Sem mágoas

qui, 30/10/08
por Cristiana Lôbo |
categoria Todas

     A oposição esperava que muitos governistas voltassem das eleições municipais com mágoas profundas do governo e, assim, deixassem de votar matérias de interesse do Palácio do Planalto – como o projeto que cria o Fundo Soberano, por exemplo.

      Não foi o que aconteceu. Os governistas estão contentes, segundo o líder Maurício Rands (PT), e mesmo os que esperavam a presença de Lula em seus palanques e não a teve, ficarammenos chateados. Eles viram que a presença de Lula não mudou o resultado eleitoral em muitas campanhas.

       A orientação da base governista é votar tudo. E logo. Para chegar ao orçamento da União, já devidamente reformulado por causa da crise.

compartilhar

18 Comentários para “Sem mágoas”

  1. 1
    patricia:

    Nossa bela oposição, sempre esperando pelo pior resutado possivel, dane-se o pais.

  2. 2
    Alex Levy:

    Gostaria que comentassem a falta de ética e a imoralidade do senhor prefeito Fernando Pimentel, de Belo Horizonte, que além de jogar por terra um trabalho de 16 anos do PT e PSB, adotando uma prática antiga de coronelismo, exonera servidores públicos que não pactuam com seu acordo político. Vale ressaltar que estas exonerações aconteceram nos dias que antecederam o segundo turno, portanto dentro do período definido pelo TRE de não exoneração de servidores. E o mais chocante e abusivo é a demissão de uma servidora comissioda, no oitavo mês de gravidez e ainda por cima, em licença médica, sendo que a própria perícia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, lhe concedeu licença até o dia 31 de outubro.
    Vale parabenizar este gestor público, comnsiderado um dos melhores prefeitos do mundo mas, contudo, sem nenhuma ética e moral.

  3. 3
    Luis Stefano Grigolin:

    Quem acompanha o jogo político sabe que basta haver um momento de gravidade econômica, política ou institucional, ou mesmo todas elas juntas, para que se passe o que bem entender pela câmara e pelo senado, cujos integrantes estão atônitos. Se botarem um papel higiênico para votar, passa!
    O chocante é que tem gente experiente no congresso que não deveria estar engolindo esse sapo barbudo sem se quer espernear. Quem faz realmente as leis são os técnicos e não os políticos, estes sim deveriam ter holofotes bem dimensionados para iluminar suas ações, que deixam lobistas corados.
    A qualidade dos parlamentares deixa muito a desejar, salvo raras exceções, que estão em extinção. Esta é a pior legislatura da república, de longe! Superou até a dos anões do orçamento, aquela, cômica, se não fosse trágica!

  4. 4
    JOSÉ REIS BARATA:

    Sufrágio facultativo e qualificado, não como obrigação.

    “A prática da eleição popular,ao invés de proporcionar segurança contra um mal governo, é uma força motriz adicional na máquina política”.-Mill

    A abstenção generalizada e freqüente é o único argumento considerável contrário por dar supremacia à uma minoria.
    Contudo,examinados os aspectos positivos da faculdade qualificada, somente naqueles de mau senso que os empurra para a vala comum do interesse favorecem a obrigação universal do voto.
    Observemos:
    1- Não se pode conceder o direito do voto (influir no poder sobre outros e sobre toda a comunidade) a quem não pode cuidar de si mesmo.Embora não devessem existir parias em uma Nação civilizada,”Aquele que não pode sustentar-se pelo próprio trabalho, não tem o direito de reivindicar o privilégio de servir-se do dinheiro de outras pessoas.”
    2- Em questões nacionais e interesses comuns a capacidade (excluída a propriedade)sobrepõe-se no livre curso de opiniões e fica de acordo com as expectativas individuais.
    3- Em um País onde a escolha de candidatos se faz de modo fechado e espúrio e os critérios são oportunistas;as forças aglutinadoras dos grupos políticos é o poder pelo que ele oferece de gozo e fausto;onde não se evidenciam preocupações, realizações com as requisições sociais;e, em um sistema político estruturado para sustentação no poder legal de uma minoria fisiológica e hereditária, não se pode obrigar o cidadão a participar desta farsa.
    Sds.barata’s; mas, livres do voto obrigatório.

  5. 5
    Ester:

    Não acredite nisto. Apenas não é chegado o momento de manifestar a mágoa sentida. Mas quem se sentiu atingido acaba devolvendo o golpe. É questão de tempo e oportunidade. Pode crer.

  6. 6
    spider:

    Enquanto isso o Batman fugiu. Ele deve estar em Gothan City a procura do Robin.
    A polícia recebeu, nesta quinta-feira (30), imagens gravadas por uma câmera instalada no portão de acesso ao presídio Bangu 8, que mostram a fuga do ex-PM Ricardo Carvalho dos Santos, conhecido como Ricardo Batman. Ele ele é suspeito de integrar uma milícia na Zona Oeste do Rio, e estava na cadeia desde agosto de 2007.
    Onde está o Sergio Cabral? ‘Num país sério o governador já teria sido demitido!!!!

  7. 7
    Bianca M.:

    Cristiana a presença de Lulla não fez diferença porque o povo sabe muito bem diferenciar às coisas, bem diferente da imprensa que por todos esses meses ficou PREGANDO que a “popularidade” de Lulla faria a diferença e seus aliados ganhariam de lavada, Lulla mesmo abraçou essa bandeira e fez questão de dizer várias vezes que iria “arrasar” com a oposição, principalmente os mais aguerridos, não arrasou e ainda colheu derrotas onde se empenhou como São Paulo, Curitiba, Rio Grande do Norte, só pra citar algumas, qualquer um sabe que se nesses estados (cidades) os aliados de Lulla ganhassem ELE seria o responsável como sempre proclamou à imprensa, como ele não ganhou nem seus aliados, logo começaram a dizer e Lulla TAMBÉM, que as eleições municipais dependem de contextos locais, e SÓ AGORA com o resultado do segundo turno NÃO TEM significado pra 2010, então tá. Pensando nisso ontem assistindo o JN vi William Bonner dizer com TODAS as letras que o GOVERNO estava colocando dinheiro “DO GOVERNO” pra amenizar à crise aqui no Brasil, aí pensei em GIULIANA MORRONI E LILIA TELES diretamente de “NIVIORQUI” quando falaram “INDIGNADAS” que o Governo Buch estava USANDO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE AMERICANO pra contornar os estragos da crise, como elas ODEIAM “Jorgibuchi” parecia que ELE havia assaltado ás “moçoilas” tão indignadas estavam. Agora eu pergunto a William Bonner e Fátima Bernardes, esse DINHEIRO QUE ELES DIZEM SER “DO GOVERNO” é de quem mesmo? Parece brincadeira quando vemos essas DISTORÇÕES dos “formadores de opinião”, até parece que não dá pra perceber que HÁ SIM FÃ CLUBE DO GOVERNO Lulla e o JN é um de seus mais novos adeptos, por que será?

  8. 8
    ii:

    você já se imaginou parte de uma experiência dessas?

    https://www.igrejainvisivel.com/home/cadastrar.php

  9. 9
    carlos queiroz:

    Cristiana,

    Um estudo recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) dá conta de que o contribuinte brasileiro da classe média vai gastar este ano 75% do que ganha para pagar imposto e adquirir serviços que deveriam ser oferecidos pelo governo, p.ex., segurança, saúde, educação.

    Nós contribuintes, trabalhamos anualmente de janeiro até o fim de maio, só para pagar impostos.

    E além da ineficiência dos serviços prestados pelo (des)governo, ainda vemos os recursos serem desviados, desperdiçados, doados e ou emprestados a países esquerdopatas da américa latrina, países estes, que pai lula considera irmãos, mas que os tiranetes bananeros não pensam duas vezes para arrestar uma empresa de capital estrangeiro, como estamos fartos de ver.

    O Fato é que não existe mais espaço para amadorismos e bufonarias. E pelo que ouvi de um amigo especialista, para se criar um fundo soberano, é fundamental que se tenha excedente de reservas internacionais aplicadas no exterior, o que não é o caso.

    A menos que o governo direcione verbas do fundo de reservas ou, no migué, queira “aplicar” e enfiar as descobertas do pré-sal como uma condição que propicia a criação desse fundo, sem esperar para ver o que vai acontecer lá na frente.

    Sei não. Tenho medo. Petralha costuma usar recursos do limite do cheque especial para aplicar na poupança. heauheauheau

    Gde. Abç, Cris

  10. 10
    spider:

    Enquanto isso no Piauí, MP-PI denuncia maior desmatamento do ano no País
    Cadê o Ministro do Lula, o cabeludo petista??? Está no espaço sideral?
    Não adianta aplicar multa que sabemos ,não serão pagas.
    Tem que intervir antes, não é mesmo?

  11. 11
    spider:

    Enquanto isso, na avaliação de Dilma, nem a oposição nem o governo acreditam que ocorra uma recessão na economia brasileira em decorrência da crise. “Nós estamos nos esforçando, É mesmo?
    Crise faz Vale paralisar minas e reduzir produção.

    O temor pela falta de crédito no mercado brasileiro virou o tema da 25ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Com a insegurança gerada pela crise financeira internacional, os bancos têm dificultado a liberação de financiamentos para a compra de veículos usados, o que coloca em risco o negócio de novos. “Como os usados são dados como entrada, fica mais difícil encorpar a venda do carro novo”,

  12. 12
    jose lemos neto:

    magoas? esta e boa se em sao bernado sp eles gastaram mais de quinze milhoes de reais , ta toda a tal base com as burras cheias,cambadas……

  13. 13
    patricia:

    A Carta Resposta de Mauro Carrara a Soninha Francine
    Por interesse pedagógico, permito-me inverter a pirâmide de sua diatribe rancorosa.
    4 e 3) Primeiramente, arrisco-me a lhe passar uma lição. Quando se cansar de suas aventuras de motoquinha, procure ler algo da obras de Norberto Bobbio, esse nobre pensador político e filósofo, filho do Piemonte, colega que infelizmente deixou este mundo em momento muito dramático da política italiana.
    Há cerca de 20 anos, numa entrevista ao JB, disse o seguinte sobre a diferença entre direita e esquerda (tradução livre que faço do italiano):
    - Ainda considero como direita aquelas forças que se colocam a serviço do interesse das pessoas satisfeitas. Os outros, os que sentem e agem do ponto de vista dos pobres, do excluídos da terra, são e serão sempre a esquerda. Sempre que me pedem uma diferenciação entre direita e esquerda, respondo que essa é a fundamental. Em nosso tempo, todos os que defendem os povos oprimidos, os movimentos de libertação do Terceiro Mundo, são a esquerda. Aqueles que, manifestando-se do alto do próprio interesse, dizem que não há motivo para distribuir o dinheiro que suaram para ganhar, são e serão a direita. Essa é a divisão que existe em toda parte, aqui como no Brasil.
    Segundo ele, de direita são os que julgam as desigualdades como inevitáveis. A esquerda, argumenta o pensador, está viva naqueles que consideram iguais todos os homens, nos que se atrasam um pouquinho para esperar os mais lentos, nos que estendem as mãos sadias para socorrer as mãos enfermas, nos que se importam de verdade com aqueles que sofrem para subir a ladeira.
    Não sou e nunca fui filiado ao PT. Minhas convicções se fundam numa utopia anarquista quase malatestiana, muitas vezes incompatível com as hierarquias e burocracias partidárias. Ainda assim, como não sou tonto nem canalha, procurei desde sempre contribuir com as iniciativas de cunho humanista desse partido.
    Obviamente, afio a crítica quando o partido de Lula acomoda-se ou desvia-se de seus ideais, e tem sido assim há décadas. No entanto, se a agremiação da estrela algo move em favor dos mais pobres, tem em mim um ferrenho defensor.
    Há quem escolha partidos por vaidade ou por simpatia. Gente que renuncia a tudo em que supostamente acredita porque lhe fez cara feia a Dona Cotinha ou porque João não lhe deu estima na festinha de aniversário.
    Fosse essa a regra, e o grupo de Jesus de Nazaré teria somente defecções. Afinal, havia ali um traidor, um medroso, um estabanado… Enfim, Soninha, gente como a gente.
    Com todos os seus equívocos, o PT ainda representa, na teoria e na prática, a esperança de redenção de milhões de brasileiros. Quando se cansar dos barzinhos da Vila Madalena, procure visitar o sertão nordestino. Ali, você certamente vai aprender um pouquinho da política real, daquela que alimenta, ensina e promove o ser humano, permitindo que se erga da indigência e caminhe de cabeça erguida.
    Compreender essa escala de valores é o que deveria balizar as atitudes de um político de verdade, nunca as fofocas de bastidores de uma câmara municipal.
    Aliás, quem colocou Soninha da dita casa parlamentar não demonstrava apoio somente à personagem, mas platonicamente à idéia que ela dizia representar.
    Ao se bandear para o outro lado, o político eleito escarra na cara de seu eleitor e contribui para instaurar o ceticismo, especialmente nos jovens.
    O tal PPS
    A história se repete como tragédia ou como farsa. É o caso do partido que a moça abraçou. Primeiramente, cabe uma indagação: qual fez e faz mais pelos brasileiros, o partido de Lula ou o partido de Roberto Freire?
    O PPS simplesmente assassinou toda a tradição de luta do antigo Partido Comunista. Deturpou conceitos, virou casaca e passou a fazer o jogo sórdido da direita, lambendo os escrotos purulentos daqueles que colaboraram para torturar e matar os rebeldes vermelhos das décadas de 60 e 70.
    Mas vale uma visita ao tempo pretérito. Nos anos de chumbo, Freire passou incólume como procurador autárquico do IBRA, numa época em que muitos de nós servíamos de cobaias para testes de reação a eletrochoque ou afogamento. No governo FHC, virou um inseto “fisiológico”, líder da chamada “bancada da madrugada”, oposição de fachada durante o dia, aliada estratégica nos horários de recesso.
    Freire foi o golpista que apareceu em todas as emissoras de TV, em 2.005, repetindo o bordão: “o governo acabou”. Como um papagaio lesado, alçava a voz numa declaração que mais expunha seu desejo do que a realidade.
    A história mostrou que Freire estava errado. Como humildade é virtude que não conhece, o político pernambucano jamais fez seu necessário ato de contrição. Segue por aí, de gabinete em gabinete, mascateando vergonhosamente suas migalhas de apoio oposicionista.
    As pessoas de bem não têm dúvida: Freire constitui-se em expressão máxima de um jeito conveniente de fazer política, em que a renúncia moral é recompensada pelos mimos da direita e dos barões da mídia.
    Portanto, Soninha, antes de se filiar ao próximo partido, procure pesquisar sua história e avaliar o comportamento de seus líderes. Fará bem para você.
    2) Seu encontro com José Serra, o mestre de todos os vampiros, foi amplamente noticiado. O Palestra Itália é pequeno e, lá, tudo se sabe.
    1) Agora, o que mais me espanta é que a moça me alcunhe de “criminoso” e peça até processo contra mim… Isso porque disse o que tudo mundo sabe: o PPS é um partido de aluguel da direita brasileira.
    Engraçado é que a tal “liberdade de expressão”, tão defendida por seus patrões midiocratas, serve somente para esculhambar com o PT e o resto da esquerda. Nesse caso, cinicamente, tudo pode. É possível caluniar, difamar e injuriar até mesmo o presidente da República.
    Quando a crítica tem sentido contrário, isto é, quando mostra as incoerências da oposição, já se recorre à lei, à solução fácil e truculenta. Pois é, moça, quem te viu e quem te vê vai dar razão a Thoreau: “a política não é a moral, mas aquilo que se ocupa apenas do que é oportuno”.
    - Mauro Carrara, jornalista”
    Sei que o texto é bem comprido, mas pesso por gentileza e por respeito, postarem ele!!

  14. 14
    Jorge Vieira:

    Acabei de ver o teu programa na Globo News “Fatos e Versões”. Fiquei com vergonha por você. Só alguém precisando muito do emprego para ser tão subserviente aos tucanos. Cada palavra sobre Serra e tucanos vem com aquele ar de querer colar nestes personagens a imagem de vitoriosos, de competência, de honestos, de todas as qualidades que um cidadão deve ter para ser um representante do povo. Querem (a rede Globo) criar uma onda p´ro Serra já a partir de agora, visando 2010. Cada palavra sobre o Governo é exatamente o contrário. Parece, minha cara, que você não é jornalista. Você deve ter feito algum cursinho de Agitação e Propaganda.
    E os dois convidados do programa ?. Além de explicitamente tucanos, são explicitamente p´ro McCain.
    Tive que correr para a privada e vomitar, imitando o Jaguar.

  15. 15
    celinha rocha:

    Não seria mta ingenuidade, crer q todo esse consenso, é msm conseqüência do quadro democrático q queremos acreditar, existe no Brasil? Ou será q esse contentamento se da, pq tanto um qto outro estão comprometidos em se apoiarem mutuamente pra se fortalecerem, vencendo assim as eleições e dividindo os louros da vitoria?

  16. 16
    celinha rocha:

    A meu ver essa dependência do colégio eleitoral é uma faca de dois gumes, por outro lado faz valer uma opinião “especializada em consciência política”, digamos assim, (q infelizmente é escassa no Brasil) e mtas vezes tbm nos países ditos de 1º mundo (outra coisa suspeita: é o critério de avaliação dos países, como primeiro, segundo, terceiro, etc., pois o q às vezes é escasso em um, é abundante em outros, q poderiam caso houvesse interesse permutar em pe de igualdade). A maioria dos jornalistas q acompanho, com os quais tenho afinidades de pensamento, e ate msm os q não compartilham de minhas opiniões, tem idéias próprias e portanto como cidadoes livres exercem sua cidadania, ademais de terem deveres, aspirações e obrigações políticas ou sociais.
    É importante haver essa liberdade de escolha e de expressão; o q não pode haver é a dissimulação, a falsidade, a manipulação, a mentira.
    As pessoas podem ate se omitir, salvo se não prejudiquem a outrem; mas enganar, não. Por isso creio q é positiva a transparência da opinião de cada um; o q não é saudável é ficar em cima do muro, fazendo-se passar por uma coisa q não é.
    Não entendo o pq das criticas e agressões, qto ao fato de jornalistas terem idéias e opiniões formadas, pois se não tivessem tais atributos, ai sim estariam sendo incoerentes. O caso é q esses profissionais não deveriam ter q seguir a linha de pensamento do chefe ou patrão, qdo tem sua própria já formada. Exercer a cidadania de verdade! LIBERTAS, QUAE SERA TAMEN! Liberdade, igualdade, fraternidade e anarquistas sim, graças a Deus!

  17. 17
    celinha rocha:

    Cris,
    Desculpe-me pelo erro: o ultimo post q fiz aqui, na realidade era pra ser postado no blog q comenta as eleicoes aqui nos EUA; e eu equivocadamente (no embalo…hehehe) mandei pra vc.
    Desconsidere-o, se for possivel.
    Sorry…Celinha

  18. 18
    Carlos Pires:

    Registre-se aqui uma verdade, só pra variar: Nenhum candidato a prefeito nestas eleições; em qualquer cidade que fosse; de qualquer partido, mesmo que da oposição ousou — nem de leve –, fazer qualquer ataque, ou mesmo crítica ao Presidente LULA. A oposição virou suco! Bem, oposição mesmo só na imprensa das 9 famílias, né não?



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade