Duelo de mulheres

qua, 16/10/13
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

Está claro que o principal embate da campanha presidencial do ano que vem será entre a presidente Dilma Rousseff e a ex-senadora Marina Silva. Duas mulheres de personalidade forte e que decidiram se confrontar nesta corrida presidencial. Marina não perde oportunidade de dar uma alfinetada na presidente; e Dilma não disfarça e retruca. Tem sido assim e deve continuar assim até outubro do ano que vem.

As críticas de Marina começam provocar reações no governo. Nesta terça-feira, a presidente Dilma saiu a público para defender o chamado “tripé da economia”: meta de inflação, meta de superávit e câmbio flutuante. Marina Silva já vem falando sobre o assunto há algum tempo, como uma espécie de “vacina” para afastar eventuais temores de agentes econômicos caso esteja no condomínio vitorioso do ano que vem. Dilma, cujo governo é acusado de maquiar contas públicas, saiu em defesa das medidas.

Outra mudança pode acontecer no campo político. O discurso de Marina é o da renovação, o que ela chama de “aposentar a velha República e fazer a política nova”. O governo e o PT não estão gostando nada de serem carimbados de comandantes da “velha política”. E ensaiam uma mudança de rumo. A primeira decisão foi baixar a ansiedade dos aliados e anunciar que vai ficar para o fim do ano a definição dos palanques de Dilma nos Estados. Muitos destes palanques com aliados apontados como representantes da “velha política”. Um deles, a família Sarney.

Nesta terça-feira, diante de notícias de que Dilma iria apoiar um arquiinimigo de Sarney no Maranhão, o atual presidente da Embratur, Flávio Dino, o Palácio do Planalto se viu obrigado a desmentir. Em nota, o  porta-voz ThomasTraumann, informa que na conversa com o ex-presidente Lula, semana passada, a presidente Dilma “não tratou de preferências sobre a sucessão eleitoral no Maranhão”.  Sarney não gostou. Ele esperava uma nova mais enfática, antecipando o apoio do PT ao candidato do PMDB de Roseana Sarney.

Dilma quer – e está comprometida – com o PMDB para a eleição do ano que vem. Mas o que falta é definir as alianças entre os dois partidos em vários Estados, como Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia, onde os dois partidos já se estranham desde a eleição passada.

Difícil vai ser costurar a aliança sem incluir aqueles que estão sofrendo desgaste perante a opinião pública. E que alimentem o discurso de Marina “contra a velha política”.

compartilhar

9 Comentários para “Duelo de mulheres”

  1. 1
    RIBEIRO:

    Vai ser uma tremenda batalha entre duas “petistas” com ideais diferentes, uma com o poder do governo nas mãos e a outra com tudo para mudar o idealismo da nação, porém é preciso agora neste momento e de patriotismo do povo brasileiro tradicional que não dependa de nenhuma ideologia de quem quer que seja. Governo de brasileiras para o povo brasileiro.

  2. 2
    veranis:

    Cristiana então você já está sabendo que o pobre coitado do Eduardo traíra Campos foi engolido pela sonsa da Marina?
    Porque essa é a única forma dela concorrer com a Dilma, já que ninguém nesse país vota em vice.

  3. 3
    adailton pereira de araujo:

    Admirável a cara da Dilma, agoraa anda toda arreganha, parecendo boneca de pano, antes parecia um boneca de trapo e olhos de cobra.
    Cobra ela sempre foi, sua traição é conhecida, pricipalmente pelos pobres, alía ela odia pobre, come uma jantar pra mais de 800,reais, dorme numa suite de 7.990,00 reais.
    Cabelo e maquiagem de 3500,00 reais.
    Ja Marina é a caracteriza como a verdadeira mulher do Brasil, ela encanta por autentica e odiar corrupção.
    Lula esta sofrendo de dor de cotovelo, Eduardo quer mudar o que foi implandado para a perpetuação no pode.

  4. 4
    marcelo aranha de sousa pinto:

    Se e quando os Estados Unidos …

    A economia americana palanqueada pelas esquerdas do país pátria-livre, pode estilhaçar o reiterado discurso/cabresto eleitoral em 2014.
    No evento “indisponibilidade de caixa” na tal maior economia do mundo liberal trás ao soberano Brasil e outros países parceiros, momentos de pura alta tensão para os que ainda só nadam de esquerda:

    - a reserva externa brasileira aplicada no banco central americano diminui substancialmente;
    - encarece o financiamento para bancos e empresas brasileiras, que dependentes das poupanças externas;
    - valoriza o dólar, aumenta o preço dos importados e gerará inflação;
    - aumento dos juros domésticos para controlar os preços.

    Na corda Brasil !

  5. 5
    joao:

    Na verdade será a luta entre a esquerda (PT) e a candidata da direita e de sua mídia e colunistas, incluindo você, uma das garotas do Jô, todas muito anti-petistas, obviamente. Realmente, a campanha (in)direta da Globo para que Marina emplaque causa espécie, ou não, pois a Rede Globo e o globo são muito mais que órgãos mediáticos. São o verdadeiro partido de oposição no /ao Brasil.
    Chega a dar vergonha alheia ver alguns comentaristas da ‘apartidária’ globonews às vezes. Fica tão evidente a torcida contra que não dá nem pra disfarçar, mas não deixa de ser engraçado ver um jornalismo que vive num mundo paralelo, um mundo tucano, eu diria, fadado a perder as eleições de novo.

  6. 6
    juliana:

    eta joao comentario 5…….. o joao como ver um comentario tao retrogado como este seu sem que nao venha no meu pensamento que voce come no mesmo prato do lullarapio, afigura mais ridicula numca antes vista neste pais,Fico admirado de ver tanta gente defendendo aquele que certamente ja ganhou o titulo do maior pilantra do planeta terra. Os petralhas sao tao alienados que eles somente acreditariam que este lullarapio è safado se o proprio assaltasse a mao armada cada um dos seus eleitores.

  7. 7
    marcelo aranha de sousa pinto:

    Vaidade vem, vaidade vai. Vai em idades, vem em saudades … Vaidades.

  8. 8
    Franzinha:

    Não há como negar que precisamos urgente troca de presidência. Tem sim q fazer rodízio até porque o pt mostrou a q veio e MARINA, muito inteligente, deu o troco neste bando que quer se perpetuar no Brasil. Ghega de Pt!!!!

  9. 9
    pobri alimentado pelo bolsa família:

    Realmente, se juntando ao coronel dudu marina sairá como candidata do psb a presidência jájá!sem contar nessa nova forma de fazer política se juntando ao governador com um dos piores índices na educação(usando fachada de colégio particular pra fazer propraganda da educação no estado kkkk) e que está associado a ruralistas do porte de ronaldo caiado.totalmente contra o que prega marina.é o velho que se apresenta como novo, pra variar.mudanças estruturais como reforma política(financiamento público de campanha) marina e eduardo não falam,.Mais do mesmo, deixa o pt que pelo menos faz inclusão econômica através do bolsa famíla e das cotas raciais que nenhum outro governo teve coragem de mexer.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade