Mais tempo

dom, 14/04/13
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

Eduardo Campos acompanhou à distância a reunião do PPS em Brasília na qual foi aprovada a proposta de fusão com o PMN. O novo partido seria o PS, Partido Socialista.  Na prática, a fusão dos dois partidos significa uma nova janela para a troca de partidos – aqueles que não estão satisfeitos em suas legendas poderão se filiar a um partido novo sem correr o risco de perder o mandato. É isso o que interessa a Eduardo Campos que neste momento tenta construir sua candidatura para disputar a presidência da República no ano que vem.

Para isso dar certo, o PPS acelera o processo para garantir a formalização da fusão ainda esta semana. É que partidos aliados do governo também tentam acelerar a votação de projeto que desestimula a criação de novos partidos porque, pela proposta, o novo partido não teria direito a tempo de televisão e acesso ao fundo partidário – questões fundamentais para um novo partido político.

Se tudo correr como esperam os estrategistas desta ideia de fusão, o novo partido, o PS, poderá ter pouco até 35  deputados: os 15 que hoje são do PPS e mais três do PMN. Com a janela aberta para a troca de partido, em torno de 20 deputados iriam para este novo partido. Os 35 deputados do PS somados aos 32 do PSB formaria um bloco próximo a 70 deputados – o mesmo patamar do PMDB, o principal aliado do PT. Além dos dois partidos, este bloco poderia atrair outras legendas. “os partidos que conseguirem escapar do balcão”, disse um dos idealizadores do bloco.

Resumo: com tempo de televisão equivalente ao do PMDB, o bloco PSB e PS daria condições iniciais para ter um candidato à presidência – como quer Eduardo Campos.

compartilhar

5 Comentários para “Mais tempo”

  1. 1
    adailton pereira de araujo:

    O brasil precisa de homens de vergonha na cara, como seria bom esta ideia prosperar e termos um grupo formado por pessoas de carater.
    Estamos cheio de picaretas que frequentam o balção da gerente Dilma, que não manda, obedece o preço estipulado pela
    dona do buteco, é isto que o Lula transformou nossa nação o “butecão da grana fácil, basta ser da base”

  2. 2
    Leandro:

    Mais um partido de esquerda. Mais uma janela que os oposicionistas de esquerda que estão no PSDB/DEM tem para abandonarem a direita atrasada e elitista.
    Quero ver Dilma, Marina e Campos com o reizinho da direita em quarto, abandonado e isolado.

  3. 3
    alexandre:

    Esta união favorece o Aécio. O Campos não é candidato. Não tem estrutura partidária para isso. Seu partido é mais governista que de oposição. O único candidato que pode derrotar o projeto político de Dilma é o tucano Aécio Neves. Isso se tiver todas as forças de oposição unidas. Mesmo assim , acredito que a candidata petista e atual presidenta do Brasil ainda leva grande vantagem.

  4. 4
    jorge:

    ei leandro, deixa a paixão de lado e vem pro mundo real kra, ta com medo da cumpanheirada perder oq na hora pow!

  5. 5
    joelson silva:

    essa pré-campanha tá ficando boa!! Eduardo Campos, estrategista como sempre. Os petistas já estão arrepiados. No popular: o bicho vai pegar!



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade