O papel de Franklin e o papel de João Santana

qua, 05/03/14
por Cristiana Lôbo |
categoria Eleição 2014

Duas decisões importantes devem ser tomadas na reunião de hoje da campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff, que terá a presença do ex-presidente Lula e do presidente do PT, Rui Falcão: determinar a data da saída de Giles Azevedo da Chefia de Gabinete da Presidência da República para assumir suas tarefas na campanha eleitoral; e estabelecer claramente qual será o papel de Franklin Martins e o de João Santana, a fim de se evitar atritos ao longo da campanha.

Franklin Martins, ex-ministro de Comunicação do governo Lula, deve coordenar a parte de mídias sociais, e o publicitário João Santana, a parte de propaganda e marketing. “O que não pode é haver uma área cinzenta que possa gerar conflitos”, disse um petista que acompanha o andamento da estruturação da campanha de Dilma.

Franklin Martins e João Santana divergiram no início do governo Dilma quanto à política de comunicação. Enquanto João Santana opinava em favor de ações para conquistar o apoio da classe média, Franklin defendia a “fidelização” do eleitor de Lula, como os beneficiários dos programas sociais.

Franklin e Santana começaram a trabalhar juntos na eleição de Angola, mas acabaram se separando lá por conta de divergências de pontos de vista. Dilma quer ter o mesmo responsável pelo marketing, o publicitário João Santana, mas não abre mão dos conselhos de Franklin, com quem tem boa relação. Os dois são muito ciosos de suas tarefas e há muitos pontos em comum entre as as atribuições de ambos. Por isso, a divisão de tarefas se transformou em importante assunto de reunião do conselho da campanha.

Está certa a transferência de Giles para a campanha, mas não a data. Na eleição passada, a estrutura do comitê foi definida nos primeiros dias de março. Agora, a avaliação é a de que Giles não poderá passar do dia 15 de março no governo pois precisaria assumir suas tarefas na campanha. O sucessor dele poderá ser o ex-assessor jurídico da Casa Civil Beto Vasconcelos, que tem boa relação com Dilma, mas não semelhante à de Giles.

Já está definido também que Alessandro Teixeira, ex-diretor da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), irá para a coordenação da campanha para ser o responsável pelo programa de governo. Ele receberá conselhos de Marco Aurélio Garcia, que fez o programa de governo do PT em outras campanhas, mas desta vez continuará no governo e será apenas conselheiro na campanha. Alessandro Teixeira também vai  cuidar das informações de governo que deverão ser divulgadas na campanha. Como na campanha de 2010, a gestão do comitê eleitoral ficará com Charles Capela de Abreu.

compartilhar

Um Comentário para “O papel de Franklin e o papel de João Santana”

  1. 1
    assis:

    COORDENADORES DA ROUBALHEIRA DOS PETRALHAS.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade