Se não é igual, é muito parecido
Neste dia em que Eduardo Azeredo renunciou ao mandato, lideranças do PSDB se apressaram a explicar que o caso que ficou conhecido como “mensalão mineiro” nada tem a ver com a Ação Penal 470, o mensalão do PT que levou para a cadeia quatro importantes quadros do partido que hoje está no governo. Primeiro, dizem os tucanos, porque não houve compra de votos (o que, aliás, os petistas também negam ter havido no caso deles), e, segundo porque, ao final, Azeredo perdeu a eleição de 98 para Itamar Franco, portanto, não seria o dono do cofre do governo de Minas. O próprio Azeredo só admite uma semelhança nos dois processos. Tanto quanto Lula, ele também não sabia dos detalhes do financiamento de sua campanha.
De fato há diferenças nos dois casos, mas é inegável que a gênese é a mesma. Inclusive foi a mesma empresa e do mesmo Marcos Valério que criou o modelo para financiamento das campanhas. Na primeira vez, em menor escala, em Minas, em 98; da segunda, já com mais experiência, a campanha nacional de 2002.
Com a renúncia de Eduardo Azeredo o processo poderá voltar à primeira instância e ser conduzido pela Justiça de Minas – isso vai depender do ministro-relator do STF, Luis Roberto Barroso. Ele pode decidir sozinho ou remeter para uma decisão do plenário. E, assim, sair dos holofotes e da imprensa. Mas já está claro que o assunto será tratado na campanha, igualmente. Tanto quanto o PSDB pode atacar o PT ou o PT, agora, atacar o PSDB.
O primeiro sinal disso veio imediatamente. Tão logo o plenário da Câmara foi comunicado da renúncia e o tucano Marcos Pestana discursou em defesa da biografia de Azeredo, o líder do PT, deputado Vicentinho, disse que o PT espera que o STF analise o processo sobre o tucano ”com lisura e sem o ódio” com que tratou a Ação Penal 470. Ou seja, o PT está cobrando que o STF trate do assunto e não remeta à primeira instância. Seria a garantia de que os holofotes que ficaram acesos na julgamento da AP 470 estariam também ligados agora.
Aos olhos da opinião pública tudo é muito parecido. O pau que deu em Chico, agora dá em Francisco.
20 fevereiro, 2014 as 2:49 pm
PERGUNTA A SONEGADORA REDE GLOBO, AONDE ESTÁ O DINHEIRO DO MENSALÃO QUE ELA INVENTOU, ESTÁ NA SUÍÇA NA CONTA DA SONEGADORA DE IMPOSTOS REDE GLOBO !!!!!!
20 fevereiro, 2014 as 7:40 pm
Com essa postagem eu só posso dizer que a Senhora é direitista cínica!
21 fevereiro, 2014 as 7:10 pm
Será Cristiana que pau que dá em Chico dá em Francisco nesse caso? Tenho dúvidas.Infelizmente tucanos são ” gente diferenciada, são chics, ricos, sábios, intelectuais”. Não são “meros trabalhadores e sindicalistas”, tão distantes dos supremos ministros do Supremo. Vamos aguardar que a justiça seja feita também aqui em SP, com a cúpula toda dos tucanos indo parar na cadeia por conta das Alston/Siemens da vida. Sonhar a gente pode não é mesmo?
21 fevereiro, 2014 as 7:12 pm
Fiquei esperançoso quando percebi que os mensaleiros iriam pagar (mesmo que apenas um pouco) pelo que fizeram. Espero que os tucanos também sejam punidos. Os fatos são de domínio público e só quem tem dúvidas é a dita “Justiça”. Não é uma questão de esquerda ou direita. É uma questão de princípios.
23 fevereiro, 2014 as 6:35 pm
A mesma coisa,tem que mandar Azeredo e Aércio pra cadeia.
28 fevereiro, 2014 as 1:07 am
Olá.
Desculpa, mas há mto mais diferenças nestes 2 casos do que semelhanças.
O mensalão(só existe 1) foi roubo de dinheiro público pra comprar as votações, pra pagar parlamentares. Foi pra aparelhar o Estados e suas instituições.
Pelo amor de Deus, não tem nada a ver com o também CRIME ocorrido em Minas, que foi caixa 2.
Agora, é fato, se o Azeredo é culpado o Lula tb é!!! Pois foi o maior beneficiado do MENSALÃO.
Petralhas, chorem!!! hahaha
Abs
28 fevereiro, 2014 as 1:10 am
O PT pagava a parlamentares pra aprovar seus projetos. Cadê algo similar em Minas???
Não tem!!! Ninguém, nunca na história deste pais, foi tão sórdido. Tão dissimulado ao ponto de querer criar um Estado paralelo dentro do parlamento e instituições.
Parem de chamar o caixa 2 (que é crime) de Minas de mensalão, pois são mto diferentes.
PeTralhas, vão xingar em outro blog… vão no Balaio do kotscho.
Abs