De ponta a cabeça

sáb, 13/07/13
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

     Antes mesmo de encerrar as comemorações pelos dez anos de poder, o PT vê o cenário político brasileiro mudar repentinamente. O que valia um mês atrás, já não vale mais. Nesse turbilhão que virou a política brasileira depois dos protestos de junho, aliado ao fraco desempenho da economia, o PT  já teme estar colocando em risco o patrimônio político-eleitoral construído dos últimos anos.

Foi esta avaliação que levou o ex-presidente Lula a um encontro a sós com a presidente Dilma Rousseff terça-feira passada. O partido tem duas preocupações: com os rumos da economia e com a condução da política. Dois pontos muito sensíveis a esta altura do mandato e que podem ter reflexos eleitorais importantes para o partido. Até aqui, o PT enxergava o favoritismo de Dilma Rousseff na disputa do ano que vem e se preocupava com a composição dos palanques estaduais e, mais ainda, com as chapas para o Senado. Tudo mudou depois que centenas de milhares de pessoas foram às ruas protestar, sem que o partido estivesse à frente da convocação dos brasileiros. Isso nunca havia acontecido. O PT considerava seu maior patrimônio a capacidade de mobilização da sociedade. As manifestações de junho jogaram essa convicção abaixo.

    Diante disso, Lula saiu em campo. De tanto ouvir queixas de correligionários – de dentro e de fora do governo - ele decidiu conversar com a presidente. Foi direto ao Palácio do Planalto. Ao contrário de outras ocasições, ele não recorreu a intermediários e nem quis mandar recado. Foi pessoalmente.
     A petistas, contou que sua preocupação número um é com a economia. Quando a economia vai bem, a política entra nos trilhos. Mas se a economia desanda, a política também. Neste momento, para Lula, segundo petistas, é importante que o governo Dilma recobre a confiança, a credibilidade perdida nos últimos meses. A inflação não tem dado trégua, o crescimento está baixo e o governo não se comunica bem com os agentes econômicos.
      Paralelamente a isso, o ex-presidente avalia que a presidente Dilma precisa repactuar a relação com o PMDB, abrir o diálogo e, principalmente, ouvir mais os aliados, demonstrando capacidade de construir o palanque para a sua reeleição. Do contrário, analisa, os partidos podem se dispersar para outras candidaturas e criar mais dificuldades para o PT em 2014. Ao mesmo tempo, a própria presidente se queixa do PT, que tem se aliado a grupos no Congresso e imposto derrotas importantes ao governo, como, por exemplo, no caso do projeto de distribuição dos royalties do petróleo. Na volta à Câmara, o projeto deixou de ser votado pois tudo indicava derrota do governo.
      Depois do governo, o PT
       Se com o governo as coisas não vão bem, o PT também faz reflexões internas e busca identificar as falhas.
     – O PT sempre teve a contemponaneidade como sua principal característica. Com o passar dos anos nossa agenda caducou e não fizemos outra – afirma um senador petista, analisando com preocupação o cenário eleitoral para o partido.
      Desde 2011, o PT estava ciente de que era preciso construir uma nova agenda. Uma ampla pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, mostrou que a grande maioria dos brasileiros reconhecia que melhorara de vida ao longo dos governos petista. Mas quando a pergunta era “graças a quem?” ,90% responderam que isso se deu por esforço próprio. Portanto, não havia mais aquele sentimento de dívida para com o partido – sinal de que precisava uma nova agenda.
     – Lula era como um livro de auto-ajuda; Dilma é a realidade. Além disso, não ouve ninguém… . Em certo período, o PT despertou a esperança no brasileiro e, pelo estilo de Lula, ampliou isso – reclamou outro petista.
     A esta altura, os petistas identificam três áreas do governo que precisam “dar uma guinada”: a economia, a articulação política e a área de comunicação. Diante do diagnóstico, um grupo de senadores pretende ir nos próximos dias para um encontro com Lula a fim de ouví-lo sobre o que fazer. “Nós não vamos lá para reclamar. Ele já sabe quais são os problemas; o que queremos é saber se ele já tem um caminho, afinal, é nosso principal líder”.
      Mesmo com tantas dificuldades no relacionamento com a presidente Dilma, os petistas foram orientados a não mais falar no “volta, Lula”. Um deles explica que Dilma tem o direito de se candidatar à reeleição e, trocar o nome do candidato é repetir uma estratégia que não deu certo no Rio Grande do Sul, quando o PT retirou a candidatura à reeleição de Olívio Dutra e preferiu lançar Tarso Genro. O resultado foi a derrota. Hoje, alguns petistas avaliam que a candidatura à reeleição de Dilma é um risco; e com Lula, seria uma convicção da vitória.
     – Há um grande temor quanto ao patrimônio do PT. A instabilidade é geral – disse outro petista.
    Para alguns petistas, a crise do partido hoje é semelhante à de 2005, quando estourou o caso do mensalão. Naquela ocasião, analisa um petista, o partido ficou imobilizado por quatro meses e não conseguiu dar uma resposta sobre o envolvimento de seus dirigentes na denúncia do mensalão. “Poderia, naquele momento, ter dito que era crime eleitoral. Sem tomar posição e sem tomar providência contra seus integrantes, o partido acabou se igualando aos demais, quando em certo momento foi um partido diferente”, analisou o petista.
     Agora, diz o petista, o partido precisa se reaproximar dos movimentos sociais e recuperar bandeiras. Ao se tornar governo, analisou um parlamentar, o PT foi sendo empurrado para teses mais conservadoras que nunca foram do partido. “Em nome da governabilidade, fomos perdendo movimentos sociais e teses da atuais”, disse, numa referência ao debate na eleição sobre aborto, por exemplo.
compartilhar

17 Comentários para “De ponta a cabeça”

  1. 1
    joao:

    Vendo o seu programa na Globonews de relance ontem me fez sentir vergonha alheia. Como uma rede de TV e seus supostos comentaristas podem ser tão tendenciosos.E os convidados são sempre os mesmos e dos mesmos órgãos mediáticos conservadores. A torcida para que tudo dê errado no Brasil é quase indisfarçavel. A (tucana?) Globo (a Fox brasileira) é hoje o verdadeiro partido de oposição ao país. Lamentável. Mas creio que continuaram perdendo eleições, pois como dizem por aí, o povo não é bobo…

  2. 2
    Hermes Dhor:

    A única crise discutida é a crise na popularidade. A preocupação é com a eleição. Tudo gira ao redor dos interesses pela manutenção do poder. Enquanto a crise na vida da população é a crise do sofrimento todos os dias, nas compras, nos transportes, nas escolas, nos hospitais e na esperança que foi roubada. Poder Trambicado. Podres Tênias. Parasitas da Tramoia. Perdulários Temerários. Piratas Travestidos. PAREM de TRAMAR !!!!!!

  3. 3
    veranis:

    Rebaixaram a nota de vários países da Europa, a China está desacelerando o seu crescimento, me parece que é quase a metade do que era há pouco tempo.Em vários países o crescimento é negativo. Os EEUU ainda patinam. Desemprego altíssimo por toda Europa. No Brasil a inflação não está nem a 6%, houve crescimento, não é grande mais houve, o desemprego é baixíssimo, e a economia não cresceu mais por conta das manifestações que deram um grande prejuízo ao comércio. Esse dado me parece ter sido realmente o mote para “se quebrar o Brasil” como apareceu no todo poderoso face postado sabe-se Deus por qual “americano anônimo”. A imprensa como sempre, espalha o terror e o povo que ainda crê no JN, se retrai e o Brasil vai devagar. Tudo somado, a oposição moribunda se estrebuchando tentando emplacar os velhos e ébrios de sempre, tenta-se construir o pior dos cenários para 2014. A última cartada, a “briga fratricida” entre Lula e Dilma. Só assim a oposição sem projetos e respeito do eleitorado tem uma chance. Cristiana em alguns momentos, você não sente vontade de dizer o que realmente se passa e não o que ti pagam para dizer?

  4. 4
    AC:

    veranis: 15 julho, 2013 as 1:59 pm Rebaixam a nota de vários países da Europa, a China está desacelerando o seu crescimento, me parece que é quase a metade do que era há pouco tempo.Em vários países o crescimento é negativo. Os EEUU ainda patinam. Desemprego altíssimo por toda Europa. No Brasil a inflação não está nem a 6%, houve crescimento, não é grande mais houve, o desemprego é baixíssimo, e a economia não cresceu mais por conta das manifestações que deram um grande prejuízo ao comércio.

    COMENTÁRIO:

    - De fato, as notas de vários países foram rebaixadas, mas ainda são muito melhores do que a brasileira
    - De fato, a China está desacelerando, mas ainda apresenta crescimento muito maior do que o brasileiro
    - Em alguns poucos países o crescimento é negativo e logo o Brasil irá se juntar a eles
    - Os EUA não patinam!
    - O desemprego brasileiro só é baixíssimo entre os comissionados do PT
    - As manifestações de rua foram realizadas fora do horário comercial

    A quem a comissionada do PT pretende ludibriar? Aliás, ela esqueceu de mencionar que o governo Dilma torra o dinheiro do contribuinte em vão, como é o caso dos gastos dos 39 ministérios e com os 24.000 comissionados do PT!

  5. 5
    José Antonio Alves:

    Bom agradecido por colocar as claras quem preside o Brasil pois, o poste colocado em Brasília não consegue enrolar a sociedade como o fanfarrão o fez.

  6. 6
    veranis:

    Caro AC, ou minha cara não sei, se meu comentário o (a) fez responder com tal ênfase, de alguma maneira o (a) atingiu. Não sou comissionada de ninguém, tenho meios suficientes para ter uma vida digna, nem ao menos sou filiada ao PT. Mas há uma coisa meu caro ou minha cara, com todos os percalços o PT tem o meu respeito e tenho também uma profunda admiração pelo trabalho que desenvolveram no país nos últimos 12 anos, sabidamente de muito melhor qualidade do que a oposição tenha desenvolvido nesse país desde sempre. O desemprego está baixíssimo sim, não conheço absolutamente ninguém que não tenha trabalho felizmente. O meu termômetro é o meu portão. Durante os governos FHC, atendia de 3 a 4 pessoas por dia pedindo alguma coisa, vendendo quinquilharias.Certa vez atendi um jovem senhor de pouco mais de 30 anos que aos prantos me vendia panos de pratos pois havia sido demitido assim como milhares de outros das fábricas de carro do ABC, tinha família e estavam passando por dificuldades. Esses eram os que mais atendia. Nunca tive na minha gaveta tantos panos de pratos e pregadores de roupas. Então é isso, tenha uma boa noite e se vocês da oposição permitirem, agirem com respeito e responsabilidade para com o Brasil, teremos todos ótimas noites.

  7. 7
    veranis:

    AC esqueci-me de um tópico. Quem disse que o comércio teve um grande tombo com as manifestações foi o presidente da federação do comércio, acho que era esse o seu cargo, em programa da BandNews. Segundo ele as lojas ou foram depredadas, ou não abriram por medo, ou quando abriram o povo não apareceu para comprar. Ele deu dados numéricos que infelizmente não memorizei. As manifestações foram sim um grande prejuízo.

  8. 8
    jose augusto do amaral:

    Se os caras tem o LULA como lider ,é melhor ser cego .

  9. 9
    Edú:

    Lula em seu Governo só deu esmolas com o $$$ chines……agora escasso, adeus milagres ! E essa crise toda é a rebelião da herança maldita……

  10. 10
    Alex:

    Já faz tempo que o PT perdeu a sua militância que hoje é remunerada e não ideológica. Essa antiga militância migrou, em grande parte, para o PSOL. Manifestações de petistas só são observadas entre os comissionados do PT que, vale dizer, somam dezenas de milhares. Por sinal quem pode esperar algum idealismo no PT que faz aliança com todas a matizes ideológicas possíveis – da extrema direita à extrema esquerda, passando pelo centro e sem o menos constrangimento.

    A frase “Em nome da governabilidade, fomos perdendo movimentos sociais e teses da atuais” resume tudo !!!!

  11. 11
    Um brasileiro:

    O João no topo da página não deveria se torturar assistindo a Globo News! Isso soa como masoquismo. O João também não deveria ler o blog da Cristiana Lobo! E pelo mesmo motivo!

    De fato, o povo não é bobo, João! Tanto isso é verdade que foi às ruas para protestar contra o superfaturamento das obras da Copa que foi iniciativa do governo petista. Também foi às ruas contra os gastos dos 39 ministérios de Dilma. Foi também contra a impunidade dos mensaleiros do PT. O povo foi também às ruas contra o desmazelo da saúde e segurança que são atribuídos do desgoverno Dilma. Isso sem falar nos 24.000 cargos comissionados do PT!

    Realmente, o povo não é bobo…

  12. 12
    Alex:

    Acabo de ler uma conclusão estapafúrdia de uma missivista que acredita que as manifestações recente de rua causarão redução das vendas no comércio!

    Ora, as manifestações sempre ocorreram à noite quando o comércio de rua se achava fechado e raramente em dias consecutivos e no mesmo local. Ademais, ninguém vai deixar de adquirir algo que deseja para nunca mais comprar. Por exemplo, eu desejo comprar um sapato e o comércio está fechado. Então, eu nunca mais irei comprar o sapato? Só uma alienado crê nessa tese.

    Acho que já estão preparando o tereno para um novo pibinho de Dilma. E é muito provável que tenhamos crescimento negativo do Brasil em breve. Aí Dilma vai falar o quê?

  13. 13
    assis:

    CRISTIANA, SEMPRE TENHO COMENTADO AQUI QUE ESTA VERANIS E MUITO BEM PAGA PELA QUADRILHA DOS PETRALHAS, AINDA BEM QUE ELA SO FALA ASNEIRA IGUAL AO CHEFAO DA QUADRILHA O LULA LAULAU. ESTA ESTA FICANDO DOIDA PORQUE VAI PERDER ESSA BOCA.

  14. 14
    adailton pereira de araujo:

    Com Serra nem que a vaca voe, nem que o mengão do coração não seja campeão este e no ano quem vem, mas vamos acabar com corrupção existe neste país.
    Serra será a salva da Nação e do que sobrou da moralidade e do fim da roubalheira,.
    Não vamos nos preocupar com as “veranis” são pessoas que precisam de um passar por um exame de vergonha existe.

  15. 15
    Ademar Pazzetti:

    Pessoal vamos eleger um Gaúcho pra governar esse País. Que tal o Pedro Simon.

  16. 16
    veranis:

    Vou pedir aumento de comissão ao PT Cristiana, estou me tornando uma celebridade por aqui. Quiseram me deportar, por na cadeia e agora preciso de exames. Acho que estou sendo convincente.

  17. 17
    Alexandre:

    Durante todos estes anos o PT compro, alimento e comando os movimentos sociais que perderam sua força, credibilidade e sua razão de ser, viraram movimentos vazios que so estão presentes em manifestações para apoiar ações do governo ou criticar ações de governadores e prefeitos da oposição. O único movimento popular que ainda existe no nosso pais que não é controlado pelo governo são as redes sociais da internet, esta que desceu em junho nas ruas, O POVO BRASILEIRO!



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade