Novo presidente do BB será Aldemir Benine
qua, 08/04/09
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas
A saída de Antônio Francisco Lima Neto da presidência do Banco do Brasil deve ser oficializada pelo presidente Lula ainda na tarde desta quarta-feira. Seu sucessor já foi escolhido, será Aldemir Benine, funcionário de carreira do BB.
Lima Neto caiu devido ao spread bacário. Lula reclamava das altas taxas de juro do BB desde o início do ano. O ministro Guido Mantega dará uma coletiva às 13h para falar sobre o assunto.
11 maio, 2009 as 10:23 pm
Cristiana, gostaria de dizer que nao confio em suas reportagens pois acho vc muito defensora do lula. Seria mais interessante se vc deixasse de tentar fazer propaganda do lula e se preocupar mais com reportagens e entrevistas que interessam a populacao
25 abril, 2009 as 6:16 pm
Ei!! E o meu post? O que houve de errado nele?
18 abril, 2009 as 1:39 am
Cristiane, é impressionante a falta de respeito para com a instituição ‘PRESIDENCIA da REPUBLICA’ no nosso querido Brasil. Numa democracia todos devemos respeitar a opiniões.Por outro lado precisamos ter um mínimo de respeito com um presidente eleito democraticamente. Senao vejam: Nos EEUU de BUSH,popularidade la embaixo,crises para todo o lado, mesmo assim quando adentrava numa sala para entrevista os jornalistas, todos, ficavam,e ficam ate hoje, em pé em sinal de respeito.Aqui temos um Presidente respeitado no mundo todo e ovacionado por 84% dos brasileiros e temos que conviver com uma minoria oposiconista que nao tem nenhuma educação, nem respeito com O Presidente Lula.Criticar? tudo bem é legítimo, agora usar plavras de baixo calão, ofensivas é apelação, é nojento, típico das piores sociedades.
12 abril, 2009 as 11:30 am
A ingerência do governo é gritante. O BB quase faliu na década passada por ser um banco vassalo das políticas oficiais. Agora o Presidente quer retomar essa política o que é um retrocesso.
Não é desta forma de Keynes via o Estado na economia.
9 abril, 2009 as 10:51 pm
Não conheço o novo Presidente do BB, mas desejo boa sorte e que faça uma gestão voltada ao crescimento através de parcerias com as pequenas e medias empresas desse País. Que verifique realmente se os recursos são suficientes e se as exigências não são excessivas para contratação de linhas de crédito (PJ). Não concordo que para ser Presidente desta instituição deva ser um funcionário de carreira, pois esse Banco não dos funcionários e sim dos acionistas que na sua maioria é o povo brasileira que por sua vez não é feito somente de funcionário. Para presidir precisa ter competência, visão empreendedora e conhecimento aberto a todas as formas de política econômica, seja neo ou não, pois assim é que funciona a maquina “Banco” em todo Mundo, até porque só ouvimos falar em “crise” nos bancos privados e os estatais será que também não tem prejuízo ou crise, ou será que a “gordura” do cofre publico não deixa transparecer a crise no Bancos Estatais.Será que deixaríamos de chamar um excelente executivo que tenha conhecimento e experiência em outros Bancos, porque ele não faz parte do quadro de funcionário ? Competência esse é um dos principais requisitos. O Banco do Brasil tem a sigla “S/A” porque: (O Banco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União em 70% da ações.)Fonte:Wikipédia Não vejo problema em privatizações que no caso do Banco do Brasil não irá acontecer até por uma questão de estratégia de desenvolvimento regional, já que este Banco está em todas as regiões do país. Mas se as privatizações não foram boas para a economia porque o Governo ao invés de repassar recursos ao FMI, ele não comprar as empresas que foram privatizadas ou formar outras? Quantas Empresas Estatais foram criada nesse Governo. No caso de emprestar dinheiro ao FMI me parece uma vaidade! Será que os bancos incluído o Banco do Brasil tem juros e está liberando recursos e está acessível a todos ? Agora fica uma sugestão ao novo presidente e uma pergunta : Será que o Banco do Brasil em todo território está respeitando o tempo tolerável para atendimento as filas nos caixa ? Será que os produtos e serviços do Banco estão sendo vendido, ou seja, bem ofertando aos clientes pessoa jurídica, por exemplo por parte dos funcionário até pelo seu numero que em algumas Cidades são insuficientes ?. Se esse presidente não resolver essa questões teríamos que importar alguém ? Teria o novo presidente liberdade para expressar sua concordância ou não ao repasse ao FMI ? Desejo boa sorte e uma gestão eficaz e que administre o Banco para Todos pois assim é a frase do excelentíssimo. Busquemos ações que visem o crescimento e desenvolvimento do Estado e não somente a política de um Governo.
9 abril, 2009 as 11:17 am
No Globo Online, um pouco do petista que vai presidir o BB:
Uma ascensão meteórica marca a trajetória no Banco do Brasil (BB) do funcionário de carreira Aldemir Bendine , 45 anos, que vai precisar de muita habilidade para contornar as resistências à sua nova empreitada na instituição. Apadrinhado por Gilberto Carvalho, chefe do Gabinete Pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cotado para presidente do PT, Bendine – que entrou no BB em 1978, como menor estagiário – foi de gerente-executivo a presidente em cerca de três anos.
Dida, como Bendine é conhecido, chegou aos principais gabinetes quando virou assessor da presidência da instituição no fim da gestão de Rossano Maranhão, em 2006. Já em julho do ano seguinte assumiu a vice-presidência de Varejo e Distribuição, sem passar sequer por uma diretoria – caminho que normalmente a maioria dos altos executivos do banco faz. Dois meses depois, foi à vice-presidência de Cartões e Novos Negócios de Varejo, cargo que ocupará até o próximo dia 22.
Insatisfação deve levar a renúncias no BB
Sua escolha para comandar o segundo maior banco do país deixou muita gente da cúpula e da máquina do BB insatisfeita, pela forte conexão com o PT e o Palácio do Planalto. A situação é tão sensível que há, nos bastidores, a expectativa de que alguns vice-presidentes possam também deixar seus cargos.
9 abril, 2009 as 10:37 am
Parabéns ao novo CEO escolhido para comandar o BB. Não há que se discutir sobre jogada política para favorecer um ou outro, o novo presidente é funcionário de carreira e chegou onde está com muito trabalho e competência. Quem trabalhou com o Dida sabe de suas qualidades e humildade.
8 abril, 2009 as 8:43 pm
Muito se fala das ações do Executivo, do Judiciário e do Legislativo… Todavia, pouco se fala do 4º poder: a Mídia (Imprensa), esta sim a instituição mais degenerada, mais podre e corrupta da sociedade brasileira. Determinados setores da imprensa pretender pregar o moralismo e censurar o Senado chega a ser o cúmulo da hipocrisia e da desfaçatez. Inclusive, seria muito conveniente que se fizesse a CPI da Mídia e que a Polícia Federal atuasse com rigor, colocando-se um monte de jornalistas calhordas, bem como, os patifes donos dos meios-de-comunicação detrás das grades. CADEIA NELES!!!!! Concorda, Cristiana?
8 abril, 2009 as 7:22 pm
Spread, independente da pele baixa e branca, não deixa de ser lobo.
Por que se toma empréstimo e se paga juros? Esta rudimentar pergunta se constitui no ponto de partida para qualquer reflexão sobre ele. Estar-se-á prometendo devolver mais do que se toma, o que, contradiz princípio hedonístico econômico: máximo de vantagem com o menor esforço. Nos cálculos do tomador, em síntese, de modo direto, reflexo ou não, haverá que estar computada a restituição de trabalho, dele ou de outrem, que não será remunerado. Somente o trabalho produz riqueza, não nos esqueçamos. Nesta multiplicação dos vinhos monetário há muito de desonestidade e bem pouco de realidade capitalista. Nos tempos modernos da ficção pessoa jurídica S.A. e mesmo da Ltda. a irresponsabilidade prática dos diretores não mais causa surpresa e raramente é legalmente sancionada. O antigo patrão, quase em desuso, salvo em empreendimentos familiares somente se entrega aos chamados spreads bancários: ou por necessidade imperiosa ou incompetência. Já o consumidor individual, poderíamos, emprestando uma figura jurídica, dizer que recorre ao juros por culpa: imperícia, imprudência ou negligência. Somente nossa ignorância e cultura econômicas, de povo engatinhando em termos sócio-econômico, faz apresentar taxas extorsivas que em nenhum outro lugar civilizado encontra guarida de há muito. De outro modo, porém, quero lembrar que juros baixos, quase inexistentes, não impediram a crise financeira que se instalou por lá; diversamente, foi a causa.
Sds, como sempre, barata’s.
8 abril, 2009 as 5:52 pm
Gostaria de rir hihihihihihihih. Agooooora? E a Gasolina? Vou rir outra vez hihihih, pra nao chorar. Que vergonha. Ja sei as eleicoes para presidente. Seguuuuuuuura peao.
8 abril, 2009 as 4:33 pm
Conheço muito bem o Banco do Brasil S.A , aliás, muitíssimo bem. Parabenizo o presidente LULA pela escolha de um funcionário de carreira para presidir a instituição, acho ainda que toda a diretoria deveria ser ocupada por funcionários de carreira. O mesmo deveria ocorrer com todas as empresas estatais que os neo-liberais não conseguiram privatidar.
Vocês sabiam que o sr. FHC et súcia tentaram mudar o nome do banco para BANCO BRASIL S/A para logo em seguida privatida-lo?
Aos que estão preocupados com os acionistas minoritários, calma! As ações vão cair num primeiro momento (boa hora para comprar), num curto espaço de tempo tudo volta ao normal, como sempre há 200 anos.
Por falar em banco, o BB é o maior fomentador da agropecuária nacional, certo? Isto me remete à política do “café com leite” e fico me perguntando, o que os PSDBistas fizeram em São Paulo e Minas Gerais. Conseguiram acabar com o Banespa, NossaCaixa e Bemge, precisa mais? Tem mais um tanto assim ó! Fica para o futuro, tenho que sair…
8 abril, 2009 as 4:14 pm
O presidente do BB cai mas as coisas permanecem como sempre.
Rui Nogueira e João Bosco Rabello, BRASÍLIA
A conta do telefone celular do Senado que o senador Tião Viana (PT-AC) emprestou à filha em viagem de férias ao México foi de R$ 14.758,07. O valor, ocultado por Viana, corresponde a 20 dias de uso – de 2 a 22 de janeiro – e foi pago por ele após a denúncia de adversários na guerra em que se transformou o Senado com a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência. O próprio senador, que se negara a fornecer o valor da conta, se viu obrigado, ontem, a confirmá-lo quando confrontado com levantamento feito pelo Estado.
Viana insistiu na justificativa de ter agido como pai preocupado com a ausência da filha do País. “Eu cometi um erro, paguei caro por esse erro e juro que foi a única vez em que emprestei o celular. Minha decisão foi tomada por puro instinto paternal, querendo manter contato com minha filha pelo fato de que ela e uma amiga atravessaram o México em uma viagem de ônibus”, disse.
No dia 18 março, abalado pela denúncia de uso indevido de prerrogativa exclusiva do senador, que possui telefone celular sem limite de gastos e pago com dinheiro público, Viana depositou o valor na conta da administração do Senado.
O diretor-geral da Casa, Alexandre Gazineo, acha o caso de Viana menos grave que outros em exame pela administração da Casa – pelo valor e por ter sido a única vez em que Viana cometeu o desvio. Significa que há outros casos semelhantes e contas muito mais expressivas. “O senador Tião Viana está sendo crucificado, mas a conta do telefone celular que ele emprestou à filha está longe de ser das maiores”, disse.
O Estado apurou com dois senadores que há contas de celulares da Casa que ultrapassam os R$ 100 mil.
PENTE-FINO
A administração do Senado está passando um pente-fino nos gastos com os celulares. Além disso, a direção-geral abriu uma sindicância para investigar como e por que o ex-diretor da Secretaria de Telecomunicações Carlos Roberto Muniz tinha em seu poder um dossiê com gastos telefônicos de parlamentares, no qual alguns nomes de senadores aparecem com uma anotação manuscrita indicando quanto do valor global da conta é irregular. Muniz foi exonerado da função na semana passada, por ordem do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário da Casa.
Ano passado, o Senado gastou cerca de R$ 500 mil com contas de celulares. Os senadores não têm limite de gasto, mas o diretor-geral e os chefes de gabinete têm cota de R$ 350 e R$ 300, respectivamente.
A história do celular emprestado pelo senador Tião Viana veio à tona em meio à briga política envolvendo PT e PMDB, depois da vitória do senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa. Viana, o derrotado, foi praticamente rifado pelo Palácio do Planalto, que preferiu apoiar um nome peemedebista para ajudar na montagem do palanque eleitoral de 2010 em favor da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata de Lula à sua sucessão.
SOGRA
No rol dos desmandos administrativos, o artifício usado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para aumentar o salário de um assessor é considerado inusitado. Para reforçar a remuneração do assessor de imprensa Douglas de Felice, o senador permitiu que ele increvesse na folha de pagamento a própria sogra.
O Senado, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, paga R$ 4.900 para a funcionária Amélia Neli Pizatto, 51 anos, sogra de Douglas. O dinheiro vai, na verdade, para o genro. Apesar de procurados insistentemente, nem o senador nem o assessor quiseram falar com a reportagem do Estado.
Então! Isso é uma forma de roubo, passivel de processo e condenação ou não só porque ele é cumpanheiro petista e está protegido pelas suas próprias leis.
8 abril, 2009 as 4:06 pm
Pergunto ao nosso presidente como fica a situação do país que tem a maior carga tributária do mundo? Desde quando V.Exa. era candidato prometeu a tão esperada Reforma Tributária e será que a concretizará em 1 ano e meio? Arrecadar muito é bom desde que os recursos sejam bem aplicados e a população usufrua disso.
Sr. Lula, algum dia V.Exa. chegou a pensar que da mesma forma que os Bancos oficiais o seu governo pratica o mesmo com essa exorbitante carga tributaria que massacra os pequenos empresários?( os honestos, claro).
E agora que a marolinha esta virando tsunami a corda arrebenta no lado mais fraco e ele demite o presidente do BB (deixo claro que defendo juros baixos).
Apenas para mostrar a incoerencia desse governo … e quem vai demití-lo presidente?
V.Exa. acha coerente as justificativa do presidente da Petrobras sobre a pratica dos altos preços de combustíveis? O preço do petroleo caiu mais de U$100,00/barril. E como V.Exa. disse é hora de todos colaborarem.
Só incoerencias… so desmandos… e nós ohhhhh
8 abril, 2009 as 4:04 pm
Está na hora de demitir o Lula.
8 abril, 2009 as 3:07 pm
O Presidente , poderia matar dois coelhos numa só paulada,
O preço da gasolina é uma extorsão, mande embora o Presidente da Petroroubo.Estamos pagamdo o preço de um barril de petroleo cada vez que enchemos o tanque. Este e o pt.
8 abril, 2009 as 2:40 pm
Achei muito interessante a jogado do governo em demitir Lima Neto. Como o Lula vem falando sobre juros populares aqui no Brasil e no exterior ( olhos azul, festa de banqueiros!!!) a demissão serviu como uma ritual, re-conquista de votos dos clientes do BB, e anti critica para imprensa e outros.
8 abril, 2009 as 2:36 pm
Pergunta para o novo Presidente do Banco do Brasil? Quando é que o Banco vai pagar a minha divida referente ao Processo Judicial 240/95 da Comarca de Poções. ou seja, vcs cobraram a mais e ate hoje não devolveu o meu dinheiro?
8 abril, 2009 as 2:32 pm
O Lula é “ó cara” mesmo, demitiu esse Presdente do Banco do Brasil que só faz gastar dinheiro em projetos meaglomaníacos às custas da cobrança de tarifas absrdas clientes do Banco, alem disso o Banco não paga suas dividas judiciais, desse jeito, desse jeito não tem como baixar juros mesmo. parabens lula.
8 abril, 2009 as 2:23 pm
O Banco do Brasil é o n° 1, e pertence ao Brasil. Não podemos deixar que acionistas e especuladores da época do FHC, tomem conta do BB. Para os acionistas tem a segurança do Governo Brasileiro, diferentemente lá nos EUA, que o governo deixou quebrar vários e grandes bancos, causando gigantesco prejuízo aos seus acionistas e a povo americano.
Por esse motivo o BB pode oferecer juros menores e remonerar menos os acionistas em favor do progresso, do desenvolvimento e do povo brasileiro.
Parabéns ao Governo Lula, mais uma vez, contra a especulação e a ganância de meia dúzia de acionistas especuladores.
Valeu Lula.
8 abril, 2009 as 2:17 pm
Que bom, acho vergonhoso o BB e Caixa se portarem como estão. Mudança necessária. Só espero que ele reconheça que MG por exemplo aumentou 30% o numero de correntistas sem ao menos abrir uma agencia bancaria. Cada agencia parece um formigueiro. Prefiro pagar juros à enfrentar fila de banco pra pedir empréstimo ou conversar com o gerente.