro da van destroçada por um bombardeio, havia duas crianças :  

1

“Os EUA, principalmente nas Forças Armadas, retrataram o país todo como vilão. Fizeram com que a gente visse todos os iraquianos como inimigos. Eu achava que o Iraque era um país cheio de terroristas”

2

“Arrombávamos portas com máscaras de caveira. Tirávamos moradores de suas casas no meio da noite. Batíamos nas pessoas. Atirávamos em gente inocente. A maioria das pessoas mortas no Iraque eram homens, mulheres e crianças inocentes. Nós é que éramos os terroristas”.

3

“Eu estava animado para ir para o Iraque, porque achava que seria uma espécie de herói. O que eu esperava era levar liberdade e democracia para gente que tinha sido oprimida durante tanto tempo. Eu achava que estava indo para uma guerra justa”

4

“O surpreendente é que fui para o Iraque para levar a liberdade aos iraquianos. Mas os iraquianos é que me libertaram. Os iraquianos me libertaram de ser um escravo cego do meu governo. Abriram os meus olhos para o mundo à minha volta”.

5

“Soldados riram de mim. Disseram que eu tinha coração mole. Ou que eu parecia uma mulher por me preocupar com crianças. Outros soldados me disseram que, se estivessem lá, teriam atirado na cabeça das crianças, porque elas seriam futuros terroristas. O Exército treina os soldados para acreditarem que as crianças do Iraque ou do Afeganistão vão ser terroristas”.

6

“Depois de voltar do Iraque, tentei me matar, pelo sentimento de culpa de ter participado daquilo. Emocionalmente, é extenuante até hoje. Tenho flashbacks. Sempre que fecho os olhos, vejo corpos. É muito traumatizante”.

7

“Eu diria a George Bush que ele nos usou por motivos ilegais e imorais. Espero que ele não durma bem à noite. Tomara que as imagens dos soldados e de suas famílias e dos mortos no Iraque e no Afeganistão o assombrem toda noite. E continuam assombrando-o pelo resto da vida”.

8

“Não sou dissidente. Sou muito patriota. Amo o meu país. Aomo o povo do meu país, mas amo também toda a Humanidade, todas as pessoas do mundo”

9

“Se me arrependo de ter matado gente no Iraque ? Com certeza. As pessoas que matei no Iraque, tivessem elas armas ou não, vão me assombrar pelo resto da minha vida. Vou para a sepultura assombrado pela imagem dos rostos das pessoas que matei”.

10

“A grande mídia dos EUA não dá espaço para veteranos que se opõem à guerra, pois somos vistos como loucos. Mas os que apoiam esta guerra é que são loucos”

O vídeo completo:

https://g1.globo.com/globo-news/noticia/2011/09/ex-soldado-americano-vira-pacifista-apos-atuar-na-guerra-do-iraque.html

 

compartilhar

21 Comentários para “Acorda, Daniel Ellsberg! Eles enlouqueceram ! (Ou: quem grita, hoje, em favor dos dissidentes ? Em tempos medíocres, a Grande Marcha dos Indiferentes avança)”

Páginas: [2] 1 »

  1. 21
    Maria Laura:

    Acabei de assitir a entrevista que além de chocante acaba sendo muito comovente. Gostei muito dessa história e de ver um americanóide tomando um banho de realidade. Foi lindo de ver, afinal eu começava a pensar que eles eram todos iguais. Welcome to the real world Ethan! I allways say: Americans are the best… and the worst!!!

  2. 20
    Thiago-U2:

    Muito bom este documentário. O melhor de toda a séria dos atentados de 11/09

  3. 19
    Lázaro Divino da Silva:

    Sou professor. Desde o início da guerra no Iraque, comento, nas salas de aula, com indignação, a ação irresponsável e danosa dos americanos. Como pode um povo que se diz tão democrático e e tão desenvolvido fazer tamanha loucura nos dias atuais!? Parabéns a todos que se levantam contra tais insanidades! Essa matéria é nota 10 em prol da justiça no mundo.

  4. 18
    Maria Trindade:

    Cansados de tanta loucura, maldade,e estupidez, com uma comunicação social que só mostrao pior da humanidade, pensamos que o o Mundo está condenado à destruiçao, mas quando lemos artigos como este, acreditamos que ainda há esperança, que existem pessoas atentas, que querem um Mundo mais justo e solidário. Não desista, continue a lutar, por um Mundo melhor, “sendo a voz dos que não tem voz”

  5. 17
    Super-divulgadora:

    Ok. Consegui. Esta agora correndo no facebook o endereço p/ o abaixo assinado.
    Obrigada. Super.D.

  6. 16
    Super-divulgadora:

    Caro Geneton.

    Fiz um resumão e estava postando no Facebook. Ao entrar com o nome Bradley Manning SIMPLESMENTE fui censurada. O nome dele ñ entra no facebook. Veja aí o q vc pode fazer p/ divulgar este absurdo!
    Parabéns pela matéria ! A entrevistacom o Robert Baer tb foi espetacular. Cuidado meu amigo.

  7. 15
    Elson Faxina:

    Acabo de assistir, pela Globo News, o “Dossiê” com o ex-soldado Ethan McCord. Parabéns, Geneton, um libelo contra todo tipo de guerra. Um respiro delicioso, diante de num jornalismo (?) diário na imensa maioria das vezes a serviço da guerra. Tomara que seja usado nos cursos de formação de jornalistas Brasil afora.

  8. 14
    Geneton Moraes Neto:

    A organização em que o ex-soldado Ethan McCord atua reúne veteranos contra a Guerra do Iraque:

    https://ivaw.org/

    Tks

  9. 13
    caio segato:

    se alguem souber o nome do outro soldado favor postar.
    ps; quem serviu o exercito sabe o que é uma lavagem cerebral

  10. 12
    PRISCILA CARNEIRO:

    Amei a matéria,e de fato quando agimos contrário os esteriótipos impostos pela sociedade ou pelo sistema,somos vistos como loucos,que apoiamos bandidos e ou terroristas,ou que não somos patriotas,e acabamos que perseguidos e excluídos desse contexto falso moralista, patético,mesquinho, hipócrita e pior DESUMANO.

    A sociedade como um todo tem mais cede de vingança a que buscarem uma solução em nome da Paz Mundial,buscarem A CAUSA AO INVÉS DE SANAREM SÓ O EFEITO ,dando o mesmo troco,um dia os terroristas matam 20 americanos,outro os USA atacam Taliban e outros,e quando essa guerra que matam mais inocentes em nome do poder irão acabar?

    Aqui no Brasil vivemos também em guerra indiretamente,a onda de crimes e suas modalidades vem aumentando,e pior agora envolvendo aqueles que deveriam nos dar segurança,os POLICIAIS MILITARES,não generalizar é fato,mas como civis saberão identificar o Joi do TRIGO?

    Nas escolas hora menores agredindo professores ,hora professores agredindo alunos, a corrupção correndo a solta e ninguém sendo punido,e assim servindo de maus exemplos aos que estão na esfera inferior passando por dificuldades,se eles podem roubar descaradamente mesmo ganhando bem e com todas mordomias,por que nós não podemos?

    A saúde cada vez mais um descalabro,a educação nem se fala ,e o salario do povo Brasileiro uma afronta.

    E o resultado de todos os descasos de SISTEMA FALIDO E CORROMPIDO EM SEUS VALORES ÉTICOS E MORAIS,ACABAM CONTRIBUINDO PARA A EXISTÊNCIA DO CRIME ,POIS O QUE ALIMENTA HOMENS DO PODER SÃO AS MAZELAS HUMANAS,ELES SE FAZEM NECESSÁRIO.

    VOU AQUI APROVEITAR PARA FAZER UMA OBSERVAÇÃO;

    Dia 12 /09/11 COMITIVAS DE POLICIAS DE TODOS OS ESTADOS VIRÃO A SÃO PAULO PARA FECHAREM A PAULISTA,EU COMO FILHA,ESPOSA E IRMÃO DE MILITAR E MAIS AINDA COMO CIDADÃ,SOU CONTRA ,NÃO PELO CONTEXTO DA LUTA ,QUE VISA AUMENTO SALARIAL,MAS PELOS MODOS OPERANDI,QUE VEM SENDO USADOS,POIS POLICIAS MILITARES TEM O DEVER DE MANTEREM A ORDEM ,E SEMPRE FORAM OS QUE MAIS COIBIRAM MOBILIZAÇÕES E GREVES,PERDERÃO A MORAL E O RESPEITO QUANDO FOREM COBRAR E COIBIR DOS OUTROS.

    Sem falar que a população não deveriam ser penalizados pelos descasos do sistema,basta o caso dos funcionários funerária em greve.

    CHEGA DE VIOLÊNCIA,CHEGA DE INOCENTES SEREM USADOS COMO MASA DE MANOBRAS ,PARA RESOLVEREM INTERESSES DE UMA MINORIA DO PODER! FAZEM LUTAS,GUERRAS USANDO E MANIPULANDO O POVO MAIS POR INTERESSES PESSOAIS, POLÍTICOS.

  11. 11
    Alex Danielli:

    Eu sou US MARINE…Fuzileiro Naval americano, um dos unicos brasileiros sobreviventes da Guerra…e nao acredito muito em nada que o SOLDADO Ethan falou…estive morando no Afeganistao , com passagens pelo Iraque…gostaria que o jornalista Geneton viesse falar comigo…e olha que quando eu morava no Brasil eu fui de Movimentos Sociais…

  12. 10
    César:

    Geneton, parabéns pelo seu trabalho. Parabéns ao seu cinegrafista também.

    O depoimento do ex-soldado é muito forte. E o que me assombra é perceber que não há resquícios de interesses políticos, como se eleger, enfim, tudo aquela palhaçada para se promover.

    Assim, como ele fez, quando se dirigiu aos iraquianos num pedido de desculpas, quero parabenizar Ethan e dar força para que apague as imagens ruins da guerra e continue forte nessa luta.
    Obrigado. Um abraço.

  13. 9
    Vinicius Paranhos:

    Só tenho a parabeniza-lo Geneton, muto boa entrevista com o veterano de guerra que felizmente conseguiu se concientizar que essa guerra é pura e simplesmente assusntos políticos.
    Esperarei ansioso pelos próximos capítulos, mais uma vez parabéns.

  14. 8
    Fernando Amaral:

    Excelente materia, com um dos poucos veteranos americanos que sao capazes de ter raciocinio e carater humano. Parabens !

  15. 7
    Sandra:

    Parabéns pela matéria. O mundo precisa de pessoas como você.

  16. 6
    Marcelo Goulart:

    I am not Bradley Manning. But I am Ethan Maccord…

  17. 5
    Prado:

    Cuidado. Abordando este tipo de tema é possível que você perca seu emprego na Globo ou sofra represálias. Se acha absolutamente impossível, sofre da mesma cegueira dos americanos. Qual foi o destaque que nossa mídia deu ao caso? Absolutamente nenhum. É feito matéria de destaque no Fantástico quando Amy Winehouse morre (???) mas quando o jornalismo tem a possibilidade de fazer-nos repensar nossa sociedade, é ocultado, manipulado, desdenhado, ridicularizado e divulgado como conspiração absurda. Mesmo assim, parabéns pelo EXCELENTE artigo.

  18. 4
    Jose R.:

    Depois de ler o texto magistralmente escrito eu fiquei imovel, sem esbocar muita reacao. Ja’ estou acostumado a ler isso e a saber que os maiores terroristas do planeta sao mesmos os americanos. Nada de novo. A maior democracia do planeta e’ ma farsa que foi vendida por muito tempo. Lentamente as pessoas comecam a se fragar que compraram gato por lebre, estao acordando de um sono profundo. Lentamente as mentiras estao vindo a tona porque a leveza delas as fazem emergir mais cedo ou mais tarde. Isso e’ pouco, e’ apenas a ponta do iceberg. Passamos muito tempo enfiando a cara na areia, mas se recusando a enfiar a cara na agua gelada das relacoes humanas pra ver o verdadeiro tamando da ‘pedra’ de gele branco. Na realidade e’ vermelho devido ao sangue derramado em nome da democracia e das religioes do mundo. Aparentemente estamos chegando a conclusao de que esse planeta e’ um sanatorio onde os loucos sao aqueles que acham que os loucos usam camisa de forca e ficam o tempo todo olhando pra parede. Jesus jamais viria a esse lugar novamente. Veio uma vez, semeou um semente e agora espera na porta do sanatorio pra ver quem quer sair. Eu sei que eventualmente as forcas do mal irao perder, mas que ta’ levando um tempo pra isso acontecer, isso ta’! Paciencia e’ uma virtude que poucos tem. As vezes trechos como esse nos forcam a ser pacientes, afinal temos que esperar os outros acordarem, pois como diz o ditado, “uma andorinha so’ nao faz verao”. Minha receita pra loucura? Participem de forums, de passeatas, the cartas ao presidente, de abaixo assinados, de tudo que for em nome da sanidade e da paz. Ficar de bracos cruzados e’ dizer sim aos loucos e condenar os inocentes.

  19. 3
    Carlos:

    História essa que se repete aqui no Brasil! Somos levados a achar que comunidade carente “Favela” é local de bandido
    e que a TROPA DE ELITE tem que matar todos os traficantes, mesmo eles tendo 10, 12, ou 15 anos de idade
    BASTA ! chega de ” Datena´s “

  20. 2
    Breno da Silva:

    E o império está ficando nu com esses segredos sendo revelados.Finalmente a verdade está sendo dita e histórias como essa esta´sendo reveladas.Ótimo trabalho!

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade