Agora, os palanques estaduais

ter, 21/07/09
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

     O presidente Lula está com a mão na massa da composição dos palanques dos Estados para a disputa eleitoral do ano que vem. Sempre de olhos voltados para a candidatura de Dilma Roussef, Lula já começou a conversar com petistas sobre a importância de manter a aliança nos Estados para vencer a disputa presidencial. Mas esta não é uma tarefa fácil. Em alguns lugares, o PT já avançou o sinal e lançou sua candidatura, como é o caso do Rio Grande do Sul, onde o ministro Tarso Genro venceu a disputa interna e se lançou como candidato ao governo.

      O primeiro passo do presidente foi estabelecer uma espécie de critério básico: onde o PT tem o governo estadual, o partido, preferencialmente, vai disputar a reeleição. As alianças, então, seriam em torno de negociações pelas vagas do Senado. É o caso da Bahia. Na noite desta segunda-feira, o presidente Lula conversou com o governador Jacques Wagner e deve fazer o mesmo com o ministro Gedel Vieira Lima. Os dois estiveram juntos em 2006, mas agora estão se estranhando na política local.

     Mas o que preocupa o presidente é, como sempre, o chamado “Triângulo das Bermudas” – São Paulo, Rio e Minas Gerais. Nestes, não há entendimento dentro do próprio PT e isso dificulta, ainda mais, a possibilidade de aliança com outros partidos.

     Nesta quarta-feira, o presidente Lula teria um encontro com um grupo de petistas de São Paulo. Nesta tarde, no entanto, a reunião foi cancelada e poderá ser remarcada. São Paulo é o berço do PT, mas o partido não tem um candidato natural ao governo. O presidente Lula cogitou da candidatura de Antonio Palocci, mas ele ainda não foi julgado pelo STF. E, ainda, tem imagem marcada pelo episódio do caseira Francenildo Costa. Lula, então, defende aliança com o PSB para lançar a candidatura de Ciro Gomes. Setores do partido reagem e preferem um nome do próprio partido. Há, ainda, divergência na chapa para o Senado. Aloízio Mercadante é um nome e um grupo gostaria de lançar Marta Suplicy. Para o comando do partido, duas candidaturas petistas, já tendo um senador com mandato, que é Eduardo Suplicy, seria correr o risco de perder as duas.

     Outro problema é o Rio. Lá, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindeberg Farias, quer disputar o governo. O presidente Lula quer o partido apoiando a reeleição do governador Sérgio Cabral. A Lindeberg caberia uma vaga para disputar o Senado.

     Também em Minas Gerais o presidente Lula deve interferir. Lá tem divergências internas e, também, disputa com aliados. O ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel gostariam de disputar o governo, mas a pesquisa indica que na frente está o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB). Lula tenta resolver a equação. Já cogitou ter Hélio Costa como candidato a vice na chapa de Dilma Roussef, abrindo, assim, o caminho para o PT ter candidato ao governo de Minas, ou, então, ficar com vagas de candidato ao Senado.

      Assim como interferiu diretamente para impor Dilma Roussef como candidata do PT à presidência da República no ano que vem, Lula usará sua força política para enquadrar o PT em muitos Estados.

compartilhar

24 Comentários para “Agora, os palanques estaduais”

Páginas: [2] 1 »

  1. 24
    morelvieira:

    esta pesquiza nordeste e no abc
    ja ta muito manjada
    vamos mudar de região

  2. 23
    João Carlos Andrade:

    Prezado Cesário Catunda Martins

    A situação em Sergipe não será de reeleição fácil não para o PT. Em todas as recentes pesquisas o ex-governador João Alves Filho (DEM) aparece em empate técnico com Déda (PT), na última do instituto padrão foi de 38% para Déda e 35% para João. Mas difrente de 2006 a eleição não será polarizada entre os dois e terá mais nomes expressivos para o governo – O ex-secretário da fazenda e ex-petista Nilson Lima (hoje PPS e mais um bloco de pequenos partidos 08 no total) será candidato ao governo e tem tido uma boa inserção pública e ainda o professor Anderson Gois (PV e que conta com o PTB e PCB) que para prefeito de Aracaju obteve 6% dos votos. Outros dois problemas de Déda se referem ao Senado – Ele já disse que os seus dois candidatos são Jackson Barreto (PMDB) e Valadares (PSB) mas ainda tem o Bloco dos Amorim’s com o deputado federal Eduardo Amorim (PSC | PR, PTdoB, PTC, PSL) que também pleitéia o senadoe está bem nas pesquisas (É o terceiro colocado). E o deputado federal Albano Franco (PSDB) que hoje lhe é um importante aliado (pode disputar o senado, é o primeiro nas pesquisas) e terá que seguir o direcionamento nacional e fazer alinaça com o DEM de João Alves Filho. Bem acho que ele (Déda) até pode vencer, mas que será difícil, isso ninguém nega.

  3. 22
    Rodrigues do Prado:

    Aqui no Mato Grosso, o caldeirão politico esta fervendo, já começaram na calada da noite pichações, prisões e desespero emocional. Tem ilustres deputados federais que não sabem quem apoiar. Sentados é Silval e de pé cogitam Jayme campos. O desepero é crucial.

  4. 21
    Cesário Catunda Martins:

    No nordeste, a situação do presidente Lula é tranquila.
    No Ceará,Cid (PSB) deve se reeleger facilmente. Assim como em Pernambuco com Eduardo Campos(PSB), na Bahia com Jáques Wágner(PT) e em Sergipe com Marcelo Déda(PT).Problemas em Alagoas, Paraíba e Maranhão. Incógnita no Piauí e no RN.Assim pode-se dizer com tranquilidade: Dilma terá palanques fortes no nordeste.

  5. 20
    João Alberto d.m.a.:

    Cristina;
    Não acho ética, justa, correta, nem coerente a postura do Lula ( o CARA de pau), com relação as eleições de 2010. Penso que ele deveria se comportar como presidente, não como cabo eleitoral de quem quer que seja. Outra coisa que a justiça eleitoral precisa corrigir, é esta campanha já em curso, com o dinheiro público, nosso dinheiro. Tanto lugar para aplicar esta grana, se não, vejam: saúde, educação, segurança. Mas o povo acha que está bom, então dexa rolar. Um abraço.

  6. 19
    josé reis barata:

    Tem gosto pra tudo

    Gosto de veneno amargo do Camargo; ou, o banquete dele é outro, o do caviar, doLula.

  7. 18
    Osmar de Oliveira - de São Luis Ma.:

    Sobre a escolha de Dilma: Perderá pois, Lula não transfere votos!

  8. 17
    Osmar de Oliveira - de São Luis Ma.:

    Sobre a Imposição de Dilma para disputar a presidência: Jamais
    ela terá condições de superar SERA visto que Lula não transfere votos!

  9. 16
    CORDEIROVARGAS:

    Cristiana, a julgar pelos comentários feitos em seu blog por aranhas e outros insetos, seus leitores vão julga-la taba de salvação da direita reacionária e golpista sobrevivente ainda neste país, o desespero é tanto que já tentaram atribuir ao Lula até mesmo a culpa por queda de avião e outros acidentes mais, como se tudo que acontece no Brasil de ruim fosse de inteira responsabilidade do presidente, aliás vai aí uma sugestão a estes desesperados que ainda não conseguiram constatar o óbvio do quanto o nosso Brasil melhorou nos últimos 6 anos, apesar das muitas mazelas que estão para serem resolvidas. Parem de espernearem, deixe o Lula trabalhar, Dilma 2010 para continuar este governo plural, de todos e para todos, quanto ao Sarney, o Arthur Virgílio, o Agripino Maia e mais um monte da mesma laia, no ano que vem enterramos eles com os nossos votos. Sds. a todos.

  10. 15
    AMOY:

    .

    Torço para que não dê em nada e o PT seja derrotado nas próximas eleições presidenciais.

    Nunca antes na história desse país tivemos um governo tão corrupto e tão sonso.

    Já passou da hora de dar um chega-pra-lá nessa patota.

    .

  11. 14
    Letícia:

    Cristina,
    gostaria de saber o que podemos fazer nós, povo, como legítimos detentores do poder delegado a políticos corruptos e indignos do cargo ao qual se elegeram? Se somos nós os verdadeiros donos desse poder, tendo em vista que vivemos em uma democracia, deve haver algo que possamos fazer para reavê-lo, apenas não sabemos o que ou como fazer…

  12. 13
    Neto:

    Em São Paulo o PT morreu, falta o enterro. No Rio de Janeiro nunca existiu. Em Minas sobrevive porque o Aécio deu uma colher de chá. Nos demais Estados, não tem candidato, repito: não tem candidato. Essa história de compor com outros partidos é convesa para boi dormir, ele está desesperado por não ter candidatos. As urnas vão dizer se essas pesquisas fajutas que dão 80% de popularidade ao Lula são para valer. O Sarney assim como o Fidel Castro, vão sair por causas naturais, os cubanos estão esperando há mais de 50 anos.

  13. 12
    joaquim junior:

    cristiana,porque o senado ataca tanto o presidente lula, e quando o presidente faz alguma critica a respeito do senado aparece um monte de senadores aparentando que foi espetado no trazeiro atirando p/ todo lado, falando que ele não pedria fazer esses comentarios existe alguma lei contra isso que o presidente faz?

  14. 11
    spider:

    E as CPMf´s pagas indevidamente? O Lula não sabia?
    O TCU já havia constatado isso em 2008 após 20 auditorias.
    Só agora com a informação da imprensa é que o Lula foi saber?
    Lula vai ver o que aconteceu!!! Meu Deus, que país é esse!!
    Fora molusco. O pior ainda é que temos petistas marginais que apoiam esse cara.

  15. 10
    Alan:

    Pois é, a sra. ao falar no programa estusio i, não falou em nenhum momento em cassassão deste pres. do senado.
    Ouvi a gravação, e só há uma coisa a perguntar, porque este senhor é protegido? mais uma, será que é porque ele é dono da filial da globa no maranhã onde ele é coronel?
    E ainda fica escrevendo sobre lula e palanque, alguma vez ele desceu do palanque, este presidente nunca presidiu nada, faz trinta anos que está em plena campanha política, provavelmente a sra. agora deve estar gravando ou se dirigindo para gravar o programa do jo, pois bem, quando vão para de falar o que está acontecendo neste país só de madrugada, quando a maioria da população dorme, onde está o arnaldo jabor para falar umas verdades, já que a sra. não tem capacidade ou é tolida por forças superiores?

  16. 9
    Alexandre Lessa:

    Onde está a democracia partidária?
    O fato do Lula ser presidente faz com que o mesmo tenha o direito de apontar todos os candidatos do PT?
    Sinceramente, acho que o PT deveria ter a competência de votar nos melhores candidatos aos cargos devidos.
    Isso está na reforma política que não sai nunca?

  17. 8
    Daniel Camargo:

    Qualquer, candidato que lula apoiar eu votarei nele……

  18. 7
    Vejo Rondônia:

    Em Rondônia não vai ser diferente! O Presidente Lula vai ter que escolher apoiar o candidato do Governador com a popularidade em alta ou dar apoio ao candidato do PT que não tem chances de conseguir votos para a Ministra Dilma Roussef

  19. 6
    Ede:

    Se Sarney permanecer mais 15 dias no cargo e o Lula continuar abrir a boca p acoberta-lo, o PT nao vai precisar mais fazer campanha, nao vai levar nen o premio de consolaçao, a divida do Lula com o Sarney e o Renan deve ser mto grande p ele dar a carra p bater desse jeito. Gostaria de saber de quem sao aquelas fazendas e aqueles bois do Dantas da oportunit, me parece que tem mto politico criando boi e grilando terras no Para, ou estou errado??

  20. 5
    spider:

    Não vamos sair do foco:

    Agencia Estado – 22/7/2009 8:10
    Neto de Sarney zombava com benesses, revela gravação
    Parte dos diálogos gravados pela Polícia Federal (PF) na Operação Boi Barrica mostra que, em privado, integrantes da família Sarney faziam troça das benesses que tinham no Senado. Numa conversa com o pai, Fernando Sarney, o estudante João Fernando Michels Gonçalves Sarney, neto do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), admite que, embora estivesse pendurado na folha de pagamento do Senado como funcionário do gabinete de Epitácio Cafeteira (PTB-MA), não costumava aparecer para trabalhar. Às gargalhadas, João conta ao pai que foi chamado por Cafeteira no gabinete para uma conversa. “Fui lá achando que era alguma coisa importante (…) e ele falou: ‘Não, pô, eu só queria te ver’.”

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade