Em busca da solução

qua, 20/06/12
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

Depois da saída de Luiza Erundina da chapa, o PT tenta fazer do limão uma limonada na campanha de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. Isso será possível se o candidato conseguir ampliar o leque de alianças que, hoje conta com o PSB de Luiza Erundina e o PP de Paulo Maluf, atraindo mais partidos para o palanque de Haddad. Estão na mira o PTB, o PDT e o PC do B, os três com pré-candidatos lançados à prefeitura.

Se conseguiu resolver a “crise Erundina” em 24 horas, não está sendo fácil encontrar um substituto para ela na chapa encabeçada por Haddad. No PT, ninguém ousa afirmar publicamente que Lula errou na forma ao buscar a aliança com o PP – a ida à casa de Paulo Maluf com direito a foto sorridente nos jardins. Mas, mesmo sem o mea culpa público, é possível notar uma nova estratégia no QG da campanha: agora, dar um protagonismo maior nas articulações ao próprio candidato. Ao mesmo tempo, Lula que é sempre desenvolto em suas peregrinações, está bem recolhido na visita ao Rio, para a Rio +20.

Até aqui, ficava claro que quem mandava em tudo era Lula e Haddad, até por nunca ter antes disputado uma eleição, seguia o mestre. Hoje, os sinais foram diferentes: representantes do PC do B foram à casa de Haddad, como que para mostrar que ele está conduzindo o processo. Ele tem dito que “a palavra final” na escolha do candidato é dele próprio, ainda que o comando do PT encaminhe as negociações.

- Afinal,  sou em que vou conviver com o vice por oito anos ou pelo menos por quatro anos – disse Haddad, como todo candidato, já prevendo a vitória.

A tarefa de buscar um vice que some votos com o PT não está sendo fácil. O PC do B apresenta nomes como o do próprio Netinho de Paula, mas tem como alternativas Lecy Brandão e Nádia Campeão. Nenhum dos três empolgou. O PSB retirou-se das discussões depois do problema criado por Luiza Erundina. Mas a deputada Keiko Ota é uma alternativa, tipo regra três.

O sonho do PT, agora, é conquistar o PTB e o PDT para o palanque. Assim, poderia indicar Paulinho da Força (PDT) ou Flávio D’Urso para a vaga de vice.

compartilhar

3 Comentários para “Em busca da solução”

  1. 1
    Rafael Porto:

    Uma pergunta: o Fernando Haddad é a marionete do lula ?
    O Lula ainda pensa que é presidente do Brasil e quiçá do mundo …

  2. 2
    Luiz Augusto:

    O que me chama a atenção neste momento é a política tratada de forma emocional, além disto, salta aos olhos os que querem se aproveitar da forma ingênua com alguns que lidam com isto.
    É obvio que a política se aproveita de situações ardilosas para que um se sobreponha aos demais . Os interessados farão disto propaganda em detrimento da notícia.
    Por exemplo: o caixa 2 era um dispositivo usado por todos e “respeitado por todos”. Ninguém se metia na seara alheia. Era briga de cachorro “com pedigre”. Mas um vira lata “sacou” a fórmula mágica. Roberto Jeferson disse para a senadora: se a senhora não tiver ”mensalão” não volta. Acertou!!! Então todos voltaram menos ela. Permaneceu pura e todos que lhe aplaudiram votaram nela. “Bem aventurado os puros que mantém os “bons” no poder”.
    Lula é o Robin Hood da política brasileira. Se juntou aos mais simples e buscou o espaço lidando com o “modus operandi” consagrado. A fórmula lhe rendeu. Os opositores assim verificaram: nós podemos, eles não. Eles tem que permanecer “puros”. Assim não incomodam.
    “Óh” povo inculto. Permaneçam puros e deixem para nós a impureza e nós seremos suas penitências. Prometemos “sofrer” por vocês. A nós será dado o sacrifício.
    O Caso Erundina está inserido neste contexto.
    Quem ficou feliz com as da santa vivente: “aqueles que jamais dariam a ela seu voto de confiança.
    Quem ficou triste: aqueles que precisavam de seu voto de confiança.
    Perdeu o trabalhador sindicalizado, o trabalhador informal,…..
    Ganhou: “todos sabem que ganhou com a inteligência espantosa de Erundina.
    Cronistas que sempre “lutaram pela liberdade ganharam o sonho de um dia trabalhar na Rede ”( Eles adoraram as palavras da Erundina). Os jornalistas comunistas perderam e deixaram a nação muito contente. Eles vão criar seus blogs sujos.
    E o Brasil? O Brasil é pequeno diante da dignidade de Erundina. Como diria o servente Silva: “Ela tem estudo. Ela sabe o que faz”. Já eu, sou um ignorante que dou apoio ao outro Silva.
    Obs.: Quem é o Silva? Hahahahhaah!! O segredo do fonte é liberdade de expressão. Não é Erundina? Os que estão te apoiando concordam em esconder a fonte. São teus novos amigos e irão apoiar sempre as tuas palavras dignas. E o Brasil, bem o Brasil…… E São Paulo continuará do mesmo jeito: o comando não mãos daqueles que podem, segundo esta imprensa, usar o “Vale Tudo”. Os outros continuem “puros” só assim poderemos vender a eles nossas revistas de protesto. “São farinhas do mesmo saco só que em outros alguidares”.

  3. 3
    Francisco Valderi Carvalho:

    Em resposta ao Rafael: Quem foi rei sempre será majestade, pois, o Haddad sempre foi fiel Companheiro do Lula. Por quê não o defender?



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade