O governo Dilma

qui, 26/08/10
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

     A recente rodada de pesquisas não deixa qualquer dúvida sobre o favoritismo de Dilma Roussef nesta disputa presidencial. A cada pesquisa, às vezes com espaço de cinco dias, ela ganha eleitores. E,  de tão polarizada, Serra cai. No DataFolha desta quinta-feira, Dilma ultrapassa Serra em todos os estratos e em todas as regiões – até semana passada ele ainda estava na frente na região Sul. Agora, ele perde em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, Estados em que ele ainda estava na frente.

     Isso mostra a força de Lula e também a força do governo. Alguns pensam que é a mesma coisa, mas não é. Se alguém diz que Dilma não é Lula; os petistas podem argumentar que ela é o resumo do governo Lula – aliás, como tem sido apresentada na propaganda eleitoral. Nesta pesquisa DataFolha, Lula é considerado bom ou ótimo por 79% dos eleitores. E está conseguindo transferir para Dilma até agora quase dois terços desse contingente.

      Diante desse cenário, a pergunta que está na cabeça de todo mundo é: como será o governo Lula. Por isso, a ordem dada à campanha para ninguém fazer qualquer especulação sobre cargos no governo. A ordem foi tão duro que chegou ao ponto de Michel Temer, presidente do PMDB, ter dito no debate de vices que, ainda que o PMDB não tenha qualquer posto no governo, apenas o seu de vice, o partido ficará com Dilma. Todo mundo conhece o PMDB e sabe que ele é capaz de ouvir a declação, mas não esperar que ela se confirme.

    Dilma tem se trancado sobre o assunto e só conversa sobre isso com Lula, segundo os auxiliares. Aqui e acolá, pode deixar escapar simpatias ou antipatias, afinidades ou não. E, a partir daí é que começam a crescer especulações sobre cargos e rumos dos governo.

     Pode-se dizer que na economia, Dilma está mais para Luciano Coutinho do que para Antonio Palocci. Mas ninguém duvida que Palocci terá cargo importante em seu eventual governo; na área de energia a força vem de Maria da Graça Foster, ainda que ela tenha de fazer qualquer negociação política em torno desses cargos (é a preferência antiga do grupo de Sarney); e também Fernando Haddad, o único ministro de Lula que poderá continuar no mesmo posto. Outros poderão ser aproveitados no governo Dilma, mas em outros cargos.

      São 37 dias pela frente e muita especulação até lá.

     E o discurso da campanha é um só: cuidado com o salto alto! Embora todos por lá estejam nas nuvens.

compartilhar

19 Comentários para “O governo Dilma”

  1. 1
    juçânia facchin:

    E qto a carrissima jornalista, seria interessante,se a sra começasse a mudar um pouco a sua postura qto a candidata e virtual eleita.Mesmo sendo eleitora em todos os níveis do PT, assisto e leio tudo. E devo lhe dizer que o seu programa”FATOS E VERSÕES” é de doer. A sra chega a ser desrespeitosa com o genero feminino.
    Por favor começe a mudar a abordagem. Dilma, não é um” poste”, o eleitor de Lula não é só o beneficiário do Bolsa Fámilia , ou PRÓUNi e Minha Casa, Minha Vida, ou tbm o Luz para todos, ai…. cansei, lá vai, etc,etc,etc…..
    Repetindo, o povo finalmente aprendeu a votar em bons projetos, quem sabe na próxima eleição a imprensa mude um pouco a pauta. estamos cansados de ver manchetes sempre negativas, colunistas de mão única e uma direita sem projetos, apenas com um discurso de criminalização de seu opositor.
    Aprendam de uma vez por todas, não é o povo que está votando errado. Vcs da imprensa que parecem ainda não terem se embriagado com a verdadeia democracia, tanto de opinião como de voto. Mas alguns me dirão:E a Globo, amiga, É a Globo!!. Viva a verdadeira liberdade de imprensa, viva a verdadeira informação.

  2. 2
    SOCORRO de FORTALEZA/CE:

    VAMOS DE RASTEIRAS MESMO!!!!! NADA DE SALTOS…
    O IMPORTANTE É NÃO DEIXAR O SERRA SER PRESIDENTE… ELE É MUITO PREPOTENTE; SÓ ELE É CAPAZ…
    VAMOS COM DILMA PRESIDENTE, PARA CONTINUARMOS CRESCENDO E FELIZES!!!!!

  3. 3
    Marco Aurelio:

    A maior prova de que a imprensa protege seu querido Serra éa total falta de crítica à sua campanha que está apelando para a baixaria, trazendo discussão sobre factóides montados que ninguém dá mais importância. Aconselharia à colunista e a todos os jornalistas comprometidos com o Serra que avaliassem sua credibilidade diante de um Brasil que já não é mais o mesmo de 8 anos atrás. O governo Lula mudou a lógica e os valores da política que era comandada por uma elite que não tem mais identificação com esse novo Brasil, principalmento os jovens que têm na internet uma fonte inesgotável de informação, não mais controlada por meia dúzia de jornalistas comprometidos. Pensem nisso e avaliem para quem vocês vão estarão falando amanhã, talvez para meia dúzia que ainda acredita que o Lula é um analfabeto e um ignorante, coisa que nem os principais líderes do mundo pensam, muito pelo contrário. Acordem para a realidade! Isso me lembra a oposição facista que o Obama enfrenta lá nos EUA, cada vez mais a direita se isola do centro e cada vez mais a esquerda se aproxima do centro, pois os valores humanos, caros para a esquerda, estao cada vez mais cristalizados neste mundo moderno da igualdade, fraternidade e justiça.

  4. 4
    Cristian Gus:

    Vejo nas ruas, em minha vizinhança, o desespero dos psdbistas
    ha ha ha ha ha ha
    Que lindo a Dilma abrir 20 pontos nas pesquisas
    Ele ainda irá cair ainda mais!
    ha ha ha ha ha ha
    Nunca mais PSDB no governo federal,
    só aqui na província de SP que os paulistanos e paulistas hipócrita teimam que
    o partido elitista!
    ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha

  5. 5
    Rodrigo Cabral:

    O teu petismo chega a ser doentio!!!

  6. 6
    Auto Cordeiro Ribeiro Vargas:

    É verdade, há dias pela frente e muita especulação deve ocorrer até lá. Já estamos montando a equipe de governo e não vamos andar nas nuvens de salto alto. Não acho que devemos nos preocupar mais com a tabulação das pesquisas dos institutos que dão conta de 171,13% de aprovação à Lula. A Dra. Dilma se elege no primeiro turno. O programa das urnas está pronto para ratificar o que ora apontam as pesquisas de opinião. O que estranho é o fato de haver tantas pesquisas eleitorais,em tão curto espaço de tempo,isso há quase 40 dias das eleições. Ou não. Até porque a confiabilidade desses institutos de pesquisa serve de régua e estão a serviço de quem detém o poder. Que venha mais 12, 20, 28 anos de poder ininterrupto para nós petralhas nos refestelarmos e ficarmos mais cínicos e mais mentirosos. O nosso reduto dos sem vergonha, sem pudor, sem caráter e oportunistas contumazes nos manterá a moral na lama, mas as contas bancárias e os bolsos abarrotados de dinheiro por conta da ignorância geral que se contenta com mentira e bolsas.

  7. 7
    Suzart Cordeiro Vargas:

    O Governo Dilma vai ser historico porque José Serra e Marina, os dois principais adversários de Dilma Roussef, fogem da política como o diabo foge da cruz, embora justamente o confronto político (até por isto moral, ético e legal) seja a única via pela qual a candidata do PT possa se ver obrigada a mostrar a cara sem a proteção de seu avatar, Lula – ou seria ela o avatr de Lula? Não se trata apenas de Mensalão, Farc, mst, aloprados, pcc, dossiers criminossos, Bancoop e também não apenas desta violação ilegal do sigilo fiscal de oposicionistas, mas é sobretudo a necessidade de apresentar quem é, o que pensa e o que faz cada candidato, mostrando, além disto, seu histórico de compromissos com a boa ética, a moral necessária e a legislação vigente. A atual campanha, cujo silêncio sepulcral foi imposto pela nova fascista legislação eleitoral que, politicamente covarde, conduziu o ambiente até esse insuportável silêncio dos contestáveis, precisa, agora mais do que nunca, com a máxima urgencia discutir política no conteúdo e na forma como a política é feita. Infelizmente não está acontecendo assim e nada disso está sendo feito ou discutido.

  8. 8
    Julio Cesar:

    Acho interessante como a empresa globo de telecomunicções tem odio do governo Lula. Para nós que recebemos salário, a coisa mudou muito, e pra melhor nos oito anos do governo Lula. E acho que as instituições financeiras lucraram tb lucraram. A Globo, acho eu que tb continua lucrando muito. Pelo que sei quando a vida do trabalhador melhora financeiramente, todos lucram, pois a roda da economia gira com mais dinheiro.

  9. 9
    CORDEIRO VARGAS:

    Cristiana, entendo que faz parte do jogo da imprensa a especulação, porém estão tentando, como se diz em bom minerês, passarem o carro a frente dos bois, não é ainda a hora de se discutir cargos em governo, mas sim a eleição, a campanha de Dilma deslancha a olhos vistos, enquanto a de Serra naufraga e como é sabido os ratos são os primeiros a abandonarem o navio, o que dificulta em muito qualquer tentativa de se evitar o naufrágio. Casos como o de Hartur Virgílio no AM, Jarbas Vasconcelos em PB, Agripino Maia no RN, Aécio Neves nas MG, deixa transparecer claramente que os demotucanos jogaram a toalha e estão tentando agora salvar a própria pele, pois como muito bem você disse, com a consolidação de Dilma o proximo passo de Lula será uma maior dedicação a campanha de Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais nos Estados e olha que a batata de muitos já está assando, é esperar e ver. Sds. a todos.

  10. 10
    ALFREDO CARLOS MUCIDA:

    CRISTIANA. BAIXARIA , É MANDAR QUEBRAR O SIGILO NA RECEITA DO SENHOR EDUARDO JORGE E SEUS COLEGAS , ISTO É PRÓPIO DE ALOPRADOS . QUEM DARA EXPLICAÇÕES?????????? LULA ???? DILMA ? ??? ZÉ DIRCEU OU QUAL PUXA-SACO. A DIAS , EU FIZ COMENTÁRIO A RESPEITO DE PODRIDÃO DOS ALOPRADOS E NÃO DEMOROU 15 DIAS PARA COMEÇAR APARECER. ATENCIOSAMENTE ALFREDO

  11. 11
    Mira Araújo:

    Apesar de está longe de meu país a exacto oito anos e nove meses, não poderia negar que estou muito orgulhosa, por perceber que o povo brasileiro está cada vez mais sábio. E que não deixam-se levar mas por promessas vans !!! mas que são conscientes do Brasil verdadeiro de hoje, e que dantes enquanto moradora desse imenso país, não era assim tão motivado e com uma real certeza que o seu lugar já se encontra no cenário mundial. Parabéns povo brasileiro, cheio de orgulho e com razão.

  12. 12
    maguila:

    jose serra,daniel dantas, gilmar mendes, tudo farinha do mesmo saco

  13. 13
    Fernando Marques:

    Creio que aquele negócio da imprensa decidir pelo povo já era, é muito esquisito esse negocio da receita mas não vai adiantar nada dá a impressão de desespero da oposição, e o povo sabe que apesar de tudo que voces da mida falam contra o governo a vida deles melhorou não é a toa que Lula tem essa aprovação,Lembro por exemplo ano passado o rpesidente do Ibope mostrando pesquisas sobre pré candidatos com um sorriso no rosto dizendo que Dilma não venceria as elições agora ele tá engolindo tudo, sou pobre moro em uma comunidade pobre e sou contra esse liberalismo economico amado pela mídia, o estado brasuleiro tem que assumir suas responsabilidades com o povo depois com amelhoria das condições de vida da população poderemos pensar em liberalismo economico, por isso torço contra a tucanalhada.

  14. 14
    Vinicius:

    O Brasil de Lula agora abraça Dilma!
    ♪ E vai seguir, seguir, seguir MUDANDO! ♫

  15. 15
    douglas:

    acho ua pena o brasil ficar nas maos de uma candidata q vive à sombra d eoutro
    mas emfim sei q minhas palavras nao vai mudar as opinios de ninguem
    depois eh so se lamnetar rsrs

  16. 16
    [email protected]:

    Os cearences estão mesmo embriagados com o xarope de caju ali produzido. Maioria para o Lula…..
    Hitler conseguiu muito mais. Depois.,… veio o desastre

  17. 17
    Wesley Rogerio de Gusmão:

    Recebi um e-meil falando que se eleita a Dilma não poderia entrar nos estados unidor por ter sido condenada pelo sequestro do embaixador dos Estados Unidos, durante a ditadura. Será que e verdade?

  18. 18
    María Cristina Quiñónez:

    Cara Cristiana,
    Finalmente tenho oportunidade de me dirigir a uma das mais inteligentes e lúcidas deste país – Lúcia Hypólito, Maria Betrão, Leilane Neubarthe, Renata Vasconcellos, Zileide Silva, Joanna Calmon e outras, demais para enumerarem aqui- poderiam fazer uma Mesa Redonda sobre Política, Economia, a Mulher urbana e rural, e tantíssimos outros temas ao redor do tema ” Mulher”. Sou suspeita, pois minha tese de doutorado é sobre esta área: principalmente a mulher brasileira e argentina na literatura de Clarice Lispector e Julio Cortázar.
    Assisto ” Fatos e Versões” e sempre aprendomuito, além de me informar. Cristina Quiñónez

  19. 19
    jorge luiz de carvalho:

    E isso ai esse papo furado de quebra de sigilo é converssa prá boi dormir, ninguém cai mais nessa..a imprenssa quer dá uma força pró Zé funerio mas não cola não…Globo tem de engolir a Dilma 2010..Wleuuuuuuuu PT de novo com a força do povo…LULA-LÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA..



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade