A postura de Dilma

sáb, 25/04/09
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

      A ministra Dilma Roussef adotou postura sóbria e apropriada para comunicar à Nação que está sendo submetida a tratamento quimioterápico para combater um tumor linfático que foi descoberto em sua axila esquerda há pouco mais de 20 dias. Ela tentou esconder o nervosismo, natural para qualquer paciente, revelando a face da lutadora que já venceu outros desafios ao longo de sua vida.

     – Tenho certeza de que vou superar mais esse desafio – repetiu a ministra várias vezes na mesma entrevista, no começo da tarde, no Hospital Sírio Libanês, ao lado dos médicos que a assistem.

     Nos momentos em que falou, Dilma demonstrou que estava muito bem orientada do ponto de vista da comunicação. Não esmoreceu, demonstrou força pessoal, lembrou que milhares de homens e mulheres anônimos passam pelo mesmo obstáculo   que ela está passando “e saem inteiras do outro lado” e anunciou que nada muda em seu ritmo de trabalho como ministra-chefe da Casa Civil. Mais do que isso, ela não avançou. Repetiu que “nem amarrada” fala em candidatura à presidência da República.

     Dilma Roussef não quer falar, mas, de agora em diante, toda vez que se falar na campanha presidencial de 2010, as atenções estarão voltadas para seu prontuário médico. Isso acontece com muitos outros políticos no país. Só se vai saber se a doença – que ela chamou de obstáculo – vai ou não interferir nos planos do PT de tê-la como candidata à presidência depois de algum tempo do tratamento. O tratamento acaba em quatro meses; a candidatura tem tempo para esperar pois só será oficializada no ano que vem.

     Até lá será possível saber como Dilma responderá ao tratamento – clinicamente, dizem os médicos, as chances de cura são muito grandes. Do ponto de vista da estrutura psicológica, ela demonstrou no primeiro instante que pretende ter força para enfrentar e derrotar a doença. Mas só se vai saber o resultado ao final do tratamento. Afinal, a doença passa uma idéia de vulnerabilidade que não é boa para nenhum candidato.

    Uma doença como essa, no primeiro instante, atrai a solidariedade dos brasileiros. Tem sido assim na história do país. O caso mais notável, hoje, é o do vice-presidente José Alencar, que teve sua doença diagnosticada há mais de uma década, e continou trabalhando e disputando eleição. Mais recentemente, Márcio Thomaz Bastos (que, aliás, foi ao hospital abraçar  Dilma Roussef depois da entrevista deste sábado) retirou um nódulo no pulmão. Ele continua trabalhando normalmente e hoje é advogado de um dos casos mais noticiados do momento – o caso da empreiteira Camargo Corrêa. 

     Pela forma como agiu ao anunciar ao país a doença, Dilma deve enfrentá-la como a mesma força que a tornou conhecida nos tempos da ditadura militar.

compartilhar

54 Comentários para “A postura de Dilma”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 54
    Wilson Kraciunas:

    Primeiro quero esclarecer que desejo melhoras a Ministra, assim como desejo aos milhares de brasileiros com o mesmo problema de saúde, porém, quero crer que a Ministra errou ao dizer que se junta a esses milhares anônimos com o mesmo diagnóstico, pois, muito raramente, esses milhares, teriam o mesmo atendimento que a Ministra obteve. Provavelmente ainda estariam na fila para serem atendidos ou aguardando exames. Fazer checkup então!!!!!!!

  2. 53
    Larry Palm:

    O tratamento da DIlma é pago com os cartões corporativos by país do tontos?

  3. 52
    Jorualdo Novais:

    Dilma é uma lutadora.Careca ou cabeluda Dilma pra presidente.

  4. 51
    cacilda galiotto:

    O que está acontecendo, pq meus comentarios não estão sendo postados? È pq não falo mal da ministra?

  5. 50
    carlos miqueletti:

    QUE DESPROPOSITO!!!! QUE FALTA DE SENSIBILIDADE!!!!
    Falar em eleição,atendimento em hospital publico no momento em que uma pessoa recebe a noticia que possue um cancer!!!! Queria ver esse cidadao se estivesse no cargo da Dilma se iria falar em hospital público….Que demagogia barata.
    Pior ainda o outro comentário que esta duvidando do diagnostico suspeitando que seja tatica eleitoral!!! Que barbaridade!!!!Que Deus tenha pena de sua alma.

  6. 49
    RÔMULO DIAS:

    A dúvida que passa a surgir sobre sua candidatura, depois desse caso lamentável sobre a saúde da ministra, só vem a enfraquecer sua candidatura na minha opinião, ela só perde forças. Apesar de vê-la popularmente fraca, ou seja, sem voto algum, Pode sim surgir outro nome na base do governo e ganhar cada vez mais força nesse intervalo de tempo. Mesmo não tendo a intenção de se aproveitar desse fato, Ciro Gomes, pela sua história, sua inteligencia, sua capacidade de articulação e por ter um passado limpo, sem falar que é da base do goverdo.. enfim, será o nome que mais vem a crescer até 2010.

  7. 48
    M. V. F. Soares:

    Manifesto minha solidariedade com a Sra. Dilma Roussef neste momento delicado, ao enfrentar uma doença grave e espero que ela supere o mal e se re-estabeleça. Não para ganhar eleição, mas para retomar uma vida saudável e produtiva. Poliítica, nestes casos, fica em último lugar.
    Mas, como ela vai frequentar hospitais e sendo uma mulher idealista, eu sugeriria que ela pecebesse a importância de um bom médico.
    Digo isto porque, o que tenho verificado nos últimos 10 anos é uma total desqualificação do ensino da medicina, pois temos médicos formados que,mesmo com a parafernália dos exames cibernéticos, sequer sabem distinguir o fígado do baço.
    Universidades caça-níqueis teem formado médicos cujo conhecimento de medicina é insuficiente para diagnosticar um resfriado.
    A Ministra Dilma tem, inegavelmente, prestígio para propor uma total revisão no ensino da medicina, principalmente agora que viverá o problema mais de perto, muito embora vá frequentar centros de referência.
    M.V.F. Soares

  8. 47
    J A I R:

    A ministra afirmou que o seu problema foi diagnosticado em um exame de rotina e constatado precocemente o que auxilia em muito o tratamento. Alertou as pessoas da necessidade de exames preventivos. Mas se esquece que há pessoas que esperam semanas, meses e até anos para conseguir marcar tais exames na rede pública de saúde. É Dona Dilma, todos são iguais, mas existem uns que são mais iguais que outros lembra-se? Entretanto, é claro que lhe desejo melhoras. Mas que parece haver aí um nuance publicitário parece.

  9. 46
    josé reis barata:

    Terrorista ou não terrorista, esta não é a questão.

    Doença também não. Lamento e fico triste. Por que não? O próximo é nosso espelho e cutelo implacáveis e pode não estar tão próximo,ser um mito, uma imagem que fazemos ou criamos.Dilma, assim, são duas: a pessoa e o papel político que conquistou, construiu, apresenta e representa. Aquela, intangível e que qualquer opinião, mera confissão de nossa particular podridão. A outra, Dilma, figura pública e da política partidária, necessariamente exposta, por natureza, a nossa singular avaliação objetiva.É assim e a vida o exige que seja e ela, mais que qualquer um de nós, certamente o sabe. É mais fácil conhecer o homem em espécie do que um único ao nosso lado.Correligionário político (considerando genericamente política a direção dos negócios públicos) surge, necessariamente de afinidades, da qualidade e intensidade delas o que não significa serem boas ou más e isto faz com que elejamos tantos “honrados” e “crápulas” como nós e a sabedoria popular sentencie: “quem com porcos se mete, farelos come”. Ultimamente, os farelos têm sido avidamente disputados e repartidos por muitos.Ensandecidos e inflamados pelo câncer de um vaidoso egoísmo que vê no próximo um reles e desprezível adversário.Não mais se ama:depende, convive ou suporta.
    Dª. Dilma, que o vigor de sua saúde política, contagie suas carências físicas.O mais, cabe ao imponderável desígnio social,contraditoriamente, síntese do que o imprescindível particular de cada um, apraz.
    Sds. barata’s

  10. 45
    Delcio:

    Postura meio vitimada para mim. Li da Dilma declarações piegas como., “…será mais uma luta na minha vida…”

  11. 44
    Toninho Costa:

    Torco pela recuperacao da ministra,mas aqui pra nos, ate nessa hora ela nao perde a arrogancia.

  12. 43
    Sulamita Vinhedo:

    Sei não gente.Do jeito que esse governo mente,não me admiro de mais uma, para comoção dos incautos e aproveitando do” coração de manteiga dos brasileiros” povo CRENTE,para avançar comocionalmente nas pesquisas eleitorais, aliás, eleitoreiras de 2010. Como disse no G1 ontem, Deus é justo e não nos deixará nas mãos desse “partidozinho” sem escrupulos que quando deixar o governo….(coitado da oposição que assumirá) vai encontrá-lo talves sem soluções rápidas.Vivem jogamdo o LIXO QUE JUNTARAM (desde que assuniram) PARA DEBAIXO DO TAPETE.
    Deus tenha piedade e compaixão de nós brasileiros .ÉTICOS,HONESTOS,DECENTES,que vivemos do nosso trabalho e não” PARASITANDO” na vida às custas do povo e por conta dos abusos com tarifas…taxas… juros… e tudo mais que nos roubam.ELE É O ÚNICO JUIZ JUSTO, E A SEU TEMPO JULGARÁ OS MAUS e as injustiças que rolam nesse Brasil, sem controle,sem mando,desgovernado.Os politicos dizem que nós povo ,não separamos o JOIO do TRIGO. E tem trigo nesse meio?E a farra das passagens?Ninguem sabia?E a agencia de viagens dentro da Camara?Como se explica?
    Por favor,não menosprezem nossa inteligência.
    Senado,Camara e Justiça…..não estão merecendo o nosso respeito.NÓS É QUE QUEREMOS SER RESPEITADOS POR ESSE CLASSE POLITICA, QUE ANDA ABAIXO DA CRÍTICA. PELO AMOR DE DEUS.Vergonha é BOM E NÓS`POVO, GOSTAMOS E QUEREMOS VER.

  13. 42
    jose lemos neto:

    Como sempre ele nao sabia.

  14. 41
    Everaldo Becker:

    Gostei do artigo, manifestou solidariedade e reconhecumento a historia de uma mulher que traz as marcas das lutas pela democracia brasileira, independentemente de sua filiação partidária. A ministra mostrou coragem ao anunciar que está doente e fará tratamento. Agora é esperar com otimismo pela recuperação da ministra, pois, ela tem contribuido muito com nosso país. Muito bom e parebens Globo pelo artigo

  15. 40
    Bergson Beserra:

    parabenizo o conteudo neutro encontrado neste post; como tb a coragem da ministra de dar um depoimento tao sensato e equilibrado. Enquanto a sua candidatura a presidencia da republica, creio q a comoçao a ajudara nesse primeiro momento, trazendo um aspecto de guerreira e chamando atençao a sua biografia, desde as lutas pela democracia em nosso pais.
    Cristiana gosto muito de seus comentario e discordo do segundo comentario, tanto seu programa na globo news, como seu blog( q gostaria de atualizaçoes mais periodicas) e o programa do jo, vc tem um comportamento bastante equilibrado, fazendo-a distinguir de demais jornalistas politicos que se expressam com de maneira rude e nao trazem bons argumentos para melhores reflexoes.
    abraço

  16. 39
    Carla:

    Cristiana,acompanhamos de longa data sua trajetória como jornalista. Percebemos sua mudança crítica, enquanto profissional noticiando os fatos da política brasileira atual e até podemos tentar enumerar as causas da sua transformação. Enquanto sua leitora lamento.Sinto falta da profissional independente e do contraditório. Esta candidata para presidente que tanto lhe agradava infelizmente está comprometida.Uma doença como essa não se resolve ou se define em poucos meses.A candidatura está contaminada….mas que a mulher Dilma encontre a paz e a força espiritual para enfrentar o que vem pela frente e que é necessária para sobreviver.

  17. 38
    Jonas Viana de Oliveira:

    Só falta agora a Ministra espalhar para o Brasil todo que acredita em Deus. Este deverá ser o próximo passo, depois de se aproveitar de uma doença para tentar fazer deslanchar uma candidatura.

  18. 37
    EDUARDO SOUTO JORGE:

    A DILMA E UMA GUERREIRA. FOI QUANDO COMBATEU A DITADURA MILITAR E NAO SERA AGORA QUE VAI ESMORECER. ELA E , E SERA A CANDIDATA DO GOVERNO LULA, PARA CONTINUAR OS AVANCOS QUE SO 10% DA POPULACAO INSISTE EM NAO RECONHECER.

  19. 36
    Luis Stefano Grigolin:

    Factóide plantado pela Secretaria de Comunicação do governo. Faz parte da estratégia de marketing. Procedimentos desta natureza nem seriam objeto de notícia se não tivesse articulação de marketeiros. Quantos servidores imprescindíveis a nação tem e se encontram em situações até mesmo piores. Dar a ênfase a este particular é nada mais , nada menos que um factóide.

  20. 35
    Wellington Silva:

    Bom dia .
    Meu Nome é Wellington Silva, sou de Sergipe e gostaria muito de saber da imprensa nacional porque existe a real possibilidade do Governador Marcelo deda de Sergipe NÃO ser cassado mesmo diante dos fatos de improbidade administrativa.
    Segundo informações o Governador esteve em Brasília para pressionar o Sr. José Sarney para que seu nome seja retirado da lista de cassação do TCU.
    Muitos aqui em Sergipe comentam que Deda Já + será cassado, e não será porque além de ser Compadre de Lula, ele tem feito em Brasília através de contatos a pessoas influentes no meio políticos todas as tentativas de primeiro abafar o caso dele para cair no esquecimento, e segundo que a imprensa local e nacional evite comentar sobre o caso e por ultimo o sucesso de que realmente não será cassado.
    O Tribunal de Contas do estado, foi Omisso, + o TCU estar se mostrando que não, + mesmo assim muitos aqui apostam que não vai dar em nada.
    Pergunto a vocês da mídia que tem sido os lhos e a voz do Povo.
    Isso pode ser verdade?
    Será que Deda vai se safar assim tão Fácil e dar risadas na cara do povo ?
    Só temos vocês da Mídia para mostrar ao Brasil a verdade e a justiça.

    Abraços,
    Wellington Silva

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade