Tudo igual
Os dois principais candidatos à presidência – Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) definiram o tom de seus discursos neste período de pré-campanha e dele não se afastam: Dilma insiste na defesa da autonomia operacional do Banco Central, e a defesa do sistema de metas de inflação e de superávit, além do câmbio flutuante; e Serra critica o que chama de falta de planejamento e de gestão do atual governo.
A apresentação que fizeram na semana passada na CNI e hoje, em São Paulo, o evento promovido pela revista Exame foi exatamente igual. A dos dois. Dilma levou suas anotações e repetiu os mesmos exemplos – até porque, sua apresentação é uma espécie de balanço do governo Lula. “Nos últimos anos, foram construídas 214 escolas profissionalizantes; mais do que as 140 do último século”, repetiu. Depois falou do assunto que mais gosta – e entende: energia, com destaque para a matriz energética brasileira e o pré-sal.
José Serra cita os casos em que o Brasil é campeão: “campeão de juros, de carga tributária e é o centésimo vigésimo terceiro em ruindade dos portos”, disse na semana passada e repetiu hoje. Serra fala – e repete – que o Brasil precisa de investimento massivo em educação e critica o modelo de concessão de estradas feito pelo governo federal. Além da falta de planejamento na renovação dos contratos na área de energia e reforma dos aeroportos.
As polêmicas, portanto, serão sempre as mesmas, até que renovem suas apresentações nos encontros semanais que terão ao longo da campanha.
16 junho, 2010 as 8:27 pm
Fico indignado quando vejo alguem falar mal de LULA,pois é o unico presidente que melhorou o Brasil,sem essa que foi o FHC que deu suporte para isso,por isso acredito em Dilma para dar continuidade a esse trabalho
11 junho, 2010 as 9:57 pm
Quem fala em ladrão no PT, só demonstra que não conhece a história do Brasil – Arena – PDS – PFL – DEMoníacos – Malufs, ACMs, Pitas,etc. e agora o PSDBestas coligando só demonstra que são iguais. Onde estão os milionários da política ? Nos PSDBestas e DEMoníacos… Onde estão os ladr~~oes que ganharam dinheiro na política ?Nos PSDBestas e DEMon[iacos…
11 junho, 2010 as 9:50 pm
A Dilma nunca foi presidente nem o Serra, mas a Dilma foi Secretária no Rio Grande do Sul e não vi ninguém falar mal da administração dela. A Dilma É Ministra do Lula que vem fazendo o melhor governo da história e o Lula afirmou que a Dilma o ajudou todo o tempo.
Já o Serra do Governo FHC, numa hora disse que o bolsa família era compra de votos e agora diz que o bolsa família é um bom projeto e que ele vai dar continuidade. Ele critica os juros atuais de 10% a.a. e na época dele os juros era em torno de 30% a.a.. O Lula dispondo de 65% do PIB nacional, + ou – administrou 27 estados do Brasil, incluindo São Paulo, com apoio da Dilma e tem muito o que mostrar. Já o Serra, dispondo de 35% + ou – do PIB nacional, para administrar só São Paulo e até agora não vi ele mostrar nada do que fez com todo esse dinheiro.E ele, além de mentiroso é extremamente demagogo, chegando ao ponto de atualmente elogiar o Lula a todo momento, só para não perder voto.
Esse cidadão está gozando com a cara desse pessoal que vota nele e se acha esclarecido.
O cara atacou, criticou e ofendeu o Lula durante 7 anos e juntamente com o PSDBestas e DENoníaco, fez de tudo para conseguir um impeachment para o LULA e agora , vendo a popularidade e reconhecimento do povo pelo governo do LULA, só para tentar angariar votos, passa a elogiar o Lula! Me desculpem Senhores esclarecidos, mas isso não é falar a verdade. O cara demonstrar total desconhecimento e inexperiência para tratrar com a segurança, como governo de São Paulo e usar como bandeira de sua campanha, que vai consertar a segurança no país ! Isso é gozação, Chefia ! Me desculpem, mas acho que o meu conhecimento deve ser curto, pois estou entendendo tudo diferentemente.
Para mim o Serra com a sua dita inteligência caiu por terra, dizendo tanta besteira e demonstrando que é capaz de vender a própria mãe para conseguir vencer as eleições.
Para isso bastava tão somente ele mostrar e provar a capacidade que ele e seus seguidores, dizem que ele tem.
10 junho, 2010 as 3:35 pm
Pelo que sei a Dilma nunca governou o Pais.
O SERRA também não, mas foi excelente Ministro da Saúde, e tem cara e FORMAÇÃO de PRESIDENTE. Nunca mentiu ou forjou sua formação.
Precisamos eleger um verdadeiro PRESIDENTE, e não um novo CHEFE DE QUADRILHA.
8 junho, 2010 as 9:13 pm
Engraçado ouvir o serra falar de falta de plnejamento,falta de investimento na infra estrutura,realmente isto nao existia no tempo em que êle foi ministro por duas vêzes no governo fhc,isso sim e que era falta de tudo.nao e necessario que eu aponte o estado lamentavel de um brasil que nao existia para os brasileiros e nem no exterior. so falta êle dizer que foi pura sorte do brasil tudo que foi alcançado em beneficios sociais e crescimento do pais. e que nunca ouve um governo chamado lula. Sim ele pode continuar com esse discurso porque o pôvo brasileiro vai votar sim,mas vai votar em quem ja fez e nao em quem promete que pode fazer mais.Gato escaldado tem medo de agua quente na bacia, comedo dela essfriar. E acho muito dificil que o brasileiro queira apanhar tanto quanto apanhou no passado.
8 junho, 2010 as 6:52 pm
o pt acabou como partido, virou um balaio de gato, onde ladrão e bandido é o maximo. hoje o pt vive a reboque do pmdb, ou melhor da corrupcão.
comparar a competência do serra, com a bestialidade da dilma é coisa de petista remunerado com o dinheiro do contribuite.
7 junho, 2010 as 12:00 pm
É impressionante ver o Serra falar em envestimento em educação, pois o mesmo entrou na justiça contra o piso salárial nacional dos Professores. Nós brasileiros nos lembramos dos juros do FHC, e como não dizer também do Serra! Se ele (Serra) era ministro do planejamento. Como falar em estradas se eles (Serra e FHC) deixaram 90% das estradas brasileiras em péssimo estado de conservação. Os portos, idem. Ou será que o Serra esqueceu que foi governo? Nós não. Por isso vamos com Dilma.
7 junho, 2010 as 10:48 am
aposentadoria nao é beneficio. Beneficio é o Bolsa-Familia., Aposentadoria é direito conquistado (e pago pelo contribuinte hoje aposentado) e de olho na sacanagem Lula; vai usar o dia 15 quando o Brasil estréia na Copa para negar o aumento e o fim do fator previdenciario…Parem de dizer tb que pagar iestes direitos conquistados atrapalha as contas publicas. O que as atrapalha é perdoar divida de fasendeiro nordestino e a corrupção…E parede colcoar noticias dizendo q ue os minsitro da area eocnomia são contra. Iasto é campanha. Se fossem a favor seria como o papa apoiar publicamente o divorcio…Ouçam sempre o outro lado;O aposentado
7 junho, 2010 as 9:13 am
vocês precisam informar à população a verdade dos fotos. O dossiê é bem esclarecido por jornalistas independentes pelos canais formais é uma distorção só. A imprensa para ter crdibilidade precisa noticiar com imparcialidade. Divulguem a origem do dossiê a sugerada do psdb no governo fhc e os dossiês que tem o dedo de Serra. Esclareçam as negociações das verÔNICAS. o LEITOR QUER SABER.EMY.
7 junho, 2010 as 8:33 am
Ora essa! Não foram os professores do Estado de São Paulo que fizeram uma paralização há algumas semanas atrás, justamente contra o “grande investimento” de Serra na Educação daquele Estado?
Vai conversar os pobres incautos que não conhecem a sua arrogância e pedantismo Senhor Serra.
Ah! Senhor Serra, seja honesto consigo mesmo e com os eleitores dos outros estados que não fizeram a besteira de elegê-lo a nada.
6 junho, 2010 as 8:14 pm
Quando ouço um candidato como serra discursar dizendo que o brasil tem juros muito alto e que o pais nao tem investimentos.E um cara de pau me da vontade de passar um pouco de oleo de peroba nele.no tempo em que ele era ministro do desplanejamento de fhc os juros batial a 27 por cento ao mes, vejam bem ao mes, agora me digam este homen tem moral pra falar da sua adversaria? e muito menos tem condiçao de ser presidente do brasil.
6 junho, 2010 as 8:05 pm
Voces que combatem o SERRA, deveriam parar e pensar um pouco. Tudo de bom que o governo lula fez, foi por conta das medidas tomadas pelo GOVERNO FHC, seguido à risca. A Dilma é uma vulgar assaltante de bancos e criminosa por planejar e executar crimes diversos em ayentados em que morreram INOCENTES.
Se voces FANÁTICOS continuarem a tentar eleger esta cobra, estarão com certeza ajudando a cobrir toda a roubalheira que o LULA E SUA GANGUE fizeram neste Paiz.
Nunca se esqueçam que o LULINHA ficou milionario da noite para o dia, o LULA esta aposentado com R$ 4.415,00 por mes por ser anistiado politico, quando o této máximo para nois contribuintes e de R$ 3.600,00, e que o fator tende a diminuir a cada ano que passa, deixando-nos na maior MISÉRIA.
Portanto, votar ao na DILMA torna-se cumplise da maior quadrilha que já tomou conta do BRASIL.
6 junho, 2010 as 7:44 pm
SOU PORTUGUÊS MAS QUANDO OS POLITICOS ELEITOS E NÃO SÓ SE ENCONTRAM NA VOSSA LINGUA DÃO “TAPAS” EM PORTUGUÊS SIGNIFICA CHAPADA SEM MÃO DÁ PARA VER UMA A MULTA DE LULA? É QUE SER POLITICO É QUOTIDIANO SABE O QUE É SER POLITICO? MEXE COM QUALQUER PAÍS 24 HORAS DIA JÁ ALGUEM NOTOU QUE POLITICO TEEM MENOS IMPORTÂNCIA QUE MÉDICO DE FAMILIA? E MÉDICO SABE CORPO HUMANO E SEU FUNCIONAMENTO DOÊNÇAS E POLITICO SABE DE TODAS AS PROFISSÕES QUE FAZEM UM PAÍS? NEM QUE SEJA CONHECIMENTO BÁSICO/MODERADO TEEM MENOS POR VEZES FORMAÇÃO QUE MÉDICO MAS APROVA LEIS DE MÉDICO E AINDA PAGA MULTA??? COISA FEIA VIU GENTE DÁ UMA OLHADA NESTAS DUAS COMPARAÇÕES E ANALISEM BEM O QUE É SER POLITICO??? CONSEGUEM??? ESPERO QUE CRISTIANA LÔBO CONSIGA AGRADECIDO PELO ESPAÇO ABERTO LIVRE QUE FAZ UM POUCO MAIS A DEMOCRACIA CRESCER .
6 junho, 2010 as 7:01 pm
Cristiana, há uma grande diferença entre o discurso de um e de outro, a principal é que Dilma fala com propriedade e responsabilidade e Serra as mesmas coisas, porém de maneira vazia, ele é mesmo um galhofeiro, um capador que tenta enganar seus ouvintes negando em seu discurso sua própria história, tenta se utilizar até mesmo do prestígio do Lula com seu cínico discurso de bom moço Serrinha paz e amor, o Serra não passa mesmo de um usurpador, não engana ninguém. Sds. a todos.
6 junho, 2010 as 1:20 pm
A hora da verdade esta chegando, o momento em que a maioria do povo brasileiro vai ter a oportunidade de julgar a essencia de duas formas distintas de governo;estarao sendo postos a prova as gestoes FHC e LULA. Querer afastar os olhos do eleitorado destes fatos e tentar “tampar o sol com a peneira”. Alguns meios de comunicacao e liderancas politicas poderao ate tentar mas com certeza nao vao conseguir apagar da memoria a comparacao dos ultimos dezesseis anos. Uma comparacao inevitavel e fatal para as pretencoes do PSDB e principalmente de J. Serra. Ainda bem que nao conseguem!!!
5 junho, 2010 as 1:21 pm
Cristiana, vc não vai comentar nada sobre o fajuto dossiê? Se o jornalista Amaury Junior conseguir publicar seu livro pela internete, ai sim vamos ver o Serra nuzinho; quem sabe ele deixa de acusar a Dilma sem provas, e vai se desesperar de vez!
4 junho, 2010 as 5:52 pm
qualquer um desses dois que ganhar, vai continua na mesma.o povo pagando um monte de imposto,serviços púbilcos pessimos,e tudo mais .
3 junho, 2010 as 7:58 pm
A grande realidade é que está difícil. Nós sofia temos que saber escolher…
3 junho, 2010 as 7:27 pm
Eu li num blog, os comentários do Pedro Pereira, nesse blog e dou continuidade com a minha opinião:
Agora ! O que fazer para aumentar a arrecadação do país sem aumentar os impostos ? Ou até mesmo abaixando as taxas de impostos ?A resposta a essas perguntas é que os presidenciáveis deveriam dar.
Na minha opinião, as respostas estão justamente no que o povo mais quer e mais precisa: No aumento do poder aquisitivo do povo em geral.
E como conseguir aumentar o poder aquisitivo da população em geral, sem promover inflação ? Outra pergunta para os presidenciáveis.
Na minha opinião: Incentivando a produção. Não um incentivo tímido. Estou falando em muito dinheiro para as indústrias produtivas; muito dinheiro para os agropecuaristas. Muito dinheiro para projetos realizáveis e garantidos por garantias reais, mais o produtos financiados com reserva de domínio. Dinheiro pago diretamente aos vendedores, em parcelas que seriam liberadas mediante comprovação da aplicação da anterior e assim por diante.
Concomitantemente e numa proporção inferior, à medida que os resultados da produção forem aumentando, vai-se aumentando o poder dos salários. O
O resto, o dinheiro fará: O povo, inclusive os aposentados, ganhando mais, todo mundo compra mais, o comércio vende mais, a indústria vende mais, o país arrecada mais e pode até abaixar taxas de impostos que mesmo assim arrecada mais, o povo pagando menos impostos e tem maior retorno em educação, saúde e segurança.
Não é uma mágica. É só fazer as coisas numa sequência estudada e lógica, e numa proporção calculada. Uma grande regra de três inversamente proporcional.
Nos financiamentos, é claro que a coisa tem de ser feita com mais seriedade, acompanhamento e fiscalização. No caso dos pecuaristas por exemplo, para aumento do plantel de criação de gado bovino ( É que tem a recria,tem a engorda, que são custeios e tem a criação, que é investimento e portanto merece maior incentivo inclusive com subsídios) é necessária a exigência da reposição das vacas velhas, substituindo-as por novas e exigindo-se a comprovação, senão a malandragem não deixa o plantel crescer.
Isso não é um sonho. É uma realidade realizável, se houver vontade, coragem e economistas não só responsáveis, como capazes e otimistas.
Se copia tanta coisa dos americanos ! Vamos copiar um pouco da coragem, espírito de aventura e empreendedorismo deles.
Se necessário, se produz dinheiro. Dinheiro só promove inflação se não aplicado na produção. Salário só promove inflação de a produção for menor do que ele. É a mesma coisa: Não se pode incentivar a exportação sem aumentar a produção. Isso também promove inflação. Tem que se liberar dinheiro para o produtor, sim !
3 junho, 2010 as 6:21 pm
Quero fazer uma retificação no meu comentário anterior:A dívida interna dos Estados Unidos da América atualmente superou ainda ante-ontem, a marca dos 13 trilhões de dólares, o que equivale a mais ou menos R$23.000.000.000.000,00 ( Vinte e três trilhões de reais ) e eles podem pagar facilmente, porque o povo de lá ganha muito dinheiro e consequentemente gasta muito dinheiro, e o país mesmo com menores taxas de impostos do que o Brasil, arrecada trilhões de mais dinheiro, o que possibilita ao governo de lá aplicar muito mais dinheiro na educação , na saúde e na segurança.
É até hilárico: ” A mídia sem fazer uma análise lógica dos faos reais e a oposição no interesse de mostrar uma imagem fraca do Lula, criticam duramente e continuamente, a alta dívida interna do Brasil = R$1.200.000.000.000,00 ( Um trilhão e duzentos bilhões de reais). E o Brasil com tão altas taxas de impostos, e ainda assim a arrecadação é tão baixa que não pode pagar. Vejam a proporção 23/1.2 = quase 20 vezes mais.Fiz estes apanhados de ontem para hoje e me conscientizei mais ainda de que o Renato Suzart tem razãonEle escreveu isso em comentário neste Blog a meses passados e bate nessa tecla continuamente: ” A única solução para este país é justamente o aumento do poder aquisitivo da população. Não há outro caminho. Ou os empresários se conscientizam disso. Ou os membros do poder legislativo se conscientgizam disso. Ou o Presidente, seja o atual ou o próximo se conscientiza disso. Ou serão mais 4 anos de crescimento e desenvolvimento tímido e pequeno. “