No debate fica tudo igual
Petistas estão na rede alardeando que Dilma Roussef venceu o debate da Bandeirantes na noite de ontem. Os tucanos da mesma forma avaliam que José Serra foi melhor. Marina Silva está entre os assuntos mais falados e Plínio foi ontem o sucesso na internet.
Todos puxam a sardinha para sua brasa. Mas, o debate não mudou muito o cenário eleitoral que é favorável à Dilma Roussef. Ela, aliás, é quem mais ganhou, embora não tenha sido a melhor no debate. É que Serra não foi um sucesso retumbante e nem ela um fracasso que a oposição esperava. Portanto, ela se sai bem do debate pois, de certa forma, pode mostrar que não está destemperada com perguntas inconvenientes e nem é apenas um poste de Lula – embora ela tenha gaguejado muito e mostrado a boca seca em vários momentos, além de trocar palavras.
Nas conversas reservadas, tucanos e petistas reconhecem que tudo fica igual. Mas, para o grande público, os militantes querem mostrar vitória. Havia uma expectativa de que Serra nocauteasse Dilma, como já ocorreu em outros debates de campanhas eleitorais. Isso não aconteceu. Nem Dilma se impacientou – o que não é difícil de acontecer – a ponto de chamar o interlocutor de “menino” ou meu filho.
Marina, mais uma vez tentou furar o bloco da polarização Dilma-Serra, mas não conseguiu. Este é o melhor momento para ela na campanha, pois terá tempo na televisão equivalente aos dois principais candidatos. Quando começar o horário eleitoral, Dilma terá 11 minutos por dia; Serra sete e Marina um minuto e 14 segundos de manhã e à noite. Então, ela precisaria se destacar agora. Se não conseguir, sua candidatura perderá força. E ela poderá ser tratada como candidatura nanica.
Plínio de Arruda Sampoio foi um sucesso. Mas para quem não está pontuando nas pesquisas ou que chega a apenas um ponto porcentual, pode-se dizer que ele está longe de se tornar um candidato competitivo. Ou seja, o sucesso no debate não muda seu desempenho no conjunto da campanha.Mas, sem dúvida, foi ele quem animou o debate. Sem ele, seria muito sem graça e até daria sono.
11 setembro, 2010 as 7:14 pm
HA QUANTO] TEMPO NOSSO PRESIDENTE TEM TOLERADO CALUNIAS?DE TODOS OS LADOS ELE FOI BOMBARDEADO,REVISTAS,JORNAIS ,TV,INTERNET ATRAVES DE BL]OGS,DESTA FORMA JOSE SERRA ACABOU RECEBENDO INDIRETAMENTE APOIO DE TODA MIDIA,SO ESQUECEU UMA COISA,O VOTO E MEU,PRICIPIO BASICO DA DEMOCRACIA,UM HOMEM UM VOTO.TODOS OS DIAS SOU AQUI EM MEU ESTADO BOMBARDEADA POR TRES JORNAIS QUE SE VCS TIVEREM OPORTUNIDADE DE LER CULPA LULA ATE POR BRIGA DE MARIDO E MULHER,LAMENTO QUE A RECEITA AINDA NAO TENHA CONSEGUIDO BARRAR A QUEBRA DE SIGILOS MAS INSINUAR QUE LULA OU DILMA OU O PT E O CULPADO?}]NAO SE GANHA ELEIÇAO ASSIM,LULA PERDEU TRES VEZES ANTES DE SER PRESIDENTE,NAO ESQUEÇ]O DE UM DEBATE EM QUE A EDIÇAO O P]REJUDICOU DESDE AQUELE DIA PROMETI QUE VOTARIA NELE SEMPRE,PORQUE?PERDEU COM DIGNIDADE,SENHOR SERRA ACHEI O FIM DA PICADA ABRIR MEU E-MAIL E ENCONTRAR A INVASAO PROMOVIDA PELA SUA CAMPANHA CHAMADA A HORA DA VIRADA,ME SENTI OFENDIDA ISSO E COMO UM SPAM CHEGANDO SEM ME PEDIR.RECONHEÇ]A E PROCURE AS FALHAS QUE LEVARAM SUA CAMPANHA A ESTE ESTAGIO,NAO TENTE DAR UMA DE ADVINHO;LULA SO SE ELEGE EM 2014 SE EU FOR ELEITO,ESSA DECLARAÇAO DADA PELO SENHOR NA SABATINA DE O GLOBO PASSOU OUTRA VEZ DE TODOS OS LIMITES,CHEGA,DILMA TEM COMPETENCIA PROPRIA E 4 ANOS PARA POR EM PRATICA,O TITULO DE ELEITOR E MEU E O VOTO TAMBEM EU E MAIS NINGUEM DECIDO O QUE QUERO,O PSDB PARECE QUE E O UNICO QUE SABE O QUE O POVO QUER,NOS NOTAMOS AS MANIPULAÇOES ,ASTENTATIVAS DE DENEGRIR O PT E OLHA QUE NEM PETISTA EU SOU,APENAS NAO SUPORTO A ARROGANCIA DAS CHAMADAS ELITES,EM TEMPO SOU BEM ESCOLARIZADA E INSTRUIDA SO DIGO ISTO PORQUE SO FALTAM DIZER QUE GENTE QUE VOTA NA DILMA NAO E,QUANTO AO ENVELOPE FECHADO ATE NOS MULHERES QUANDO TEMOS UM FILHO SABEMOS QUE RECEBEMOS UM LINDO,MARAVILHOSO ENVELOPE FECHADO.
23 agosto, 2010 as 8:16 pm
Cristiana,
Parabéns pelo blog. O debate foi ótimo…Achei que a minha Dilam ia ser pior, mas foi até bem, ele não tem experiência com tudo isso, então é natural.!!! faço minhas as palavras do leitor Luiz Antônio….o Boner foi ridiculo. Olha que sou fã dele, mas infelizmente essa foi terrível, péssimo.
13 agosto, 2010 as 12:03 pm
Cristina
Fico chateado quando leio os cometários de muitos leitores do teu blog , qdo dizem que você está a favor da Dilma, sinceramente não acho .
Está em seu Dna , jamais funcionário da globo dará algum credito as realizações do analfa do LULA.
Mais na maioria das vezes vc tem sido educada só isso, e os teus leitores (aqueles e aquelas que não querem o bem do brasil, só do proprio bolso)., por vc ser bem mais educada que o BONNER , já acham que vc vai votar na DILMA.
no mais , eles já estão pronto pra perder no 1º turno.
12 agosto, 2010 as 12:42 am
Espero sinceramente que essa eleição acabe no 1 turno e que esse partido nefasto com suas “doações” do patrimônio publico seja repelido pela população e com ele seu neoliberalismo…. que vença a Dilma!!!
11 agosto, 2010 as 7:17 pm
CRISTIANA, O PESSOAL DO PT COMO DIZEM (PETRALHAS ) SE JULGAM GANHADORES SÓ QUE TEM MUITA ÁGUA PARA PASSAR DEBEIXO DA PONTE . PRESTE ATENÇÃO NESTE DOSSIE , O CASO NEM COMEÇOU E A DILMA JÁ ESTA BORRANDO DE MEDO .NÃO DEMORA MUITO PARA APARECER MAIS PODRIDÃO ESTE POVO DO PT, É REALMENTE FEDIDO .DENTRO DESTE PARTIDO ESTA A MAIOR QUADRILHA DE LADÕES QUE O PAÍS JAMAIS TINHA VISTO E SÓ NÃO ENXERGA , QUEM NÃO QUER POVINHO BURRO ESTE BRASILEIRO. ALFREDO
11 agosto, 2010 as 6:57 pm
Parabéns Cristiana, eu não visito muito o teu blog porquê não tenho muito tempo, e proque o grupo de telecomunicação em qual tu trabalha não vem inspirando muita confiança (talvez por conta desse diretor de jornalismo “Ali alguma coisa”, que parece não entender nada de jornalismo), ainda assim vejo que tens uma avaliação sensata do debate.
A Dilma ainda está um pouco “verde” para o debate, mas isso é natural, foi o primeiro debate televisivo dela.
O Serra demontrou ter vergona do governo FHC (e deve ter mesmo) e forçou a barra com aquela emotividade no final, nem minha avó acreditou.
A Marina não disse a que veio e ficou com a pecha de ecocapitalista, que é verdade.
E o Plínio foi bem, ainda assim a população não o conhece, a bandeira da igualdade cola, a da radicalidade nem sempre…
Isso é o que acho.
10 agosto, 2010 as 7:45 pm
Não consegui identificar no texto da Colunista Cristiana Lôbo, os tais “indicios de parcialidade”, reclamado por alguns comentaristas de plantão. O que li, foi um texto coerente e realista, onde, não se encontram margens para identificar em qual das tres (ou quatro) direções ela irá ancorar o seu barco. Acredito plenamente que ela tenha um porto, mas, não deu bandeira na opinião relativa ao debate.
Se quiserem uma base para entender melhor o conceito de parcialidade, vejam a postura dos profissionais BONNER e FÁTIMA, durante um arremedo de “entrevista”, com uma das candidatas. Façam isso e depois comparem com o texto da Reporter. As diferenças serão gritantes.
10 agosto, 2010 as 6:09 pm
Lula fará até o final do governo 27 reuniões ministeriais. Média em 8 anos= 3,375/ano.
Lula fará até o final do governo 222 viagens internacionais e eleitorais. Média em 8 anos= 27,75/ano
Considerando o tempo gasto em transporte, discursos, conversas com amigos, festas juninas, férias e outras atividades particulares, quantas horas sobraram para governar o País?
10 agosto, 2010 as 12:06 pm
Cristiana,
Vemos que a mídia vem favorecendo o PT em tudo, quando fala que a renda do trbalhador cresceu, quando fala que a saúde vai bem, quando fala que os empregos cresceram, isso é vergonhoso!!!
Quando é que o Brasileiro com R$510,00 vive bem, enquanto políticos inclusive o Presidente ganham fortunas, onde esta a saúde, é só visitar um posto de saúde para ver o descaso com o cidadão, os hospitais federais são imundos, com vários materiais quebrados, as vezes não possuem medicos necessários para o atendimento, é terrivél.
E o emprego, as grandes empresas estão mão de obra especializada de fora, pois no Brasil a coisa esta feia.
Vemos a Dna Dilma falar que se envestiu muito nas comunidades, antigas favelas, pois isso virou moda para se ganhar voto.
E o cidadão que paga imposto que carrega o Brasil e esse bando de maus políticos, isso não conta, o que o Presidente Lula fez de diferente dos outros, se aproveitou de uma maré de crescimento mundial nunca antes vista e o Brasil se beneficiou disso, mas socialmente não crerscemos tanto, quando falam em saneamento básico a dita ministra exemplifica as comunidades e o resto, e as estradas brasileira que são uma porcaria, e os trens que não existem em um pais continental como esse, e os portos que estão sobrecarregados sem investimento algum, isso sem falar nos aeroportos que viraram um caos nacional.
Diante disso gostaria de saber onde anda esse Brasil maravilhoso que todos querem alardear.
10 agosto, 2010 as 11:24 am
O grande problema que me foi apresentado neste debate foi que: Minhas duvidas ficaram ainda maior, porque, eu estava pensando em votar na candidato do presidente Lula, mas ela apesar de não ter sido ruim no debate, não me passou a confiança que eu esperava ter, o candidato Serra por sua vez, também não me passa credibilidade e confiança, não no sentido de corrupção, mas no sentido de manter o pais em nível de crescimento e alavanca mais na geração de empregos e melhoria na qualidade de vida, isso implica aos dois candidatos, tanto Serra quanto a ministra Dilma. Em relação a candidata Marina ela ao meu ver, não tem uma força política e nem uma postura que o Brasil necessita agora, no meu entendimento o Brasil necessita de um candidato,com força diplomática tanto em nível global quanto em nível de Brasil, e políticas de aceleramento da economia. Tenho medo dela focar bastante em relação a preservação do meio ambiente e não investir na aceleração do crescimento econômico do pais. O candidato Plínio foi realmente um sucesso, mas só para balançar as estruturas dos principais candidatos, nada mais do que isto, acho eu que a época de posturas socialistas tão gritantes não se enquadra no momento econômico que o pais vive.
Alem destes aspectos, não temos neste momento uma disputa política de ideais que se divergem da direita ou na esquerda, tudo parece ter a mesma linha de raciocínio para o Brasil, com pouquíssimas discordâncias nos discursos, sendo assim acho difícil você optar por uma proposta de governo, pois a similaridade entre elas é grande, acho que a opção por um ou por outro ficara mais em nível de Lula ou FHC qual foi melhor para o Brasil.
Partindo deste pressuposto acho que o Lula tem mais méritos, não sei se só por ele, ou pela diferença de momentos históricos que o pais vive e viveu, não só em relação de
Brasil X Brasil, mas Brasil X Momento Econômico Global.
Em fim a duvida permanece……..
10 agosto, 2010 as 10:34 am
Os despeitados derrotados de 2002 e 2006 não aprendem. E derssa vez, a derrota vai ser maior ainda. A Frente de Dillma não será de menos de 40%. Vai ser uma lavagem e o Serra já sabe disso. Já apelaram, voltaram a ficar mansinhos, não sabem o que fazer. Pagam regiamente ao PIG, forjaram pesquisas, fizeram uma política de desprestigiamento, tentando fazer uma imagem de uma DILMA feiosa, grosseira, burra, etc. e nada funcionou. Realmente é para desesperar. Eles falam, falam e falam. O Lula diz duas palavras e desmancha tudo que fizeram. Realmente eles têm motivos para ficarem desesperados. Sociólogos, engenheiros, etc. e felam e falam e o povo não entende. O LULA fala e o povo entende. E A DILMINHA está aprendendo, camarada. A DILMINHA está com a bola toda. Legal, né !
10 agosto, 2010 as 10:18 am
Assisti ontem a entrevista da Dilma no Jornal Nacional e foi lamentável ver o despreparo do entrevistador Bonner , teve até que ser contido pela esposa por motivo das inúmeras vezes que interrompeu a Sra Dilma , as perguntas estavam muito aquem do que esperamos .
Esperamos que as próximas entrevistas sejam mais bem elaboradas , planejadas e dirigidas , pois é muito triste ver um jornalista de uma grande rede de comunicação se mostrar e portar daquela forma , perdeu a oportunidade de demonstrar inteligência e preparo .
10 agosto, 2010 as 9:12 am
William Bonner patético. Mal deixou a Dilma falar no debate de ontem. Se alterou em alguns momentos, isso não é atitude de um Redator-Chefe da Rede Globo. Até mesmo a Vênus Platinada (Fátima) interrompeu o marido, atitude no mínimo educada dela.
Duvido que ocorra o mesmo no debate do Serra, candidato número 1 da Rede Globo.
A própria Rede Globo lançou uma campanha para incentivar o povo a não vender o seu voto. Porém a Rede Globo em peso já se vendeu para o Serra por um terreno. Patético!
Há tempos a Rede Globo vem tentando manipular o país; no futebol, lutou (apanhou) até derrubar o Dunga; e agora na política, vão lutar (e apanhar) pelo Serra Presidente.
REDE GLOBO É ANTÔNIMO DE IMPARCIALIDADE! ABRAM O OLHO, ELEITORES! VAMOS VOTAR CONSCIENTES, POIS É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO!
9 agosto, 2010 as 11:38 pm
O trabalho do jornalista é informar. E para isso, tem de ser imparcial. A Rede Globo não consegue “disfarçar” seu “apoio” a candidatura tucana! Também hein? Oito anos roendo!!kkk!!!!! O debate demontrou sem sobra de dúvida que DILMA está preparada pra dá continuidade e avançar cada vez mais o desenvolvimento deste país! Quem diria? Foi preciso um metalúrgico, sem grandes graduações, para inserir este país no cenário mundial! E a entrvista de Boner, no jornal nacional, só fez reforçar minha convicção que o governo Lula incomoda as classes dominantes, tái o exemplo da Globo, que desespero!!!!!!
9 agosto, 2010 as 7:00 pm
Pois é, Cristiana. Quem te viu e quem te vê. Quem conhece um pouco de psicologia do comportamento humano já detectou o início do fim da sua imparcialidade política. A cada matéria, a cada artigo você está mais lado a lado com o PT. Que pena. Pessoas honestas e decentes deveriam ter vergonha disso. Afinal, no PT quem trabalha não lê, por isso estão perdoados. Mas quem lê não trabalha, e são esses os perigosos. Acho que você está preparando o seu futuro financeiro, garantindo emprego, não é? Boa sorte. Você não é mais uma referência de dignidade para mim.
9 agosto, 2010 as 2:09 pm
crsitina lobo, teria vergonha d postar um comentario desse, em um eventual blog meu. qlqr pessoa com as faculdades mentais intactas, percebeu a nitida superioridade de serra no debate. coitada, dilma so faltou chorar no ar.
rsrs
9 agosto, 2010 as 9:59 am
Para mim quem venceu foi o Plinio. Os demais ficaram empatados. Não gostei do Serra cair no sentimentalismo para tentar chorar no final, não combina com ele, que nunca foi sentimental em sua vida pública – será que foi conselho dos marqueteiros para colocar emoção em sua campanha?
9 agosto, 2010 as 8:42 am
Eu esperava muito mais do debate… faltou posicionar realmente o que cada um pode fazer, o que se fez foi criticar o que se fez em governos passados.
Serra poderia ter aproveitado melhor esta chance, Dilma ainda não esta totalmente preparada para receber criticas e pensar rapido em respostas.
Marina, não conseguiu expor corretamente suas idéias… no meu ponto de vista, chegou até ser tão defensiva do socialismo quanto Plinio.
E Plinio, mesmo animando o debate… me deixou claro que não é meu candidato, não acredito em ideais radicais de mudanças, temos o exemplo da Venezuela que segue com a mesma bandeira socialista e hoje falta praticamente tudo no pais, de leite a carros.
Infelizmente, até agora nenhum se mostrou capaz e seguro para governar nosso pais, uma pena isso.
8 agosto, 2010 as 10:20 pm
Ô, Cristiana,
Tá precisando se atualizar…a Dilma já cresceu no Sul!
Aliás, cresceu tanto que já passou o Serra.
Assim, quem vem aqui procurando saber “das últimas”…vai ficando descrente em sua capacidade de se manter atualizada.
Não leve a mal…sou tô querendo ajudar…
8 agosto, 2010 as 12:42 pm
Seria muito interessante que a nossa mídia levasse o conhecimento ao povo, mas ao povão mesmo, o conhecimnto sobre os nossos canditos, quem realmnte são eles.
Nós precisamos de pessoas que desejam e realizam o que é necessário para o nosso povo. Até gostei do debate, mas poderia a mídia mostrar a vida de cada um, como chegaram aos cargos que hoje ocupam, quem realmente lutou, quem realmente sofreu para vencer e quem é de verdade aquela pessoa que tem dignidade para ser PRESIDENTE(A). Nós todos gostaríamos de ver uma pessoa que representasse, que amasse o nosso PAÍS, não o seu bolso, que não precisasse ser cruel, que lutasse sem violência, que não continuasse explorando o povo que paga salários gigantescos aos políticos. É tão cruel ver esses que dizem ter dignidade ganhando milhões, morando super bem, viajando, estudando, muitas vezes fora do país, e o povo aqui sendo explorado para pagar dívidas enormes dos nossos políticos, sim a dívida é deles, pois o povo não mora em mansões, não viaja, não come bem, não dorme bem, não estuda bem. Penso que toleram por termos uma natureza linda e cultura heterogenia, também por ser um povo criativo, verdadeiros artistas, daí sobreviver. Mas, infelizmente tem crescido o número de crimes, o que significa que o povo tem escolas para isso. Ambição todos podemos ter, mas o que está aparecendo no meio político como modelo é a ganancia.E, aí estímula sim a violência, a droga, o crime. Então, quem sabe um debate que mostre a verdadeira história de cada um, de forma criativa e inteligente para atrair a atenção da grande sociedade, e em horário que todos possam estar acordados. Quem sabe com a população questionando, usando a sua linguagem, mostrando a verdade para todos, quem sabe, assim, o povo acordaria para saber eleger uma pessoa que realmente tenha competência, que não se deixe levar pela vaidade , ou pela grande ganância?