Acordo interno

ter, 10/12/13
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

Marina Silva e Eduardo Campos firmaram um entendimento sobre a montagem dos palanques estaduais – assunto que provoca divergências entre o PSB e a Rede Sustentabilidade. Em dois dos principais Estados do país, São Paulo e Rio de Janeiro, a Rede vai decidir o caminho a adotar (se apóia um candidato já lançado ou se terá candidato próprio). Nos demais, Eduardo Campos poderá conduzir as alianças que julgar mais conveniente. Em Minas, por exemplo, ele deverá estar no mesmo palanque local que Aécio Neves.

Marina quer usar sua força política nestes dois Estados para puxar votos para Eduardo Campos. Por isso, não aceita alianças tradicionais que estavam sendo defendidas pelo PSB. Este é o caso de São Paulo, onde o partido de Eduardo Campos tinha conversas avançadas para apoiar a reeleição do governador Geraldo Alckmin. Marina não aceitou este caminho e a aliança, se houver, só vai acontecer no segundo turno.

Na eleição de 2010, Marina concorreu sem palanques fortes nos Estados, mas obteve bom desempenho nas regiões metropolitanas. A idéia, agora, é que ela utilize esta mesma força para tentar transferir seu prestígio eleitoral a Eduardo Campos. Para isso, ela precisa se apresentar como “o novo” e não estar aliada a candidaturas tradicionais – é o que explicou ao próprio Eduardo Campos. Campos concordou.

- Não temos problemas em muitos Estados como Pernambuco, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Goiás e muitos outros – disse ele a aliados,  para justificar que será diferente o caminho do PSB no Rio e em São Paulo, Estados em que a campanha será comandada por Marina Silva.

Marina quer que a campanha do PSB seja em torno da nova forma de fazer política. Por isso, ela rechaça alianças tradicionais.

compartilhar

3 Comentários para “Acordo interno”

  1. 1
    MARCOS GOMES:

    O BRASIL JÁ TEVE 2 PRESIDENTES DA REPÚBLICA EVANGÉLICOS: CAFÉ FILHO QUE ERA MEMBRO DA PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE NATAL E ERNESTO GEISEL DA IGREJA LUTERANA.CAFÉ FILHO FOI ELEITO PELO VOTO DO POVO E ERNESTO GEISEL FOI ELEITO PELO VOTO DOS MILITARES.EM 2014 VAI FAZER 60 ANOS QUE TIVEMOS O PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EVANGÉLICO NO BRASIL QUE FOI ELEITO PELO POVO.O MEU DESEJO É QUE MARINA SILVA ENTRE COMO VICE DE EDUARDO CAMPOS PARA TERMOS PELO MENOS UM VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA EVANGÉLICO ELEITO PELO VOTO DO POVO.

  2. 2
    marcelo aranha de sousa pinto:

    Por que não racionalizar de vez toda a engrenagem logística das campanhas ?

    I.) Basta instituir o voto distrital, de modo que cada partido defina quem é o candidato no distrito x e pronto. A campanha será feita ali.

    II.) Basta disciplinar o horário eleitoral gratuito – se é que tem de haver: câmera, luz, voz, conteúdo, tematizado e tudo o mais que construa soluções. Quem tiver mais profundidade e veracidade, se estabelecerá.

    III.) Basta que os partidos e suas máquinas de guerra política parem de captar e gastar fortunas com um marketing inverossímil e aprendam a sobreviver exclusivamente com o já existente e milionário Fundo Partidário.

    O que ainda falta para o Brasil real dar um basta nesta engrenagem e amadurecer ?

  3. 3
    Carmo Junior:

    Apesar de não ser evangelicos, e ser até um pouco averço ao cristinismo, vou votar no Eduardo Campos, pricipalmente pela Marinha. Essa questão dela ser evagelica, isso não quer me dizer nada, quando procuro um candidato, viso seu bom carectaer e platarforma de governo, e sabemos que é fato que nem sempre bom caracter anda junto com cristianismo e históricamente governos cristões não foram muito bom para a liberdade e o povo em geral, e sim marcado por opressões e injustiças. Alem do mais somos um pais laico, ela ser evangelica NÃO vai enfluenciar sua forma de governo, espero que assim seja,
    Vamos ser sinceros em que dimenção a liberdade, democracia e sociedade divercificada vai ser manter com um regime cristão com seus dogmas opressores e impositivo.
    Mas em relação a coluna da gloriosa Cristiana Lôbo, todo esse senario vai mudar ano que vem, isso pra mim é bem lógico, o povo vão as ruas mais uma vez, apesar de todo um marketing que estão fazendo para desqualificar e assustar o povo, prendendo os herois que se manifestaram esse ano, creio que o espirito que nasceu em junho de 2013 não ira esmorecer.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade