Uma visita a Lewandowski…
A preocupação de Lula com o julgamento do caso do Mensalão, conhecida de todos no mundo político, aumentou com a chegada de 2012 – ano do julgamento e, ainda, coincidindo com as eleições municipais nas quais o PT deposita grandes esperanças de crescer, particularmente, em São Paulo, antigo território adversário. Foi a partir daí que ele incluiu o assunto em sua agenda prioritária do ano.
Fiel a seu estilo de falar muito e revelar seus passos políticos, mesmo aqueles que exigem maior discrição, Lula contou o desejo de visitar o ministro Ricardo Lewandowiski, ministro-revisor do relatório do Mensalão, um amigo de sua família. E assim fez. No começo do ano, acompanhado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, ele foi à casa de Lewandowski e, conversa-vai-conversa-vem, chegou ao assunto: quando será julgado o mensalão? Sua preocupação central…
Depois dessa conversa Lula passou a explicitar aos amigos políticos grande preocupação com a dificuldade de se deixar o julgamento para o ano que vem, Ele diz abertamente que considera inconveniente o julgamento do caso este ano. Com elogios à casa de Lewandowski, num condomínimo chique de São Bernardo, Lula relatou a um aliado a pressão que o ministro vem sofrendo para apresentar logo o seu voto-revisor. E mais: o temor de que essa pressão de opinião pública possa afetar o conjunto do julgamento.
Este é Lula. Por bravata ou relatando a realidade, ele conta a amigos os seus passos, até mesmo uns que deveriam ser inconfessáveis, como uma visita a um ministro do Supremo Tribunal Federal no ano do julgamento mais importante para sua história política – o caso que marcou negativamente o seu primeiro mandato.
Lewandowski ensaiou negar a conversa com Lula. Mas, diante dos detalhes da conversa – a companhia do prefeito e os elogios à casa – ele sorriu e disse: “ele é amigo da família”. De fato, a mulher de Lula, Marisa Letícia, foi amiga da mãe do ministro, falecida ano passado.
5 junho, 2012 as 12:23 am
lula você me envergonha, vai cuidar da sua saúde e esperar o resultado do julgamento do mensalão, onde o povo Brasieiro vai lhe conhecer melhor… você nunca me enganou.
4 junho, 2012 as 5:50 am
O Lula está com seus direitos políticos cassados? O Lula é cidadão brasileiro no gozo de seus plenos direitos? O Lula pode ter e conversar com amigos sobre qualquer assunto que queira, ou só sobre futebol?
Pressão sobre o STF e cada um de seus ministros está sendo feita pela mídia cartelizada e seus blogs. Até abaixo-assinados são estimulados, exigindo do Supremo que apresse o julgamento e, sem alternativas, a condenação dos acusados pelo \"mensalão\".
Ou seja, na democracia do PIG, todos podem opinar e pressionar: Lula só pode pensar e torcer. Bela mordaça…
3 junho, 2012 as 10:50 am
Após ler todos os comentários a respeito do episódio, percebi que algumas pessoas não entenderam – não captaram – que o Lula marcou o encontro com a intenção, o propósito de intimidar (amedrontar, tolher, cercear, coagir) o Ministro Gilmar Mendes usando como arma a viagem à Alemanha, isto para lucrar politicamente com o adiamento do julgamento do Mensalão. Não sei de onde tiraram esta ideia de encontro cordial no qual Lula iria pedir favores ao Gilmar, foi intimidação explicita. Entretanto, o tiro saiu pela culatra.
Por causa de pessoas de bom coração, que não enxergam a maldade, que são facilmente iludidas e manipuladas, que o Lula e seus companheiros são eleitos, não se iludam eles só querem o poder -Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas.
Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.
Para a política, poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta, como acontece na revolução ou nas ditaduras (retirado do site significados.com.br).
31 maio, 2012 as 4:30 pm
Os Lulistas ficam indignados qdo se relata algo q eles ñ aprovam! Só se pode elogiar o chefe da quadrilha, sempre quem vai contra ele é achincalhado e tenta-se colocar em dúvida o caráter do acusador!! Esses pulhas acham q todos são obrigados a aceitar a verdade q eles querem impor! Bando de fanático q acredita na mentira q eles inventam! Aki em SP vcs ñ ganham, corja de safados..
31 maio, 2012 as 2:42 pm
Engraçado.Os petistas colocam aqui Gilmar Mendes como um desafeto de Lula. Esquecem de quem foi o voto que salvou Palocci??
A tática de contra atacar está manjada e ultrapassada. Nãoimporta qual o efeito obtido, mas a pressão sobre um Ministro da mais alta corte, é crime, está prevista no Código Penal e como tal deve ser tratada.
Simples assim.
O resto, se conversa depois, logo após a turma de mensaleiros estar devidamente algemada e recolhida à penitenciária mais proxima.
31 maio, 2012 as 9:22 am
Precioso e memorável relato de um fato indelével para a história política do Brasil, nesses tempos de desconstrução das instituições basilares da democracia brasileira.
Meus mais sinceros parabéns pelo belo trabalho!
Seus leitores devem ser muito gratos por isso!!!
(Keep it up!)
31 maio, 2012 as 2:49 am
Amigos LULÓLATRAS, acalmem-se! A frustração também faz parte da vida. Querem um consolo? Eu acho que o Lula não fez isso só por falta de caráter, sabem? Deve tê-lo feito também por AMOR. Sim, amor e gratidão àquela corja mensaleira de quem se sente MEIO pai. O erro do Lula? Convidar o Ministro para ser a MÃE. Eh, acabou encontrando no Gilmar um intrépido e rigoroso PADRASTO. Aí, a coisa pegou!
31 maio, 2012 as 12:36 am
É muito engraçado ver a petezada tentando defender Lula.
Gente, desiste. É indefensável.
30 maio, 2012 as 9:17 pm
.
Só para te poupar serviço… este é o fecho do post do AUGUSTO NUNES, o que usa o teu post aqui COMO PROVA QUE LULA ACHACA MINISTROS DO STF…
.
.
TITULO DO POST: A visita a Lewandowski confirma que Lula virou achacador de ministros do Supremo.
.
Este é o comentário final do Augusto Nunes, após introdução muita agressiva e reprodução deste teu texto (texto teu, um texto leve e amistoso, não um ataque raivoso como ele o transformou):
.
É muita desfaçatez. Além de confirmar a essência da conversa de Lula com Gilmar Mendes, o texto acima reproduzido prova que um ex-presidente da República exerce pelo menos desde janeiro o ofício de achacador de ministros do Supremo. E explica por que Ricardo Lewandowski foi tão longe nas manobras forjadas para adiar o julgamento do mensalão. Se desse mais importância ao Estado de Direito, se soubesse rechaçar o assédio de pedintes influentes, o revisor do processo já teria entregue o relatório há muito tempo. O atraso deliberado resultou no episódio que começa a transformar-se em crise institucional.
.
O julgamento dos mensaleiros já demorou demais. Caso não cumpra seu dever nas próximas horas, Lewandowski transformará a toga de ministro do Supremo na fantasia que disfarça um ministro do Lula. A exasperante insistência em algemar o tempo, encarcerar a verdade e obstruir o avanço da Justiça pode ser a gota que fará transbordar o pote até aqui de náusea.
.
.
PS: Voce agora está no grupo dos raivosos inimigos do Governo Dilma e do Lulopetismo, junto com o Augusto Nunes e o Reinaldo Azevedo… os expoentes…
.
30 maio, 2012 as 5:19 pm
A Globo, com esta da Cristina Lobo, conseguiu construir uma história onde o Lula teria pedido ao Gilmar Mendes (desafeto dele) para que este intervisse junto ao Lewandowski (amigo pessoal e da família do Lula) oferecendo algo que o Lula não tem (poder de blindagem) em troca de algo que o Gilmar não tem (poder de atraso no processo do Mensalão). Resumindo, o Lula teria pedido a um desafeto para que este intervisse junto a um amigo de família. PQP!!
As novelas da Globo são melhores desenhadas, convenhamos. Daqui a pouco o Noblat vai jurar de pés juntos que o Joaquim Barbosa atrasou a relatoria do processo porque o Gilmar Mendes o pediu a pedido do Lula.
30 maio, 2012 as 3:28 pm
Sr. Luciano, ( 18) o nome da jornalista é Cristiana e não Cristina.
30 maio, 2012 as 1:50 pm
Correto sua análise, o fato é que o ministro Gilmar Mendes comentou no mesmo dia ou no seguinte o teor da conversa com o Presidente do STF e com o Procurador da República e dois senadores, tão somente contando agora a sua versão após o ex comentar com amigos e políticos as conversas que teve com o Ministro e com outros ministros, confirmando em parte o declarado por Gilmar Mendes. Causa espanto os comentários de alguns leitores, “ignorando” como de fato as coisas aconteceram. Pois o mInistro tão somente confirmou a conversa a Veja depois de ser procurado por duas conhecidas jornalista e de um respeitado órgão de imprensa que teriam recebido a informação do ex. Quem seriam essas jornalistas? Por qual razão não publicaram a informação?
30 maio, 2012 as 11:59 am
SANTA MÃE DE DEUS!
30 maio, 2012 as 9:54 am
“Restaure-se amoralidade ou nos loclupetemos todos!”. Frase de Artur Bernardes (1875-1955, despota que ocupou a presidencia da Republica de 1922-1926)
30 maio, 2012 as 9:35 am
“A Globo, com esta da Cristina Lobo, conseguiu construir uma história onde o Lula teria pedido ao Gilmar Mendes (desafeto dele) para que este intervisse junto ao Lewandowski (amigo pessoal e da família do Lula) oferecendo algo que o Lula não tem (poder de blindagem) em troca de algo que o Gilmar não tem (poder de atraso no processo do Mensalão). Resumindo, o Lula teria pedido a um desafeto para que este intervisse junto a um amigo de família”
30 maio, 2012 as 4:38 am
Kkkkkkkkk….Vocês estão cada vez piores nas fofocas….Criando estorinhas para justificar as mentiras do Gilmar….kkkk Isso que da a Globo ser a melhor em novelas…..Acordem já vivemos o mundo da internet, só os cabrestados acreditam nesses lero-lero Creiam, o brasileiro já esta ficando mais inteligente e ninguém mais e dono da verdade…..especialmente a vejinha que esta enterrada com o crime organizado assim como o tal Gilmar…e todos sabemos disso. Ps Em qualquer pais do mundo, esse gilmar, por todo seu histórico já teria sido cassado de seu posto, assim como o gurgel já teria renunciado pela prevaricação obvia.
29 maio, 2012 as 11:49 pm
Desta vez lula se estrepou..Não tem mais foro priviegiado,cidadão comum como outro qualquer…A PRESIDENTA DILMA já proibiu os funcionários do PODER EXECUTIVO de dar opiniões sobre o caso..A língua é o chicote do corpo e a esperteza quando é de mais engole o dono..É a palavra de um,(MENDES) contra o outro (lula)..GILMAR MENDES diz ter se comunicado o teor da reuniãso com lula a dois SENADÔRES, o PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA e o PRESIDENTE DO T.S.F…Com a palavra estes SENHÔRES !!
29 maio, 2012 as 11:33 pm
tá explicado porque o Lewandovsky tá demorando tanto…
29 maio, 2012 as 9:18 pm
Ridículo, dona Cristina, ridículo,desinformado, cooptado,seu texto. É simples, raciocinemos: Lula teria pedido a Gilmar Mendes, um desequilibrado desafeto, para ele interceder sobre algo que ele não tem poder, adiar o julgamento do mensalão, algo que só uma amigo da família Lula, Lewandovski poderia fazer. Raciocina querida, pelo amor de Deus, poupe-nos a todos.
29 maio, 2012 as 9:01 pm
Cadê meu comentario? Medo? eu não tenho…nem o Gilmar tem…..