Justiça do DF troca juiz responsável por presos do mensalão

dom, 24/11/13
por Cristiana Lôbo |

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu substituir o juiz responsável pela execução das penas dos condenados no processo do mensalão. No lugar do juiz titular da Vara de Execuções Penais, Ademar Vasconcelos, a execução das penas ficará a cargo do juiz Bruno André Silva Ribeiro.

No termo de compromisso para cumprimento de regime aberto assinado por Genoino ao deixar o hospital na manhã deste domingo, já consta o nome de Bruno André como juiz responsável.

O documento lista regras que Genoino deve obedecer. Ele não poderá sair de casa, a não ser para ir ao médico; não poderá portar armas; não poderá ingerir bebida alcóolica; será obrigado a atender autoridades judiciárias quando solicitado e a manter os relatórios médicos atualizados. Ele ainda fica proibido de manifestar pensamentos ou expressões pessoais à mídia. O termo não faz restrições ao recebimento de visitas.

A Justiça do DF ainda não explicou os motivos para a substituição de Ademar Vasconcelos por Bruno André Ribeiro. Nos últimos dias, algumas ações de Vasconcelos teriam desagradado o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Uma dessas razões para mal-estar foi o fato de Vasconcelos ter demorado a autorizar que Genoino cumprisse pena domiciliar por causa dos problemas de saúde. O deputado foi levado ao hospital depois de ter passado mal na prisão.

Também teria desagradado Barbosa uma entrevista que Genoino deu a uma revista mesmo depois de estar preso. Para que tivesse acesso ao preso, a revista precisaria de autorização judicial.

 

 

 

compartilhar

47 Comentários para “Justiça do DF troca juiz responsável por presos do mensalão”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 47
    marcelo aranha de sousa pinto:

    Bobagem pouca, é … bobagem !!

    O PT homenageará os parentes dos petistas presos no processo do mensalão. O setorial jurídico do partido organizará seminários para manifestar solidariedade aos filhos dos condenados.

    Receberão flores e serão aplaudidos, quem sabe por cerca de “80 pessoas” que devem seguir os seminários.

    O grito de ordem, é: “Devemos muito a vocês. Vocês não estão sozinhos, estamos juntos. Nós temos que nos curvar a vocês. O PT não vai se omitir”, afirmará o coordenador do setorial jurídico do PT, que mediará os seminários.

    Perplexidade !?

    A ideia é instruir militantes do partido e também leigos, que não sejam filiados, sobre o processo do mensalão !? Os eventos terão palestras do jornalista Raimundo Pereira, autor do livro “A outra tese do mensalão”.

    O coordenador jurídico deste partido, diz que o projeto dos seminários surgiu pela perplexidade diante das decisões do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Afirma e confirma: o Supremo “cometeu equívocos” e critica o que chama de “politização do Judiciário” !?

    Ainda orienta sua sensatez: “Quando estive na faculdade, os estudantes eram admiradores do STF. Hoje a gente olha para o Supremo e ele não atua com distância – “não tem mais glamour” !?

    Menu: cada palestrante convidado aos eventos, discursarão por cerca de 30 minutos. Todos apontarão o que julgam ser as falhas do presidente do STF e colegiado, na análise do processo do mensalão.

    Bobagem pouca, é … bobagem !

  2. 46
    Antonio ricardo:

    queria te fazer uma pergunta querida,você é jornalista ou militante politica do psdb ,estou com muita duvida linda beijos.pode me responder

  3. 45
    antonio brasileiro:

    boa tarde.onde esta meu comentario. o gato comeu/

  4. 44
    Pedro.:

    E aí, não vais comentar o que ocorre em SP? Não vais falar desse escândalo? Vais participar dessa farsa, da qual tua empresa está participando, de transformar o PSDB em vítima? A r e d e g l o b o é o câncer desse país, mas a hora de vocês vai chegar, a hora da democracia, em que o espaço pública será de fato público.

  5. 43
    antonio brasileiro:

    COMENTARIO 42——— prezado renato suzart . meu amigo voce tem umpouco de razao, psdb, dem, pps, PT, sao todos farinha do mesmo saco mas como ex eleitor do pt posso te assegurar uma coisa; numca antes neste PAIS SE JUNTOU TANTA GENTE ORDINARIA COMO VEMOS NO PARTIDO TRAPALHAO.,;.me DESCULPE MAS OS BANDIDOS ATUAIS ME ENGANARAM COM COMPETENCIA NUMCA VISTO ANTES NESTE PAIS. NAO SE ILUDA COM OPT.eles NAO ESTAO NEM AI PRA VOCE , NEM PRA MIM,NEM PELO MEU SUADO IMPOSTO QUE PAGO RELIGIOSAMENTE PARA SER USADOS POR ESTA CORJA DE BANDIDOS . AGORA SE VOCE SE ACHA CHEIO DE JUSTIFICATIVAS PARA DEFENDER ESTE OU AQUELE BANDIDO DO ATUAL GOVERNO EU SO POSSO ACEITAR ISSO VINDO DE ALGUEM QUE COME NO MESMO PRATO DESTES VAGABUNDOS..SE AINDA ISTO NAO TE CONVENCE, VAI PRA CUBA SE JUNTAR AO CUMPANHEIRO FIDEL.QUEM SABE LA VOCE CAI NA REAL DA MESMA FORMA QUE MUITOS QUE SE ENGANARAM UM DIA PELO CAMINHO TOMADO. VAMOS NOS CONSCIENTISAR E PARARMOS DE SERMOS MASSA DE MANOBRA DE PESSOAS DE MAU CARATER QUE EXERCEM FUNÇAO POLITICA NESTE PAIS .

  6. 42
    Renato Queiroz Suzart:

    Prezada Cristiana ! Quando eu quero colocar uma matéria e não acho espaço para tal, coloco no seu Blog – espaço mais democrático da nossa Mídia: Incrível ! Inacreditável ! Sobrenatural ! Não é à toa que suas denominações são PSDB-Partido Social Democrático das Bestas; DEM-Demoníacos; e Partido do Palhaço Senador.
    Eles conseguem o impossível !
    A Presidente é do PT. O PT é o partido da Presidente.
    Mas nem a Presidente, nem o PT, perguntaram ao STJ porque esse Tribunal marcou o julgamento de pessoas ligadas de alguma maneira ao PT, justamente para o período das eleições municipais em todo o país; eleições essas das quais participaram o PT e seus coligados ? Nem a Presidente, nem o PT perguntaram ao STJ, qual o motivo dessa coincidência ! Porque não 6 meses antes ou 6 meses depois das eleições ?
    Ninguém pergunta ao STJ, porque o Caixa 2 de Delúbio-PT, ocorrido em 2003, foi julgado antes do Caixa 2 de Azeredo-PSDB, ocorrido em 1998 ?
    Ninguém pergunta ao STJ, o porque do escândalo de Arruda, onde tudo foi comprovado até através de áudio e vídeo, foi engavetado ou está parado ou pergunta à Mídia porque eles esqueceram aquela grande escândalo, em que foi provado e comprovado o roubo de verbas públicas?
    Ninguém pergunta ao STJ nem à Mídia, porque engavetaram ou esqueceram o escândalo das ambulâncias, em que estavam, envolvidos 112 deputados federais (Só um dói PT ) ?
    Ninguém arguiu a suspeição do STJ, frente a tantos acontecimentos, em que só o pessoal do PT foi punido até agora !
    Ninguém reclamou o fato do Sr. Relator – hoje presidente do STJ, ter pré-julgado os réus do mensalão num relatório que demorou meses para organizar, mas no qual o Sr. Relator determinou culpas e deu pareceres sobre os fatos apontados pelo PG – Gurgel, antes de ouvir as defesas dos réus do mensalão, o que caracteriza um prejulgamento que não é permitido pela Lei.
    Tudo isso em nome de uma democracia !
    Tudo bem ! Mas agora os super-poderosos do PSDBestas, DEMoníacos e PPS, pedem ou exigem a punição – um tipo de cassação do Ministro da Justiça. ´É do PT ! Vai dançar ! Afinal de contas isso é uma exigência dos poderosos, que dominam a justiça e a midia brasileira. Esse Ministro do PT, que é uma figura decorativa, uma vez que não tem poderes, ou seu poder é subalterno, entregou documentos à Polícia Federal, para serem investigados ! E logo de quem ! Dos superpoderosos que comandam a Justiça e a Midia brasileira ! Vai dançar, coitado ! E olhem lá, para não ser preso! O Cara é do PT ou de partido coligado ao PT! Já dançou ! E comos superpoderosos, não tem esse negócio de democracia, nem moral, nem ética, em respeito. Eles procedem escancaradamente, sem nenhum medo de agirem suspeitamente, ao defender ladrões e demonstrarem seu poder sobre o STJ e a Mídia. Afinal de contas eles têm superpoderes. Aguardem e vejam os acontecimentos. Vejam como essa gang é superpoderosa !

  7. 41
    ruben:

    Oi Cristiana, o ministro Joaquim Barbosa, sendo egresso do MP confundiu o Princípio da UNIDADE que é um dos que rege o MP, com a PREVENÇÃO que existe no JUDICIÁRIO, um juiz prevento não pode ser derrogado da competência. A não ser que desconheça da matéria o que não é o caso lá do DF.

  8. 40
    Ronaldo:

    Cadeia pra quem precisa … Condenado … Culpado… qual a duvida?

  9. 39
    Luiz:

    ‘Estou em silêncio’, diz juiz retirado da execução das penas do mensalão
    Ele era o responsável pelas medidas para que réus cumpram as penas.
    TJ do DF decidiu trocar Ademar de Vasconcelos por Bruno Ribeiro.

    “Não estou confirmando nada. Estou em silêncio. Me poupe porque esse negócio está a complicar minha vida”, disse o juiz por telefone.
    A troca teria sido motivada pelo descontentamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, com a atuação de Ademar de Vasconcelos desde que foram expedidas as ordens de prisão de 12 réus da ação penal.

    JUSTIÇA POLÍTICA??????

  10. 38
    Luiz:

    Mais uma informação:

    Ribeiro, que tem 34 anos, é filho do ex-deputado distrital do PSDB Raimundo Ribeiro e de Luci Rosane Ribeiro. Sua mãe, em redes sociais, já divulgou uma foto do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, com a seguinte frase inserida na imagem: “Eu me matando para julgar o mensalão e você vota no PT? Francamente!”.

    Justiça política?????

  11. 37
    cacilda bazoni:

    E trocou por um filho de deputado do PSDB, acredita? Pois, é quem é amigo do rei tem sursis!

  12. 36
    Fernando:

    Só tem esquerdista doente comentando aqui, é?

    Deixem de ser burros, é isso que o PT quer, colocar o Brasil inteiro contra o STF, e também contra a mídia.

    Foi isso que os sócios do PT no Foro de São Paulo fez na Venezuela. Calou a mídia e o judiciário e implantaram uma ditadura completamente débil, que só está acabando com qualquer sinal de prosperidade daquele povo.

  13. 35
    Petista Arrependido:

    Seria justo afirmar que os defensores dos mensaleiros agiriam de forma semelhante?

  14. 34
    Syk4Ryo:

    Olá, bonitona! :)

    Apenas uns ajustes:
    A decisão de substituir Ademar não foi do TJDFT; foi pressão do ministro Joaquim Barbosa, O Terrível!
    O juiz Bruno, funcionário do Gilmar Mentes(*), é filho de um político do PSDB, o partido dos probos!
    Segundo a OAB – que quando quer, não é flor que se cheire ou se despreze -, não é o ministro do STF quem escolhe o juiz natural responsável pela aplicação da pena, portanto, o ministro Joaquim Barbosa está extrapolando seu direito.
    Segundo a AMB, aquela entidade “não vai tolerar ‘atentados contra a liberdade’ da Justiça”, o que é bem diferente da “liberdade do julgador”. E acrescentou: “- Pelo menos na Constituição que eu tenho aqui em casa não diz que o presidente do Supremo pode trocar juiz, em qualquer momento, num canetaço.”
    Segundo a AJD, “O povo não aceita mais o coronelismo no Judiciário”.

    Sem falar que a prisão não alcança a LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Proibir a expressão do pensamento, como quer Joaquim Barbosa é INCONSTITUCIONAL. Aliás, apenas mais uma inovação!

    Parece que a casa tá caindo, Christiana.

  15. 33
    antonio:

    Senhora

    Toda essa confusão, reforça minha opinião, que o Presidente do STF deveria ser mais equilibrado, discreto. Sua postura
    transmite medo, insegurança.
    É muito difícil para nós, leigos, avaliar tantas informações.

    obrigado

  16. 32
    Roberson:

    OAB = MÁFIA. PARA SE CANDIDATAR AO CARGO DE PRESIDENTE DA OAB, QUE NÃO É REMUNERADO, O CANDIDATO PAGA 5 MILHOES DE REAIS …PQ SERÁ??? A OAB NÃO É OBRIGADA A PRESTAR CONTAS A NENHUM ÓRGÃO. PQ SERÁ??? A OAB SÓ SE MANIFESTA A FAVOR DOS CORRUPTOS, NUNCA VI UMA DECLARAÇÃO QUE FOSSE CONTRÁRIA … OAB É ATRASO PARA O BRASIL, É LIXO PURO.

  17. 31
    braga:

    eita menina do jô arretada.
    vá ser tucana assim na…
    não foi a justiça que tirou o juiz. foi o barbozão famoso torquemada .
    nesta semana vc poderia abordar no programa das meninas do jô (o certo seria museu do jô ou então sucatão do jÔ)
    o tema do metro paulistano.
    calculem o quanto em $$ dá 30% do que foi gasto no metro e trens metropolitanos de são paulo e brasília desde a época do finado mário covas, passandp por alckimin e josé cerra.

  18. 30
    Vanelle:

    A notícia é, no mínimo, estranha. Não se afasta um juiz de suas funções a não ser pelo voto do órgão especial do Tribunal e em decisão motivada, garantida a defesa. É que a Constituição garante a inamovibilidade do cargo justamente para evitar colocar juízes que favoreçam réus. E a notícia transparece que pode ser isso, já que o Genoíno vai para a casa por causa de uma pressão alta (coisa que todos os presos têm) e parece que o juiz se negou a apreciar o processo dele na frente dos outros. Merece investigação, principalmente pela AMB e CNJ.

  19. 29
    Chico Pinedo:

    Os robozinhos do PT estão a mil, questionando a substituição do Juiz de Execuções Penais. Foi ilegal? Questionem na Justiça. Não foi? É do jogo.

  20. 28
    marcosomag:

    O \"juiz natural\" é direito fundamental do cidadão perante o Judiciário e foi violado pelo Torquemada Barbosa! Ainda estamos em uma democracia e não vamos tolerar mais esta! Fora Barbosa!

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade