Saldo da visita de Ahmadinejad

ter, 24/11/09
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

     Apesar das críticas internas e externas ao presidente Lula pela recepção dada ao presidente do Irã, Mahamoud Almadinejad, o governo avalia que foi positivo o saldo da visita  ao Brasil, encerrada ontem.

      Em primeiro lugar, segundo um ministro que participa das reuniões de coordenação de governo, porque não houve, segundo a avaliação interna, unanimidade na crítica. Ou seja, alguns críticos ressaltaram a importância comercial da visita.

     E, também, porque no período de uma semana, Lula recebeu em Brasília  o presidente de Israel, Shimon Perez, a autoridade palestina, Mahmoud Abbas e, por fim, Mahmoud Almadinejad. Isso quer dizer que ganhou reforço o “lado plural” do Brasil e colocou ao país a possibilidade de cumprir importante papel no principal foco de tensão no mundo – um papel que agrada ao presidente Lula.

     No primeiro encontro que teve com Ahmadinejad,  na Europa, Lula chegou a sugerir que ele desse transparência ao programa nuclear iraniano e também que não mais falasse sobre o holocausto.

compartilhar

14 Comentários para “Saldo da visita de Ahmadinejad”

  1. 1
    João Leite:

    Acredito que o Lula fez muito bem em dar uma boa acolhida ao presidente do irã e. Acho que o irã tem direito em ter um programa nuclear. Ja que o governo americano tem medo que o governo do irã faça a sua bomba atomica, porque ele não preciona tambem Israel para destruir o seu arsenal nuclear?
    João Leite

  2. 2
    Roberto Antunes:

    Receber este CANALHA no BRASIL demonstra quem realmente é o Lula. Amigo do Chaves, do Morales, da Dilma e de outros BANDIDOS, demonstra o que ele quer para o nosso Pais.

  3. 3
    Ana Castro Moura:

    Os opositores do governo quiseram criticá-lo como se ele estivesse tomando um partido perigoso, dando apoio ao Almadinejad.
    Quando na verdade, ficou patentemente que o Lula está fazendo um papel de conselheiro e intermediador entre Israel, Irã e os palestinos. E o que é mais importante: \" Eles vieram cá. Eles buscaram essa intermediação do Brasil, demonstrando a importância do Brasil hoje,
    Além disso, o Brasil está aproveitando dessa importância que lhe estão dando hoje, para solicitar uma retribuição, no que tange à desejada participação do Brasil no tal Concelho da ONU. Tudo isso é salutar e inteligência.
    E ao contrário, como as eleições ainda serão no próximo ano, era dever dessa oposição medíocre, apoiar o país na luta pelos interesses do país.
    Todavia, eles só pensam naquilo. Eles só pensam nas eleições de 2010. Estão preocupados, absortos e inseguerados na luta pelo retorno ao comando na nação.
    Mediocridade infeliz.

  4. 4
    João Leite:

    Ahmadinejad tem razão quando diz que os EUA não tem coragem de atacar o Irã. Se o governo americano tiver perfeita sanidade mental ele não vai atacar. Eles ja perderam uma guerra Iraque Irã patrocinada pelo governo americano. Alem disso eles estão com as finanças abalada e uma guerra custa muito caro. O melhor que o governo americano tem a fazer é tentar conquistar a confiaça do governo iraniano e deixar eles trabalhar livremente sem nenhum tipo de embargo. O povo iraniano merece.
    João Leite

  5. 5
    Guilherme Scalzilli:

    O pretexto Ahmadinejad

    A camada mais visível das críticas à visita do presidente iraniano remonta à política de “fatos consumados” financiada por Israel junto aos meios de comunicação internacionais. Resumindo, trata-se de utilizar o Holocausto como salvo-conduto para as pretensões expansionistas do governo israelense.
    No substrato dessa novela muito reprisada, esconde-se o atribulado contexto geopolítico americano, talvez no momento mais delicado desde as redemocratizações nacionais. Não há qualquer coincidência, muito menos condenação possível, no fato de os interesses estadunidenses serem contrariados quando o governo Obama permite um golpe de Estado no continente e instala bases militares para policiá-lo.
    O discurso dos direitos humanos serve a conveniências hipócritas. Se observado o sofrimento das minorias e de inocentes, nenhum governante do planeta seria recebido em qualquer país. Transformar diplomacia em panfletagem étnica esconde interesses que, estes sim, podem levar a consequências muito desastrosas.

  6. 6
    Icaro Caique:

    Estou com o presidente.

    Não devemos ser intolerante.

    O nosso presidente está fazendo um papel de conciliador.

    Quem sabe pode ser até o lula que põe fim no conflito do oriente médio.

    Por que não apoiar o presidente? Vamo cair para dentro.

    Inclusive vocês, oposição invejosa!

  7. 7
    João Carlos:

    Marco Aurélio e Celso são dois bons idiotas,

    Fracos, covardes e pouco inteligentes, tentam se aproveitar de outras lideranças para expressar não se sabe o que e nem para quem.

    Só falta afirmarem que o Ahmadinejad vai apoiar o Brasil para um assento permanente no Conselho da ONU. É uma piada.

    Olha, a nossa sorte é que o Lobão não sabe falar inglês.

  8. 8
    Sulamita Vinhedo:

    Lí uma noticia pela internet que veio da Comunidade Europeia, aliás foram exibidos muitas noticias com desaprovação desta nefasta visita. O lula quer aparecer para o mundo como o pacificador e dono do Continente Americano.Tem uma necessidade de aparecer que não há medidas.Nunca vi coisa igual.O que estamos pagando para promover esse governo pela propaganda diária?……..Não é bem isso.Ele quer ter o aval dos cinco continentes e passar à istoria como o melhor dirigente que este país já teve. Coitado. Não se enxerga mesmo.

  9. 9
    Reinaldo:

    Sempre os mesmo criticando o governo….
    para com isso gente…. vcs não viram a pesquisa CNT?

  10. 10
    Peterson:

    Criticamos as “calorosas boas-vindas” do presidente a Ahmadinejad, em um momento em que “inclusive a Rússia discute publicamente novas sanções contra Teerã”, enquanto “o governo brasileiro assinou 13 acordos de cooperação com o regime” iraniano

    Lamentamos que Lula “não tenha algo a dizer sobre a sangrenta repressão dos movimentos iranianos pró-democráticos ou a negação de Ahmadinejad sobre o Holocausto e o direito de existir de Israel”.

  11. 11
    ZE PEDRO:

    Cara Cristiana .

    tudo que Lula quer agora é aparecer para o mundo, coisa que ele ja conseguiu com sobra aqui no Brasil. Uma coisa é imágem de Lula, outra coisa é a imágem do Brasil. o país está pagando muito caro para ter um garoto propaganda, que ao invés de vender vender a imágem do Brasil, acaba vendendo é é a imágem dele mesmo.

  12. 12
    Ribeiro:

    Não se deve estranhar nada…O Brasil passou por uma sucessão de presidentes, e todos seguindo uma linha de ação em que a “Democracia” era o objetivo de todos os brasileiros, Porém ninguém sabia o que era realmente democracia, os países considerados comunistas eram colocados à margem, até mesmo para um diálogo comum. Então chega a éra da campanha de Lula, estes estrangeiros crescem os olhos neste nosso imenso território e apóiam incondicionalmente o candidato Lula, Venezuela, Cuba, Russia e até Iraque. Com isto vemos comprometimento grave das instituições com relação à justiça, política e segurança. Estamos vendo crescer a fábula de uma política bolivariana, as grandes naçoes estão condenando o uso do urânio pelo Irã, e o Brasil sem segurança tentando resolver os problêmas de Honduras, agora Irã e Israel…Esta ideologia ultrapassada de Lennin não se aplica ao Brasil, gente pacífica que mal pode sustentar suas forças armadas…Precisamos de um Brasil grande voltado para os brasileiros, sem corrupção, juros compativeis com a realidade, políticos excluisivamente de brasileiros, comprometidos com seu estado, sua gente. Lei que realmente mande para cadeia ou pelotão de fuzilamento quem infringir em ação pública…Ai sim poderemos receber quem quer que seja, comunista, terrorista, ditador, assassino ou mesmo pessoas de bem, sabendo que aqui não tem pra eles. Pois somos uma grande Nação…Até lá, lamento não temos condição…Ribeiro

  13. 13
    J. Custódio:

    Será que o Ahmadinejad vai apoiar o Brasil para um assento permanente no Conselho da ONU. Será que o Lula acha mesmo que irá promover a Paz no oriente médio, o cara não consegue nem acertar com o problema do presidente de Honduras, quer se meter aonde não tem cacife necessário, é gostar de aparecer negativamente perante lideres mais competentes. O engrassado é que na hora de votar contra ou a favor o LULA se absteve, é ridículo e patético, mas tambem assessorado por Celso Amorim que é um péssimo ministro do exterior, tem que cometer este tipo de besteira, e o povo é quem paga a conta.

  14. 14
    hell_IX:

    djinn(eu mermu) disse no 23/nov ao pres. de iraum:

    bem-vindo ao brasil dignissimun e excelentizimun sr. presidente da republik demokratik de iraum.

    gostaria imensamente estar em vossa presenza e compartilhar deste momento grandioso e historicum.

    sua vizita nos engrandece e eh um marco grandiozu e historicum para nois e para o mundo.

    p.s.:

    ke mal haa nisso??? … em saudar … um lyder de paiz soberano … pra meu commentt ser sempre censurado???

    soh por que naum assisto uma tv em cores na taba de um indium programada pra sempre dizer sim??? …

    soh por que este naum reza pela merma cartilha da ditadura americana e seus cupixas, tbm ditadores, da europa???

    ou serah kieh por que este prega contra o capitalismo??? …

    eh muito medo do falido comunismo …este velho fantasma do passado que ainda ronda e assusta o atual e muito fraagil capitalismo???

    pois sabem ki dessa altyssima fragilidade … a qualquer momento tudo pode … irreversivelmente … mudar???

    afinal criaram o medo de uma falsa crise … soh que perderam o controle sobre este medo criado …

    e a falsa crise ainda naum passou … e ainda pode voltar … muito mais feroz …

    para a qualquer momento tudo … irreversivelmente … mudar!!!

    e todo controle pelo medo(terrorismo e doenssa dos porcos) … finalmente … se acabar!!!

    ateh ki rimou … neh???



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade