Língua afiada…
No café da manhã com jornalistas, Dilma Rousseff rejeitou, logo na primeira pergunta, o tema campanha eleitoral. “Olha, querida, na minha agenda eu ainda não cheguei nesse momento eleitoral, então eu não vou me manifestar sobre esse assunto”, ela disse quando perguntada qual adversário – Aécio Neves ou Eduardo Campos – considerava mais competitivo.
De fato, Dilma conduziu a entrevista para questões de governo, reafirmando o otimismo próprio dos governantes. Mas dava para notar que ao elaborar as respostas havia, sim, preocupação eleitoral – não errar na mão e mirar nos adversários. Ela não passou batido quando um jornalista falou das críticas da oposição à gestão da Petrobras e que Aécio Neves teria proposto a “reestatização” da empresa, numa crítica ao que ele chama de “aparelhamento”.
“Ah, vão é? Vão fazer isso é?”, ironizou. E completou: “Desculpa, ô gente, mas isso não é sério, né? Esse troço de falar que vão reestatizar a Petrobras. Ou a Petrobrax . Vai chamar Petrobrax novamente?”, disse, numa referência a projeto apresentado no governo de Fernando Henrique de reformulação da petroleira.
Antes do café da manhã com jornalistas no Planalto, Dilma deu entrevista à Rádio Jornal do Comércio de Pernambuco repetindo uma estratégia de comunicação em que deve falar sempre para emissoras locais antes ou depois de viagens de serviço. A entrevista de hoje conclui a viagem de ontem a Recife. Perguntada sobre programas sociais como o Bolsa Família e o Mais Médicos, citados por Aécio como programas que ele manteria, se eleito presidente, Dilma comentou:
“Agora que o programa está dando certo é fácil”, disse Dilma, lembrando que integrantes do PSDB criticaram o programa na época do lançamento.
Dilma gosta, mesmo, é de falar sobre economia. Desta vez, ela não quis fazer projeções sobre o desempenho da economia no ano que vem. Mas afirmou que, se comparar o desempenho do Brasil com países do G-20, o Brasil está entre os que mais recebem investimentos externos diretos (segundo o Banco Central recebeu US$ 57,5 bilhões, ficando em quatro lugar entre todos do G-20) e que em 2013 a inflação vai ficar dentro da meta e o superávit entre 1,8 e 1,9% do PIB.
Ela afia o discurso econômico porque sabe que a maior parte das críticas dos opositores vem daí. E quando perguntada sobre o programa de governo que lhe dá mais orgulho, ela cita os sociais: Mais Médicos, Viver sem Limites, dedicado a pessoas com deficiência e, ainda, programa de cotas, nas universidades e no serviço público.
18 dezembro, 2013 as 9:07 pm
VOCÊ SÓ FALA DA DILMA, VOCÊ NÃO SABE FALAR DE OUTRA COISA? JORNALISTA DEVERIA SABER, NÃO ACHA?
18 dezembro, 2013 as 10:37 pm
Cristina Lôbo è PSDB, JORNALISTA IMPARCIAL E SEM CREDIBILIDADE…………
19 dezembro, 2013 as 11:56 am
Dona Dilma, a PETROBRÁS passara a se chamar PETOBRAIS, afinal a empresa está muito bem gerida pelos incompetentes petistas e sua gerentona.FORA PT.
20 dezembro, 2013 as 9:06 am
NADA COMO TUDO ESCLARECIDO !
Os neo-socialistas resolveram desistir de alguns neo-estadistas que agora concordam com alguns neo-liberais desde que alguns neo-partidocratas respeitem alguns neo-contribuintes contrários aos neo-eleitores sem palanques. Entenderam ?
21 dezembro, 2013 as 8:41 am
há um erro onde fala que o Brasil está em quatro lugar no G_20, (só para contribuir).
26 dezembro, 2013 as 3:03 am
Cara jornalista (?), poderias, por acaso, explicar-nos melhor o que era essa tal de reformulação: “disse, numa referência a projeto apresentado no governo de Fernando Henrique de REFORMULAÇÃO DA PETROLEIRA”?
Porque assim como falaste nem é possível compreender o que a presidenta quis dizer. O que era essa reformulação, para que a presidenta a ela se referisse de maneira crítica e sarcástica? Isso é fundamental para compreender a referência da presidenta, e, assim, ou bem tu não sabes algo que deverias ter buscado saber e informado, ou bem tu sabes e… Bom, deixa para lá.
Um beijo e continue sempre assim, sendo essa grande política que és.
21 janeiro, 2014 as 3:11 pm
Somente para parabenizar esta grandiosa, elegante e meiga jornalista pois muito encanta quando esta no Jo Soares sem fazer barrado pois as demais gostam de confusao mas ela nao deixa o programa mais elegante com suas informacoes entao que voltem logo !!!
21 janeiro, 2014 as 3:13 pm
Quando o Lula deixará a presidência? Ou quando a Dilma assumirá de verdade sem interferência?