Por um fio…
O PT não gostou do caminho que o PSB tomou em Recife e Fortaleza, onde lançou candidato próprio à prefeitura das duas cidades. E decidiu reagir em Belo Horizonte: está exigindo, em troca do apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda que seja firmada coligação proporcional com o partido, além da vaga de vice.
Só que, por outro lado, o PSDB faz a exigência contrária: não aceita coligação proporcional e ameaça sair da aliança.
Isso está obrigando o prefeito a fazer uma escolha que ele tenta evitar: ter ou PT ou PSDB na coligação.
As conversas foram intensificadas nesta reta final do período de convenções partidárias.
Na terça-feira, Márcio Lacerda desembarcou em Brasília para conversar com Aécio Neves sobre a aliança de Belo Horizonte. Junto estava Ciro Gomes, que, ao seu estilo, defendia enfrentamento maior do PSB com o PT.
Aliás, como aconteceu em Fortaleza. Lá, diz-se no PSB, o rompimento com o PT é definitivo.
28 junho, 2012 as 7:39 am
Isto é estratégia política, no segundo turno, eles se unem e a união faz a força. Sairemos vencedores!
2 julho, 2012 as 6:50 am
Eu penso assim: Quem tem que apresentar o Prefeito é a Prefeita, no caso de Fortaleza e quem terá que apresentar o candidato para governador, é o governador. Isto é claro e evidente, agora, as coligações serão feitas conforme a vontade de cada um e dos partidos. Portanto, nunca faltou disposição de nenhum, pois vem dando certo e vitoriosa. Mas, isso não foi o que houve, nessa composição do PT com PSB, aqui no Ceará; houve uma opinião destruidora e uma peça diferente nesse acordo e uma interferência que foi a de Ciro Ferreira Gomes, que é eleitor e morador lá de São Paulo; e que não faz nada em benefício do Ceará, porém, ele gosta de destruir as boas e corretas amizades e composições. Esse é um destruidor nato, se não tiver cuidado, ele vai destruir seu irmão CID que é um grande administrado, uma excelente pessoa e um bom político. Por isto que digo: Quem vai por cabeça dos outros, é piolho. Ele nunca se projetou na política por isto que quer destruir os outros… É um invejoso e um político sem projeção, apesar que já assumiu muitos cargos importantes, porém sem ideal e sem liderança. Olho vivo minha gente!