Senti que havia certa preferência por Serra, diz Aécio
Ao anunciar a desistência de sua pré-candidatura à presidência da República, o governador de Minas, Aécio Neves, apenas se antecipou a uma decisão que já era conhecida de todos: a preferência do PSDB é pela candidatura de José Serra, que aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas. (Leia a reportagem do G1 com a notícia da desistência: Aécio Neves desiste de disputar a Presidência em 2010.)
Fora do páreo, Aécio reduz a pressão do partido para compor como vice a chapa tucana à presidência da República. Mas é certo que, se a principal adversária, a ministra Dilma Roussef, subir nas pesquisas, a pressão vai voltar.
- Política é a arte de administrar o tempo. Do contrário, você é engolido por ele – disse Aécio ao G1.
Com a decisão de Aécio Neves, José Serra será obrigado, a partir de agora, a negociar pessoalmente os palanques estaduais do PSDB e a arbitrar disputas regionais – o que ele vinha evitando. E, ainda, fica mais exposto em suas viagens e conversas políticas, e seus atos administrativos passam a ser mais observados, inclusive pelos adversários. Serra vinha argumentando ao comando do PSDB que não pretendia assumir logo sua pré-candidatura para que seu governo não se torne, desde já, alvo explícito do PT e simpatizantes.
Aécio Neves fez questão de fazer antes a comunicação de sua desistência ao presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, em encontro em Belo Horizonte. Aos correligionários, ele disse que estava ficando sem discurso: ou correria o país para estimular o partido, correndo risco de abrir uma fissura entre tucanos; ou saia do páreo. Assim, preferiu sair da disputa.
O PT comemora a decisão de Aécio Neves. Desde o início da pré-campanha, o partido considera Serra um candidato mais previsível e mais conhecido. Já Aécio poderia se apresentar como “novidade” na campanha, além de conquistar outros aliados e não só o DEM e o PPS. Hoje mesmo, em Minas, o presidente do PDT, Carlos Lupi, visitou Aécio Neves e reafirmou a possibilidade de o partido apoiá-lo. Em seguida, Aécio anunciou sua desistência.
Entrevista de Aécio Neves ao G1:
G1- Por que o senhor anunciou agora a decisão que estava prevista para janeiro?
Aécio Neves – Política é a arte de administrar o tempo, até para não nos tornamos refém dele. Busquei até aqui a construção de um novo projeto para o PSDB, mas no momento em que o PSDB abdica das prévias e retarda sua decisão, achei melhor comandar o meu tempo.
G1 – O partido vai estar unido na eleição do ano que vem?
Aécio Neves - No que depender de mim, sim. Essa união é que vai dar chance de vitória numa eleição que já se vê, será extremamente disputada. Acredito que a nossa unidade é o que há mais valioso para enfrentar a eleição.
G1 – O senhor havia dado prazo até janeiro, mas decidiu se antecipar …
Aécio Neves - Senti que havia certa preferência, a partir de indicadores de pesquisa, em torno do governador José Serra. Minha candidatura nunca foi projeto meu. Era projeto daqueles que achavam que era preciso uma aliança mais ampla do que aquela que se anuncia para 2010 (PSDB- DEM-PPS). Só que a construção dessa aliança depende do tempo. Como percebi que o partido caminhava na lógica de deixar a decisão para daqui a alguns meses, minha contribuição deixa de ser expressiva nesse processo. Vou continuar ajudando o partido a partir de Minas.
G1 – Qual a chance de ser vice de Serra?
Aécio Neves – Não sendo o candidato, a melhor forma que vejo de ajudar é me dedicar integralmente à eleição aqui em Minas, sendo candidato ao Senado. Vou mergulhar na eleição mineira.
G1 – Se em março, o governador José Serra desistir de ser candidato, o senhor aceitaria entrar no páreo?
Aécio Neves- Eu vou estar à disposição do partido, vendo o cenário nacional. É claro que terei a opção…
Leia também:
Íntegra da carta de Aécio Neves ao PSDB com a sua decisão
Líder do PSDB no Senado defende Aécio para vice de Serra
‘Agora é Dilma contra Serra’, diz presidente do DEM
Abaixo, veja o pronunciamento de Aécio em Belo Horizonte.
19 maio, 2010 as 1:06 am
aecio neves ñ faz falta em minas pois ele deixou a dsejar na educaçao e na saude,pois muitos jornais divulgaram inumeras reportagem da deficiencia de seu governo so ñ viu quem ñ quis.precisamos de alguem no governo de minas com a visao de lula..portanto ñ fara falta nenhuma a minas saiu tarde!!!!!!!!!!!!!
12 março, 2010 as 11:40 pm
Tenho pena do Serra…se ele for candidato peloPSDB e nao contar com o apoio do grande Aecio Neves…ele vai perder as eleiçôes em Minas Gerais….todo comentarista de politica da importyancia a São Paulo…mas essa eleição vai ser decidida em Minas Gerais
20 janeiro, 2010 as 12:20 am
Sem Aécio, Dilma se fortalece. Minas estará com ela, certamente.
9 janeiro, 2010 as 7:05 am
Li com atenção a definição de política por um internauta. Estou concluindo a leitura da Teoria Política Grega, editora Universidade de Brasília e política e democracia correm juntas, pois, constatei que esta está baseada em um “apetite” em todas as suas formas, que gozem de completa liberdade, em condições de igualdade absoluta. Todos têm liverdade e a disciplina, em todos os graus. Todos têm a liverdade para ordenar à própria vida a se bel prazer, de acordo com o impulso do “apetite” do momento. Dai morra o perigo. Esta liberdade, ou hiperdemocracia, como apelidei já instalada há muito tempo no Brasília, permite dos atos políticos em questões pessoais e não vontada aos interesses da União. Á corrupação. Á impunidade. É exemplo clássicos dos mensalões. Por isso entendo que as regras devem ser mais ” ditadoriais”, onde as ordens são cumpridos e, senão, banidos as instittuições as quais pertencem.
8 janeiro, 2010 as 11:38 am
Cris., Aécio fez a coisa certa, saiu em grande estilo, deixando o fumo na mão do Serra, bom para o Brasil, que poderá seguir em frente, dando continuidade ao projeto do Lula. Dilma 2010. Sds. a todos.
7 janeiro, 2010 as 11:25 pm
Vou comentar…não sei se esse blog comandado por tendenciosos,vai publicar….mas vou comentar:esse episódio
do Aécio X Serra,não vai dar em nada,porque a Dilma vai
crescer e com certeza vai ser a primeira presidente mulher do Brasil,porque o governo Lula é muito bom e tem que continuar.
6 janeiro, 2010 as 1:33 pm
HÊ…HÊ..Brasil, vai começar a lavação de roupa suja. Serra X Dilma.Cuidado Serra, a Dilma já provou que pode vencer a policia na ditadura, ocultou Mensalão do PT, já venceu Delegada da Receita Federal, venceu apagão sem explicação, ocupou o lugar da dona Marisa, conseguiu vencer até o câncer.Tô com muita dó de voce Serra, ela vai te detonar. Na escola que a Dilma estuda, não existe a matéria “Ética”, acho que Serra vai ser reprovado.
6 janeiro, 2010 as 1:17 pm
Aécio Neves…parabéns,por sua dignidade, humildade.Para não fazer do PSDB, um ringue, bateu em retirada, mais um ponto pra voce. Realmente Aécio é um politico ,ponderado.Quem deve estar, morrendo de felicidade é a Dilma, e tô com dó do PSDB e do Serra. Minas , esta com voce Aécio, será o nosso Senador, quem sabe voce consegue colocar ordem naquele puleiro, do Senado…Boa sorte Aécio Neves.
6 janeiro, 2010 as 12:52 pm
Não sei quem é Aecio Neves….mais sei que o povo mineiro, fala dele, briga com ele, cobra dele em todos os sentidos políticos…mais quando se trata de candidatura de Aécio Neves,os mineiros, esquecem as raivas, os rancores. Sou mineira, e posso falar, que quando Aécio passa pelas cidades mineiras fazendo companha eleitoral, o povo mineiro vão ao delírio. Minas Geais ,faz o que ele pede. Nós o idolatramos. Acredito que Aécio Neves , ainda será o Presidente da República desta nação chamada Brasil.
5 janeiro, 2010 as 10:21 pm
É uma pena, pois a chapa Aécio/Ciro era a maior barbada. Sobram o Serra e o seu ar nefasto de personagem da Familia Adams, não faz mal a ninguém, só que assusta muito; e a Dilma, sem sal, aguada e sem nenhum carisma. Só me resta torcer para que haja uma união PV e Psol e daí surja a dupla Marina/Heloisa. Façam suas apostas.
3 janeiro, 2010 as 6:02 pm
Aécio neves foi um dos piores governadores para os servidores públicos de MG. Só iguala ao péssimo governo de Eduardo Azeredo. Agora o sr. Aécio acha que vamos engolir o sr. Anastasia goéla abaixo. Está muito enganado! Não votaremos no sr. Anastasia. Aécio e Anastasia fizeram o maior choque de gestão que MG já viu, deixando pessoas sérias e trabalhadoras na mais pura miséria. É ano de eleição e de mudanças! Chega de tucanos no governo de MG! Temos boas opções como Hélio Costa e Fernando Pimentel ou Patrús Ananias.
3 janeiro, 2010 as 1:42 pm
Nao gostei do governo Lula porque ele nao mudou nada no judiciario,um deputado em curitiba matou 2 dirigindo bebado ,e esta em casa numa boa!!!Em bal. canboriu um filho do ex prefeito matou 3 dirigindo bebado e esta fazendo festa com os amigos e rindo da cara do delegado e juiz ,Daniel dantas o maior mafioso do Brasil esta em casa rindo dos ministros do STJ!!!!E o LULA e CARA (CARA DE PAU)
2 janeiro, 2010 as 12:28 pm
Aécio é o pior governador para os servidores públicos! Não votaremos nele e nem no sr. Anastasia! Chega de hipocrisia em MG! É hora de mudanças nas Gerais!
26 dezembro, 2009 as 8:31 pm
Aécio? Quem é Aécio?
25 dezembro, 2009 as 7:31 pm
O seu avô dizia: Telefone serve para marcar encontro que não se concretizará. Assim aprendeu com ele. Esta desistência conduz o Governador Aécio a mais candidato do que nunca; As próximas eleições serão nos últimos 20 anos a primeira sem a presença como candidado do LULA. Façamos uma análise para sentir um candidato com condições objetivas plena e clara neste momento a não ser o LULA que chega ao fim do seu segundo mandato com aprovação de quase 80%! Nunca na história da República este fato ocorreu? O DEM com o episódio do GOVERNADOR ARRUDA NAUFRAGOU. O futuro? o PSDB governara o BRASIL nos próximos 20 anos, dois mandatos de SERRA e dois de AÉCIO.
QUEM VIVER VERÁ! QUEM VIVER VERÁ! QUEM VIVER VERÁ!
TFA
25 dezembro, 2009 as 3:08 pm
Ao PSDB/BRASIL
Tai a capa puro sangue.
AÉCIO NEVAS e TASSO JEREISSATI
Eles tem serviços prestados
e reconhecido nacionalmente.
Essa é Chapa QUENTE.
Agrada do Oiapoque ao Chui
tem cara de BRASIL.
Fort-Ce
23 dezembro, 2009 as 3:17 pm
Cristiana;
Fraternas saudaçoes “natalinas”, e que no proximo ano voce continue nos brindando com entrevistas, comentarios que, como tem sido, provoque reflexões e entendimentos deste Brasil tao complexo.
Cristiana, o Gov. Aécio, é um politico daqueles que, o partido é o que menos importa, ele tem conduzido sua vida politica de maneira que o povo tem sido o seu norte, e como governante, um grande empreendedor, em epocas de escandalos como este ultimo no Distrito Federal, de fracassos internacionais como COP.15…, O Governador Aécio tem se movimentado de forma etica e harmoniosa, e deixando de ser candidato a presidente, abriu a possibilidade de seu partido nao eleger o proximo presidente.
Roque Vieira dos Santos]
Costa das Baleias – Mucuri-BA
23-12-2009.
23 dezembro, 2009 as 2:11 am
O Aécio é mais inteligente.
O Serra teria mais 4 anos se reeleito a governador de São Paulo, mas a ambição o cega e ele arrisca-se numa aventura inglória: ” Enfrentar o Presidente Lula “.
Vai perder o governo de São Paulo e ficará afastado da política por 4 anos, o que o perderá no cenário político nacional.
O Aécio teria menos a perder, mas ficaria afastado da política também, por 4 anos.
Inteligentemente, ele deverá continuar no congresso nacional por 8 anos e voltará talvez mais forte. Jogo inteligente.
Enquanto o Serra, cego pela ambição, continua em sua aventura inglória, uma vez que a política está praticamente decidida a favor de Dilma. Só não vê quem não quer.
22 dezembro, 2009 as 11:18 pm
pra quem naõ lembra do caso Roseana Sarnei em que depois de ter feito um programa do antigo PFL ,apareceu nas pesquisas muito bem colocada, ai veio a turma do vampiro Serra e consegui armar aquele escandalo mal intencionado e mal explicado do dinheiro no escritorio do marido dela, ai ela saiu de sena e o vampiro Serra se deu bem,
Tenho certesa que a desistencia do Aecio tem a maõ do vampiro. que pena
22 dezembro, 2009 as 8:55 pm
É dura a vida de analista politico no Brasil, pois o nivel etico e moral de nossos homens públicos é muito baixo, rasteiro, assim fica muito dificil advinhar as razões desta ou aquela atitude. Tudo leva a crer que o governador Aecio percebeu que Serra, em fim de carreira, não mediria munição em bombardeá-lo, então como ainda é jovem, pode quem sabe presidir o Senado e se tornar um fator decisivo de equilibrio e governabilidade, com Serra ou Dilma. No fundo os politicos brasileiros, patrimonialistas que são, avaliam sua posição mais pelos seus interesses pessoais ou de grupo do que em função do interesse da coletividade. Aecio fez apenas um recuo estratégico pois o motoSerra não perderia a chance de triturá-lo, numa disputa interna o governador mineiro não daria nem pro “cheiro”.