O estresse na área militar

ter, 29/12/09
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

      O lançamento pelo governo do Plano Nacional de Direitos Humanos, na semana passada, ainda provoca reação  na área militar. Depois de um forte embate entre o Ministério da Defesa e a Secretaria de Direitos Humanos, prevaleceu o ponto de vista civil e o presidente Lula assinou o Plano que, no item VI, prevê a criação da Comissão da Verdade – uma comissão que tem por objetivo propor projeto de lei dispondo sobre investigação de casos violação dos direitos humanos no país na história recente, tortura e mortes durante o período do regime militar. Este tema sempre provocou reação dos militares que invocam a Lei de Anistia que, segundo eles fazem questáo de destacar, beneficiou os dois lados – o dos militares e dos militantes.

       Para apaziguar os ânimos internamente, o próprio presidente Lula entrou em ação para evitar reação maior dos militares – os chefes das três Forças chegaram a ameaçar entregar os cargos.

     Os ministros da Justiça, Tarso Genro, e o dos Direitos Humanos, Paulo Vanucci, com o apoio de outros colegas de governo como Dilma Roussef e Franklin Martins, apoiaram a idéia de criação da Comissáo da Verdade. Segundo um deles, o texto foi cuidadosamente escrito para não ser interpretado como oportunidade de revanchismo aos militares. “Foi inspirado no modelo da África do Sul e a Argentina também fez isso”, disse o ministro Tarso Genro, que atuou nos bastidores em defesa da proposta da Secretaria de Direitos Humanos.

       O recesso de fim de ano está colaborando para esfriar os ânimos. O ministro Paulo Vaucci está em férias e Nelson Jobim está fora do país. Os militares, no entanto, insistem da revogação deste trecho do Plano Nacional de Direitos Humanos. O presidente Lula está, pessoalmente, mediando o conflito e tem dito que pretende atender aos dois lados: de um, mantém o plano e a criação da Comissão da Verdade; de outro, não demonstra empenho maior do governo na elaboração e votação do projeto de lei pelo Congresso.

compartilhar

65 Comentários para “O estresse na área militar”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 65
    Carlos Alves de Souza:

    O paqssado passou. Se querem rever os fatos ocorridos durane a ditadura, tem que ser dos dois lados. O lado terrorista, que se acham dono da cocada, tambem tem que ser revisatos e penalisados, pois, eles comenteram atos de terrorista, asaltos a bancos, seguestros e outros delitos que devem ser apurados para terem julgamentos da lei, ou sera, que eles não causaram algumas mortes.
    O Cmdte Santo Rosa esta cheio de razão.

  2. 64
    Jose Renato Pereira da Penha:

    concordo plenamente com a postura de ciro gomes de manter sua candidatura a presidente devido reunir todas as condições éticas e moral em postular tão honroso cargo coloco o apoio do povo amapaense em sua jornada de luta

  3. 63
    Jonatan Ornellas:

    Se fizermos uma avaliação histórica dos fatos com base nas informações de livros e outras mídias (digo isso porque eu era muito pequeno na época) vamos chegar à conclusão de que os militares feriram o próprio código militar e a constituição da época que não permitia tortura dentre outras barbaridades.

    O que houve foi abuso de força (novidade…) e utilização de requintes de crueldade (estupros, sevícias, multilação, choques, etc..etc..) para obter informações que as vezes nem existia. Pouco importa se estes criminosos hoje possuem 60, 70 ou 80 anos, só porque está idoso virou está isento de responder pelos seus crimes?

    Entendo que deve ser realizada uma investigação apurada e estes criminosos, se assim forem considerados pela justiça, serem trancafiados nas cadeias em celas lotadas e sem a menor estrutura.

    Pelo menos os milicos vão pensar duas vezes antes de querer ficar brincando de “guerrinha” no Brasil. Entendo que isso é o mínimo que o governo federal pode fazer para restituir a moral (isso é possível…??) das vítimas e das famílias das vítimas.

    Lugar de criminoso é na cadeia!!!!!

  4. 62
    jairo:

    DITADURA MILITAR ???? naquele tempo eu só não podia chamar o ditador de
    fdp…. Andava de lá para cá, sem nunca ter tido problema, chegava tarde em
    casa, dormia no banco da praça, quando a ultima barca já havia saido…Nunca
    fui assaltado e ninguém era ….. … Isso de bandido, de direitos humanos
    para assassinos, de incendio a onibus com gente dentro, assassinato de pais
    e estupro de filhas em sua presença, nunca havia… Hoje vejo que tinha
    liberdade e não sabia… Nunca fiquei preso dentro da minha casa, com medo
    de bandidos, nem fora dela, que nunca xinguei o ditador de plantão….. A
    vida era uma maravilha…. Saia-se de casa, andava pelo Rio todo e sabia que
    voltaria ao seio da minha familia, sem nada acontecer de ruim….Não era
    achacado por mais de quarenta por cento no imposto de renda…. E não consta
    que nenhum dos ditadores saiu rico, podre de rico, com tantos roubos e
    companheiros, nem houve a entrega do nosso solo, das
    nossas companhias, TRAIDORES e entreguista da Patria não havia…. Collor,
    FHC, Lulladrão e seus quatro mil cumpanheiros, Cartões de roubo oficial,
    invasão de terras, de casas, de repartições, ISSO NÃO HAVIA…… E BANDIDO
    tinha medo de ir preso……. NEM TINHA INDULTOS PARA OS ASSASSINOS… NATAL
    EM CASA, mais assaltos e assassinatos…… EU ERA FELIZ E NÃO SABIA……
    Ate namoravamos dentro dos fuscas ate de madrugada sem medo de ser feliz….
    Eu era feliz e não sabia….E como eu era feliz, feliz de dar nó na
    garganta e dor no peito de lembrar tanta felicidade, só não sabia que aquilo
    que era tudo de bom acabaria, é que nos sempre aprendemos naqueles tempos
    que tudo sempre melhorava..Jairo

  5. 61
    GILBERTO PEZZAGNO:

    DIRETAS JÁ PARA O PODER JUDICIARIO , AO FIM DA ARISTOCLACIA JUDICIARIA DA IMPUNIDADE E DA INJUSTIÇA, REFORMA JUDICIARIA JÁ!!!!

    TRIBUTO A EVANGELISTA DE SOUZA AQUELE QUE UM DIA CONFIOU NAQUELES EM QUE ACHAVA QUE LHE QUERIA BEM!!

    EU QUERO DEMOCLACIA PLENA , QUERO ELEGER MEU MINISTRO REGIONAL DA JUSTIÇA!!

    ABAIXO A CORRUPÇÃO , O COMODISMO JUDICIARIO !!

    DIGAM NÃO AOS ESQUEMAS !! ORDEM E PROGRASSO JÁ!!

  6. 60
    sergio:

    Cristiana,
    O povo brasileiro e muito inoperante. Nao impoe sua vontade.
    Eh “baixaria” existir um grupo de apoio ao Arruda. O Brasil eh um pais sem comando. O Arruda vai continuar governando?
    Criar comissao da verdade para que?
    A ditadura faz parte da historia, mas no Brasil quem nao quer trabalhar e ganhar dinheiro ou eh politico ou arruma um motivo para explorar os outros e, principalmente, o proprio dinheiro publico, entrando na “justicia”.
    Essa comissao da verdade soh vai servir de argumento para aproveitadores ganharem na “justicia” dinheiro por parentes mortos na ditadura.
    E a criminalidade do presente e do futuro. Alguem estah realmente fazendo alguma coisa. Nos temos que tomar as atitudes. Cobrar mais, exigir mais, querer mais e melhor, estudar mais, ler mais, ensinar mais, aprender mais.
    Grande abraco.

  7. 59
    Gil Vasconcellos:

    Antes fosse só entre os militares esse estesse. Ao menos, penso que eles sejam preparados para isso, tomara. O estresse alcança a todos, enquanto nosso politicos não se resolvem e tomem partido pela (res)pública. Tudo e todos, sem exceção só enxergam, na política, até onde vai o proprio umbigo.

  8. 58
    Fernando Gil:

    Criar uma comissão nacional da verdade é mais do que uma piada sem graça com tantos problemas que se avolumam nessa imensidão de país. O Lula não deu as caras aos desatres naturais que ocorrerão, não foi a toa. Refastelado numa caserna ele deve ter tido muito trabalho de forma que nã pode fazer o que deveria para minimizar o sofrimento e partir para um PAC que resolva esses problemas que conheço desde a enchente de 66 no RJ. Tudo dantes como no quartel de Abrantes. Essa camarilha dos 4 não deve ter o que fazer, já que o PAC é um fiasco danado, precisa de um fato no inicio do período eleitoral que se inicia, além de tosca novela A IDEOLOGIA ESTÁ DE VOLTA. As favas com os milicos que torturam e com os sonhadores que criaram e partiram para a guerra. Juntei, esse fim de semana, em minha casa uns 10 colegas de meus filhos, na idade de 16 a 20 anos e pude ver que esse assunto para eles é fora de pauta e pouco construtivo, apenas lancei o debate e me mantive longe só ouvindo. Eu cancei do politicamente correto, de não poder falar “e aí neguinho”, “pobre é uma desgraça”; cancei de concordar que quem fosse contra um assunto dessa monta fosse um troglodita reacionário. Quero pluralismo e com isso ideias de esquerda, de centro e de direita. Chega de esquerda e pseudo esquerda mandando e escrevendo o que quer e se digladiando pela hegemonia em seu nome – FHC e Serra X Lula e Dilma – que saco. Dizem que Lula roubou ou foi conivente; FHC tambem fez ou foi: temos mensalão do PSDB-MG, do PT-BR, do DEM-DF, ou seja político não tem fígado, é mentiroso e rouba mesmo e o cidadão e o povão “tão nem aí”. Então até que a ficha caia na cabeça de cada brasileiro, de forma a mudar sua postura em relação a cidadania, eu quero de volta O Jader, o ACM, o Maluf, o Passarinho, o Arruda, o FHC e o Lula, todos em condiçoes de igualde para o tal de DEBATE, que construam as suas verdades com base no jogo político e sem as oportunidades oportunistas dos donos do poder de plantão. É uma M, em caixa alta e tamanho 1000, o que esses senhores de FHC a Heloisa Helena fazem com o pais. Quero ter a oportunidade de dizer a mesma coisa incluindo Maluf, ACM (in memoria), Jader. Ou então ver que quando todos jogam o mesmo jogo quem ganha é a sociedade e a democracia e a verdade.

  9. 57
    Cristine:

    O ministro serrista ,apoiado pelo PiG ,Nelson Jobim, que peça as contas,junto com os os três chefes militares,o que não pode é as forças armadas e o ministro pressionar o governo.
    Lugar de torturador é na cadeia…A Globo ,a Folha ,o Estadão,tbém não querem mexer no vespeiro,foram empresas que se locupletaram,e colaboraram como a “ditabranda”,segundo, a Folha.
    O povo brasileiro tem o direito de conhecer sua história,e punir toturadores,estupradores,ladrões,bandidos e criminosos ,deste período negro,que durou 21 anos (1964-1985).

  10. 56
    celso:

    O JORNAL DA GLOBO DE WAACK SE COLOCOU CONTRA ESSA COMISSÃO DA VERDADE PARA APURAR AS TORTURAS NA ÉPOCA DO REGIME MILITAR: POIS, QUANDO A GLOBO É CONTRA É PORQUE É BOM PARA O PAÍS.

  11. 55
    francisco marcos:

    Há algo no ar além de poluição, satélites.Temos um início de ano tumultuado, ao que parece existe uma deliberada busca de confronto.Será que estamos diante de um diversionismo muito bem arquitetado.A parte da conomia é tudo isso cantado em prosa e verso, qual é a razão de não se dar crédito às colocações de Nouriel Roubini e Paul Krugman.Sã perguntas que também estão no ar? Os ilumidados e doutores que se habiltem a responder

  12. 54
    Jorualdo José Novais:

    Não tem nada de estresse,o Brasil vai comprar o que Lula decidir,e o povo está com ele,ou vcs tem dúvida.

  13. 53
    MURILO BOUZADA DE BARROS:

    Começo a acreditar na recuperação do salário mínimo destinados aos que mais precisam neste País. Espero que o ato do Exmo. Senhor Presidente da República não tenha caráter politico.

  14. 52
    Marcelo Abreu:

    Por muito menos o Zelaya foi afastado do govêrno. Querer fazer uma mini constituinte por decreto é vergonhoso e uma tentativa golpista. Os criadores desse punhado de princípios doutrinários nefastos da esquerda estagnada deveriam ser defenestrados da política nacional. Precisamos aprender com os Hondurenhos que não permitiram a tentativa de golpe.

  15. 51
    João Leite:

    A classe trabalhadora e empresarial honesta, que produz a riquesa do país, precisa ficar atenta, para que o presidente Lula não deixe uma herança realmete maldita. Como esse bloco de leis que proteje movimentos criminosos que infernisa a vida de trabalhadores do campo e da cidade.
    João Leite

  16. 50
    André Gustavo Milward:

    Mais uma vez o Presidente apronta das suas, ou aprontam com ele, pois ao não passar uma radiografia exata do que está sendo assinado, um decreto por exemplo, cria no mínimo um tremendo mal estar e sem dizer a \"saia justa\" para um presidente, coisa inadimissível.
    Por outro lado, vem a questão politica e institucional, que expõe uma queda de braço perigosa entre o Palácio e as Forças Armadas, onde a entrega dos cargaos rondou fortemente os corredores do palácio. Isso num clima pré- eleitoral, dá o tom quente que as campanhas ocorrerão.
    De qualquer forma foi mais um desastre politico patrocinado pelo presidente, que quer mexer na lei da anistia, mas só por um lado … ai fica pior ainda o clima .. !

  17. 49
    AMOY:

    .

    Esse estresse é longo, tem muitas razões e vai continuar.

    Primeiro, os militares querem os caças suecos, mas o Planalto prefere pagar mais pelos franceses.

    Depois, vem essa estorinha de rever a Lei de Anistia – para favorecer os militantes em detrimento dos militares.

    Paralelamente, essa mesma “comissão” pretende instituir uma forma de vigilância sobre a imprensa (dando notas aos veículos de comunicação “engajados” e podendo até cassar os que assim não sejam vistos) e alterar alguns procedimentos sobre a recuperação de terras invadidas (como se invasor deixasse de ser bandido para ser vítima).

    É incrível a mentalidade autoritária, retrógrada e ideologicamente comprometida dessa gentalha!

    E o presidente Lula, mais uma vez, joga para a platéia – toda e qualquer platéia: diz que vai manter a comissão, mas não vai aplicá-la… Tenta agradar aos vermelhos enquanto afaga os verde-olivas… E enquanto isso, engana todo mundo.

    .

  18. 48
    Dimitri sinedino:

    cristiana,

    fico pensando em qual será o milagroso dia em que a senhora, o merval pereira,alexandre garcia,renato machado,sademberg, e todos os outros comentaristas globais PSDBistas descarados vão criar vergonha na cara e parar de inventar e noticiar crises que não existem,será que a senhora e o seu chefe ali kamel não veêm que o Brasil sabe do jornalismo marrom de vocês e está cada vez mais cansado.abram o olho! exatamente por causa de um comportamento midiático como o de vocês é que chaves tem agora a força política e apoio popular necessários para o regime que ele implementou na venezuela!

  19. 47
    Nestor Jesus de Sant'Anna:

    Prezada Cristiana Lôbo.
    Bom seria se esse Plano Nacional dos Direitos humanos contemplasse, TAMBÉM, os atos de terrorismo, estes imprescritíveis segundo a Constituição. Teríamos a oportunidade de ver a Dilma, o Vanuchi e o Franklin responderem pelos atentados e assassinatos que cometeram. Conheço uma pessoa em Santos, o Lovechio, que perdeu as pernas naquele episódio da bomba no Consulado dos USA, quando passava simplesmente pelo local, colocada por esses do poder. Até agora não recebeu um centavo de indenização.Do jeito que a coisa foi ao forno é puro revanchismo dos revolucionários comunistas das décadas de 60,70 e 80 que agora estão a desgovernar esse pobre Brasil, que ora vê até perigar, até, as cores de sua Bandeira. E o terrorismo das falanges de traficantes e seus justiçamentos sumários,como o feito com o teu colega Tim Lopes. E o justiçamento do prefeito Celso Daniel, que teve a cueca virada do avesso, para qualificá-lo como vira-casaca. Se esse instrumento alcançar todos esses fatos sou a favor. E mais, está embutido nesse Decreto o fim da propriedade privada nas cidades e no campo. Se tu tiveres dois apartamentos corre e vende um amanhã, que daqui a pouco será tarde demais. Infelizmente somente alguns jornalistas de fato estão a falar o que pensam, hoje em dia, como o nobre Alexandre Martins. O resto vendeu sua alma aos diabos no poder, por puro cagaço ou por vantagens inconfessáveis. Quanto asco me causa “observar” o sussuro comedido dessa mídia, no geral. Brevemente voces serão obrigados a escrever o que “eles. os vermelhos” ditarem, sem colocar uma vírcula por conta própria. Quem viver, verá…

  20. 46
    J.CARLOS:

    Ôhhh meu amor vc tá demorando de mais já estou com saudades dos seus post..voltss logo….2010 beijão pra vc..!

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade