Dilma nas alturas

ter, 19/03/13
por Cristiana Lôbo |
categoria Governo Dilma

De nada adiantaram os  movimentos tão intensos de Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves em busca de espaço na corrida presidencial. Nada abalou o favoritismo da presidente Dilma Rousseff. E mais, ela até melhorou o seu desempenho junto à população, segundo pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta manhã. Dilma atingiu recorde histórico de aprovação de governo, com 63%, segundo a pesquisa; e 79% de aprovação em sua maneira de governar. Também 75% dos brasileiros confiam na presidente Dilma Rousseff. O recorde histórico é do ex-presidente Lula que, no segundo mandato, atingiu 84% de aprovação pessoal e seu governo 73%, num momento em que a economia crescia a 7,5% .

A ajuda à presidente Dilma veio das ações de governo. Entre as notícias mais lembradas pela população, só assuntos positivos para o governo – depois do caso da tragédia de Santa Maria, o incêndio na boite Kiss, em Santa Maria em que morreram mais de 250 pessoas. Neste caso, entretanto, a ação do governo pode ter sido aprovada, uma vez que a presidente esteve no local e deixou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comandando as ações para ajudar os pacientes. A segunda notícia mais lembrada foi a redução das tarifas de energia, que começou a vigorar no fim de janeiro e já fora o assunto mais lembrado na pesquisa de dezembro. Depois, a redução de impostos da cesta básica, lei de partilha dos royalties, o aumento do salário mínimo para R$ 678 reais e redução da pobreza e obras para a Copa do Mundo.

A melhora na aprovação da presidente Dilma Rousseff também se reflete nas ações do próprio governo. Mesmo nas áreas em que há maior desaprovação do que aprovação, o desempenho do governo melhorou: é o caso das áreas de educação e saúde. Há maior porcentual de desaprovação do que de aprovação, mas, ainda assim, houve melhora no desempenho das duas áreas. Na educação, aprovam 47% dos consultados (eram 43%) e na saúde a desaprovação caiu de 74% para 67%, embora continue muito alta.

A pesquisa CNI-Ibope demonstra a dificuldade dos opositores para encontrar um discurso para suas campanhas, em função da alta aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff e também do governo.  A alta aprovação popular é também importante ativo político para atrair partidos para o palanque da petista pois a expectativa de poder é o mais forte argumento para conquistar parceiros, além das ações que a própria presidente tem comandado para abrir espaço na administração aos partidos.

Publicada às 12h03

compartilhar

9 Comentários para “Dilma nas alturas”

  1. 1
    veranis:

    Pois é minha cara Cristiana,como lhe postei ontem, quem ganha eleição é o povo, não empresários, e sim, todos nós que militamos no PT através da internet, vamos continuar a fazê-lo em defesa do governo Dilma e contra todo e qualquer aventureiro que queira tirar o Brasil dos trilhos, isso vale para todas as empresas de “comunicação” e todo e qualquer Eduardo Campos que se apresente.

  2. 2
    AC:

    É muita ingenuidade crer que somente o povo define uma eleição. Na realidade, os empresariado exerce um papel fundamental nas eleições presidenciais, pois as financia e também gera postos de trabalho ocupados por eleitores. Não sei exatamente a quem a presidenta Dilma beneficia na sua luta incessante contra os lucros dos empresários…

    Acho sempre curioso saber que alguém dá suporte ao PT que foi agente em um episódio gravíssimo de desvio do dinheiro público – o Mensalão. Na realidade, esse episódio foi o maior caso de corrupção já havido no Brasil e deveria envergonhar a todos os petistas honestos. Evidentemente, os desonestos continuarão a defender esses atos covardes contra o povo humilde deste país e utilizarão os argumentos mais estapafúrdios em favor da banda podre do PT.

  3. 3
    jair oliveira:

    O GOVERNO DA DILMA É MENOS RUIM QUE O DO LULA. MAIS ESTA MUITO LONGE AINDA DE ESTAR PROXIMO DO IDEAL. ELA ESTA CRIANDO MAIS MINISTERIO PARA ACOMADAR SEUS ALIADOS . INFELISMENTE NO BRASIL NÃO TEMOS CANDIDATOS QUE PODE NOS DAR UMA LUZ . PARECE QUE VAI SER SEMPRE ASSIM, CADA UM PIOR QUE O OUTRO.

  4. 4
    Ivany Bento Rodrigues:

    “tirar o Brasil dos trilhos” ??????? conta outra, cara pálida! O Brasil saiu dos trilhos desde que o PT dos mensaleiros assumiu o Poder – que não quer largar de jeito nenhum… a qualquer preço – fazendo o diabo, segundo as palavras da sua presidente ( pois minha ela nunca foi, nem será)

  5. 5
    Guido:

    Pesquisa pra lá de fajuta. Certamente feita nos bolsões do bolsa família. Desafio qualquer petista a demonstrar (fora o famigerado bolsa esmola) alguma coisa feita de bom por este partido corrupto. A propósito, quando os seus mais adorados dirigentes vão se apresentar ao xilindró, para pagar o que devem a sociedade brasileira?E o nunca antes na história deste país, quando vai ser devidamente enquadrado pela justiça?

  6. 6
    veranis:

    Caro (a) AC os empresários são todos muito ricos e não dão tiro no pé, até já fizeram sua pesquisa para saber que atitude tomar. Funciona assim, a Dilma tem 90% de aprovação entre ótimo, bom e regular, então é nela que vamos colocar dinheiro. Empresário não tem partido, nem ideologia, apenas investe onde dá mais lucro. Enquanto as pesquisas forem favoráveis a Dilma é lá que investirão. A mídia foge a essa regra, já que consegue dinheiro do governo, ainda que façam propaganda massiva contra o mesmo. Nunca enetendi porque. Mas felizmente já podemos contar com a consciência do povão, que assim como os empresários, começa a ver o seu lado. E felizmente seu lado, anda sendo bem atendido, e enquanto isso ocorrer, Dilma terá seu voto. Quanto a militância, enquanto o PT contemplar os mais pobres, os mais humildes, aqueles que sempre foram esquecidos, terá nosso apoio. Os escândalos? Compra de voto para reeleição, venda do país a troco de banana para financiar projeto político, miséria, fome, desemprego, FMI, quer mais escândalo que isso?

  7. 7
    Vinicius Sartorato:

    A dificuldade em entender o sucesso do PT e da Dilma está justamente na dificuldade de alguns setores da sociedade brasileira em reconhecer o déficit histórico-econômico-social que o governo liderado pelo PT vem respondendo, bem como em certo preconceito ou elitismo existente.

    O desenvolvimento encontrado pelo país demonstra isso e a população reconhece em diversos índices, que favorecem empresários e trabalhadores. Basta verificar os índices relacionados à renda, consumo para perceber isso [não é preciso ser economista para perceber].

    Quanto ao tópico “corrupção” também, longe da perfeição, a linha social-democrata [ou de socialismo democrático como preferem os PTistas] do governo liderado pelo PT instalou estruturas de democracia participativa como conselhos, conferências, entre outros mecanismos que não podem ser desconsiderados. Mesmo com o dito “Mensalao”, os índices de combate a corrupção nos governos liderados pelo PT são melhores que os anteriores, basta analisar os dados da Transparência Internacional.

    Enfim, elementos como esses fazem a popularidade do governo e de Dilma crescer. Já a oposição no Brasil tende a ter muitas dificuldades se não reconhecer os fatos e sofisticar seu discurso. Partidos extremamente conservadores como o DEM estão sumindo do mapa eleitoral, pois não acompanham a realidade social. O PSDB ao se distanciar dos trabalhadores e elitizar seu discurso corre o mesmo risco.

  8. 8
    rudi:

    “É muita ingenuidade crer que somente o povo define uma eleição”. E eu que ao chegar à velhice acreditei que já tinha ouvido tudo. Ledo engano. Não existem limites para os missionários da direita.

  9. 9
    adailton pereira de araujo:

    Super alturas Hotel de R$. 7.700,00, nordestino morrendo por falta d’agua e carioca de tanta água.
    Para quem afirma que sofreu na prisão é algo para tirar os milicos das tendas de lona.
    A vergonha é algo que esta faltando no exame de DNA desta gente do PT.
    Dilma, passei uma noite embaixo de uma lona preta e tu vai ver onde se faz as necessidades basicas.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade