O custo da energia

seg, 25/02/13
por Cristiana Lôbo |
categoria Governo Dilma

A falta de chuvas nos últimos meses gerou um custo adicional para empresas distribuidoras porque elas tiveram de acionar as termelétricas, cuja energia tem custo bem mais alto do que a gerada pelas usinas hidrelétricas.

Diante disso, o governo irá anunciar nos próximos dias como irá compensar essas empresas distribuidoras ,que já reclamam de um aumento de custo da ordem de R$ 4 bilhões – se por meio de repasse de recursos pelo Tesouro ou se vai autorizar o repasse para o consumidor.

De início, o governo gostaria de assumir integralmente, por meio do Tesouro Nacional,  todo o impacto do aumento desse custo da energia elétrica. Para fontes do governo, o maior prejuízo ao país seria a falta de energia e não o fato de ter optado por acionar as termelétricas, que têm custo mais alto.

- O governo vai assumir essa diferença, total ou parcialmente – disse fonte do Ministério de Minas e Energia.

O assunto está sendo analisado pelo Ministério de Minas e Energia, pela Aneel  e pelo próprio Tesouro. A preocupação é, ao mesmo tempo, com a conta de luz do consumidor, que teve redução na tarifa a partir deste mês, e com a inflação. Pelos dados do IBGE, a redução na tarifa de energia que começou a vigorar este mês teve importante impacto positivo na inflação, índice que vem preocupando o conjunto do governo.

Ao mesmo tempo, o governo trabalha para sanear o sistema Eletrobras que, mesmo antes da medida de redução das tarifas de energia, já vinha apresentando dificuldades financeiras. Neste momento, o governo avalia proposta de privatizar pelo menos quatro distribuidoras de energia que integram o sistema de distribuição do país: das pouco mais de cem empresas distribuidoras, seis estão sob o comando a Eletrobras: Cepisa, Ceal, Ceap e Celg – que poderão ser vendidas à iniciativa privada. As empresas do Amazonas e de Roraima ainda devem passar por ajustes internos, pois ainda são deficitárias.

compartilhar

4 Comentários para “O custo da energia”

  1. 1
    José Eustáquio:

    E como fica a situação da Dona Dilma que garantiu para todos a energia mais barata? Ela até brigou com as empresas produtoras de energia para agora ter que passar esta vergonha de admitir que a energia vai ficar mais cara. Realmente o que este governo do PT fala não se escreva.

  2. 2
    julio santos:

    Profetisa do apocalipse,boa parte do pais sofrendo com excesso de chuvas e voce prevendo alta do custo de energia.A PROFETISA tem que viajar mais pelo pais e nao só ficar prevendo o caos.Caozeira!!!!!!!!

  3. 3
    Luiz Fernando:

    Cristiana

    Aquela recomendação do TCU para devolução do cobrado à maior desde 2002, foi esquecida?Ninguém fala mais nisso? Realmente o que houve?

  4. 4
    Gildo Araújo:

    Privatizar distribuidoras de energia? Como assim? FHC agradece a preferência.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade