Exigências tucanas

qua, 28/01/09
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

      Os senadores tucanos discutem, neste momento, uma pauta de exigências que vai apresentar aos dois candidatos à presidência do Senado – José Sarney (PMDB) e Tião Viana (PT) – em troca do apoio de toda a bancada.  A primeira delas, deve ser um posicionamento firme contra a idéia de terceiro mandato para o presidente Lula, ou seja, uma emenda que eventualmente vise a dar o direito a Lula de disputar mais um mandato não tramitaria com facilidade pelo Senado; e, ainda, maior rigor com as medidas provisórias editadas pelo presidente da República e, por fim, rodízio entre os partidos nos cargos de relatoria de matérias de importância, uma forma de garantir espaço aos partidos minoritários.

      O PSDB, como se sabe, tem dois candidatos à presidência da República em 2010 já apresentados – José Serra e Aécio Neves – e tem a expectativa de vitória. Porém, se o adversário for o presidente Lula, que tem popularidade bastante alta, o partido avalia que teria mais dificuldades para vencer.

     Antes de começar a reunião, os tucanos pretendiam apresentar a plataforma aos dois postulantes. Mas os tucanos reconhecem que a maioria da bancada tem preferência pela candidatura de Sarney. Se o partido fechar hoje com Sarney, a candidatura de Tião Viana ficaria definitivamente prejudicada, pois ele vinha contando com votos do PSDB para melhorar seu desempenho na disputa.

compartilhar

11 Comentários para “Exigências tucanas”

  1. 1
    Luis Stefano Grigolin:

    Uma grande decepção! Os partidos que ora estão na oposição deveriam estar preocupados na formulação de um programa de governo inovador e consistente, pregando a necessidade do voto consciente para formar uma maioria legítima, sem a necessidade de recorrer a expedientes como este. Mais uma vez a imprensa, notadamente a grande imprensa, deixa de cobrar o essencial de pretensos candidatos e de fazer os cruzamentos de fatos no passado recente da república, confrontando com o que ora ocorre. Não há futuro consistente sem um estudo apurado do passado, notadamente o recente. Vamos dismistificar os pseudo-líderes e políticos de carreira e focar em planos, projetos, programas. A eterna divulgação de picuinhas só tem dado “Ibope” para os mesmos. Precisamos renovar a classe política e sem o apoio da imprensa independente, não há como fazê-lo.
    A questão que não quer calar: Há imprensa independente?

  2. 2
    Gianfrancesco Tornich:

    Tudo isso seria mais lógico para um cidadão comum se houvesse respeito pelas regras do jogo político e uma verdadeira Democracia dentro dos partidos políticos.
    Assim, não ficaria tudo a mercê dos conchavos, de troca de interesses e dos resultados de brigas de padrinhos poderosos, afinal, o que esta girando em torno do Sarney é o apoio para 2010, é a luta por uma futura benção pemedebista.
    Por que não tornar esses debates públicos? Será por que as motivações são tão feias que não devem aparecer? Ou é melhor o povo continuar longe disso tudo?
    Posso até parecer ingenuamente utópico, mas, acredito que desenvolvimento ( de primeiro mundo ) passa por um jogo político mais claro e participativo.
    POR UM BRASIL COM REGRAS CLARAS E TRANSPARÊNCIA.

  3. 3
    eduarda:

    José Serra tem assuntos pendentes em Brasília. Entre março de 1998 e fevereiro de 2002, quando ocupou o cargo de ministro da Saúde, seis subordinados dele se juntaram à máfia dos “vampiros” para comprar derivados de sangue com dinheiro público – e a preços superfaturados. Todos foram indiciados; cinco deles, por formação de quadrilha. O relatório sigiloso da Operação Vampiro, que a Polícia Federal finalizou em agosto, concluiu que existia uma “organização criminosa” controlando as compras de hemoderivados na gestão Serra. Na quinta-feira 21, o procurador da República Gustavo Pessanha dava os últimos retoques no texto da denúncia que apresenta à Justiça Federal de Brasília, nesta segunda-feira 25. Empilhados, os documentos alcançam um metro de altura. Há detalhes no inquérito que podem trazer mais dores de cabeça para José Serra. Para começar, a investigação prova que Serra sabia da existência da quadrilha. Olha só que interessante isso, aquele que alguns aqui tanto idolatram, o que houve com essa investigação?

  4. 4
    Rodolfo:

    Só mais uma coisinha: o PSDB inteiro, o DEM, o PMDB e até o próprio Aécio já sabem que o candidato do PSDB é Serra.

    Até o Kennedy Alencar já admite isso, imagine !

    Fica brava comigo não Cristiana, tenho muita admiração por vc. As vêzes chego até a sonhar com vc e … ihh, sujou ! a patrôa tá no pedaço !

    Tchau, coisa linda !

  5. 5
    Alexandre Duarte:

    Olá Cristina boa tarde! Embora não tenha nada a ver com o tópico colocado sempre olho no trabalho mas raramente comento (brasileiro sempre contra o tempo), tenho uma pergunta que me perturba, caso não queira deixar sua opinião aqui por favor envie no meu e-mail. Que diabos está acontencendo com este italiano o Basttiti? E porque o Brasil faz tanta questão de “protege-lo” ele é realmente culpado? Sempre leio caros amigos também e lá a posição É CONTRA enviá-lo a seu país natal então não sei o que pensar, obrigado pela atenção e parabéns pelo seu blog é uma maneira bacana de levar a política para a juventude, sem burocracia entende?

  6. 6
    Ricardo:

    Que Deus proteja este pais.Sarney presidente do senado(letra minuscula) ?????????????????

  7. 7
    Bianca. M.:

    Cristiana essas eleições na Câmara e no Senado são mesmo muito importantes, daqui a dois anos tem a eleição pra presidente, aí esse pessoal do PT vem com aquela LOROTA de sempre acusando a oposição de falcatruas, lembrando do passado, e como diz o senador Heráclito Fortes “procurando companhia” pra JUSTIFICAR suas ladroagens, só que AGORA essa bandeira da ética o PT PERDEU, quem não lembra de lula em 2002 dizendo naquela propaganda que CORRUPTO não SUBIA no seu palanque? Hoje tem 39 DENUNCIADOS SÓ no STF que ESTAVAM no seu PALANQUE. Então essa política honesta, decorosa que as pessoas de bem sonharam um dia foi para o BREJO porque o ÚNICO partido que se elegeu pregando ética, é campeão em falcatruas, todo mundo sabe que desde sempre houve corrupção no Brasil, só que o ÚNICO partido que disse que ia MUDAR essas práticas se ESPECIALIZOU nelas, e só ver a base aliada de Lula. Falando do ministério as saúde, e aquele ministro PETISTA HUMBERTO COSTA de PERNAMBUCO que assumiu no primeiro mandato de lula e DEU CONTINUIDADE aos VAMPIROS que encontrou no ministério, Delúbio está metido AÍ TAMBÉM, esse é que é o problema do PT, quem tem rabo preso não adianta sair em campo ACUSANDO, vai ser pego logo ali na frente, se é tão verdade que Serra tem culpa no cartório por que a PF não escarafunchou o tal dossiê que foi feito nas eleições de 2006, e que se sabe É FALSO, é porque teria que dizer de ONDE VEIO os milhões de reais apreendidos com petistas.

    O PSDB como oposição não pode votar em Tião Viana porque estaria fazendo o jogo do PT, o PMDB está dando às cartas porque cresceu MUITO no GOVERNO LULA com milhares de cargos e ministérios, só ingênuos acham que alguém governa sem o PMDB, inda mais depois de o governo Lula ter TURBINADO o partido. Só faltava essa, o PSDB votar no candidato do PT para o senado e lá na frente ver o PT colhendo os frutos de sua burrice. O melhor dos mundos seria à política ser feita com TODOS homens honestos, como não dá, muitos honestos têm que aceitar essas regras do jogo, eu não acho que todos os políticos são desonestos, pelo contrário, tem muitos com vergonha na cara, e não é porque vão votar em Sarney que vão sujar sua biografias, Tião Viana é um desses raros petistas que não tem o rabo preso e seria um bom presidente do senado, mas a política é feita de governistas e oposicionistas e Tião Viana infelizmente é governista, ele é de longe muito MELHOR que o Sarney, fazer o quê, o PSDB é oposição.

  8. 8
    Tadeu Versulotti:

    Oi Cris, sxe me lembro bem as crises do periodo FHC não foram assim como essa que o neoliberalismo de Bush apoiado pelo nosso glorioso PSDB/DEM fez chegar ao ponto que chegou, as crises naquela epoca eram meras marolinhas e aqui viravam verdadeiros terremotos e tsunames pela incompetencias do dirigentes da epoca,entre eles o idolo da classe dominante de São Paulo o grande JOSESERAGIO. Quanto a eleição do Senado estamos vendo como agi o PMDB sempre na calada da noite.

  9. 9
    Odair José:

    Meus amigos e amigas,pra falar a verdade a oposição deixou de existir a tempos.O que há dentro da Câmara Alta(senado) é jogo de poderes,enquanto a crise se alastra o PSDB,PPS e O DEM se mostram vivos e tentam retornar ao governo.Ora passaram 8 anos poucos produziram,e ainda não tem vergonha na cara de querer voltar ao poder?

  10. 10
    jorge ferreira melo:

    Sarney vai ser o presidente do senado, e creio que muitas coisas vão mudar para melhorar o sistema político.

  11. 11
    carlos queiroz:

    Cristiana,

    Exigências tucanas? Desculpe, Cris. É pra rir ou pra chorar? Então vou chorar de tanto rir, tal qual o pato donald.

    Olha, só a “democracia” de banãnia mesmo para agüentar tomar outro porre de sarney. Pior. A comparar pelos pares chega-se à triste conclusão de que: já que não tem tu vai tu mesmo.

    O quadro é desolador, Cris! É a triste constatação de que no congresso nacional não existem homens públicos sérios. Comprometimento com as instâncias democráticas e que queiram trabalhar por um país próspero? Esquece. O alvo mandatório é a canalhice. Meta facilmente alcançada pelos velhacos incrustados no pudê em banânia.

    E o resultado desse circo demagógico é a mitificação de populistas que investem cada vez mais na miséria e ignorância de um populacho entregue a própria languidez.

    Depois do voto, do povo mesmo, essa gente só quer o sangue e a idiotia sintonizada na crença de que a esperança um dia vença o medo.

    Yes, we can… We can be more suckers in banana. heauheau

    Gde. Abç, Cris



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade