Começa a corrida

ter, 06/07/10
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

    A campanha presidencial de 2010 começa, oficialmente, nesta terça-feira. São nove os candidatos registrados no TSE mas, desde já, é uma campanha polarizada entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) – ainda que Marina Silva (PV) tente furar esse bloqueio – e parelha, uma vez que os institutos de pesquisa mostram empate entre eles.

     Os dois principais candidatos têm motivos para comemorar. Dilma Roussef ainda mais do que Serra. Ela partiu para a campanha praticamente desconhecida no país, sem experiência eleitoral e, em menos de um ano tornou-se mais do que uma candidata competitiva; tornou-se favorita. É evidente que a maior força dela é o apoio irrestrito do presidente Lula – o mais popular presidente na história recente do país – e dos resultados incontestáveis da economia.

     José Serra também tem o que ressaltar. Mesmo sendo adversário do presidente mais popular da história recente do país e de enfrentar o candidato de um governo com aprovação altíssima, ele se mantém no patamar acima de 35% das intenções de voto. Mesmo, também, com as crises pelas quais passou sua candidatura – para a escolha do candidato a vice, por exemplo.

      Durante todo o período da pré-campanha, Marina Silva tentou furar o bloqueio da polarização entre Dilma e Serra. Ela conseguiu chegar aos dois dígitos – atingir marca superior a 10% das intenções de voto, mas não disparou. Agora, essa tarefa ficará mais difícil por conta do exíguo tempo de televisão na propaganda eleitoral que vai começar no dia 17 de agosto. Para especialistas em pesquisas eleitorais, com tão pequeno espaço na propaganda eleitoral, Marina tende a perder pontos na campanha. A conferir.

    Neste período de pré-campanha ficou mais uma vez comprovada a força da televisão no desempenho dos candidatos. Dilma subiu fortemente depois de aparecer no programa de televisão e reforçou a subida com o engajamento do presidente Lula à sua candidatura. Serra conseguiu se manter neste mes de junho – mesmo sem ter subido de forma significativa – com os programas eleitorais dos partidos.

     O cenário se mantem  francamente favorável à Dilma. Mas faltam 90 dias para as eleições. E vai chegar o momento dos debates (ela está se preparando para essa etapa) onde um escorregão pode ser fatal. Isso vale para Dilma, mas vale também para Serra. Ele tem larga experiência eleitoral, mas já demonstrou, também, impaciência e irritação – o que não é do agrado do eleitor.

      Mesmo com o favoritismo de Dilma, não há, portanto, como prever o resultado. Diz o ditado popular que eleição é como mineração. O resultado só é conhecido depois da apuração.

     Portanto, a campanha começa nesta terça com Dilma na condição de favorita. Mas não custa nada esperar mais 90 dias para conferir o resultado.

compartilhar

26 Comentários para “Começa a corrida”

Páginas: [2] 1 »

  1. 26
    amancio phonlor:

    para continuarmos em pleno desenvolvimento como nos últimos 8 anos, e procurando distribuir as riquezas do país, para todos e não governar para os que já tem muito e, não querem abrir mão de nada(como é a politica da oposição) por isto é que eu digo : para uma nação melhor para todos – é Dilma no primeiro turno.

  2. 25
    edwadarthur:

    Primeiro que os programas sociais do tempo de FHC só existiam no papel, eu particularmente não via nada, só existia em propaganda de FHC e do PSDB e PFL, depois que o país parecia mais um sanitário público, não tinha perspectiva de nada, se eu não me engane o país quebra quatros vezes, as dividas do país só aumentavam, privatizações e concessões altíssimas e nada do país melhorar. Muitos valores progressistas invertidos, em estado de calamidade. Hoje o governo vem com outros valores de investimento em todos os setores da sociedade na educação na saúde no saneamento básico na cultura no meio ambiente na infra-estrutura do país no esporte em todos os seguimentos sociais, nos valores progressistas. O Serra não sabe nem cuida da educação pública do estado mais rico do Brasil, ele vem com concepções extremamente atrasadas de como governa o pais, ele acha que governa o estado mais rico do país é governa o Brasil que loucura, os valores de investimentos sócias do Serra esta nos assistencialismos, os padrões da agricultura familiar, por exemplo, investimento na terra na reforma agrária nem se passa nesse tipo de investimento ele apenas se resuma no que ele acha que lhe pode da votos ou dinheiro pra sua campanha, que atraso mental eu acho que esses oito anos do governo Lula ele tava morando em Marte eu acredito que ele fazia a rota Marte São Paulo será que os extra terrestres cobram pedágio?? O cara ta no mundo da lua ou ele ta morando na lua, quem sabe se lá.

  3. 24
    Zelão:

    Lembrei-me da companheira Stella neste final de semana… Estive em Campos do Jordão e visitei o Palácio construido pelo Ademar de Barros. Será que lá tem cofre ou levaram também?

  4. 23
    Tereza Sayeg:

    Gostaria de saber em que se baseia suas afirmações (várias, por sinal) de que Dilma é a favorita. Recebi hoje um link da RBS que mostra Serra como franco favorito no Sul.
    Muita água há de rolar sob a ponte, mas daí a afirmar que ela é franca favorita é forçar -e muito – a barra.

  5. 22
    Leila Leitão:

    Sempre admirei Cristina Lobo com seus comentários e também no programa do Jô, mas de repente encontro uma comentarista \"Chapa branca\" totalmente sem critica. O que aconteceu com seu sempre tão aguçado bom senso? Que grande decepção, perdeu uma admiradora.
    Leila
    São Paulo

  6. 21
    agnes:

    “É evidente que a maior força dela é o apoio irrestrito do presidente Lula – o mais popular presidente na história recente do país – e dos resultados incontestáveis da economia”.
    Cristiana, não falta mais nada para voce declarar seu voto em Dilma. Lamentável!!!! vê-la empenhada na candidatura da guerrilheria, colei seu comentário para demonstrar a chapa-branca que voce é, assim como os demais jornalistas que rastejam para estes petralhas.
    É vergonhoso seu comportamento, nem dissimular mais voce o faz. Vejo seus comentários na Globo News, principalmente no Jornal da Dez, só falta levantar e pegar a bandeira petralha e dizer : Votem na Dilma.
    Eleição se ganha no dia, ou voce já tem o resultado, já que as urnas eletrônicas também são suspeitas de serem violadas, e o TSE não se dignou, mesmo diante de tantos pedidos que ela fosse submetida à uma verificação de técnicos abalizados.
    Menas viu, e veja se leia mais sobre ética, que está fazendo falta em seu comportamento.

  7. 20
    Eliana França Leme:

    Cristiana, para uma comentarista que se pretende “neutra” e objetiva, não entendo a sua afirmação de dizer que Dilma é a favorita e achar extraordinário o fato de ter subido nas pesquisas, após 2 anos de incensamnto de Lula a seu nome. Extraordinário, a meu ver, é Serra ter-se mantido ainda na dianteira, segundo a última pesquisa DataFolha, ainda que com pequena diferença, apesar de não ter o mesmo espaço de Dilma, a mesma exposição, inclusive por parte da mídia, como você acaba de comprovar com este seu artigo, que visivelmente escancara um desejo de ver Dilma como favorita, mais do que uma comprovação baseada em estatísticas. Tive acesso à pesquisas obtidas no Sul hoje dando conta de que Serra está muito à frente de Dilma.Assim, não seria melhor aguardar um pouco mais, ao invés de afirmar que a candidata de Lula é a favorita? Sim, porque muita água vai rolar debaixo da ponte e o povo pode até aprovar Lula, mas isto não significa que queira a continuidade de tantos erros cometidos, sobretudo relativos à questões éticas. Menas….como diz o seu presidente!

  8. 19
    Pedro Pereira:

    Os desesperados apelam para tudo. Perdem até o tino das coisas. Vejam o Serra: ” No palanque de Vitória-ES ele prometeu uma coisa com relação Pressal. No mesmo dia, no palanque de Fortaleza-CE, prometeu justamente o contrário. ” Isso é normal !

  9. 18
    Wedson B Silva:

    Esta iniciando aquilo que podemos chamar de “uma briga boa de se ver” . Se por um lado, Dilma tem a seu favor a popularidade e o apoio de um governante com uma administracao sem prescedentes na historia deste Pais. Por outro lado, Serra goza, “por enquanto”…. do apoio de uma parte da midia que em tempos anteriores poderia ser considerado como decisivo para a eleicao do Presidente da Republica mas que, os numeros e o amadurecimento do senso critico do eleitorado brasileiro ja nao garantem mais. Demagogia e oportunismo politico sao “virtudes” que o povo brasileiro tem aprendido a rejeitar firmemente atraves do voto. Gracas a Deus!!!

  10. 17
    markus avaloni:

    Cristiane,

    Vejo novamente voce usando sua bola de cristal para afirmar favoritismo de Dilma. Nao esqueca que voce fez o mesmo sobre a eleicao dos prefeitos, ancorada na mesma (e logica) tese da transferencia do prestigio de Lula, mas parece que sua memoria esta falha, pois foi justamente quando Lula entrou em campo e fez passeata com Marta Suplicy em Sao Paulo que a campanha da ex-prefeita desabou. Isto porque a logica (neste caso) nao funciona. Creio que o fator mais interessante e seguro e o fato de Serra ter mantido seu reduto eleitoral, isto sim, muito mais solido. Na minha opiniao Dilma, ao chegar mais perto da campanha sera confrontada com as contradicoes relativas as varios dossies e casos em que a verdade dos fatos ficou obscura, neste ponto o carater truculento e autoritario da candidata vai aparecer, ai tudo vai fazer agua. Meu palpite e que ela nao resiste mais tempo, a maquiagem vai derreter e ela nao tem (infelizmente) muito mais a oferecer, tambem creio numa subida de Marina Silva, uma candidata que certamente vai empolgar os mais jovens e os desiludidos com o recente papel do PT na politica nacional. Sinto que voce torce um pouco pela “situacao”, mas vejo indicios que voce (novamente) pode estar enganada, mas o tempo dira.

  11. 16
    Willian:

    Cristiana,

    sempre assisti seus comentários na Globonews, sempre me pareceu que vc tem certa isenção, o que em jornalismo é sinônimo de credibilidade e consequentemente de respeitabilidade e valor. Eis que percebo recentemente sua tendência a apoiar Dilma, eis que o que li recentemente em blogs fazendo essa constatação se mostra verdadeiro. Enviei comentário antes sobre esse artigo onde vc estabelece por tres vezes um favoritismo casuista de Dilma e claro, não me surpreendeu, não publicou meu comentário. Curioso também que esse seja o único texto sem comentários… Lamentável, sou um formador de opinião, não desisto, sou justo e persistente, enquanto não tiver provas do contrário farei minha campanha contra a qualidade do seu jornalismo, uma pena.

  12. 15
    Matheus Braz:

    Olá de novo!
    Sempre achei que era maluco aqueles que falavam que a mídia coloborava para a manuntenção desta política e nunca acreditei.
    Cada dia que passo e vejo a mídia focando as polêmicas entre Serra e Dilma e ignorando ou omitindo as propostas de Marina, percebo que a mídia é uma grande contribuinte para a situação do país. Não quer debate de propostas, quer POLÊMICA e Polêmica Marina não quer dar!!!
    Depois de ver a família marinho ao lado de Dilma me dei conta: metade do dinheiro de propaganda da GLOBO vem do governo. Marina fala quase todos os dias q será preciso de cortes no orçamento e com certeza a propaganda será um dos primeiros cortes, então…
    Depois de ver a Veja falando mal das propostas de Dilma e exaltando Serra por ter apresentado 2 discursos, ignorando Marina, percebo como SERÁ DIFICIL ELEGER UMA BOA PESSOA E UMA ÓTIMA GOVERNANTE COMO MARINA.
    Mas a pressão sobre o Ficha Limpa e a aprovação dela me dão gás para escrever isto a você, NÃO QUERO QUE O BRASIL E A POLÍTICA CONTINUEM DO JEITO QUE ESTÃO!!!

  13. 14
    Matheus Braz:

    Espero que leia Cristiana.
    Quando foi falar das propostas de governo na GLOBO NEWS, simplesmente ignorou que a única que tinha apresentado era Marina Silva.
    Foi decepcionante para mim, para os mais de 13 milhões eleitores de Marina e para os mais de 100 especialistas voluntários que estão desde o começo do ano discutindo e fazendo o plano de governo de Marina. Não está pronto ainda, pois ela abriu o espaço em seu site https://www.minhamarina.org.br para debate sobre as diretrizes.
    Mesmo só as diretrizes SÃO ALGO DE UMA QUALIDADE QUE O BRASIL NUNCA VIU.
    A Dilma tinha apresentado umas propostas extremamente ditadorias e o Serra apresentou 2 discursos, era a hora de mostrar o diferencial de Marina e você, a Veja e tantos outros meios ingoraram isso!!!
    Por favor não ignore mais a Marina quando ela se destacar!

  14. 13
    cacildabazoni:

    É verdade tá muito embolado; com Marina no embate, primeiro turno nem pensar, a não ser que alguém pise feio na bola, ai será um Deus nos acuda, quem seria esse alguém, algum palpite?

  15. 12
    Alexandre Tosetto:

    É Cristiana…. A esperança é a última que morre.
    Boa sorte.
    E um abraço cheio de progresso.

  16. 11
    aldoripes ferreira:

    PORQUE NAO SE OBSERVA A ETICA NA HORA DE FAZER ALIANÇAS? AFINAL O POLITICO BRASILEIRO CONFIRMA QUE O ELEITOR É MERO PALHAÇO DE CENA.

  17. 10
    DIOCLÉCIO:

    A campanha mais empolgante desde do dia 06-07-10 sem dúvida nenhuma é da DILMA PRESIDENTE, veja alegria contagiante da militância petista tanto em Porto Alegre-RS como em São Paulo-SP, o intusiasmo da militância petista foi D+ tão alto astral que atraiu milhares de pessoas no centro das duas capitais gaúcha e paulista.

    “Já a campanha do zé pedágio não contagiou nem os mortos do cemitério, é um gelo total o discurso e comportamento dos tucanos parece que já vivem o velório para sepultamento da derrota demo-tucanás que se aproxima no dia 03 de outubro de 2010″.

    É DILMA NO PRIMEIRO TURNO, É O 13 DA VITÓRIA.

  18. 9
    Willian:

    Recentemente li em algum post do blog de Reinaldo Azevedo alguma referencia que fazia suspeitar que Cristiana Lobo não seria exatamente isenta quanto a cobertura das eleições, como sou assíduo telespectador da Globonews onde ela é comentarista fiquei supreso com essa afimação e passei a prestar mais atenção, especiamente naquilo que não é dito por ela, especialmente naquilo que muitas vezes não é dito, mas que está nas entrelinhas, etc. Ainda estou nesse processo de avaliação, mas me espantou o fato de que num curto texto por três vezes é dito que Dilma é franca favorita!!! Baseado em que? se for em pesquisa deveria ser o oposto já que a última Datafolha mostram Serra a frente ainda que dentro da margem de erro. Se for baseado no apoio do presidente é no mínimo uma temeridade considerar isso fato definitivo para ascancarar um favoritismo. Ainda que de fato existisse tal favoritismo, não seria prudente para uma jornalista isenta ser mais objetiva e sintética e evitar um reforço que soa mais como como desejo e vontade que uma constatação?
    Gostaria de continuar assistindo os comentário políticos na Globonews sem a sensação de partidarismo, até porque a isenção e equilíbrio tem sido a tônica em todos os veículos da Globo.

  19. 8
    Luciana:

    A cizânia se espalha na campanha daqueles que querem vencer pela mentira e manipulação do povo brasileiro. As brigas e os ataques ao vivo e via internet se multiplicam, a falta de liderança e de direção está fazendo desmoronar o já derrotado projeto eleitoral desses políticos fracassados. É uma vergonha muito grande vermos isso acontecer nesse momento na campanha da Dilma. Uma prova que a candidata do mal não tem mesmo nenhuma chance de de vitória e nem sequer consegue organizar uma base forte para se opor a sagacidade ética de Serra, o qual tem por trás de si uma harmoniosa equipe de apoiadores composta pelos mais patrióticos homens bons da nação, trabalhando com grande sintonia e congraçamento. Desse jeito, José Serra acaba levando essa por w.o. tamanho o desânimo e o desespero que se abateu nas hostes petistas frente a inabalável vantagem do candidato psdbista na última pesquisa Dataprado.

    Basta uma rápida leitura da imprensa livre e imparcial para constatarmos a crise que a candidata do mal vive em sua campanha. Todo dia “cai um palanque” seu, ou seja, todo dia nos estados os frágeis acordos políticos costurados por Lula se desfazem, tirando palanque para ela fazer campanha, inviabilizando em várias unidades da federação sua candidatura. Vários de seus supostos aliados recusam apoio, a fragilidade de suas alianças impedem qualquer avanço, e a liderança de Serra na corrida eleitoral também provoca defecções no lado petista, sem falar que nenhum dos grandes e impolutos líderes políticos querem lhe dar apoio. Resumindo, enquanto o lépido e sagaz comodoro do Tietê navega em mar de almirante, a candidatura Dilma patina e naufraga fragorosamente num oceano de brigas e incompetência.

  20. 7
    Renato Queiroz Suzart:

    .Não acredito muito nessas pesquisas, pois não houveram fatos novos que levasse ou promovesse esse aumento de 55 de preferências para o Serra, principalmente quando o PSDB e DEM, conforme seus próprios comentários, torciam pela derrota da seleção brasileira, tão somente porque achavam que se a seleção brasileira ganhasse a copa, isso favoreceria a candidata Dilma, uma vez que aumentaria mais ainda a popularidade do Lula.
    No entanto se a pesquisa for verdadeira, esse empate vai durar pouco. É só o povo ir tomando conhecimento do verdadeiro Serra, tipo anterior comentário do Bierrenbach, hoje ministro do Superior Tribunal militar, disse o seguinte:
    Em São Paulo há dois Malufes. Um não engana mais ninguém, todo mundo conhece e é assumido. É a síntese do regime de exceção. Alguém já disse que Paulo Maluf foi uma flor que nasceu no lodo da ditadura. O outro, entretanto, poucos conhecem. Engana muita gente. Chama-se José Serra. Entrou pobre na Secretaria do Planejamento do governo Montoro, saiu rico. Fez uma campanha para deputado federal miliardária. Prejudicou a muitos dos seus companheiros. Esses homens têm algo em comum. Uma ambição sem limites. Uma sede de poder sem nenhum freio. E pelo poder eles são capazes de tudo. Usam o poder de forma cruel, corrupta e prepotente.
    Além disso, ele – o Serra se contradiz a todo momento, querendo agradar a gregos e troianos.
    E ele não consegue disfarçar nas suas falas, a sua pernosticidade e a sua psicose pelo Poder. O cara que não tem escrúpulos, não consegue disfarçar isso. Pode prestar atenção na fala dele. Ele próprio se delata.

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade