Nem um nem outro
Os governantes em geral – aí, não há partido que escape – devem colocar as barbas de molho: a eleição do ano que vem vai ser diferente, difícil para quem está no poder e com muita chance de ser decidida somente no segundo turno em vários Estados.
A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostra que a queda na avaliação da presidente Dilma Rousseff também aconteceu em relação a muitos governadores. Ou seja, os governantes estão sendo criticados pelo desempenho político (é forte o apelo pelo combate à corrupção) e também como gestores, uma vez que de 13 serviços públicos avaliados, nove foram reprovados. Foi-se o tempo do “rouba, mas faz”. Ainda bem.
Nas manifestações de rua no mês de junho, foram muitos os cartazes pedindo mais recursos para saúde e educação e queixas sobre o transporte público nas grandes cidades. Pois bem, além dessas três áreas, a pesquisa mostra a falta de segurança pública como a maior deficiência dos governos. E 89% dos consultados apoiam as manifestações de rua. Para reivindicar mais investimentos para educação, combate à corrupção, condenar a falta de segurança pública, contra a inflação, melhoria nos serviços públicos e mais recursos para educação, nesta ordem.
Mas que nenhum governante pense em aumentar impostos como argumento para melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Os brasileiros consideram que os governos arrecadam o suficiente para oferecer serviços públicos de qualidade : 87% concordam com a afirmação que “o governo já arrecada muito e não precisa aumentar mais os impostos para melhorar os serviços públicos”. E o pior para os governantes: 74%, em média, acreditam que “o governador e secretários de seu Estado utilizam mal ou muito mal os recursos públicos”. Ou seja, os gestores também estão sendo questionados, conforme a pesquisa.
Para os políticos, a pesquisa CNI/Ibope mostrou que os atuais governantes estão em xeque. Não vão bem e, provavelmente, terão de enfrentar um segundo turno na disputa do ano que vem. Mostra, também, que passou o tempo em que o governante sustentava sua popularidade no carisma pessoal, ainda que sem resultados na gestão. Agora, o que a sociedade quer é qualidade do serviço público, para ter uma vida melhor. É aquela história da personagem do programa humorístico de televisão: “tô pagando”…
25 julho, 2013 as 9:47 pm
DIZEM QUE O SAFADO DO LADRAO LULA LAULAU ANDA PELO PAIS CONTRATANDO PISTOLEIROS E MALOQUEIROS PARA FAZER PASSEATA EM PROL DO PT. ESTE SAFADO E CAPAZ DE TUDO QUE ALGUEM PODE IMAGINAR.
25 julho, 2013 as 10:23 pm
O demagogo não consegue enganar todo mundo durante todo tempo. Apenas o suficiente para se eleger. ( Georges Najjar Jr )
26 julho, 2013 as 8:11 am
É bem isso mesmo que se percebe e se quer Cristiana, um salto grande na qualidade da gestão, mas há que se reformar e com urgência o sistema público de licitações e implementar mais modelos de PPPs.
26 julho, 2013 as 8:51 am
onde esta o lularapio? e o ministerio publico quando vai colocar a mao neste safado? e lulinha junior larapio onde esta ele? como tem desonestos nesta turma. eos safados do mensalao. traidores do nosso brasil
26 julho, 2013 as 9:27 am
As avaliações dos governos estaduais é geralmente sofrível, particularmente o governo petista da Bahia que é muito mal avaliado. Vale destacar a boa avaliação do governo de Pernambuco.
Dilma tem direcionado os protestos de ruas à classe política. Contudo, se o governo Dilma crê que as manifestações de rua atingiram a sua popularidade é porque assumiu que essas foram direcionadas para si.
26 julho, 2013 as 10:20 am
Muito bem Cristiana.
Contudo, estou pasmado que você não fez nenhum comentário sobre a denúncia do propinoduto do PSDB em São Paulo, forma milhões desviados ao longo de tantos governos que nem Covas ficou de fora. O que é isso que ocorre com a imprensa que faz escolhas e não atende ao interesse público de informar tudo a todos da mesma forma?
26 julho, 2013 as 11:02 am
SABEM PORQUE? POIS ESTE BANDO DE INCOMPETENTES, NÃO FAZEM OU FIZERAM NADA PELO POVO OU PELO PAÍS. DONA DILMA ENTÃO, NÃO ESCUTOU OU FEZ QUE NÃO ESCUTOU A VOZ (DAS PESSOAS DE BEM) DAS RUAS. ANO QUE VEM NÃO VAI TER BOLSAS DA VIDA QUE LHE MANTENHA NO PODER, A SENHORA E ESTE PARTIDO MAIS CORRUPTO A HISTÓRIA DO PAÍS. A SENHORA E TODOS POLÍTICOS CORRUPTOS E INCOMPETENTES VÃO SER VARRIDOS DA POLÍTICA. 39 MINISTÉRIOS E A SENHORA FOI SE ACONSELHAR COM O PIOR DE TODOS. VAI MANTER ESTE BANDO DE INÚTEIS SUGANDO O SUADO DINHEIRO PÚBLICO. E FINALMENTE UMA PEGUNTA. QUE GOVERNA ESTE PAÍS? É A SENHORA OU É O MAIS LADRÃO DE TODOS, SR LULA?
26 julho, 2013 as 12:51 pm
O certo seria, a queda se mantem, e não caiu, pois, são três pesquisas com a mesma porcentagem; ah, ia me esquecendo, fala um pouquinho sobre o propinoduto Cristiane,só um pouquinho, ou o patrão não deixa!
26 julho, 2013 as 1:09 pm
Cristina,
A sua afirmação de que foi o tempo do “rouba, mas faz”, foi substituído pelo “me dá bolsa que eu voto”. Entretanto, se a bolsa for corroída pela inflação e virar um arremedo de embornal, ela pode ser devolvida na cara de quem a concedeu…
26 julho, 2013 as 1:38 pm
Dos governadores que passaram pelo Palácio do Campo das Princesas, não houve político mais competente e preparado que Eduardo Campos. Daí sua enorme aprovação, sendo reconhecido por todas as classes sociais do estado de PE. Nem em outros estados encontrei político melhor, pois já vivi em várias regiões do país e sempre fiz questão de transferir meu título eleitoral e poder contribuir da melhor maneira para a política local. Infelizmente, não podemos viver sem os políticos, mas Campos é a melhor expressão deles. Seria uma perda muito grande p/ Brasil deixar de contar com a competência e o caráter de um político como Campos.
26 julho, 2013 as 2:05 pm
nao consigo entender como ainda tem gente defendendo os bandidos de plantao no governo federal. numca antes neste pais se roubou tanto, numca apareçeu tantos safados , com uma competencia sem igual pra se roubar como esses oportunistas de plantao . cambada de safados , hipocritas . aqueles que se curvam atanta desonestidade sao cumplices de bandidos. deviam mudar pra cuba, ou quem sabe a venezuela. . e os comissionados do partido dos ladroes trambiqueiros…. estao querendo continuar mamando a custa deste povo amado e gentil do brasil. e` isto ou nao. nao sou de partido nemhum, sou um lutador e nao gosto de bandidos.
26 julho, 2013 as 3:57 pm
Chuva de morro abaixo e fogo de morro acima coitada da Dilma, que geladeira vai ser pé fria na antartida.
26 julho, 2013 as 9:41 pm
Quanto ao Ex-presidente Lula não devemos nos preocupar, com a prisão dos acusados do mensalão, o STF não terá como não indiciar o principal e não condenado beneficiado pelos atos de bandidos que receberam para votar medidas do governo, beneficiando o PT e governo…Não haverá impunes e nem reeleitos…
27 julho, 2013 as 8:47 am
Senhora
Seu comentário está correto. Esses são os números atuais. Mas, uma coisa precisa ser analisada, investigada : o Brasil piorou, de repente, em 2 meses ?
Senhora, no princípio de JUNHO, os números eram completamente diferentes nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
O Brasil era exemplo para o mundo em várias áreas. A nossa Presidenta era uma das mulheres mais influentes, segundo revista internacional e por aí vai.
O nosso povo estava alegre, trabalhando, orgulhoso pela proximidade dos grandes eventos. O que vemos agora ? Desrespeito aos governantes democraticamente eleitos, críticas ácidas, incerteza, gente mascarada nas ruas. Nós estamos com medo !
Senhora, na sua opinião o Brasil desabou em 2 meses ?
Nota : que contraste com a alegria, o respeito e a ordem dos participantes da JMJ ( não sou católico ).
obrigado
27 julho, 2013 as 12:08 pm
TOMARA QUE TODOS AQUELES QUE TRABALHAM PARA O FILHO DO CHEFAO DA QUADRILHA O LULA LAULAU TOMEM DELE TUDO O QUE FOI ROUBADO DE TODOS NOS.ESTE TAL DO LULINHA LADRAO MERECE ISSO E MUITO MAIS.
27 julho, 2013 as 3:14 pm
Quem esta por traz destes comentários? tenho minhas desconfiaças!
27 julho, 2013 as 10:38 pm
Qualquer pessoa sabe que político brasileiro não vale nada. É uma classe de safados, verdadeiros parasitas covardes que vivem como marajás, proporcionando vida fácil aos seus familiares e garantindo seu futuro as custas do suor do trabalhador.
Como este famigerado processo eleitoral aceita pessoas da pior qualidade e qualquer atitude visando a melhoria da qualidade de vida da população depende desta classe de canalhas, então morreremos todos na praia.
Como nunca tivemos opção, nem de partido e muito menos de políticos para administrar de forma idônea e honesta e nem sequer o sistema permite isso, sempre fiz o meu protesto particular: Nunca dei meu voto para nenhum destes patifes.
Digo a esta classe nojenta e asquerosa que rouba a população na maior cara-de-pau, oferendo em troca serviços da pior qualidade, que nunca fui na conversa de nenhum destes vagabundos.
Me dá nojo ver o Genuíno cara-de-pau ser tratado no Hospital Sírio Libanês. Por que vocês políticos não vão se tratar em hospitais públicos, seus malditos! Nós pagamos caro e antecipado e vejam o lixo que vocês nos oferecem.
Se a eleição tivesse um número relevante de votos em branco e mostrasse a repulsa do povo aos políticos, pelo menos ficariam ainda mais desmoralizados perante a opinião internacional e reduziria um pouco o tamanho do manto da enganação. Quem sabe alguns deles não tomariam consciência do tamanho mal que fazem as famílias brasileiras.
Fim do voto obrigatório já, seus canalhas enganadores!
8 agosto, 2013 as 10:53 am
Precisamos compreender totalmente o significado desses movimentos de massa e dessas denuncias. Como isso irá afetar o desempenhos desses políticos nas eleições de 2014. O estudo das eleições passadas pode nos dar algumas pistas sobre o perfil do candidato e de seus eleitores e como ele se encaixa nesse novo cenário. Que mudanças o candidato tem que fazer na sua postura e programas para atender a este novo eleitor.