Gabrielli deixará a Petrobras em fevereiro

sáb, 21/01/12
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

Depois de seis anos, José Sérgio Gabrielli deixará a presidência da Petrobras. Ele passará o cargo a atual diretora da Área de Negócios de Gás e Energia, Maria da Graça Foster. A troca no comando da maior empresa pública do país tem data marcada: na próxima reunião do Conselho Administrativo da Petrobrás que está prevista para o dia 13 de fevereiro. Depois de uns dias de descanso, Gabrielli vai se integrar ao governo da Bahia, onde pretende seguir carreira política.

A troca de Gabrielli por Graça Foster é um desejo antigo da presidente Dilma Rousseff que foi sendo adiado e agora será concretizado em meio a minirreforma ministerial que está em curso para a substituição dos ministros que vão disputar a eleição de outubro e de outros que são avaliados com baixo desempenho administrativo ou sem apoio político de seus partidos.

A presidência da Petrobras é um dos cargos mais cobiçados da administração pública e, por isso, os presidentes da República evitam incluí-lo na partilha entre os partidos aliados. Mas eles não têm conseguido excluir da disputa política as diretorias da empresa. Ficou célebre no mundo político a reivindicação feita por Severino Cavalcanti, quando era presidente da Câmara, para indicar um dos diretores da empresa. Sem saber exatamente o nome da diretoria, ele sapecou: “Aquela que fura poço!”, disse, referindo-se à diretoria de Exploração e Produção. As outras diretorias são: Gás e Energia; Abastecimento; Financeira; Internacional e de Serviços – todas, disputadas por partidos políticos.

Fonte do governo garante que, com a transferência de Graça Foster para a presidência, a diretoria de Gás e Energia terá uma “solução interna”, alguém que já está na Petrobras, como forma de evitar disputa política pelo cargo. Mas, de alguns anos para cá, os partidos políticos fazem indicações de funcionários de carreira para os cargos de direção da empresa.

José Sérgio Gabrielli, que já disputou e perdeu o governo da Bahia em eleição passada, deve ser secretário do governo Jaques Wagner para tentar se preparar para disputar as eleições de 2014 – para o governo da Bahia ou para o Senado.

compartilhar

14 Comentários para “Gabrielli deixará a Petrobras em fevereiro”

  1. 1
    marcelo:

    Jaques Wagner vai preparar o Gabrielli para ser seu sucessor no governo baiano. Maria Graça Foster é um bom nome para a presidência da estatal. Parece ter o mesmo perfil da Dilma: técnico. Algo bem menos político que o Gabrielli.
    Se preparem pq as reformas ministeriais ainda vão ter mais surpresas.

  2. 2
    Sarcasmo:

    A Petrossauro vai gastar uma baba na licitação para tapar os furos que o baiano fez na sede da Petrossauro para pendurar a rede, de onde despachava.

  3. 3
    LUCA BARROS:

    Gabriele já vai tarde. Há mais de 5 anos, quando ele assumiu a Petrobrás, o valor da ação PN girava em torno de R$40,00. Investi fortemente. A empresa sob o seu comando a partir daí só deu vexame e a ação por sua vez degringolou. É muita política partidária e governamental misturada com incompetência, criando desconfiança nos investidores em geral.Vamos esperar agora que as coisas melhorem e que minhas ações depois de tanto tempo voltem a reagir. Parabens e votos de profícua gestão à nova Presidente.

  4. 4
    LINCON:

    Vai tarde…

  5. 5
    Dias:

    Que venha o próximo governador da Bahia, conhecimento, competencia não lhe faltam e carisma ele ganhará caminhando como secretário ao lado de Wagner nestas eleiçoes municipais.

  6. 6
    Jaime Cavalcante do Carmo:

    A Petrobras perderá um excelente administrador e a Bahia ganhará um grande gestor. Que Maria Foster continue o seu excelente trabalho. Qualidades para isso não lhe faltam.

  7. 7
    fetabone:

    Petrobras não tem acento!

  8. 8
    joao:

    O marido da nova presidenta da Petrobras tem contratos milionarios com a Petrobras. Isso não seria anti-etico?

  9. 9
    Francisco Valderi Carvalho:

    A maior empresa pública pública do país – A PETROBRÁS – tem que ser dirigida por gente desta estirpe, como no caso do Doutor José Sérgio Gabrielli, que a adminsitrou por seis anos ininterrupto. Este é o expoente máximo do PT e um digno cidadão.
    Por isto que gosto do PT porque Ele – partido – tem gente para todos os casos e todos os gostos. É por demais um partido completo porque tem companheiros prá tudo e todos.
    E não como os outros partidos, como PSDB, PPS e DEMO, que só tem gente que se diz mais do que os outros e mais decente dos demais. Se diz!….Pois, estou satisfeito com o meu partido que é humilde, porque, lá, dentro dele, ainda tem muita gente boa e bem intencionado.

  10. 10
    Bene Cuelho:

    Graças ao uso político da Petrobrás temos a Gasolina mais cara da América do Sul …………

  11. 11
    Fernando Franco:

    Espero que a nova presidente favoreça o mercado interno, alinhando os preços com a realidade brasileira, além de buscar alternativas não poluentes

  12. 12
    Ricardo Barbosa:

    Qual vai ser o próximo passo da Presidente Dilma agora relacionado a Petrobras?

    Acho que agora vai acabar os concursos públicos, os cargos vão voltar a ser somente por indicação… Já estou vendo as matérias dos próximos meses, “funcionário da Petrobras afastados por corrupção.”

    E quem ta a meses estudando para isso feito eu que se lasca. Cada vez mais triste a situação do país…

  13. 13
    João Paulo Saraiva:

    Assim como nosso Presidente Lula, Gabrielli é um grande brasileiro, e trabalha pela coletividade!!
    A Dilma esta errando em tira-lo da Petrobras!!

  14. 14
    Valdo:

    Parabéns ao Gabrielli que deixa a PETROBRAS entre as três maiores empresas de petróleo do mundo. Com todas as dificuldades e limitações de uma empresa estatal brasileira. Os números estão aí. Que Dra. Graça Foster melhores esse números e limite a influência política nos rumos desta magnifíca empresa.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade