Mal na foto
No ano em que cinco ministros caíram por conta de denúncias de corrupção (e mais um, Carlos Lupi, pode cair nesta sexta-feira) o Brasil ficou em 73º lugar no ranking mundial de percepção de corrupção aferido pela Transparência Internacional, num conjunto de 183 países. A nota recebida pelo Brasil foi 3,8, ante 3,7 no ano passado – revelando ligeira melhora na percepção interna sobre a corrupção no país.
Segundo o ranking, na América do Sul o Chile é o país que recebe a melhor avaliação e fica em 22º lugar. A melhor nota foi dada à Nova Zelância, que obteve 9,5 e foi seguida de perto pela Dinamarca e Filância. A pior nota ficou ao mesmo tempo com a Somália e com a Coréia do Norte. Na América do Sul a pior avaliação foi para a Venezuela, que ficou em 172º lugar.
Segundo o representante do Brasil na Transparência Internacional, Jorge Sanchez, o Brasil mereceu elogios em recente reunião do organismo em Berlim por conta da aprovação da Lei da Ficha Limpa e da Lei de Acesso à informação, sancionada semana passada pela presidente Dilma. Segundo ele, nesta reunião foi lembrado como aspectos positivos doque o Brasil não tem litígios de fronteiras com vizinhos e grande amabilidade da população, mas tem deficiências na área de segurança e distribuição de renda.
Guilherme von Haehling, também da representação brasileira na Transparência Internacional, diz que para enfrentar a corrupção no país e melhorar o desempenho em avaliações com essa o trabalho teria de começar com atenção especial às Câmaras Municipais. Segundo ele, a sociedade nem sempre sabe o papel do vereador e o vereador não sabe como fiscalizar as prefeituras.
1 dezembro, 2011 as 10:15 am
Em educação por erro de português e geografia o Brasil vai mal tbm, principalmente os repórteres ( ver erros grosseiros em que a repórter escreveu sobre Nova Zelância/ Filância) os que se julgam em denegrir a imagem do nosso Brasil.Se o Brasil está assim foi pq ele foi governado por pessoas lá atrás que jamais se importaram em dar boa educação a nossa população.
1 dezembro, 2011 as 10:52 am
Concordo plenamente com o Guilherme, o trabalho deve ser de formiguinha. Hoje temos a grande mídia cobrindo a esfera federal e os principais estados, mas a maior parcela da corrupção está pulverizada nos milhares de municípios brasileiros.
1 dezembro, 2011 as 1:42 pm
A CORRUPÇÃO NO BRASIL SÓ TENDE A PIORAR.
SÓ VAI ACABAR QDO O POVO SAIR ÀS RUAS, PROTESTANDO, QUEBRANDO, TOCANDO FOGO.
SÓ VAI ACABAR QDO HOUVER DERRAMAMENTO DE SANGUE.
1 dezembro, 2011 as 2:14 pm
Concordo plenamente que nosso presente, em termos de politica, educacao, saude e seguranca, e reflexo de um passado de negligencias. Seguindo a mesma logica, por que todo esse “sucesso” e essa “euforia” dos ultimos anos e creditada aos ultimos anos e nao a alguns acertos do passado tambem?
2 dezembro, 2011 as 8:45 am
Eu, como um simples analista e observador de percepção de corrupção do Brasail, discordo plenamente dessa equipe que julga e analisa a percepção de corrupção no nosso país. Eu acho que nessa equipe tem o dedo e a interferência da oposição brasileira e de uma boa parte da mídia rancorosa porque, ou gente que não tem compromisso com o Brasil!…Não pode uma coisa dessa, não!…Porque, do governo de Fernando Henrique Cardoso, para trás, nunca se viu nenhum combate a corrupção. Aliás, fizeram foi incentivar a corrupção, entregando as nossas riquezas para os estrangeiros em troco de corrupção, de favores e de dinheiro e autorizando a exploração e a destruição do nosso país.
O que sei, é que de Lula prá cá, o combate a corrupção tem sido intenso e bem direcionado.
Portanto, a opinião desse institutos é inexatamente e pretensiosa. Eu não acato a sua opinião porque eles não sabem a nossa realidade.