Duas mulheres…
As pesquisas eleitorais deste fim de semana, ainda que muito antecipadas (as eleições serão daqui a 18 meses), mostram uma espetacular zona de conforto da presidente Dilma Rousseff na corrida presidencial do ano que vem. Ela tem 58% das intenções de votos, segundo o Datafolha, e um potencial de votos de 76% conforme o Ibope (eleitores que declaram voto nela e os que admitem poder votar nela). A grande diferença, no entanto, é que, ao contrário de 2010, Dilma poderá ser candidata sem padrinho. O desempenho de seu governo poderá ser, até aqui, seu principal cabo eleitoral.
A pesquisa CNI-Ibope, divulgada no começo da semana, já mostrava Dilma com altíssima aprovação pessoal (79% aprovam o seu jeito de governar) e ainda boa aprovação do conjunto do governo, de 63% – índice superior ao da intenção de voto apontada pelo Datafolha.
O resultado da pesquisa Datafolha mostra, ainda, que Marina Silva é hoje detentora pessoal de um formidável contingente de apoiadores: a pesquisa mostra que ela tem hoje 16% de intenção de votos, o que a coloca como o principal nome em oposição a Dilma Rousseff. Ela obteve quase 20 milhões de votos nas eleições de 2010, quando disputou a eleição pelo PV. Agora, mesmo sem a legenda, e ainda tentando formar um novo partido, Marina aparece com importante capital eleitoral.
Dois nomes da oposição – Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – estão em trajetórias diferentes, segundo o Datafolha. Aécio perdeu dois pontos percentuais em relação a dezembro, caiu de 12% para 10% das intenções de votos; enquanto Eduardo Campos subiu de 4% para 6% das intenções de votos, o que faz crer ser um contingente de eleitores de oposição ao atual governo que migrou do PSDB para o PSB. Os dois, no entanto, vão precisar avançar por meio do sistema tradicional, conquistando partidos que lhes garanta tempo de televisão para apresentar suas candidaturas. Nesse quesito, no entanto, é Dilma quem leva vantagem pois tem argumentos importantes para atrair partidos a seu palanque: é governo e tem o que entregar aos aliados – e a dianteira nas pesquisas é importante catalisador de apoios.
Marina Silva tem conseguido manter sua candidatura, aliás bem à frente dos dois (ela aparece exatamente como a soma das intenções de votos dos dois), recorrendo a ferramenta diferente – utilizando as redes sociais, e não a estrutura tradicional dos partidos políticos.
23 março, 2013 as 12:35 am
A matéria cita Eduardo Campos como “candidato da oposição” e aparenemente qualifica a Marina de outra forma, pois ela aparece citada separadamente. Por favor, diga qual o seu critério, Cristina Lôbo.
O PSB ainda é governo e frequentemente votou com esses nos últimos 10 anos. Ainda que esteja num processo de descolamento, não dá para coloca-los no mesmo saco do bloco de oposição sistemática PSDB/DEM/PPS.
E a Marina? SE ela não é oposição é o que então?
23 março, 2013 as 9:05 am
Imagine a Blablarina na Presidencia…delicia para a mídia hein? Pobre do Brasil.
24 março, 2013 as 10:56 am
As indagações do Eduardo são validas, o PSB não é o PSDB, apesar das relações locais (alianças) confusas ao olho nu. O fato é que o PSB é uma esquerda rosa, assim como o PSDB é um azul água, e flerta muito mais com a esquerda vermelha (PCdoB) do que partidos à direita. E um detalhe importante, PSB não é oposição e se lança como alternativa, o que de fato é mesmo.
Sobre a Dilma, agora pode ser candidata da Dilma e não do Lula. O que é interessante é que Lula foi reeleito pelos sucessos do governo no campo econômico e social, mesmo envolvido em escândalos político e com forte propaganda deles pela imprensa. A Dilma pode ser eleita pelo sentido inverso, depois de toda a propaganda sobre a corrupção a grande massa passou a acompanhar, Dilma se descolou do escândalo e na visão do povo virou combatente e de fato foi mais veloz nas ações a qualquer sinal de corrupção , mesmo que no plano econômico ter virado uma bagunças no ultimo ano..
25 março, 2013 as 2:37 pm
A Marina na presidência não dura seis meses e as” forças da sociedade” comandadas pela “grande ” imprensa, acabam com ela. Mais rápido que o Collor!
26 março, 2013 as 9:22 pm
Aécio neves não tem qualquer chance de vencer a Dilma, mesmo porque contar com ajuda de Geraldo Alckimim só aumentará a piorar a situação do PSDB, depois que pesquisas noticiaram a queda de popularidade de Alckimim , não resta mais nada para que o PSDB possa fazer para reverter o quadro. Aécio fez uma má administração em Minas Gerais, desta forma o índice de rejeição em terras mineira será muito grande, por outro lado tem José serra que não quer apoiar o Aécio.
1 abril, 2013 as 10:05 am
A Governanta CONGELOU OS PREÇOS das passagens de ônibus; CONFISCOU A POUPANÇA com tablita de juros; promove IRRESPONSABILIDADE FISCAL por meio de truques contábeis; disfarça a INFLAÇÃO DE DOIS DÍGITOS que já se detecta para a maioria de grupos sociais; ao invés de investir em infra-estrutura, CRIA O 39º MINISTÉRIO. E assim vai no Reino da Mentira. BRASIL, NAÇÃO SEM CARÁTER.
1 abril, 2013 as 10:46 am
o que a imprensa não faz!!!!!! se o que a nossa presidente fez até agora foi copiar o que ja vinha sendo feito nos ultimos 20 anos, sim digo nos ultimos vinte anos pois foi só o que o PT fez
3 abril, 2013 as 10:36 pm
Hoje o nosso país se encontra em um estado crítico. Obras paradas, escândalos de corrupção cada vez mais frequentes e uma presidenta que se curva aos desejos dos seus aliados, que nada fazem para melhrorar o país. Aécio Neves é a pessoa capaz de acabar com esse ciclo vicioso e colocar o país nos trilhos novamente.
6 abril, 2013 as 10:53 am
Faltou a terceira mulher – “a vieja que es peor que el tuerto”.
8 abril, 2013 as 7:55 pm
Aecio Neves tem uma chance rara de tirar o PT do poder. A tantos fatos a serem explorados que se feitos com inteligencia,nem o Lula resiste. A bagunça que se transformou a Petrobras(comprando empresas falidas por preço absurdo,atrasando o inicio do pre sal,corrupção desenfreada,maquiagem de preços),alem do fato de ter perdido a alto suficiencia na produção de gasolina. 12 anos no poder e a saúde continua podre(não aumenta o salario dos medicos,não faz hospitais,nao constrói UTI’S para desafogar o sistema e acabar com o horrendo mandado de segurança que define quem morre e quem vive). A bandidagem tomou conta do pais em niveis assustadores.O PT jamais se empenhou em mudar o arcaico codigo penal,não investe na contratação de profissionais, que desafogaria a lentissima justiça,não constrói presidios(ou os da a iniciativa privada).O Canal de transposição do São Francisco esta todo rachado(falcatruas a perder de vista).Estradas,portos e hidrovias que nao saem do papel e encarecem a produção(nao entrega a iniciativa privada e não faz nada pra melhorar).A falencia do parque industrial e a perda de milhoes de empregos(a china tomou conta).O culto a ditadores sanguinarios(mostrem o quanto Fidel,Chavez e Ahmadinejad são bonzinhos matando pessoas,reprimindo a imprensa, apedrejando mulheres).O mensalão não precisa nem dizer.E o mais importante,a copa do mundo.Infelizmente a seleção não trara alegrias.E ai que deve se escancarar o que esta sendo o mais descabido roubo do dinheiro publico pelos politicos,com estadios saindo pelo triplo do preço,aeroportos,portos,metrôs,etc..idem.Eu posso ficar o dia todo escrevendo que a lista e grande.
Uma equipe que saiba explorar esses fatos,com bom humor e seriedade ao mesmo tempo,assim como fez Marconi Perilo na sua 1ª eleição para governador de Goias,usando Nerso da Capitinga para que o eleitor mais simples acompanhace o programa eleitoral e entendesse de forma humorada.De meros 10%(como hoje esta Aecio),pulou para 70% no final.O povo simples principalmente o do norte nem sabe o que e mensalão,então e neles que se deve focar com maior atitude senhor Aecio.
15 abril, 2013 as 9:33 pm
SERA QUE EU ESTOU NO MESMO PLANETA?OU E MUITO IPOCRITA RESPIRANDO O MESMO AR? A REALIDADE;DO SARNEI A DILMA SÓ SE FORMOU ‘MULT-MILHIONARIOS’ PAGOS POR MIM E OUTROS IDIOTAS.PUBLIQUEM SE TITER CORAGEM.JORGE LIMA