Chile e Brasil, semelhanças e diferenças

seg, 18/01/10
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

   O presidente Lula fez a primeira leitura do governo sobre resultado da eleição presidencial no Chile, no fim de semana,  em que saiu vitorioso Sebástian Piñera, de centro-direita, derrotando o candidato da presidente Michelle Bachelet, que tem 81% de aprovação popular a seu governo, encerrando a era da Concertação, a  coalização de esquerda que governou o país por 20 anos. Para ele, não há paralelo entre a eleição do Chile e a eleição brasileira neste ano porque lá, Frei não representa renovação, uma vez que Frei já governou o país.

     Durante o período da campanha chilena, os assessores de Lula afirmavam que a diferença fundamental era a de que lá a esquerda se dividiu – e lançou três candidatos -; enquanto, aqui, seu trabalho tem sido o de unir a base em torno da candidatura única de Dilma Roussef. No Chile, porém, a esquerda voltou a se unir em torno da candidatura de Frei e, ainda assim, e mesmo com o apoio de Bachellet o candidato de oposição venceu.

      Lula disse aos auxiliares que a eleição no Chile apenas reafirma a sua convicção de que seu grupo deve ter apenas um candidato – a candidata Dilma Roussef – a todos devem partir para a campanha desde o primeiro instante e que a disputa seja polariza. Ou seja, a união que lá ocorreu apenas no segundo turno não foi suficiente para derrotar Piñera, um empresário multimilionário. Por fim, Lula avaliou que a oposição não iria trombetear o resultado da eleição chilena por que lá venceu um candidato de direita – e a oposição aqui tem, em seu principal candidato, José Serra, alguém com laços com a esquerda chilena.

     A oposição, no entanto, tem sua própria avaliação sobre o resultado da disputa presidencial chilena, sem entrar no mérito da ideologia dos candidatos. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que o resultado da eleição no Chile mostra que transferência de votos não é uma questão absoluta, é relativa. Bachellet tem popularidade lá semelhante a de Lula aqui. E mais, disse ele:

      – Ninguém mais é Lula, tem sua trajetória. Alguém que nasceu no Nordeste, chegou ao centro sul num transporte popular, se tornou líder sindical, construiu um partido de centro-esquerda. Esse é Lula, não é Dilma – disse ele.

      – Além disso, os governistas vão enfrentar um candidato que tem história no país – disse Guerra, referindo-se a José Serra.

compartilhar

74 Comentários para “Chile e Brasil, semelhanças e diferenças”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 74
    Fernando Pereira:

    Comprar o povo com dinheiro de bolsa familia é facil.
    Dificil é se comprometer com a educacao e o bem estar e o futuro dessas pessoas.
    No Chile, 100% das escolas sao publicas e de qualidade.
    Por aqui, ke piada… sem comentarios…

  2. 73
    Rogerio:

    Lula é o cara e Dilma é a coroa….
    Viva Dilma, Viva o Brasil!

  3. 72
    gleyver vasconcelos:

    Já perguntei duas vezes e não respondeu: por que você é tão tendenciosa quanto ao Lula. Não consegue ser imparcial em seus comentários, ao contrário do Merval Pereira. Seu encantamento ao Lula é percebido até pelo olhar de descontentamento quando o Merval faz avaliação diferente (sem paixão) do seu ponto de vista. Você deveria ser mais imparcial, pois é excelente jornalista, e isso depõe contra você

  4. 71
    ROBERTO ANTUNES:

    CARO amigo do nunca antes neste PAIS..
    Você esta de PARABENS, pois esta é a verdade.
    Eu acrescento que nunca neste PAIS tivemos um Presidente tão CHULO, MENTIROSO e APROVEITADOR!!!!
    Este CANALHA deveria ter sido EXECUTADO durante a revolução de 1964. Escapou e ainda goza de aponsetadoria de R$ 4.650,00 por conta de nada, apenas porque é um corrupto!!!!

  5. 70
    firmino costa carvalho:

    Cristiana,

    Nunca um presidente gastou tanto dinheiro publico com publicidade como esse. No entanto, a educação regrediu ( com medidas populistas) cotas para negros, cotas para alunos de escolas públilcas, como que o problema de falta de acesso destas categorias ao encino superior seja culpa dos que preparam as provas dos vestibulares, e não dá má qualidade do ensino público e precária distribuição de renda.
    Um presidente que só pensa na auto promoção pessoal em detrimento dos verdadeiros problemas porque o Brasil passa. Faz um verdadeiro aué com PAC, PRE-SAL, PROUNE, BOLSA FAMILILA ETC. como que a partir daí todsos os problemas foram resolvidos!. Mas cuidado, que apesar de um grande percentual de nossa população ser desinformado em termos de educação, mas só a mídia não consegue fazer mitos por muito tempo!… Tá muito parecido que desta vez as eleições brasileiras, sejam parecidas com as eleições pra presidente no Chile. Quem viver verás!!!!!!

  6. 69
    Alberto Kiess:

    Serra? Já pensei em votar nele antes de ter votado no Lula. Os brasileiros deixaram de ter medo, acreditaram no Lula e o que temos hoje? Um país reipeitado no exterior, um Presidente admirado pelos mais importantes presidentes do mundo! Temos um país com um futuro brilhante, onde as melhores empresas de consultoria no exterior, afirmam o futuro brilhante da nossa economia.
    Corrupção, terá no PSDB, terá no PT, seja em cuecas ou meias, Ela infelizmente nem é mais novidade para os brasileiros, mas com ou sem mensalão, tendo iniciado no Governo FHC ou anterior, tendo sido reforçada ou não no Governo Lula, o que vejo claramente hoje, é que o Lula é um dos melhores Presidentes que o nosso País já teve, espero que a Dilma siga na mesma linha, corrigindo falhas do Governo Lula e fazendo com que nosso País cresça mais e seja mais justo com os estudantes que são o futuro do nosso Brasil!

  7. 68
    Leucio:

    Os comentários persistentes contra Lula e Dilma nas organizaÇões globo são uma orientação da direção ? quem não seguir as normas pode dançar ?
    Porque Merval Pereira , Sardenberg , Lucia Hipolito , Alexandre Garcia e outros só procuram e comentam factóides contra ?
    O jornal nacional nem divulga os premios ganhos pelo presidente Lula no exterior , a imprensa internacional reconhece e nos enche de orgulho .

  8. 67
    Renato Queiroz Suzart:

    É engraçada a oposição:. São Paulo está entupida e morrendo gente, o Prefeito é do DEM, o Governador é do PSDB e a culpa é do Lula.
    Essa mesma São Paulo do DEM e do PSDB, é o estado mais violento do país e a culpa é do Lula.
    Lula consegue um salário mínimo equivalente a 300 dólares e melhora o poder aquisitivo em geral e a oposição diz que isso´foi devido à política de FHC há 8 anos atrás, quando ele pagava 80 salário mínimo.
    Se hoje tem faculdade em qualquer cidade do interior da Bahia (São 550) e eles dizem que a educação com Lula vai mal. O que dizer de 8 anos atrás com FHC, quando só existia faculdades na Bahia em apenas 7 cidades ?
    O Lula está construindo mais de 300 escolas técnicas federais. Na Bahia, até o FHC só existia uma. Uma ! o O CEFET. O que dizer disso ?
    Saúde pública, tanta gente critica, mas o atendimento ambulatorial é melhor do que o particular: Consultas emergenciais são atendidas na hora. Consultas normais marcam-se para mais ou menos10 a 15 dias. E emergências perigosas também têm atendimento imediato, com inclusive exames de raio-x, laboratoriais, ultrassonografias e até mesmo exames de mais de 20.000 reais, como tomografia computadorizada do cérebro e cirurgias até mesmo no coração ou no cérebro, totalmente gratuitas. Coisa de 1º mundo.]
    Só tem uma deficiência na demora, em alguns tipos de exames e que às vezes precisaria ter mais urgência.
    Eu sou usuário da assistência médica pública e estou satisfeito. Já tive planos de saúde, até mesmo o da CASSI e não vejo muita diferença.
    Quanto à segurança, há uma deficiência geral principalmente no caso das drogas. O crack tem sido um vilão perigoso. Sendo q

  9. 66
    marcelo ribeiro melo:

    Fico chocado quando ouço estas noticias desses politicos, corruptos,ladrões, e que no mesmo instante que roubam desavergonhadamente, querem seus cargos de volta, para continuar roubando sinicamente na cara da presidência da republica, enqunto um favelado,assalarido tem que cumprir pena na cadeia………. quando rouba ou vende droga pra comer. Sinceramente este não é um Brasil sério. Estes politicos dão nojo. milhares de pais desempregados sem ter o que comer e estes safados roubando debaixo do ar condicionado. Nossa culpa…..sim, mas deveria ter o plebecito nosso para aceita-lo ou não de volta.

  10. 65
    Antonio Nunes:

    Pergunto porque “TODAS” as reportagens e comentários assinados pela Srª Cristiana Lôbo são tendenciosas contra o Presidente Lula. Nesta há espaço para o Presidente do PSDB, Sr. Sérgio Guerra. Tendo a referida jornalista tanto espaço na mídia e sendo pessoa formadora de opinião deveria fazer um jornalismo mais neutro e transparente. Será que a referida Senhora almeja o cargo de porta voz do PSDB caso ganhem a eleição?

  11. 64
    CARLOS:

    E BOM ELE ABRI OS OLHOS NE,O POVO GOSTA DELE MAIS E PQ ELE SE DIZ UM POBETAO,MAIS OS 44% DE INTENCAO DE VOTO DO JOSE SERRA NAO E ATOA,no fundo o povo ta insatisfeito c tanta violencia,q alias subiu no governo lula,e assalto arrastoes,na saude o s.u,s nao anda e o povo morre em filas,educacao regrediu com os joven frequentando menos as escolas e professores insatisfeitos,eo tal primeiro emrego???e saneamento q nao tem inxentes e inundacoes pq ele nao investiu em infraestrutura,sem falar agora nossas cidades arrasadas o povo nas ruas sem teto,molhados sem ter o q comer ele vai da mais atencao ao haiti,acorda brazil.

  12. 63
    Ray dos Anjos:

    Gente o que é isso, que comparação? A oposição não tem que comparar nada, Dilma só pode ser comparada com José Dirceu.
    Agora, José Serra é outra história. Além de conhecido pelo seu precioso trabalho no Ministério da Saúde é um homem íntegro, não é mentiroso e debochado como Dilma e Lula. Não tem postura de gentinha. É um candidato diferenciado.

  13. 62
    Jorge Cavalcante:

    Qual a história do Serra no País?

  14. 61
    Afonso Veiga Barros e Silva:

    Ja esta podre o fruto. Esta caindo sozinho pela decomposicao originada na corrupção, incompetencia, escarnio que demonstra a respeito da inteligencia do povo, miopia, falta de projeto de governo, visao do mundo, amor proprio e respeito e porque nao engana mais ninguem…

    A mudanca de governo vira. Urge a mudanca!!!

    Quantos aos demais (apaniguados), estes estão decantando para o lodo no fundo da poca de lama!

  15. 60
    neusa maria gonçalves e castro:

    Espero que nosso povo tenha o bom senso de não votar na candidata Dilma, devido ao seu passado duvidoso, obscuro e que de fato ela não deve querer que venha à tona muitas de suas passagens pela polícia. O seu currículo, neste caso, é aterrador. Que o povo saiba, com transparência, quem será seu próximo mandatário.
    Acompanho sempre seus comentários e gostaria de lhe parabenizar pelo equilíbrio e bom senso.
    Um abraço,
    Neusa Maria.

  16. 59
    Nayara:

    Acho que todos se preocupam com a Lula, mas foi o único que vem dando atenção a região norte de fato. Ninguem no amazonas vota no José Serra, sabe porque? Ele é contra a Zona Franca, alguém já parou para pensar como iremos viver? Espero que a Dilma dê continuidade aos trabalhos de luta. Quantas vezes no governo FHC houve aumento do salário mínimo? O que acontece é que para o sul e suldeste no país merece tudo e nós da região norte o que merecemos? Fica essa pergunta….

  17. 58
    sergio:

    Deixe claro a 100 por cento dos votantes de lula;e veras tamanho da surra que tomara a turma daqueles que quase acabaram com este rico pais;ja na proxima pesquisa que sera divulgada esta semana veras; palavra de quem vive de pesquisa a 2 decada,è no minimo ridiculo qualquer comparaçao do Brasil, com o Cilhe

  18. 57
    Victor Venancio Aráoz:

    Interessante, só se trabalha para o marketing político desde o primeiro dia de governo. Toda a massa encefálica está para construir cenários e encenar. O Brasil é de fato um país pobre. Somos dependentes de investimento estrangeiro, nossa poupança não suporta todo o investimento necessário para fazermos nossa infraestrutura. Nada em nosso país funciona a ponto de nós, fazendo gala de sermos uma potencia e uma liderança mundial protagonizarmos a vida do mundo como se nós estivéssemos na primeira maravilha do mundo. O governo usa nosso dinheiro e sua atenção como governante para assuntos que na ordem mundial já há quem os cuide, com recursos que não lhes farão falta. Ministro Jobim quer mais 900 com mais 1.260 homens do exercito em Haiti que são altamente necessários nas favelas do Rio, de São Paulo e de outras metrópoles. O Brasil empreendeu, de forma não convincente, uma Copa de Futebol e uma Olimpíada nas quais gastaremos o que não temos enquanto as mazelas como a seguir nos flagelam e batem implacáveis. Para ser breve: 1 O estado custo caro; 2 Carga tributária enorme; 3 Educação deficiente; 4 Saúde indigna; 5 Insegurança pública; 6 Insegurança jurídica; 7 Judiciário lento; 8 Globalização nos ameaçando; 9 Política públicas letra morta; 10 Crise energética latente; 11 consciência ambiental; 12 Desigualdade social; 13 Crescimento econômico pequeno; 14 Desenvolvimento social pífio; 15. Infra-estrutura mortificante; 16 Poupança muito baixa; 17 Déficit habitacional e 18. Improdutividade governamental, simplesmente isso. Como fica? Continuamos a elucubração sobre o Chile? Cordialmente.

  19. 56
    Marcelo:

    Você bem que podia ser mais imparcial em seus comentários na TV. Não estamos satisfeitos com o Lula, mas seus comentários parecem até questões pessoais contra o PT e o Lula, incompatíveis com sua formação.

    Um abraço

    Marcelo

  20. 55
    Angelo:

    Lula realmente é o “Cara”! Todavia, já bateu no seu teto. Alem do mais, o povão, não demora muito, já não vai estar mais tão satisfeito com o bolsa família, pois é da natureza humana querer sempre mais e mais. E o programa por mais abrangente e generoso que seja, tem limites. Também vejo a Dilma uma candidata pesada e sem carisma, até mesmo “pro Cara”.

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade